Ir para conteúdo

AJUDEM UM LEIGO A USAR OS JIGS


DUDUGARRANCHO

Posts Recomendados

Amigos, estou vendo que em alguns casos e até muito recentes, os tucunarés da Serra da Mesa se encontram muito manhosos, e os JIGS estão sendo a opção mais atrativa e com mais resultado para salvar a pescaria, claro que nada comparado ao ataque das iscas de superfícies que são o show da pescaria, mais em todo caso, se precisar apelar para os JIGS!!!!!!!!

COMO SE TRABALHA UMA ISCA DE JIG? QUAIS OS MODELOS E CORES CERTAS? ALIÁS, COMO SÃO ESSES JIGS? SE PUDEREM POSTEM FOTOS PARA EU CONHECER!!!!!!!!!!!!

Desculpe-me a """"IGUINORANÇA"""" hehehe, mais eu vi uma foto e pensei que esses jigs eram enfeite de KIT de vara e molinete que vinham do Paraguai, o Estácio mesmo começou vendendo deles, kkkkkkk..... Eu mesmo, quando muleque tinha vários desses, meu pai e meus tios sempre me traziam de presente, vinham com umas iscas estranhas com peninha e miçanguinha, cheia de viadagem, a vara e o molinete não aguentavam nem as """""BICUÁRAS""'"", ((((TILÁPIA OU CARA ROSA)))que pegávamos no trapiche do CAPEB, ô tempo bom!!!!!!!!!!!! AGENTE NUNCA ESQUECE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae Garrancho!! Blz!

Seguindo, acredito que esse post será carregado de muitas dicas e cada uma delas altamente "pessoal", por que, o uso do jig cada um tem seus macetes, jigs que mais gosta , etc...

Bom eu uso muito o jig...principalmente quando eles acompanham a isca e ficam debaixo do barco..paradão...hehehe

No final de março, fiz uma pescaria que peguei tanto peixe num jig que comprei em manaus,que os penachos sairam todos...e depois acabou engarranchando e perdi o danado...

Os jigs que atualmente tenho utilizado são o xuxinha ou lá fora chama spro prime, tem vários tamanhos..

Imagem Postada

eu uso outro que tem anti enrosco..

Eu trabalho eles arremesso onde eu quero, espero da uma descida, de acordo com a profundidade..e com a ponta da vara pra cima, dou um toque e recolho, espero dar uma descida e dois dois toques pra cima e recolhendo, espero descer, e vou nesse ritmo... fazendo com que o jig atinja a profundidade que vc pretende e trazendo para cima novamente e depois deixando descer...

Detalhe, já vi vários tucunarés aparecendo do nada atrás do jig no pé do barco..ou seja, ele vê de longe e é atraido pelo nado..

Tem um vídeo do johnny hoffman, que ele trabalha muito diferente do que eu já vi os jigs...

Observação: Lugar de estrutura, que quase sempre temos por conta do tucunaré, fique atento a ficar o jig em alguma arvore submersa...mesmo dando a volta contrário...as vezes temos que torar a linha e perder a peninha...hehe

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae Garrancho!! Blz!

Seguindo, acredito que esse post será carregado de muitas dicas e cada uma delas altamente "pessoal", por que, o uso do jig cada um tem seus macetes, jigs que mais gosta , etc...

Bom eu uso muito o jig...principalmente quando eles acompanham a isca e ficam debaixo do barco..paradão...hehehe

No final de março, fiz uma pescaria que peguei tanto peixe num jig que comprei em manaus,que os penachos sairam todos...e depois acabou engarranchando e perdi o danado...

Os jigs que atualmente tenho utilizado são o xuxinha ou lá fora chama spro prime, tem vários tamanhos..

Imagem Postada

eu uso outro que tem anti enrosco..

Eu trabalho eles arremesso onde eu quero, espero da uma descida, de acordo com a profundidade..e com a ponta da vara pra cima, dou um toque e recolho, espero dar uma descida e dois dois toques pra cima e recolhendo, espero descer, e vou nesse ritmo... fazendo com que o jig atinja a profundidade que vc pretende e trazendo para cima novamente e depois deixando descer...

Detalhe, já vi vários tucunarés aparecendo do nada atrás do jig no pé do barco..ou seja, ele vê de longe e é atraido pelo nado..

Tem um vídeo do johnny hoffman, que ele trabalha muito diferente do que eu já vi os jigs...

Observação: Lugar de estrutura, que quase sempre temos por conta do tucunaré, fique atento a ficar o jig em alguma arvore submersa...mesmo dando a volta contrário...as vezes temos que torar a linha e perder a peninha...hehe

Abração!

Grande Marquinhos, já dá para testar e pegar uns tucunas na Serra da mesa no feriado, só um detalhe, a montagem é direto na ponta da linha, sem peso adicional ou girador?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, sem falar que tem uns de silicone também que são muito bons. Já usei uns e funciona.

Trabalho eles arremessando no local espero encostar no fundo dou 1, 2 ou 3 cutucões com a ponta de vara e recolho um pouquinho. O Trabalho e lento, a pegada parece de enrosco, mas ao fisgar vc sente o bicho correndo.

Tem que se ligar nas estruturas pois perder jig enroscado no fundo é facil facil...

Anzol anti enrosco é valido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Garrancho,

O Marquinhos e o Bruca deram uma aula de como usar o jig na vertical ( os jigs foram inventados para este tipo de pesca ). Já o Castellões indicou outra forma de trabalho, como se fosse meia água.

Para a pesca de tucunas já utilizei os peixinhos metálicos e peninhas. As peninhas são muito mais eficientes ( pelo menos comigo ). Em Serra da Mesa, no relato que acabei de postar, todos os tucunas entraram quando o jig foi trabalhado como meia água.

Forte abraço, Rogério Cachara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Dudu

Eu costumo usar jigs um pouco diferente da galera aqui, eu sempre uso ele com recolhimento rápido, dando toques de ponta de vara, quase como se fosse uma twich bait, as vezes trabalho rapido e as vezes mais lento, geralmente é fatal.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado à todos, já estou quase formado, só falta comprar alguns e fisgar uns tucunas na serra, depois postar o relato que será meu certificado, hehehehehe........

Aliás, vocês de Brasília, sabem onde eu encontro? Já pesquisei alguns sites e não encontro nada.

Os de Silicone eu até tenho em casa, as minhoquinhas, pensei que nunca ia usar mais vou tentar

1 Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado à todos, já estou quase formado, só falta comprar alguns e fisgar uns tucunas na serra, depois postar o relato que será meu certificado, hehehehehe........

Aliás, vocês de Brasília, sabem onde eu encontro? Já pesquisei alguns sites e não encontro nada.

Os de Silicone eu até tenho em casa, as minhoquinhas, pensei que nunca ia usar mais vou tentar

1 Abraço!!!

Os jigs de silicone que falei não são as minhoquinhas... Minhoquinhas são para Black Bass e traíras...

Acho que tucuna não pega na minhoca. heheheheh :lol: no bom sentido.... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado à todos, já estou quase formado, só falta comprar alguns e fisgar uns tucunas na serra, depois postar o relato que será meu certificado, hehehehehe........

Aliás, vocês de Brasília, sabem onde eu encontro? Já pesquisei alguns sites e não encontro nada.

Os de Silicone eu até tenho em casa, as minhoquinhas, pensei que nunca ia usar mais vou tentar

1 Abraço!!!

Os jigs de silicone que falei não são as minhoquinhas... Minhoquinhas são para Black Bass e traíras...

Acho que tucuna não pega na minhoca. heheheheh :lol: no bom sentido.... :lol:

Pior que até pega, ja peguei mais num vale a pena usar não.

Quanto a comprar eu num tenho achado aqui em brasilia não, comprei uns pela pesca pinheiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só quero observar que, em minha opinião, um jig deve ser usado com linha de multi para ter melhor ferrada.

A situação de pesca vertical, frequente e desejável com jigs, dificulta a ferrada; e uma forma de contornar isso é usando multi (com um líder, já que a linha fica em evidência com iscas lentas como o jig).

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dudu, algumas coisas interessantes a saber sobre os jigs (além do que o pessoal ja mandou):

O material da cauda: pode ser de cabelo de boneca, super hair (cabelo sintético), pêlo de um veado americano aí (bucktail), ou também de penas, geralmente pescoço de galo ou ganso.

Só não gosto dos de calebo de boneca, acho que não se movimentam bem na água (os outros "pulsam" melhor).

De todos eles, descobri que os super hair são resistentes às piranhas!! Perdi vários de penas e bucktail na Amazônia, mas os de superhair resistiram bravamente. E ainda fisgaram umas "fulas".

Como o pessoal já postou, o jig é versátil, podendo ser trabalhado de difrerentes formas. E o peso dele influencia diretamente: os mais leves, de 5 até no máximo 10gramas são mais "manhosos", podendo ser arremessados até sobre galhadas afundadas...Da para jogar depois da galhada e vir recolhendo rápido, ele vem perto da superfície. Passou dela, deixe afundar um pouco. Se tiver peixe lá é fatal...

Os de 15 gramas são os mais comuns. E tem de todos os pesos...Para afundar rápido, uso uns de até 45 gramas, da Willianson. Mas só em situações raras, para usar esse peso.

Pode insistir no jig, ir variando os trabalhos. Rapidamente você vai aprender a melhor forma para cada circunstância e tals.. E pode crer: o bicho pega messssssmo!!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...