Ir para conteúdo

Barcelos 2012 - Mocorongos


Posts Recomendados

Mais um relato inigualável no que diz respeito aos detalhes e à transmissão dos sentimentos de cada dia dessa pescaria... que a meu ver foi muito boa em produtividade e ainda com belíssimos troféus (habilmente separados da água com linhas finas para o padrão estabelecido pela maioria)

Meus parabéns a vc e a todo o grupo

Com certeza as estatísticas fizeram falta... mas não tiram o brilho

Ler um de seus relatos há alguns anos atrás foi uma das coisas que me animaram a entrar no fórum e o desse ano também ficou show (com certeza te 'tomou" tempo pra elaborar e executar)

abração

Grande Neco,

arrow:: Sempre generoso nas suas avaliações !

arrow:: A pescaria foi bastante proveitosa, não apenas em quantidade (embora tenhamos embarcado dois "maiorezinhos"), mas principalmente em qualidade de convívio e objetivos compartilhados ! Estar próximo de pessoas como as que frequentam e integram os Mocorongos é algo sempre prazeroso ! Se juntar nisso a presença de filho, a coisa fica ainda melhor...

arrow:: Importante mesmo (no final das contas), é que tivemos muita diversão e correu tudo bem, sem maiores intercorrências.

arrow:: A ausência das "estatísticas" é algo que somente se valoriza a posteriori (pelos integrantes), de modo que prefiro "Não polemizar" embora tenha registado minha decepção com o tema... (vou tentar resgatar parcialmente o que for possível, até porque existiram anotações no PC por 4 dos 6 dias...).

arrow:: Por fim, e aquiescendo com sua percepção, essa elaboração e execução não foi fácil...

arrow:: Mas há de se dizer (também) que prepará-la é algo próximo a "reviver os momentos", e isso - por si só - não tem preço...

arrow:: De qualquer forma, fica a "lembrança" de que esse material é apenas um RESUMO, vez que a "estória completa" (e não publicada) está em processo de redação, sendo bem mais minuciosa...

arrow:: Saber que um desses relatos ajudaram a seu acesso ao FTB já seria o suficiente para elaborar novos...

arrow:: Grato pelos feed backs ! arrow:: Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 58
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Grande relato, Kid!

Voltar da AM com sentimento de satifação total não tem preço!

Legal o esquema da premiação da tripulação e guias. Estipula e recompensa o trabalho do pessoal.

Parabéns pela pescaria, pelo relato e o neto! :amigo:

Amigo Eduardo,

arrow:: Definiu bem a questão - "não tem preço" !

arrow:: As premiações / gratificações foi dessas coisas que foi se aprimorando a cada ano...

arrow:: Acho que conseguimos chegar a um ponto bastante interessante para o foco desejado !

arrow:: O mais importante disso (SEMPRE) é deixar previamente divulgado e de forma simples e transparente...

arrow:: Aliás assim deveria ser tudo, com simplicidade e transparência, mas nem todos gostam disso...

arrow:: Grato pelos registros (pescaria, relato e neto) ! arrow:: Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid, parabéns, em primeiro lugar, pelo neto!

E claro, pelo relato e pescaria. Show de bola!

Só não fico feliz por informar que aquele tambaqui é na verdade uma pirapitinga!

Abraços para você!

Grande Michel,

arrow:: Grato pelas suas considerações !

arrow:: Neto pescador é tudo o desejado por qualquer avô...

arrow:: A pescaria já está classificada como "preparo" para a de Francisco... :gorfei:

arrow:: Na verdade fico feliz em saber se tratar de uma pirapitinga e não um tambaqui ! (vivendo e aprendendo...)

arrow:: Havia achado o peixe muito claro, mas agora entendo o porque...

arrow:: Já o sabor, sempre haverá de me deixar salivando só no pensar... fome::

Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

palmas:: palmas:: palmas::

Fantástico relato. Belas imagens e histórias. joia:::

Ressaltando o quão importante é valorizar tudo que se vive em momentos como estes. Das coisas mais simples às mais complexas.

Parabéns Kid

Grande Airton,

arrow:: Fantástico mesmo é poder frequentar aquela região do Médio Negro, nas proximidades de Barcelos !

arrow:: Minha missão foi simplesmente conseguir captar uma pequeníssima parte de tudo que lá se encontra...

arrow:: Mas concordo com você na questão da "valorização", pois tudo é absolutamente único... (e fascinante)

arrow:: Quanto mais retorno àquela região, mais me identifico com um local de paz e serenidade absolutos !

arrow:: Grato pelos elogios e até pela generosidade de seus comentários ! Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que relato! Detalhadíssimo!

Sensacional ::tudo:: Parabéns.

Realmente há de se pensar sobre a data, visto a grande quantidade de pescadores na alta temporada.

Somente um adendo, sem querer corrigir, mas retificar: A isca Chug Bug é de fabricação Storm e não da Heddon;

Mais uma vez parabens mestre KID.

Amigo Rodrigo,

arrow:: "Detalhes" é que ajudam no "fortalecimento do roteiro" e a intenção de que "presencie" o momento !

arrow:: Há de se pensar em MUITAS COISAS, sendo a DATA algo a ser considerado, mas não imperioso...

arrow:: Pescadores existirão sempre, em número crescente, e não haverá como "fugir" dessa realidade !

arrow:: O mais recomendado (sempre) é diminuir as chances previsíveis de "dar errado" com um bom planejamento.

arrow:: Também é preciso (mas nem por isso fácil) entender que NEM SEMPRE se consegue o "sonhado"...

arrow:: É necessário saber se satisfazer com o que encontrar (claro que pode ser frustrante), mas é a realidade !

arrow:: Com relação a isca (uma das minhas favoritas), você está certíssimo pois é da Storm e não Heddon !

arrow:: Mais do que agradecido pela correção, é justo mencionar que se trata de uma verdadeira "assassina"... Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela pescaria!

No final de setembro minha turma (Monstros do Rio) foi ao AM, na região do rio Uatumã. O nível das águas ainda estava alto e não encontramos os grandões. Pegamos vários tucunas, principalmente pacas e paca-açus, mas a grande maioria entre 2 e 4 kg. O maior foi um Paca-Açu de 76 cm, em torno de 6 Kg.

Vendo suas fotos, fiquei ainda mais decidido a voltar ao AM, mas na região do Rio Negro e numa época com águas mais favoráveis.

Caro Valter,

arrow:: O ciclo das chuvas está meio incerto, é verdade, mas setembro é início de temporada, não ?

arrow:: Em Barcelos (região do Médio rio Negro), a tese é que em Out/Nov o rio deveria estar na caixa a espera das "primeiras chuvas", mas isso não está ocorrendo...

arrow:: Chove fora de época e os pequenos repiquetes (flagelos independente do tamanho) atrapalham as pescarias... Mas certamente o risco é menor !

arrow:: Outra coisa a ser considerada (e quase sempre nos esquecemos disso), é que a programação é feita com antecedência anual, e dessa forma, tem mais é que TORCER para as condições serem favoráveis... (nada além disso).

arrow:: Mas SEMPRE há de sair um peixinho... Nem sempre os desejados, mas não deixam de aparecer...

arrow:: Em 2009, nosso Grupo (10 integrantes) catalogou quase dois mil embarques em 6 dias de pesca... UMA LOUCURA ::fishing

arrow:: E a pescaria foi bem próxima à cidade de Barcelos, logo... não deixa de haver "sorte" nessas situações !

arrow:: Mas ir àquela região, vale nem que seja para "passear" e/ou "molhar a isca"...

arrow:: Tenha melhor sorte na sua próxima... (que não irá demorar de acontecer...) !

arrow:: Grato pelos parabéns ! Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid, primeiramente parabéns por ser avô, imagino sua felicidade...

E sobre a pescaria, parabéns! Espetacular! O relato muitissimo detalhado e bem feito, impecável, fiquei impressionado, sua dedicação com esse fórum me impressiona! Continue assim! Grande abraço!

Caro João Medeiros,

arrow:: Avô é sempre avô (apesar de ter gente falando em "avô fresco"... já resolvida a interpretação !) :gorfei:

arrow:: A pescaria é sempre entusiasmante, com ou sem peixe ! O "fair play" de como encarar é que se altera !

arrow:: Desta feita conseguimos retratar bons momentos, embora o trabalho tenha sido duro... (adoro dizer isso...) alegre::

arrow:: Quanto a "qualidade" do Relato e a dedicação ao FTB, são coisas intimamente ligadas... love::

arrow:: Quando se faz com gosto, o resultado parece ser muito maior do que realmente é, por conta da generosidade de quem os nota, como é o seu caso ! Dedicação organizada é um dos segredos do processo... (veja por onde ando...)

Enfim, ainda tem "a grana" que o Fabrício Biguá e o Xandego me proporcionam mensalmente, logo não há queixas...

arrow:: Obrigado pelos comentários & elogios ! Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Top o relato hein mestre Kid!!!

A narrativa nos leva a viajar pela AM, só quem já foi lá sabe o paraíso e a paz que trás aquele local!!

Parabéns pelos belos peixes e o companheirismo fora do normal!!!

Abraços e felicidades!!!

Grande Nilton,

arrow:: Você é dos que conhece o local, daí isso ser mesmo uma "mera repetição de fatos" emoldurados numa embalagem descritiva !

arrow:: Conviver com pessoas como as que tinha ao meu lado, era muito mais que satisfação, e tinha mesmo que dar certo ! Grato pela sua postagem !

arrow:: Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KID,

Primoroso o relato ! Parabéns ! Esse relato foi de terrorista ! Um bomba . palmas:: bomba2

Amigo Henrique,

arrow:: O relato traduz "basicamente" o que sentimos e vivenciamos por lá... ::fisherman

arrow:: O prazer de compartilhar isso com os amigos do FTB é que virou bomba2

Grato pelo elogio ! arrow:: Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já enjoei de parabenizar o nosso escritor chefe...hehee....mas aqui vai novamente.... palmas::

Li seu relato em 2 partes e, em todas elas, a riqueza de detalhes nos transporta para aquelas águas cor de coca-cola.

Merece aplausos ver um grupo formado se manter unido por mais de 2 décadas, e onde todos continuam ansiosos na espera de cada pescaria anual. :amigo:

Bem...obrigado por nos repassar tanta alegria e energia. joia:::

Grande Fabrício,

arrow:: Muito da emoção que consigo transcrever nas nossas pescarias é resultado das imagens que nos oferece das suas não menos fantásticas incursões amazônicas...

arrow:: As "minúcias" e "detalhes" são anotados para dar um pouco de "impacto" ao descritivo, embora algumas das imagens venham falar por si próprias...

arrow:: Falar de pescarias realizadas na exuberância do rio Negro é coisa simples, pois sobra matéria prima...

arrow:: Os Mocorongos, mesmo sem serem "assíduos" na participação e presença no FTB, são (apesar do nome de origem "santarenha") compostos por "gente do bem"... (tem umas ressalvas, mas qual Grupo não as tem ? :gorfei: )

arrow:: Aparentemente estamos mudando de patamar nas pescarias, sem contudo perder a "fominhagem" - característica de qualquer pescador esportivo - e nos tornando um pouco mais "curtidores" (como Grupo) de outras "possibilidades" no decorrer da pescaria.

arrow:: Conviver é algo que sempre fizemos, mas nunca com a percepção real de sua importância. Me parece que hoje, isso é algo que está em plena evolução...

arrow:: Qualidade é outro item que começa a ter sua exigência redobrada (sem perder os conceitos clássicos de quantidade), e a idade de envelhecimento das lideranças de outrora (onde me incluo) faz com que as "escolhas & definições" tenham um pouco mais de rigor na fase de organização.

arrow:: Por fim, conhecendo-se com quem se convive, é tudo muito simples e natural...

arrow:: Duas décadas passaram depressa demais, e o conselho que posso adiantar aos que somente agora estão com seus Grupos, é que os transforme não em apenas "Turmas de Pesca", mas - principalmente - em Grupo de Amigos (que também pesca... arrow:: faz diferença ! )

arrow:: Grato pelos "adjetivos" e "puxa saquismo", mas eu quero mesmo é meu "aumento salarial"... bang:: alegre::

arrow:: Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além de uma tremenda pescaria repleta de amigos, o Kid faz um relato de primeira, parabéns a todos pela pescaria

Amigo Nicola,

arrow:: Andas "sumido" do nosso dia a dia... (faz falta !)

arrow:: A pescaria foi - de fato - bem legal !

arrow:: Os amigos é que formam sempre esse diferencial, já que "peixe" é um "mero detalhe" (importante, é claro !)

arrow:: Agradeço-lhe os comentários ! arrow:: Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de pescaria hein KID!!!! Meus parabéns por esse lindo relato ,tão rico em detalhes que faz com que o leitor se sinta na AM.... palmas:: palmas:: palmas::

Amigo Edin,

arrow:: Se chegou a se imaginar na Amazônia, parte do objetivo do Relato foi alcançado ! ::tudo::

arrow:: Obrigado por suas considerações ! Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

show de bola Kid, esse ano eu não fui..., mas depois de ler seu relato... nossa!!!!!! imaginei em todas as cenas... simplesmente... show..... valeu amigo!!!! ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Grande Gumieiro,

arrow:: Deixar de ir (independente da causa) é sempre uma "perda"... negativo::

arrow:: Mas assim é a vida, com possibilidades e frustrações !

arrow:: Tenho certeza de que muito em breve você estará por lá de volta...

arrow:: E vivendo (com maior emoção) todos esses momentos ! ::fishing

arrow:: Grato pelas considerações ! arrow:: Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só posso dizer uma coisa SHOW DE PESCARIA, muito bom relato, fotos maravilhosas e que turma animada parabéns a todos..

Abraçoss..

Amigo Joao,

arrow:: Pescarias desse tipo são uma constante quando feita entre amigos !

arrow:: O "bom relato" é por sua generosidade... (mas concordo que ficou legal)

arrow:: As fotos ajudam a expressar os fatos abordados... (e fazer alguns "viajaram"...)

arrow:: E a turma, a turma é a de sempre ! Animação permanente !

arrow:: Grato pela participação ! Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relato digno de um dos moderadores deste fórum ::tudo::

Kid M li e me vi pescando lá com vcs, belos troféus e pelas imagens a pescaria foi TOP em todos os sentidos aplauso::

Amigo TiWillian,

arrow:: Agradeço-lhe a gentileza !

arrow:: Legal que consegui passar um pouco de nossa emoção !

arrow:: Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha Santa Periquita! Falar qualquer coisa é chover no molhado.

Parabéns Vovô Kid!

Grande Wagner,

arrow:: E pensar que foram seus conselhos que me levaram adquirir um Ryobi... ::tudo::

arrow:: Continuam ótimos, funcionando a perfeição ! Perdeu o contato deles... anjo::

arrow:: No mais os "erros & acertos" de sempre ! Nunca deixa de valer a pena !

arrow:: O neto vai começar a "coleção" sem sequer ter se iniciado... alegre:: Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ISTO NÃO É UM RELATO.... É UM DOCUMENTÁRIO! ::tudo::

FICO FELIZ PELO SUCESSO DA PESCARIA E POR TER O PRAZER DE PODER TER COLABORADO DE ALGUMA FORMA.

VALEU KID E AOS AMIGOS MOCORONGOS TRICOLORES!

ABS!

LEGÍTIMO JIG MOCORONGOS 2012!

Imagem Postada

:bompost:

Amigo Flavinho,

arrow:: "Menas elogio", que não chega a tanto... quanto mais "documentário"... vergonha::

arrow:: Mas não é que um desses danados terminou possibilitando pegar um dois dígitos ?

arrow:: Não tive esse prazer, mas o "defeito" não é do jig, e sim de quem não sabe usá-lo... negativo::

arrow:: Na verdade, até "molhar" esses "jigs" se tornou algo complicado para alguns tricolores...

arrow:: Mas o "bocudão" não teve alternativa, e acabou vindo pousar para a foto...

arrow:: Fico feliz em ver que continuas na escalada de sucesso com seus produtos e "invenções" ! aplauso::

Sucesso SEMPRE, e grato pelos comentários ! Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Kid e Turma... joia:::

MUito boa semana, lindos peixes e ótimo relato em geral...

Grande abraço.. :amigo:

Francisco Jr,

arrow:: Inegavelmente tivemos uma semana de muita diversão e alguns peixes dignos de registro !

arrow:: O relato tenta apenas compartilhar algumas dessas emoções com os amigos do FTB !

arrow:: Nenhuma pretensão que não essa ! Grato pelos seus comentários ! Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meus parabens

otima pescaria a turma muito divertida belos almoços e o principal uma turma muito preocupada com a parte ambiental e social gostei muito das açoes dos "bonus"destinados aos piloteiros e tripulação.bem lembrado eles só trabalham nesta atividade 6 meses por ano não os conheço mais devem ser muito prestativos e conhecedores do local.

um abraço e que deus os abençoem nas proximas pescarias e não deixem de compartilhar otimos momentos com a turma .estamos esperando.

SDS

ALEX RUIZ

Amigo Alex,

arrow:: Pois é !

arrow:: Muitas vezes nos esquecemos de que sem cuidar desses aspectos ambientais e sociais, a coisa termina desaparecendo, e muitos de nós (do próprio Grupo) ainda almejam levar nossas gerações futuras a experimentar essas fantásticas emoções !

arrow:: Quanto ao "bônus", além de merecido, ele atenua a expectativa dos piloteiros em querer algo acima do que está previsto. É uma forma deles próprios fazerem por merecer, e com isso, todos os envolvidos ganharem...

arrow:: Esse processo de "temporada" de meio ano, é algo complicado de perceber, e muitos de nós, presentes por apenas alguns dias em suas vidas, deixamos de ver que eles são mais do que "simples piloteiros" ! Um deles (por exemplo) foi candidato (derrotado) à vereador em Barcelos, ou seja, há sempre um traço de civilidade nos mais distantes rincões de nosso País ! Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ufa!!! terminei!!! :gorfei:

parabens mestre!!! grande pescaria e excelente relato!!!

Caro Marloniser,

arrow:: Começou por "ufa" arrow:: Sinal que o tema esteve "mais longo" do que o desejado...

(também achei) ! lacou::

arrow:: Agradeço-lhe pelos votos ! Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

palmas:: Parabens KID pelo excelente relato,rico em detalhes . joia::: Quem ler inteiro com certeza vai aprender muita coisa, e alem de tudo, viajar junto com voces nessa coisa maravilhosa que são nossas pescarias. :amigo: O tucuna a mocorongo me deu agua na boca mas e o Tambaqui como foi a degustação? joia::: mestre::

Amigo Cláudio,

arrow:: Acredito que algo pode ser aproveitado - apos tantas palavras escritas... desse material relatado

arrow:: Trata-se de compartilhar as experiências ( e emoções ) que é o que qualquer pescador gosta

arrow:: Nossos "peixinhos cozidos" sempre deixam-nos "salivando" quando referenciados (e não por acaso)

arrow:: Já a banda do tambaqui (melhor dizendo - da pirapitinga) ficou irrepreensível !

arrow:: Além da gordura natural do peixe, os temperos que lhe foram adicionados, ajudaram a ressaltar todo aquele sabor que tem ! Fantástico ! (já fiquei com fome...). fome::

arrow:: Grato por suas considerações ! Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Kid e demais mocorongos. palmas:: palmas:: palmas::

Se me pedissem para resumir em uma palavra – impecável!

Organização ( caixinha pra as despesas , as camisas, remédios, etc...)

A turma, pelo detalhamento dos fatos, podemos notar que os Mocorongos são, com dizemos aqui no sul, “ uns caboco 100%”

Pescar em família, tive a oportunidade de levar meu pai para pescar e isso ficou marcado para mim, tenha certeza que seus filhos levarão estes dias para sempre dentro do coração.

Empenho em fazer o relato com tantos detalhes, deu muito trabalho, é obvio, mas ficou legal demais.

Kid, é prazeroso ler aquilo que você escreve. Já disse uma vez e repito, você já tem material para escrever um livro, deveria faze-lo, seria sucesso de vendas.

Obrigado por compartilhar conosco sua aventura.

Um grande abraço e parabéns pelo neto ( pena o time rssss)

Leandro Muraro :amigo:

Grande Leandro,

arrow:: "Impecável" mesmo seriam essas suas palavras, se não as tivesse estragado no final... (respeita o atual campeão... aliás, tetra !) rindo2::

arrow:: Importante ter em mente que não adianta ter a "organização" se não se tem as pessoas !

arrow:: Felizmente nosso Grupo vai além de ser apenas uma turma que pesca... Não só pelo "sangue", mas por terem um comportamento e procedimentos dentro do esperado num parceiro e amigo !

arrow:: Também é importante ressaltar que nada se constrói sozinho, ou "por acaso", mas depois de erros e acertos coletivos... Essa é uma das razões de nos mantermos sempre nesse patamar de evolução !

arrow:: Quanto a "forma de descrição" (ou narração), entendo que compartilhar esses momentos ditos "inesquecíveis" é sempre uma forma de "estender a pescaria" !

arrow:: Somos ou não "gabolas" ao falar do tema ?

arrow:: Sua generosidade expande-se ao "achar" que essa qualificação que me é atribuída possa se transformar em realidade ! Há muito mais a ser feito (profissionalmente) do que simplesmente transcrever sentimentos, embora tudo comece por aí...

arrow:: Quem sabe mais adiante, quando puder compartilhar essas experiências com meus netos (chega outro - Bernardo - nos próximos 20 dias), não o faça de forma descritiva... (se ainda puder, vou esticar umas linhas com eles...)

arrow:: Grato pela sua gentileza, querendo ser tricolor (só vale o original), será sempre bem vindo... ! anjo::

arrow:: Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vivo bem perto de Barcelos e ainda não tive a oportunidade de ir até lá, contudo os relatos do FTB me emocionam muito, principalmente os seus KID, pela riqueza de detalhes e pela verdadeira emoção transmitida, não posso dizer que sei como se sente, mas como pai sei que é maravilhoso a felicidade de nossos filhos, você esta colhendo os frutos de sua dedicação neste Fórum, pois todos ficam felizes com sua felicidade. Parabéns pelo relato, por sua família e seus amigos você merece tudo isso :amigo: mestre:: aplauso:: .

Prezado amigo,

Morar em Manaus e (ainda) não conhecer Barcelos é como "ir a Roma e não ver o Papa"... rindo2::

arrow:: Alegra-me bastante verificar que consegui transmitir um pouco da enorme emoção que é "estar no rio Negro" !

arrow:: Claro que com filhos & irmãos, tudo fica mais simples de funcionar, e acrescendo-se a isso os valiosos amigos de sempre, é ter a certeza de que será mesmo como "correr para a galera..." (e não tenho me enganado nisso).

arrow:: Com relação a dedicação ao FTB, abordada por você, é algo que me possibilita agregar testemunhos ao muito que já pude aprender por aqui !

arrow:: Muitas são as pessoas que "acham" que contribuem pouco, mas só o fato de aqui estarem (e postarem) já é uma forma de participação, e quando menos se espera, chegam contribuições fantásticas, sem falar na possibilidade da construção de sólidas amizades ! Peixe se encontra em todo lugar ! Conhecidos não, e amigos, menos ainda ! O FTB é um bom local para isso acontecer... Se também "eles" ficam felizes, melhor ainda, pois o "ganho" é recíproco !

arrow:: Espero vê-lo postar um relatinho de façanhas pelas águas coca cola do rio Negro e afluentes...

arrow:: Grato pelas suas generosas palavras ! Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...