Ir para conteúdo

É proibido pescar perto de tanques redes?


Posts Recomendados

É proibido pescar perto de tanques redes?

Em uma de minhas viagens peguei alguns tucunas em um canto do lago, e no centro deste mesmo lago tinha os tanques redes, o dono não deixou eu pescar mais de barranco.

Segue a pergunta mesmo distante do tanque ele pode proibir a pesca de barranco?

Existe algum documento?

O lago não é da união?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele pode te proibir de pescar de barranco se as terras forem dele.

Não lembro agora se existe alguma legislação que proiba a pesca ao redor de tanques rede, acredito que não, mas os produtores acabam por proibir com medo de que a sua criação seja roubada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Independentemente de saber os reais direitos de cada um, use o bom senso.

Se a pessoa for intransigente, elevar o tom da voz ou coisa do tipo, certamente não valerá a pena insistir, mesmo que tenha razão. Pescar é para desestressar, não o contrário.

Abraxx

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o Xara Sone Angolano...rsrsrs

Não conheço a legislação e direitos de cada um... mas recomendo o bom senso: o camarada investiu $$$ para ser uma atividade lucrativa, com liberação do governo para uso da água, limitada pelas boias e tals... então o mais correto, indepedente de direitos, seria pescar em outro lugar. É apenas uma questão de respeito.

Já tive vontade de bater próximo a tanques rede, pois é uma ceva contínua e tem muito tucunaré na volta... mas é o meu lazer versus o profissonal de outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo que não se deve insistir... mas não custa nada pedir pra se aproximar, falar com calma, explicar a situação, procurar saber o por que da proibição. Agindo assim, no ano passado ganhamos foi um amigo lá na Serra do Facão! Não era exatamente o mesmo caso, apenas um proprietário de terras ajudando da maneira dele na conservação dos peixes. Mostramos que estávamos praticando a pesca esportiva, e isso nos rendeu uma conversa de quase duas horas e um bom ponto de apoio pra quando quisermos voltar.

Educação cabe em qualquer lugar, gente... joia:::

Abraços a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio bom dia, se esse lago que vc pescou for uma represa que engloba várias propriedades, e vc estiver de barco o dono dos tanques não pode dizer nada, a água pertence a marinha, agora se esse lago estiver dentro da propriedade do dono dos tanques, aí é uma invasão de propriedade e na pior dos casos configura furto, pois os peixes do lago embora fora dos tanques pertencem ao dono do lago, com certeza vc estava errado. Agora eu penso igual a galera, não compensa brigar por pouca coisa, tente um diálogo com o proprietário dos tanques, ele pode pensar que vc esta pegando os peixes dos tanques, caso não ocorra um acordo, sai fora não compensa. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Galera muito grato pelo apoio até mo momento, conversamos com o caseiro da propriedade e ele até deixou pescar, viu que os peixes eram filmados e fotografados.. O grande problema é quando o dono está lá, e de forma alguma conseguimos ver ao menos falar com ele. O caseiro com medo de perder o serviço está seguindo ordens, e sua ordem de não pescar lá quando o dono está estamos seguindo. Em Janeiro estou indo de novo espero conseguir conversar com o dono da propriedade.

Amigos é um braço da represa onde pesco e é onde tem os tanques, área muito grande demarcada por boias para não entrar de barco.

Tive algumas respostas de donos de pousadas e até da marinha para onde enviamos e-mail, a resposta é única, não se pode de forma alguma demarcar e proibir a entrada pois segundo a própria marinha somente 2/3 pode ser cercado deixando a outra parte 1/3 livre para acesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio, acho que não existe legislação sobre isso, mas te digo uma coisa, apesar de ser um bom ponto de pesca, pescar perto dos tanques rede.

Tenho tanques rede na represa da fazenda, onde o lago é particular e não gosto q ninguem pesque perto deles.

Pelo simples fato de que todo peixe que pega tenta engarranchar no tanque, e alguns conseguem.

Nisso ai, vc danifica a tela ou a proteção q a tela tem contra a oxidação.

Fora q se engarranchar mesmo, o pescador vai ter que puxar e forçar pra tirar, danificando mais ainda.

A tela pra confecção de um tanque rede custa aproximadamente 800 reais. E a manutenção é complicada.

Fora isso, um peixe correndo fisgado nas proximidades acaba assustando os peixes que estão no tanque rede, que estressados, vao comer menos, engordar menos e levar mais tempo pra abate.

Por isso, o melhor é ter o bom senso de ver o lado do piscicultor tb.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio, acho que não existe legislação sobre isso, mas te digo uma coisa, apesar de ser um bom ponto de pesca, pescar perto dos tanques rede.

Tenho tanques rede na represa da fazenda, onde o lago é particular e não gosto q ninguem pesque perto deles.

Pelo simples fato de que todo peixe que pega tenta engarranchar no tanque, e alguns conseguem.

Nisso ai, vc danifica a tela ou a proteção q a tela tem contra a oxidação.

Fora q se engarranchar mesmo, o pescador vai ter que puxar e forçar pra tirar, danificando mais ainda.

A tela pra confecção de um tanque rede custa aproximadamente 800 reais. E a manutenção é complicada.

Fora isso, um peixe correndo fisgado nas proximidades acaba assustando os peixes que estão no tanque rede, que estressados, vao comer menos, engordar menos e levar mais tempo pra abate.

Por isso, o melhor é ter o bom senso de ver o lado do piscicultor tb.

Abraço

Olá amigo!

Está certo concordo plenamente, o tanque que citei mesmo se usarmos a mais top das carretilhas do barranco onde fico até o tanque é impossivel o pescador acertar o arremesso e enroscar no tanque.

Infelizmente pagamos pelos erros dos outros, segundo o caseiro alguns pescadores fazem baderna e até mergulham, desta maneira a proibição dele foi para todos.

Reforço o tanque fica muito distante e pescamos o tucunaré que ficam nas estruturas na berada da represa, de forma alguma afetando os tanques.

Valeu pelo esclarecimento.

Grande Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um cara que trabalha aqui comigo e o pai dele tem criação de peixes na represa utilizando tanques. Várias vezes comentamos sobre cardumes de tucanas que ficam próximos aos tanques, mas ele comenta que o Ibama proíbe a pesca e que ele só pesca lá escondido (inclusive do pai kkkk). Não conheço a legislação, mas vale uma consulta mais profunda sobre o tema.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal, ele não pesca na água, ele pesca DE BARRANCO. Logo, está na PROPRIEDADE DE ALGUÉM, neste caso a proibição é DE NÃO ENTRAR NA PROPRIEDADE, o que está CERTO.

Nam inha casa só entra que EU QUERO.

Fui a mesma represa mais em outros locais, dei sorte de falar diretamente com um dono de pousada que trabalhou por muitos anos na Cesp e era responsável por povoar as represas com peixes.

Segundo esta pessoa a represa não pode ser fechada de forma alguma, é contra as leis.

Agora barranco beira de rio e represa devem se respeitar os limites estabelecidos por normas.

Em rios os barranco devem atender as determinações que nada se deve ser construido e cercado sendo de livre acesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico está ficando quente, até tiro estou levando kkkkkkkkk...

Desculpe a brincadeiras kkkkkkk..

Pesco por muitos anos no Interior de São Paulo, mais precisamente no rio feio região de Promissão.

Algumas fazendas chegam até o rio, e como disse nada se pode construir e ao menos cercar berando o rio. Claro não vou ficar pra levar tiro é claro, mais bem que os florestais andaram por lá derrubando ranchos e cercas na beira do rio.

Agora quem está errado?

Um cara teve que desmontar todo rancho que construiu na beira do rio.

Claro cada caso é um caso, tanques redes é outra conversa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na ultima pescaria passei perto de uns tanque rede, ouvi um tirinho de merda, respondi a altura... dai continuei pescando e ninguém mais me encheu mais o saco.

Cabra bruto!! :gorfei: :gorfei: :gorfei: joia:::

bang:: bang:: bang::

Caso difícil hein mais realmente acho complicado se proibir a pesca próximos aos tanques... o lago é de todos...

Mas se o pescador danificar a gaiola ai sim o dono pode reclamar... fora isso todo lugar devia ser liberado!

Problema que o Pisicultor fica preocupado com tanto malandro rodando por ai, talvez o cara acha que vão mecher nos peixes dele enfim, todos sabemos como está difícil nos dias de hoje com essa malandragem a solta ::fish2 doeu:: blink::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio, é o seguinte:

tanques redes legalizados são os que passam pelo processo de licenciamento ambiental. Se for em área (água) de domínio da união, passa por análise do Ibama, ANA, Marinha e SPU, cada um avaliando conforme suas atribuições. Um dos critérios avaliados pela Marinha é exatamente a navegação, não pode ser instalado de forma à causar embaraços à navegação.

Se autorizado o empreendimento, a área é demarcada e o piscicultor "ganha um pedaço de água" para explorar comercialmente. Há casos também em que a cessão é onerosa, ou seja, ele paga por ela. Não vira dono em definitivo, pois é uma cessão, que tem prazo e regras. Expirado o prazo ou descumpridas as regras, ele perde a cessão. Mas em sua vigência, é como se ele fosse o dono mesmo, então não pode entrar/pescar na área (água) dele, devidamente demarcada.

Bom, isso é sob a ótica legal. Também são importantes as outras visões, do ponto de vista da sua segurança, da realidade do produtor e dificuldades enfrentadas por ele, já bem colocadas pelos colegas.

Espero ter ajudado, abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio, é o seguinte:

tanques redes legalizados são os que passam pelo processo de licenciamento ambiental. Se for em área (água) de domínio da união, passa por análise do Ibama, ANA, Marinha e SPU, cada um avaliando conforme suas atribuições. Um dos critérios avaliados pela Marinha é exatamente a navegação, não pode ser instalado de forma à causar embaraços à navegação.

Se autorizado o empreendimento, a área é demarcada e o piscicultor "ganha um pedaço de água" para explorar comercialmente. Há casos também em que a cessão é onerosa, ou seja, ele paga por ela. Não vira dono em definitivo, pois é uma cessão, que tem prazo e regras. Expirado o prazo ou descumpridas as regras, ele perde a cessão. Mas em sua vigência, é como se ele fosse o dono mesmo, então não pode entrar/pescar na área (água) dele, devidamente demarcada.

Bom, isso é sob a ótica legal. Também são importantes as outras visões, do ponto de vista da sua segurança, da realidade do produtor e dificuldades enfrentadas por ele, já bem colocadas pelos colegas.

Espero ter ajudado, abraços

Valeu é isso aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Boa Tarde, galera!

Venho novamente a colocar o caso em questão..

Vou baixar umas fotos e pedir a opinião de todos.

Bom vamos lá, é uma represa e o dono dos tanques de dezenas que tem e não tenho problema pois pesco em barranco este acho que foi meio sacana, ele fechou um bico de represa gigantesco e mesmo eu entrando por água e estando a uns 100metros longe o cara não deixou bater isca pois alí segundo ele não pode entrar...

Bom não aproximei dos tanques e acho a distância muito longa, existe algo que proiba a entrada, ou documento que possa fechar um bico de represa por completo sendo que a metragem que ele fechou é gigante??

Bom espero que todos me ajudem pois segundo ele o dono mesmo falando com ele ele não deixou e não teve conversa, achei meio chato por parte dele querendo colocar pressão como se nossa turma fosse bandida...Tirando fotos e denunciando a gente alegando que estava pescando em cima do tanque uma put@ sacanagem....Bom levarei o caso a frente com certeza devido a área muito gigantesca para os tanques dele....outra em dezenas de outros tanques na mesma represa em todos tem acesso via terra e água e criam da mesma maneira....

Logo mais posto fotos...

Abraço a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai nessa pra vc ver. De repente leva um tiro e já era.

o barranco é de alguem, o rio não.

Segundo que sei represa é bem de todos, e mesmo barranco não se pode proibir, até norma antiga que era de 30 metros....

Eu estava com o pé na água aí sim não se pode falar nada mesmo.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos que olhar pelo lado do Piscicultor, o cara investiu capital, tempo e suor do trabalho, enfrentou a "Burrocracia" do Brasil para conseguir a Autorização de uso, o que mais tem e pescadorzinho de má fé e bandidos para todo lado, para tocar um negócio desse realmente tem que se usar de mão de ferro para os "intrusos", eu no lugar dele agiria da mesma maneira, pois não tem como saber se eu que to ali pescando perto dos tanque redes dele sou um cidadão de bem ou um malandrinho que tá com intenção de roubar ou até mesmo apenas sacanear, pessoas dessa laia querendo tirar vantagem em cima dos outros é o que mais tem por ai!!!

Então, não conheço o local mas aposto que tem vários pontos de pesca nesse lago, porque querer pescar justamente perto da estrutura do empresário, isso é procurar aborrecimento em um momento de lazer!!!!

O Piscicultor é o maior aliado da pesca esportiva, o que o Brasil precisa é ter uma piscicultura forte e organizada ai sim tem como bater forte para diminuir drasticamente a pesca predatória!!!!!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos que olhar pelo lado do Piscicultor, o cara investiu capital, tempo e suor do trabalho, enfrentou a "Burrocracia" do Brasil para conseguir a Autorização de uso, o que mais tem e pescadorzinho de má fé e bandidos para todo lado, para tocar um negócio desse realmente tem que se usar de mão de ferro para os "intrusos", eu no lugar dele agiria da mesma maneira, pois não tem como saber se eu que to ali pescando perto dos tanque redes dele sou um cidadão de bem ou um malandrinho que tá com intenção de roubar ou até mesmo apenas sacanear, pessoas dessa laia querendo tirar vantagem em cima dos outros é o que mais tem por ai!!!

Então, não conheço o local mas aposto que tem vários pontos de pesca nesse lago, porque querer pescar justamente perto da estrutura do empresário, isso é procurar aborrecimento em um momento de lazer!!!!

O Piscicultor é o maior aliado da pesca esportiva, o que o Brasil precisa é ter uma piscicultura forte e organizada ai sim tem como bater forte para diminuir drasticamente a pesca predatória!!!!!

Abraço

Falou tudo amigo e vc está certo, só acho a área que ele pegou muito longe do tanque e demarcou uma área cercou uma região grande de um braço da represa, sim tem muitos pontos mais os ativos no dia eram exatamente perto dos taques onde se tem dezenas e conhecemos muitos criadores de muitos já conversamos e não tivemos problema algum...

Só achei que o cara foi espertinho kkkkkkkkk..

Estou verificando com o orgão qual a metragem liberada só para saber mesmo,,,,,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A burocracia para conseguir a licença para se montar um negocio desse é gigantesca,tem que estar tudo certinho,a mata ciliar constituída(margem da lagoa)com a metragem correta e é dever do proprietário zelar pela mesma,a reserva legal que é de 20% da propriedade averbada,resumindo tem que estar com tudo em dia para conseguir a licença para se montar um negocio desse,fora o estresse na criação que pode acontecer por ter barcos ou pessoas por perto,essa deve ser a explicação para essa demarcação grande,fora que ao liberar para um,outras pessoas se acham no direito de também poderem,não tiro a razão dele,se fosse meu faria a mesma coisa,ele tem a concessão do local que foi adquirida com a licença,portanto quem dita as regras é ele,e acho meio difícil ele estar errado mesmo porque as fiscalizações são bem rígidas com essas coisas.

Mas não tem nada que uma boa conversa não resolva,mas caso não resolva melhor você procurar outro lugar para pescar,ou montar um tanque para chamar os tucunas para perto,mas acredito que você ira desistir,pois a burocracia é gigantesca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A burocracia para conseguir a licença para se montar um negocio desse é gigantesca,tem que estar tudo certinho,a mata ciliar constituída(margem da lagoa)com a metragem correta e é dever do proprietário zelar pela mesma,a reserva legal que é de 20% da propriedade averbada,resumindo tem que estar com tudo em dia para conseguir a licença para se montar um negocio desse,fora o estresse na criação que pode acontecer por ter barcos ou pessoas por perto,essa deve ser a explicação para essa demarcação grande,fora que ao liberar para um,outras pessoas se acham no direito de também poderem,não tiro a razão dele,se fosse meu faria a mesma coisa,ele tem a concessão do local que foi adquirida com a licença,portanto quem dita as regras é ele,e acho meio difícil ele estar errado mesmo porque as fiscalizações são bem rígidas com essas coisas.

Mas não tem nada que uma boa conversa não resolva,mas caso não resolva melhor você procurar outro lugar para pescar,ou montar um tanque para chamar os tucunas para perto,mas acredito que você ira desistir,pois a burocracia é gigantesca.

agradeço todas as repostas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...