Ir para conteúdo

É proibido pescar perto de tanques redes?


Posts Recomendados

Respostas estas acredito que servirá para minha turma e todos os pescadores que pescam perto de tanques....

Abaixo respostas do órgão que adm a criação de peixes em tanques...

Prezados,

Existem normas para a instalação de unidades produtivas de peixes em tanques-rede, com a delimitação da área pela marinha, a medida vai depender do tamanho do projeto. Geralmente o cultivo é instalado em braços isolados, longe de áreas de turismo para evitar o movimento de barcos e barulho que atrapalham o crescimento do peixe. Ao mesmo tempo, ele atrai outras espécies de peixes no entorno dos tanques-rede, devido a sobra de ração. Desejo que o assunto seja resolvido da melhor maneira possível e que um não prejudique o outro.

Elizabeth Lomelino Cardoso

e-mail elomelinoc@epamig.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A burocracia para conseguir a licença para se montar um negocio desse é gigantesca,tem que estar tudo certinho,a mata ciliar constituída(margem da lagoa)com a metragem correta e é dever do proprietário zelar pela mesma,a reserva legal que é de 20% da propriedade averbada,resumindo tem que estar com tudo em dia para conseguir a licença para se montar um negocio desse,fora o estresse na criação que pode acontecer por ter barcos ou pessoas por perto,essa deve ser a explicação para essa demarcação grande,fora que ao liberar para um,outras pessoas se acham no direito de também poderem,não tiro a razão dele,se fosse meu faria a mesma coisa,ele tem a concessão do local que foi adquirida com a licença,portanto quem dita as regras é ele,e acho meio difícil ele estar errado mesmo porque as fiscalizações são bem rígidas com essas coisas.

Mas não tem nada que uma boa conversa não resolva,mas caso não resolva melhor você procurar outro lugar para pescar,ou montar um tanque para chamar os tucunas para perto,mas acredito que você ira desistir,pois a burocracia é gigantesca.

Agora sim uma resposta realista e coerente.

Deixe me posicionar.

Sou zootecnista e fui piscicultor. Trabalhei com assistência técnica e fiz vários cursos de Tanque-rede no APTA.

A delimitação do espelho dágua para uso de tanque redes é feito respeitando uma área de utilização com um excedente para que os tanques não fiquem no limite da área.

Eu entendo que se algum barco estranho atravesse as bóias demarcatórias, pode e DEVE o piscicultor ir lá e alertar a invasão, exigindo a saída.

Estando o barco fora da área, aí não há direito. Ninguém pode ter o direito de ir e vir afrontado.

Também acho errado o barco estar fora da boias e o pescador arremessar para dentro da área.

Em verdade, podemos entender que uma área de tanque redes é cheia de vida, com um grande atrativo de peixes forrageiros decorrente da grande quantidade de ração e da eutrofização da água. E onde o peixe pequeno vai, o grande vai atrás.

Concordo que ter um monte de barcos cercando uma criação é algo prejudicial e indesejável, por isso talvez, a reação mais ríspida do caso relatado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...