Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Luis Rauber

MALIBU 16 X SAVAGE 5513

Posts Recomendados

Olá, amigos pescadores. Há dias venho acompanhando o Fórum no sentido de me inteirar dos assuntos que aqui são discutidos e vejo que tem muitos pescadores que são verdadeiros profissionais em se tratando de equipamento: barco, motor, etc.... Bom, deixemos de perfumaria e vamos ao que interessa: tenho, atualmente, um Malibu 16 com um Yamaha 60 hp, conjunto 2008 e o motor tem apenas 60 horas de uso. Comprei faz um ano, mais ou menos. Como é um conjunto usado, sempre aparecem as surpresas e preciso dizer que hoje não estou mais tão satisfeito quanto no dia em que comprei, em razão de várias fatores. Primeiro, porque o motor é um verdadeiro bebum. Na minha primeira pescaria na Argentina, gastei 40 litros de gasolina só no ir/voltar. E olha que nem chegamos até Yahapé, partindo de Itá Ibaté. Segundo, porque fica a impressão de que o motor abaixo de 4000 giros não tem força suficiente para empurrar a lancha de modo satisfatório. E quanto maior a rotação, maior será o consumo (será que é isso mesmo?). Isso entre outras surpresas menores. Então, estava pensando em comprar um conjunto novo. E um barco que me agradou foi o Savage 5513, que é mais leve que o Malibu, mais comprido (5m X 5,42m), quase a mesma boca (1,70m X 1,68m) e gostaria de colocar um motor mais moderno, talvez um evinrude e-tec 75 hp ou mesmo um yamaha 60 hp 4t. O uso que pretendo fazer: navegar um pouco no Rio Uruguai, mas principalmente, ir pescar na Argentina. Aliás, me interessei muito pelos "bass boats" mas não servem para a pescaria que mais gosto, que é pescar piavas/piaparas. E basicamente, sempre serão apenas duas pessoas à bordo pescando. To ficando velho, enjoado e já acho que três pescadores, é só para um atrapalhar o outro... Bom. Acho que é isso. E a pergunta: vale a pena uma troca dessas??? Comparar as diferenças olhando a descrição, é muito superficial. Preciso de uma opinião abalizada de quem tem ou já teve contato com essas embarcações, para me dar algum argumento razoável para investir esse dinheiro. Ou se não vale a pena fazer isso. Desde já, muito agradecido pelas opiniões. Atenciosamente, Luís I Rauber mestre:: Boas pescarias a todos ::fisherman

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, o regime de rotação do motor 2T é bem diferente do 4T.

Quantas horas estava o motor quando vc fez esta navegação? Quantas horas durou? Vc navegou chegou e apoitou ou ficou rodando? Abasteçeu com gasolina argentina?

Quanto a suas outras duvidas: Sim, quanto maior a rotação maior o consumo.

Eu tenho uma savage 5513 com mercury 60 4T, só que ainda está amaciando... está com 31 horas apenas, então ainda não medi o consumo.

O 75 vc não consegue documentar na savage (eu tbm queria).

É um casco muito bom, eu estou satisfeito com ele. 2cm de boca não fazem diferença, posso lhe assegurar.

A economia só vai compensar se vc usar bastante, mas como diz que comprou usado e está apenas com 60 horas, terá que ver bem, pois a diferença para um novo é considerável (o casco é mais barato), mas o motor está por volta de 18/20 mil. O Etec 60 está com um preço bom, talvez valha mais a pena.

Tenho um amigo que tem um malibu com etec 75, andar mais que o meu, ele anda, mas não é um absurdo.

Pra andar leve (2 pessoas) o V do malibu é maior que o da savage, logo exige mais motor.

Eu tinha um amigo que tinha uma savage com 60 2T mercury, e o motor dele andndo a 4500/5000 rpms não era muito gastão não.

Se eu fosse vc daria uma olhada em outras coisas, que podem melhorar o desempenho, como altura do motor, passo do hélice, e posição do trim, além dos flaps do casco.

Responda aí pra poder te dar uma idéia do consumo/desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas dicas. Pretendo ir p a Argentina no dia 19 ou 20 de dezembro (se não enganei nas contas, a sétima vez neste ano - hahahaha). Não gosto de corricar e quando não estou pescando piava, estou pescando com isca viva, na rodada. Então, o motor funciona somente nos deslocamentos entre um pesqueiro e outro. Na oportunidade em que gastei 40 litros num único dia, foi com gasolina brasileira. Mas estou achando que é um peso desnecessário levar gasolina daqui, até porque a gasolina da Argentina é gasolina MESMO. E como sugeri no tópico de abertura, as "coisinhas" que fui descobrindo e que deixaram chateado: o sonar estava pifado (sem conserto); o afogador do motor também não funciona; o som, também estava a "meio pau". Aí tu vais somando e dá aquele desânimo no gaúcho. E outra agravante é que nesta nossa região de fronteira não tem muitas empresas que trabalham nesse ramo. A única que tem aqui mais próxima trabalha só com Yamaha... aí é brabo. Por isso, me convenci que, se trocar, terá que ser por um conjunto novo e, então, que seja aquele dos sonhos, porque será o companheiro de pesca por muitos anos. Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, o regime de rotação do motor 2T é bem diferente do 4T.

Quantas horas estava o motor quando vc fez esta navegação? Quantas horas durou? Vc navegou chegou e apoitou ou ficou rodando? Abasteçeu com gasolina argentina?

Quanto a suas outras duvidas: Sim, quanto maior a rotação maior o consumo.

Eu tenho uma savage 5513 com mercury 60 4T, só que ainda está amaciando... está com 31 horas apenas, então ainda não medi o consumo.

O 75 vc não consegue documentar na savage (eu tbm queria).

É um casco muito bom, eu estou satisfeito com ele. 2cm de boca não fazem diferença, posso lhe assegurar.

A economia só vai compensar se vc usar bastante, mas como diz que comprou usado e está apenas com 60 horas, terá que ver bem, pois a diferença para um novo é considerável (o casco é mais barato), mas o motor está por volta de 18/20 mil. O Etec 60 está com um preço bom, talvez valha mais a pena.

Tenho um amigo que tem um malibu com etec 75, andar mais que o meu, ele anda, mas não é um absurdo.

Pra andar leve (2 pessoas) o V do malibu é maior que o da savage, logo exige mais motor.

Eu tinha um amigo que tinha uma savage com 60 2T mercury, e o motor dele andndo a 4500/5000 rpms não era muito gastão não.

Se eu fosse vc daria uma olhada em outras coisas, que podem melhorar o desempenho, como altura do motor, passo do hélice, e posição do trim, além dos flaps do casco.

Responda aí pra poder te dar uma idéia do consumo/desempenho.

da uma olhada nesse video

consumo/velocidade com etec 60 hp

a malibu nova vai ate 75 hp

sendo que os 4 t e mais pesado mais tem mais cilindradas

mercury 75 opitmax 1526 cilindradas peso 170 kilos

mercury 75 4 tempos 1732 cilindradas peso 181 kilos

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, se vc ficou rodando, é neste período que o motor consome mais mesmo. Levar o barco até o planeio é quando mais se exige do motor, aumentando o consumo mesmo.

Eu acho que não é tanto consumo assim não, ao menos para um carburado. Vc pode esperar uma diferença de consumo de 20 ou 30%, dependendo do jeito que vc navega.

Quanto a estas outras "coisitas", são problemas que decorrem do uso/instalação, e mesmo no seu casco novo podem ocorrer, ou mesmo com pouco tempo de uso. O afogador não é no comando? seão funciona, pode ser um simples fusível, ou mesmo o atuador.

Mas vc não disse que aí tem assistencia Yamaha? É só mandar ver.

Se forem esses os problemas que te aborreçem, posso garantir que isso pode ocorrer mesmo com casco novo ou mesmo com pouco tempo de uso.

Agora minha opinião EU NÃO TROCARIA, a menos que conseguisse vender o seu casco por um bom preço.

Compartilhar este post

Link para o post

Já mandei ver o afogador e o rapaz me deu o orçamento R$ 1,3 mil... Achei mto salgado e pedi para deixar assim mesmo. Realmente, o casco me parece mto bom e "coisinhas" sempre terá. Mesmo num conjunto novo, isso pode acontecer. Estive na água com ele no final de semana e observei que ele joga mta água para cima na parte de trás. Isso me levou a concluir que talvez levantando o motor pelo menos um buraco (tem dois acima da posição atual) talvez melhorasse. Mexi um pouco nos flaps mas não posso dizer q melhorou. O desempenho acho q não está tão ruim... por ora, agradeço a economia que estão me proporcionando. Ah. E se quiserem algum dia brincar um pouco em Itá Ibate e redondezas, vou com certa frequencia. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah. Esqueci de dizer. Comprei o conjunto porque achei o preço interessante. Um conjunto novo como esse beira os 40 mil e eu comprei por 26,5 mil. E tenho a convicção que se colocar à venda por esse preço, não terei dificuldade em vendê-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, amigos pescadores. mestre::

Voltei esta manhã de minha última pescaria (para este ano) na Argentina.

Depois das manifestações de vocês, levei o barco para a oficina de assistência da nossa região, que é em Santo Ângelo, a 60 km daqui. O rapaz da assistência examinou o barco e o motor e acabou levantando (erguendo) o motor até o último buraco de cima, por entender que seria a melhor posição. Na chegada no pesqueiro (Itá Ibaté), coloquei 40 litros no tanque e mais 20 litros num galão. Não sei precisar quantos litros ainda tinha no tanque, mas para minha surpresa, não precisei reabastecer nos dois dias. No primeiro dia subimos o rio. Pescamos no Laranjito, na Tigre e mais numa outra ilha; no segundo dia, descemos até o último silo (quem conhece Itá Ibaté, sabe onde é) e na parte da tarde, passamos mais de uma hora corricando. Então, para concluir, posso dizer que estou satisfeito com o desempenho do conjunto e so for trocar, pegaria o mesmo casco, mas apenas com motor 4t. Mas creio que isso não vá ocorrer. Para minhas pescarias, o conjunto mais do que apropriado. Obrigado pelas dicas. Feliz Natal e Boas Festas (e ótimas pescarias) a todos. Luís I Rauber.

::thanks

Compartilhar este post

Link para o post

caro amigo pescador , respondendo sobre sua duvida eu ja tive 3 barcos da marca metalglass e te falo com toda franqueza um barco cheio de apetrechos e aderessos mais nao tem qualidade de aluminio todas elas racharam o espelho de popa ai decidir partir para um barco da marcado seu se nao me engano, montei um marfin clx 6.0 com motor 90 optimax ficou bom demais ,pesco o dia inteiro , e rodo mto , nao gasto mais de 20 lts .

boa sorte na sua nova embarcacao, valeu e muitos peixes para nos

abc

Compartilhar este post

Link para o post

caro amigo pescador , respondendo sobre sua duvida eu ja tive 3 barcos da marca metalglass e te falo com toda franqueza um barco cheio de apetrechos e aderessos mais nao tem qualidade de aluminio todas elas racharam o espelho de popa ai decidir partir para um barco da marcado seu se nao me engano, montei um marfin clx 6.0 com motor 90 optimax ficou bom demais ,pesco o dia inteiro , e rodo mto , nao gasto mais de 20 lts .

boa sorte na sua nova embarcacao, valeu e muitos peixes para nos

abc

Pena que não desenvolve né? Bota o 90 num casco de fibra que vai a 45 milhas fácil fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia, amigos. Só pra não abrir outro tópico com a minha dúvida:

Estou interessado num conjunto semelhante ao dos amigos do tópico: savage 5513 com motor de 60hp. Gostaria de saber a performance e o consumo desse conjunto, ou seja, qual o melhor custo/benefício: mercury 60 4 tempos ou E-tec 60?

obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso depende... Atualmente o etec tá saindo mais barato. Vc costuma usar muito o barco? Quando navega é por longo período? Costuma pescar em quantas pessoas quando sai? E a qual velocidade vc costuma navegar? Manete colado ou navega na boa? Todos estes fatores interferem.

Outra coisa vc dispõe de ASSITENCIA AUTORIZADA por aí?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso depende... Atualmente o etec tá saindo mais barato. Vc costuma usar muito o barco? Quando navega é por longo período? Costuma pescar em quantas pessoas quando sai? E a qual velocidade vc costuma navegar? Manete colado ou navega na boa? Todos estes fatores interferem.

Outra coisa vc dispõe de ASSITENCIA AUTORIZADA por aí?

Bom dia, Alex.

Meu uso típico é em média a cada 2 meses (6 a 7 pescarias por ano), durante 3-5 dias a cada pescaria. Pescamos normalmente em 3 pessoas no barco, ocasionalmente 4.

Como os deslocamentos na Serra da Mesa são grandes, navegamos de 50 a 60km por dia. Meu barquinho atual é um marreco de goiás 6m com console (chapa de 2,5mm), empurrado sofridamente por um sea pro. Pelo peso do barco, não desenvolve uma velocidade satisfatória (no máximo 36km/h medidos no gps garmin), apesar de achar bem econômico (8-9 litros por hora nessas condições).

Por isso a idéia é trocar por um barco um pouco mais largo e confortável, com um motor potente o suficiente pra não ter que andar no talo o tempo todo.

Aqui em Brasília tem autorizada mercury e evinrude.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso