Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Afif

Comportamento estranho do powertrim

Posts Recomendados

Galera, meu motor é Mercury 50 elpto ano 2010, recentemente fui encarretar, enquanto eu esgotava a gasolina, engatei e dei uma leve acelerada, o power trim desceu um pouco. Achei estranho, perguntei ao dono da marina onde deixo, ele disse que é normal. Um amigo mecânico disse que provavelmente eu só deva completar o óleo hidraulico do powertrim.

Alguém já passou por isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não deve ser isso mas vou te passar a dica dos rele do trim. São os mesmos do vidro elétrico do Monza.

Verifique o nível do fluído hidráulico que pode realmente ser isso.

Abração

Uma vez o mecânico dos nossos barcos de trabalho usou esse rele do monza, queimava com frequência os reles, só resolveu quando foi instalado um original. Mas vc acha que pode se rele, Walther?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, que vc forçou o trim acelerando o motor com o barco apoiado na carreta, SEM DÚVIDA.

Eu observaria pra ver se EM CONDIÇÂO NORMAL DE NAVEGAÇÃO isso ocorre.

Se não, DEIXA QUIETO.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, que vc forçou o trim acelerando o motor com o barco apoiado na carreta, SEM DÚVIDA.

Eu observaria pra ver se EM CONDIÇÂO NORMAL DE NAVEGAÇÃO isso ocorre.

Se não, DEIXA QUIETO.

Vou fazer isso mesmo Alex, não o fiz no dia, pq já era quase noite (fim de pescaria), mas dia 10 to na água de novo... Mas de qquer forma acho bom checar o nível do fluido hidraulico (nem sabia que precisava ver isso), no manual diz que pode ser o mesmo fluido de direção hidraulica automotiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Afif e Breno,

Não sou expert, mas li o manual. E tenho um mercury 60 2T. Se bem me lembro - isso consta do manual que pode ser acessado no site da mercury - esses motores novos mercury têm uma regulagem para impedir que ele funcione em alta rotação com o trim levantado (creio que é para impedir superaquecimento). Assim, se ele estiver alto e passar de 2.000 RPM ele abaixa automaticamente. Certamente foi o que aconteceu com vc: estava encarretando com o motor levantado, e quando acelerou passou das 2.000, e ele exerceu tal regulagem. Enfim, absolutamente NORMAL.

Compartilhar este post

Link para o post

Confirmei no manual do 60, site mercury, pg. 33, ao tratar de "compensação hidráulica" (TRIM). Lá está dito que o trim tem uma faixa de operação máxima (faixa normal em que pode operar em qualquer rotação). Já no capítulo "operação em águas rasas" diz que no raso o motor pode operar acima dessa faixa de compensação para não bater no fundo, mas no item 3 restringe a rotação: "3. Opere o motor a velocidades baixas apenas. SE A VELOCIDADE EXCEDER 2.000 RPM O MOTOR VOLTARÁ AUTOMATICAMENTE PARA A FAIXA DE COMPENSAÇÃO MÁXIMA", ou seja, para uma altura máxima dentro da faixa de operação normal. A mim parece não haver dúvida de que foi isso que aconteceu.

Compartilhar este post

Link para o post

Confirmei no manual do 60, site mercury, pg. 33, ao tratar de "compensação hidráulica" (TRIM). Lá está dito que o trim tem uma faixa de operação máxima (faixa normal em que pode operar em qualquer rotação). Já no capítulo "operação em águas rasas" diz que no raso o motor pode operar acima dessa faixa de compensação para não bater no fundo, mas no item 3 restringe a rotação: "3. Opere o motor a velocidades baixas apenas. SE A VELOCIDADE EXCEDER 2.000 RPM O MOTOR VOLTARÁ AUTOMATICAMENTE PARA A FAIXA DE COMPENSAÇÃO MÁXIMA", ou seja, para uma altura máxima dentro da faixa de operação normal. A mim parece não haver dúvida de que foi isso que aconteceu.

O que me preocupou, é porque sempre fiz isso, e foi a primeira vez que isto aconteceu. Mas vou dar uma checada no manual e ver o que diz, só prestei atenção em como completar o óleo. Mas valeu a dica

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso