Ir para conteúdo

Comprimento da vara


MatheusDourado

Posts Recomendados

Pessoal, boa noite, peço a opinião de vocês para a compra de uma nova vara, que será destinada a pesca de Bait de Dourados, a vara é a Albatroz Enzo III, e gostaria de perguntar qual o melhor tamanho: 5'6" ou 6'0" ?

Pelo que entendo o 6'0" tem uma alavanca maior, ou seja, arremesso mais longo, e fisgada mais potente, e a 5'6", tem um arremesso mais preciso, e uma comodidade maior no Bait.

Então se eu pegar a de 5'6", da para eu usar tanto no Bait, quanto com Isca Viva ?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A meu ver para Dourado de barranco 5'6".Creio que de barco 5'6" seria também bom tamanho por vários motivos,dentre esses,a ponta da vara não bater na água,na borda do barco e nesse caso a 6" Enzo não é TOCO como a 5'6".Tenho as duas.Em questão de alavanca a 5'6" faz o papel direitinho!Isso com artificiais,nunca usei com isca viva.Creio que melhor seria se você adquirisse uma Shimano Compre 25 ou 30 libras por exemplo. Além do Casting(peso de iscas) ser maior para iscas vivas e Extra-Rápida!

Enzo III 25 Libras 5'6" na cabeça!(baitcasting)Sem dúvida! ::tudo::

P.S:tenho a Enzo 5'6" e uso de barranco!Por sinal: CANHÃO de vara!Só a Crucial 7' 25 libras e a Fenwick 5'4" 20 libras superam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só pesco com varas de 5'6". Primeiro pelo fato de que arremessar com elas é mais fácil, tanto no barranco (cheio de árvores e galhos) e no barco. E tenho uma 6' também, e não notei muita diferença no arremesso, tanto que raramente uso ela..

E ainda estou querendo comprar uma de 5'3" para testar, pois eu procuro mais precisão do que distância no arremesso, e varas menores são mais leves práticas de transportar, montar e usar o dia inteiro de pesca.

Grande abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Depois que eu passei a usar varas 5'8 não volto para as 5'3 e 5'6 nunca mais..

Quer dizer, existem situações e situações.. No mangue por exemplo eu prefiro as curtinhas.

Agora no seu caso que é para o Rei do Rio.. Eu iria de 6 ou maior. Mas quem manja do Dourado é o Lusardo e o Junos, inclusive tem um tópico aqui mesmo no FTB show de bola a respeito de tudo que é necessário para pescar esse lindo peixe.

Gde Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A de 6' é show! Com menores acho que é muito mais difícil de fisgar o dourado. O máximo de vara que eu já usei foi de 6' para essa espécie. Isso para o bait. Vai de 6' que não tem erro.

Agora, se você quer usar para isca viva, acredito que a modalidade seja a rodada. A vara para bait e para rodada são bem diferentes. Segundo o que eu aprendi vendo as dicas do Junos, a vara para rodada deve ser superior a 6'6" e deve ser o mais rápida (dura) o possível para conseguir fisgar o dourado. Só não sei informar a libragem. Por exemplo: no corrico, a vara deve ter uma ação de ponta um pouco flexível para que a isca possa realizar seu trabalho corretamente. Você vai conseguir fisgar com uma vara não tão rápida pois o motor do barco vai estar ligado e te dará uma força extra na hora da fisgada. Já na rodada não haverá essa força extra e você vai ter que se "virar", hehehe. Isso tudo que eu falei aprendi com o Junos no tutorial que ele fez. Dá um olhada que fica tudo esclarecido. Segue o link desse tópico:

viewtopic.php?f=147&t=13417

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matheus, tudo bem ... Olha vc mesmo já respondeu a sua pergunta . Com toda certeza uma vara de 6'0 é melhor ... Vc terá melhor arremesso, melhor ficagada , algo importante para a pesca do dourado e além de tudo ela possue mais envergadura e assim tem mais força de tração ! Eu pesco dourados com varas de 6'6" e 7" ( 20lbs a 25lbs ) são muito boas ! Varas curtas só são mais confortáveis , perde em tudo para as maiores , visto que nos EUA e Japão, dificilmente vc encontra varas para Baitcast de 5'6" para venda , alías até as de 6' são pequenas para eles lá ..... Tudo é costume, não se preocupe com o tamanho, use o melhor. A Abu Garcia está com umas varas de 6' e 6'6" muito boas ! Espero ter ajudado Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...