Ir para conteúdo

Rio Tietê abaixo do normal


Posts Recomendados

Olá a todos

Tenho ouvido relatos de que o Tietê aqui na região de Borborema está muito baixo, tem condomínio de chácaras, em alguns braços do rio, que o povo não está conseguindo ir pescar pois a agua não está chegando

Alguem tem alguma noticia se está acontecendo algo ou é só falta de chuva mesmo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mário, sou de Itápolis e trabalho em Ibitinga, ambas vizinhas de Borborema.

Faz tempo que não vou ao Tietê, mas dei uma perguntada aqui em Ibitinga e informaram que o rio está mesmo com o nível baixo tanto na parte de cima quanto na de baixo da barragem. Ninguém tem ouviu falar de manutenções na barragem (que imagino ser a de baixo que vc está falando). Certamente deve ser a estiagem mesmo.

Abc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesco pra baixo da represa de Nova Avanhandava de Buritama, e pego o início do reservatório 3 irmão que é bem extenso... relamente tá baixo....

Nesse fim de semana estive em Adolfo/SP, represa de Promissão e também tá muito baixo...

tem pra onde correr não.

E este ano a chuva ficará concentrada no centro-oeste.., goias tocantins, mato groso chuvas acima da média e sao paulo terá chvas abaixo da média....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mario, não sei sobre o Tietê, mas Marimbondo Rio Grande nunca esteve tão baixo, 10% da capacidade do reservatório, praticamente o antigo leito do Rio Grande doeu::

Tanto o Rio Grande quanto seus afluentes nos trechos em que o rio corre no leito (sem represas) como o Pardo, o Mogi e o Sapucaí estão "bufando" de tanta água. tem chovido na região e todos esses Rios desaguam acima de Marimbondo.

Será que as barragens das hidrelétricas não conseguem controlar o fluxo???

Um resevatório com 10% de sua capacidade em um trecho que recebe o principal afluente do Rio Grande teria que ser prioridade se tratando de recuperação do volume armazenado!

Algum tempo atrás sei que o pessoal baixava propositalmente o nível pra facilitar a extração de areia e o garimpo (será que não recebiam "algum" por fora?)

Ou seja, faz tempo que o regime das chuvas deixou de ser o único determinante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, tenho rancho na represa de capivara (rio parapanema) região de porecatu. Nunca vi a represa tão baixa - deve estar uns 20/30 metros abaixo do normal. A semana passada o vertedouro estava aberto - isso significa que a agua passa sem gerar energia. Em conversa com o pessoal que mora na região me informaram que estão repassando agua para as usinas abaixo, principalmente itapu. Em resumo, todos acham que a represa serve mais como uma "caixa d'água" - prejudicando muito a navegação e pesca. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...