Ir para conteúdo

serra da mesa zerar por completo?


Posts Recomendados

O que tinha escutado, e que estava baixando para compensar a produção de energia de duas turbinas de ITAPU que estão em manutenção.

Adhemar, essa informação nao procede , uma vez q eles estão esvaziando a represa pelo vertedouro (ou ladrão), que não é responsável pela geração de energia. abraço.

segue uma foto do vertedouro de SM , aberto.

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

achei o motivo

Furnas alerta população para mudança na vazão de represa

Represa da Usina de Serra da Mesa, em Minaçu, é a maior do Brasil em volume d’água

Em 12/09/2012, 01:19

A administração de Furnas vem alertando a população do de Minaçu e das redondezas que o vertedouro da Usina de Serra da Mesa foi aberto na segunda-feira (10), seguindo instruções do Operador Nacional do Sistema (ONS). A recomendação é que as pessoas não utilizem a área da jusante do reservatório, uma vez que ocorrerá variação no volume de vazão do Rio Tocantins. A operação deverá ser realizada nos próximos 30 dias. “Essa é uma operação normal em usinas hidrelétricas e pedimos a colaboração da população para seguir as orientações de forma a evitar acidentes”, afirma Cesar Ribeiro Zani, diretor de Operação de Furnas.

A abertura do vertedouro foi ordenada pelo ONS para recompor as vazões afluentes à Usina de Tucuruí, localizada no Pará e de propriedade da Eletronorte. Atualmente, a vazão da jusante da usina de Serra da Mesa está em torno de 1.008 m3/s, passou para 1.500 m3/s na segunda-feira e para 2.000 m3/s a partir de amanhã. No final dos 30 dias, a vazão será reduzida gradualmente até voltar a atingir o nível de cerca de 1.000 m3/s.

Interligada

UHE Serra da Mesa Localizada na Bacia do Alto Tocantins e com 1.275 MW, a UHE Serra da Mesa é indispensável ao atendimento do mercado de energia elétrica do Sistema Interligado Sul/Sudeste/Centro-Oeste. A usina faz a ligação entre esse sistema e o Norte / Nordeste, sendo o elo da Interligação Norte-Sul. O reservatório de Serra da Mesa é o maior do Brasil em volume de água, com 54,4 bilhões de m³, com uma área de 1.784 km². A usina acrescenta ganhos energéticos relevantes ao sistema interligado (6.300 GW/ano), a um custo de geração bastante competitivo. Além desses benefícios, a regularização do rio, promovida por sua barragem, proporciona ganhos diretos sobre as usinas localizadas a jusante, em particular a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.

Projeto pioneiro em Furnas, por ser uma usina subterrânea, possui controle totalmentedigitalizado, promovendo uma operação coordenada de geração, aliada a um diversificado sistema de transmissão.

Mais de 40% da energia consumida no Brasil passa pelo sistema de Furnas, que utiliza a força da água para gerar 95% de sua energia por meio de hidrelétricas, o equivalente a 9.500 MW. São 15 usinas hidrelétricas, duas termelétricas, aproximadamente 20 mil quilômetros de linhas de transmissão e 53 subestações. A empresa, que completou 55 anos de trajetória em fevereiro de 2012, reafirma o seu compromisso com a produção de energia 100% limpa e renovável a partir da diversificação de suas fontes de geração, sobretudo no segmento eólico, com a construção de 17 parques no Nordeste do País. Juntas, as centrais geradoras eólicas somam 502 MW de potência instalada. No segmento hídrico, a empresa segue seu plano de expansão e está construindo quatro novas usinas hidrelétricas – Santo Antonio (RO), Teles Pires (MT/PA), Simplício (RJ/MG) e Batalha (GO/MG), além de aproximadamente quatro mil quilômetros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de dica, Dhema....mas esta matéria foi publicada no começo de setembro....e, segundo a própria matéria, em 30 dias a vazão deveria se normalizar....mas não é isso q estamos vendo. A represa tem secado a níveis assustadores.

Todos os contatos feitos com os órgãos relacionados informaram q isso é normal.....mas na prática tem algo estranho...hehee...E nem adianta ficarmos especulando nada, afinal, não acreditaremos no q nos for dito...hehee....então, aguardemos para saber a verdade... :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Serra da Mesa verte água para abastecer Tucuruí, que está hoje com 19% da capacidade máxima. Um mês atrás estava com 15%.

No site da ONS, www.ons.org.br item "Boletim Diário", "situação dos principais reservatórios" tem um quadro esquemático dos reservatórios com a respectiva situação atual, atualizada diariamente.

Link direto (de hoje):

http://www.ons.org.br/resultados_operac ... torios.htm

(ver esquemático dos reservatórios)

Na bacia do Paraná é a mesma coisa. Apenas Itaipu e Ilha Solteira, os dois últimos (no sentido montante-justante) estão próximos da capacidade máxima. Todos os outros acima deles estão muito baixos.

Não sei, estou longe de entender de energia, mas queria entender a diferença fática entre a situação atual e do tal apagão de 2001. Tipo, quão próximo a demanda máxima chegou da capacidade de geração máxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba e será que está bom pra pescar assim?? ::fish2 ::fisherman ::fishing blink::

Aqui em Furnas não. Em Serra da Mesa não sei. Manda MP pro Kexão.

Estive por lá há umas duas semanas atrás e não estava muito bom não !!! Pegamos alguns Tucunarés bons mas a coisa num tava fácil não ,com essa baixa da água muda muito o comportamento do peixe... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu em, não se entende nada dos esquemas desse povo!

No ano passado mandaram encher ao máximo, até dois amigos meus tiveram que desmontar seus ranchos e mudar de lugar para não perder tudo, agora mandam abrir as torneiras kkk e abaixar novamente, assim complica a vida de quem tem casas e dos pescadores da SM!

Poderiam ao menos dizerem a verdade e não ficarem jogando areia para os olhos de quem ta vendo que eles tão com mentiras!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu em, não se entende nada dos esquemas desse povo!

No ano passado mandaram encher ao máximo, até dois amigos meus tiveram que desmontar seus ranchos e mudar de lugar para não perder tudo, agora mandam abrir as torneiras kkk e abaixar novamente, assim complica a vida de quem tem casas e dos pescadores da SM!

Poderiam ao menos dizerem a verdade e não ficarem jogando areia para os olhos de quem ta vendo que eles tão com mentiras!

Renato....a cota está lá. É fixa, então, quem quiser construir abaixo dela, q assuma os riscos...hehee...

E o Michel disse a verdade sobre o baixo nível. Acredito nele... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Serra da Mesa verte água para abastecer Tucuruí, que está hoje com 19% da capacidade máxima. Um mês atrás estava com 15%.

No site da ONS, http://www.ons.org.br item "Boletim Diário", "situação dos principais reservatórios" tem um quadro esquemático dos reservatórios com a respectiva situação atual, atualizada diariamente.

Link direto (de hoje):

http://www.ons.org.br/resultados_operac ... torios.htm

(ver esquemático dos reservatórios)

Na bacia do Paraná é a mesma coisa. Apenas Itaipu e Ilha Solteira, os dois últimos (no sentido montante-justante) estão próximos da capacidade máxima. Todos os outros acima deles estão muito baixos.

Não sei, estou longe de entender de energia, mas queria entender a diferença fática entre a situação atual e do tal apagão de 2001. Tipo, quão próximo a demanda máxima chegou da capacidade de geração máxima.

Michel,

O apagão pelo que me lembro não foi pela falta dos reservatórios, mas pela falta de "novas turbinas". As reservas de um represa podem estar cheias, mas a capacidade de produção dela por hora tem um limitante máximo.

Quando as reservas estão baixas não se chega a produção máxima da cada turbina, mas quando estão sobrando não se gera mais energia sem aumentar o número ou capacidade de cada turbina. Não sei se soube me explicar.

Para os que se disseram incrédulos quanto a veracidade de se abaixar o volume por causa da represa abaixo, é só se lembrarem que a própria represa de SM demorou 11 anos para poder chegar "próximo da cota máxima" exatamente para não prejudicar as represas abaixo. Dá para se concluir que o grande estoque de água destes 2 últimos anos fragilizou até Tucuruí e para se equilibrar bom estoque em "toda a escada" vão-se alguns anos (de boas chuvas, sem surpresas) de "segura mais", "solta mais"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera uma pergunta? Como tá a serra pra pescar nessa piracema, pode pescar e soltar os peixes? Como fica a questão de comer um peixe lá no local, pode? valeu abraços...

Vamos tentar te ajudar, passa um e-mail para pesca.amadora@mpa.gov.br , que o pessoal te retorna.

Falei com um deles e fui informado que existem duas instruções normativa, uma federal, e uma estadual (Goiás) que sobrepõe a federal. Ele ficou de enviar por e-mail .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu em, não se entende nada dos esquemas desse povo!

No ano passado mandaram encher ao máximo, até dois amigos meus tiveram que desmontar seus ranchos e mudar de lugar para não perder tudo, agora mandam abrir as torneiras kkk e abaixar novamente, assim complica a vida de quem tem casas e dos pescadores da SM!

Poderiam ao menos dizerem a verdade e não ficarem jogando areia para os olhos de quem ta vendo que eles tão com mentiras!

Renato....a cota está lá. É fixa, então, quem quiser construir abaixo dela, q assuma os riscos...hehee...

E o Michel disse a verdade sobre o baixo nível. Acredito nele... joia:::

Mas eis a Questão Fabrício esses ranchos estavam no lugar certo, a água que subiu mas que a marcação que fizeram nesses dois pontos, pq os ranchos que citei ficam em lugares diferentes!

Vcs ultilizam aquele flutuante do seu amigo lá, por isso não sofrem com o problema do nível da água, pode aumentar e abaixar que tão despreocupados :gorfei: ::tudo::

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu em, não se entende nada dos esquemas desse povo!

No ano passado mandaram encher ao máximo, até dois amigos meus tiveram que desmontar seus ranchos e mudar de lugar para não perder tudo, agora mandam abrir as torneiras kkk e abaixar novamente, assim complica a vida de quem tem casas e dos pescadores da SM!

Poderiam ao menos dizerem a verdade e não ficarem jogando areia para os olhos de quem ta vendo que eles tão com mentiras!

Renato....a cota está lá. É fixa, então, quem quiser construir abaixo dela, q assuma os riscos...hehee...

E o Michel disse a verdade sobre o baixo nível. Acredito nele... joia:::

Mas eis a Questão Fabrício esses ranchos estavam no lugar certo, a água que subiu mas que a marcação que fizeram nesses dois pontos, pq os ranchos que citei ficam em lugares diferentes!

Vcs ultilizam aquele flutuante do seu amigo lá, por isso não sofrem com o problema do nível da água, pode aumentar e abaixar que tão despreocupados :gorfei: ::tudo::

Abraços

Renato....né não....hehee....pra falar a verdade a cota máxima nunca foi atingida.

O nível máximo é tipo 360m ou 460m e nunca foi atingido....então, quem constrói as margens deverá fazê-lo somente acima desta cota máxima.

E sei disso por conta das pousadas, q construíram seus prédios acima da cota máxima, assim como os amigos q tiveram seus ranchos inundados e depois compraram outros lotes somente acima da cota máxima.

Ah, e outra....a Cia Energética do GO só liga os relógios de luz em casas acima da cota e q estão fora da área de proteção exigida.

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu em, não se entende nada dos esquemas desse povo!

No ano passado mandaram encher ao máximo, até dois amigos meus tiveram que desmontar seus ranchos e mudar de lugar para não perder tudo, agora mandam abrir as torneiras kkk e abaixar novamente, assim complica a vida de quem tem casas e dos pescadores da SM!

Poderiam ao menos dizerem a verdade e não ficarem jogando areia para os olhos de quem ta vendo que eles tão com mentiras!

Renato....a cota está lá. É fixa, então, quem quiser construir abaixo dela, q assuma os riscos...hehee...

E o Michel disse a verdade sobre o baixo nível. Acredito nele... joia:::

Mas eis a Questão Fabrício esses ranchos estavam no lugar certo, a água que subiu mas que a marcação que fizeram nesses dois pontos, pq os ranchos que citei ficam em lugares diferentes!

Vcs ultilizam aquele flutuante do seu amigo lá, por isso não sofrem com o problema do nível da água, pode aumentar e abaixar que tão despreocupados :gorfei: ::tudo::

Abraços

Renato....né não....hehee....pra falar a verdade a cota máxima nunca foi atingida.

O nível máximo é tipo 360m ou 460m e nunca foi atingido....então, quem constrói as margens deverá fazê-lo somente acima desta cota máxima.

E sei disso por conta das pousadas, q construíram seus prédios acima da cota máxima, assim como os amigos q tiveram seus ranchos inundados e depois compraram outros lotes somente acima da cota máxima.

Ah, e outra....a Cia Energética do GO só liga os relógios de luz em casas acima da cota e q estão fora da área de proteção exigida.

joia:::

Eu não entendo muito desses limites, mas me lembro bem da marca que tinha no lote de um desses meus amigos e o rancho dele estava acima dela uns 15 metros...Mas tbm acho que podem ter mudado a marcação de lugar ou coisa assim (tipo alguém mau intencionado) pq já uns 6 anos atrás na cheia do lago a água já havia chegado bem próximo do rancho dele.

Em fevereiro do ano passado quado tive de férias no Brasil fui lá pescar e o rancho dele estava a energia ligado por isso não tava irregular.

Só sei que não entendi até hoje o que aconteceu lá kkkk, ele como é uma cara bem simples nunca foi atrás para saber tbm, mas sei que ele no mês de março do ano passado teve mesmo que desmontar o rancho as pressas e colocar mais pra cima ainda...Quero só ver quando chegar no final do lote se ele tiver que mudar mais vezes, para onde ele mudará o danado do rancho :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera uma pergunta? Como tá a serra pra pescar nessa piracema, pode pescar e soltar os peixes? Como fica a questão de comer um peixe lá no local, pode? valeu abraços...

Vamos tentar te ajudar, passa um e-mail para pesca.amadora@mpa.gov.br , que o pessoal te retorna.

Falei com um deles e fui informado que existem duas instruções normativa, uma federal, e uma estadual (Goiás) que sobrepõe a federal. Ele ficou de enviar por e-mail .

Beleza Adhemar, vou enviar um e-mail, você já tem alguma resposta? Abraços...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...