Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Adão

Ligar duas baterias, posso?

Posts Recomendados

Eu posso ligar 2 baterias juntas (em série) para o motor de popa? Às vezes fico com o som do barco ligado muito tempo e fico com receio da bateria arriar na hora de dar partida, pois a bateria é usada para todos os equipamentos do barco. Será que pode queimar ou mesmo danificar alguma peça dentro do motor de popa?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

NUNCA em série. Naonao::

Ligar em série, seria colocar o positivo da bateria_A no negativo da bateria_B.... bomba2 nem a pau, vai passar muita corrente, esquentar demais e pode até explodir esse trem.

Faça igualzinho quando vc faz aquela chupetinha no carro ::evil::, carro sem partida etc.,

Deve ligar EM PARALELO joia:::

POSITIVO com POSITIVO

NEGATIVO com NEGATIVO

A ligação ficaria assim

batA ----=> batB ----=> aparelho

(+) ----=> (+) -------=> +_aparelho

(-) ----=> (-) -------=> -_aparelho

Importante: Não coloque uma bateria cheia com outra mais ou menos..., ligue em paralelo duas baterias cheias, senão uma vai querer carregar a que está fraca.

Importante2: use a mesma bateria, mesma marca e modelo. EVITE colocar bateria de 110Ah com outra de 60Ah..., se puder, não faça, use baterias idênticas.

OBS.: Quando se liga em paralelo a tensão permanece a mesma, no caso, serão 12V, o que não afeta nada, agora se ligar em série a tensão se soma, vira 24V, dai....... bomba::

Compartilhar este post

Link para o post

NUNCA em série. Naonao::

Ligar em série, seria colocar o positivo da bateria_A no negativo da bateria_B.... bomba2 nem a pau, vai passar muita corrente, esquentar demais e pode até explodir esse trem.

Faça igualzinho quando vc faz aquela chupetinha no carro ::evil::, carro sem partida etc.,

Deve ligar EM PARALELO joia:::

POSITIVO com POSITIVO

NEGATIVO com NEGATIVO

A ligação ficaria assim

batA ----=> batB ----=> aparelho

(+) ----=> (+) -------=> +_aparelho

(-) ----=> (-) -------=> -_aparelho

Importante: Não coloque uma bateria cheia com outra mais ou menos..., ligue em paralelo duas baterias cheias, senão uma vai querer carregar a que está fraca.

Importante2: use a mesma bateria, mesma marca e modelo. EVITE colocar bateria de 110Ah com outra de 60Ah..., se puder, não faça, use baterias idênticas.

OBS.: Quando se liga em paralelo a tensão permanece a mesma, no caso, serão 12V, o que não afeta nada, agora se ligar em série a tensão se soma, vira 24V, dai....... bomba::

Era isso que eu queria dizer....o Alex disse para usar o isolador para motor que tenha alternador, no caso é um motor de 60hp mercury, que eu saiba ele já vem com alternador de fábrica, ou estou errado?...E ai Alex o que acha, posso usar as duas em paralelo?

Compartilhar este post

Link para o post

Pode sim.

Quanto ao isolador, ESQUEÇE.

Eu tinha instalado no meu barco e não funcionava. Seu motor tem ESTATOR para carregar, e não ALTERNADOR.

Compre uma chave de duas baterias, faça a ligação dos acessórios apenas eem uma bateria e quando vc estiver parado, passe a chave para a bateria dos acessórios. Mesmo que descarregar totalmente, vira pra outra bateria e dá partida normalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso