Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Fábio Alves

Motor e farol na mesma bateria, queima o farol?

Posts Recomendados

Amigos, possuo um Yamaha 25 com partida e retificador. Já queimou 2 faróis da Coleman que foram ligados na mesma bateria do motor. Por acaso, o que está causando o problema é o fato do farol ser 12 volts e estar recebendo 14/15 volts gerados pelo motor, para manter a bateria carregada? Devo, então, ter outra bateria a bordo exclusiva para o farol?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, relamente pode ta queimando devido a maior voltagem que o retificador ta mandando para bateria, se vc ja verificou no multimetro esse volor de 14/15 deve ser bem maior, no meu mercury chega a 30v no maximo, faz o teste com um multimetro para sabe quanto seu motor ta mandando para bateria, ja vi o pessoal reclamando de queimar sonar por esse mesmo motivo. tem uma solução até simple não sei o valor, vc pode colocar um limitador de voltagem no ligado no seu retificador dai ele só vai mandar no maximo 12v para bateria. ou ter duas baterias tambem resolve o problema.

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde, relamente pode ta queimando devido a maior voltagem que o retificador ta mandando para bateria, se vc ja verificou no multimetro esse volor de 14/15 deve ser bem maior, no meu mercury chega a 30v no maximo, faz o teste com um multimetro para sabe quanto seu motor ta mandando para bateria, ja vi o pessoal reclamando de queimar sonar por esse mesmo motivo. tem uma solução até simple não sei o valor, vc pode colocar um limitador de voltagem no ligado no seu retificador dai ele só vai mandar no maximo 12v para bateria. ou ter duas baterias tambem resolve o problema.

Natan, eu verifiquei essa voltagem (14/15) no voltímetro. Tentei uma vez medir com o multímetro mas ele não dava o resultado, a marcação dele endoidava. O técnico que instalou a partida elétrica me disse, na época, que o multímetro estava sofrendo interferências do próprio funcionamento do motor e que, nesse caso, seria melhor medir com o voltímetro. Desde então, carrego um voltímetro nas tralhas.

Quanto à bateria, acho que o melhor mesmo é levar duas nas próximas pescarias. Sendo das pequenas (45 h.) nem ocupa tanto espaço.

Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

O Tiago tem razão, o voltímetro da lancha sempre está marcando 14-15V. O seu problema deve estar no retíficador de corrente, pois ele mesmo limita a voltagem.

Compartilhar este post

Link para o post

14-15V não queimam lâmpadas... se a leitura do multímetro ficou "louca" é porque o retificador está mandando bem mais tensão do que isso.

O voltímetro que utilizo é novo. Será que não há precisão nele, por ser de ponteiro?

Vou comprar um multímetro zero bala e fazer o teste. É a única forma de saber. Pode ser que o aparelho utilizado pelo técnico estivesse com problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

O Tiago tem razão, o voltímetro da lancha sempre está marcando 14-15V. O seu problema deve estar no retíficador de corrente, pois ele mesmo limita a voltagem.

Vou comprar um multímetro novo pra fazer o teste, no tanque mesmo. Ainda não sei quando vou no rio.

Compartilhar este post

Link para o post

Confere a voltagem. Deve ter algo errado.

Vou conferir, com um multímetro novo pra não ter desculpas.

Tem um detalhe que notei com o voltímetro. Na lenta o motor gera 12 volts ou menos. Quando acelerado, na alta é que ele passa a carregar a bateria, gerando os 14/15 que citei.

Assim que tiver o resultado do novo aparelho, informo por aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

conversei com um tecnico sobre isso.

Ele diz que tem que usar o retificador e ligar numa bateria, e o farol na bateria; isso porque a bateria estabiliza a tensão. Pode até ser bateria de moto.

Eu já utilizo o retificador. Está devidamente instalado. Acho que o problema é outro. Fiquei de verificar com um multímetro, só que estou em viagem e não deu tempo pra fazer uns testes. Assim que fizer, dou o resultado.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
14-15V não queimam lâmpadas... se a leitura do multímetro ficou "louca" é porque o retificador está mandando bem mais tensão do que isso.

Olá Tiago.

No feriado fui pescar e somente agora pude fazer uns testes. Utilizei um multímetro novinho que comprei.

O resultado foi que o motor todo acelerado está mandando pra bateria uma carga que chega atingir 23 volts. Por isso o farol não aguenta.

Acho que isso não é normal e realmente o problema deve estar no retificador.

Compartilhar este post

Link para o post

Fábio, o problema é que esses retificadores simples não regulam a voltagem.

Enquanto a bateria não está 100% carregada, ela age como um capacitor e não deixa a voltagem subir demais. O problema é quando a carga da bateria está completa. Aí a voltagem sobe sem limite e queima tudo que tiver ligado, além de estragar a própria bateria também.

A solução é inslatar um regulador de voltagem após o retificador (ou um retificador/regulador). Pode usar um regulador de moto, é bem mais barato que um náutico.

Compartilhar este post

Link para o post

Fábio, o problema é que esses retificadores simples não regulam a voltagem.

Enquanto a bateria não está 100% carregada, ela age como um capacitor e não deixa a voltagem subir demais. O problema é quando a carga da bateria está completa. Aí a voltagem sobe sem limite e queima tudo que tiver ligado, além de estragar a própria bateria também.

A solução é inslatar um regulador de voltagem após o retificador (ou um retificador/regulador). Pode usar um regulador de moto, é bem mais barato que um náutico.

Boa dica Tiago, é o que vou fazer. Senão tenho que ter 2 baterias dentro do barco e vai só acumulando tralha no piso, além do peso desnecessário. Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola pessoal, deixa eu dar umas dicas, antes pra quem nao me conhece trabalho mais de 20 anos de eletricista automotivo. Caro amigo Fabio, vejo muita gente falar sobre retificador, este tem a funcao de apenas transformar a corrente alternada em continua porem nao estabiliza a tensao. O fato de um de seus multimetros ter ficado doido se deve a falta de filtros de corrente estaticas, 95% dos multimetros nao possuem. Quanto a bateria esta alem de armazenar corrente eletrica neste caso funciona tambem como um gigante capacitor. Eu particularmente a muitos anos uso farois e motor na mesma bateria inclusive com apenas um diodo, nem retificador uso.

Um motor de 25hp, como e seu caso, nao possui alternador e sim um magneto, o qual tem baixa capacidade de geracao de energia.

O grande problema que acredito estar ocorrendo contigo deve ser a qualidade das lampadas, essas que vem nos produtos colemam sao de segunda linha, inclusive ja troquei algumas. Faca um teste va a uma oficina de auto eletrica e compre lampadas GE ou Osram, nao philips. Possivelmente vai resolver seu problema. Sei que vai achar estranho, mas ja fiz varias experiencias.

Qualquer coisa que eu possa ajudar, e so dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Chrisley, sua ajuda é muito bem vinda e fico muito agradecido.

Permita-me uma pergunta. Nos últimos testes o multímetro (novinho e aparentemente normal) chegou a marcar 23 Volts. Será que as lâmpadas de melhor qualidade suportam essa voltagem?

De qualquer forma, irei fazer os testes, como você indicou. Um grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Permita-me uma pergunta. Nos últimos testes o multímetro (novinho e aparentemente normal) chegou a marcar 23 Volts. Será que as lâmpadas de melhor qualidade suportam essa voltagem?

Então Fábio, como o motor 25hp gera no máximo 6Ah em rotação máxima, uma lâmpada de 55w é mais do que suficiente pra impedir que a bateria sobrecarregue e a voltagem suba demais.

A questão é que a lâmpada precisa ser de boa qualidade pra suportar eventuais picos de tensão.

Só que mais importante do que isso é você se certificar as conexões entre o retificador e a bateria estão em boas condições... Se algum dos terminais da bateria estiver frouxo, com mal contato ou oxidado, você perde o efeito "capacitor" da bateria aí a voltagem fica sem limitador (passa fácil de 30 volts) e queima tudo que estiver ligado no caminho.

Compartilhar este post

Link para o post

O fato de ter marcado 23 volts vai depender de como foi testado, inclusive o Tiago ja havia previsto isso acima. O teste ideal deve ser feito com os cabos bem conectados na bateria, dificilmente vai passar de 15 volts. Um detalhe valido pra todo multimetro e que quando a bateria interna deste estiver fraca geralmente eles erram na marcacao. Quanto as lampadas de 12v suportar 23v, isso nao suportam, porem e praticamente impossivel um magneto ligado a bateria com corrente retificada chegar a tal. Abracos e boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, vou discordar dos "experts" acima.

Para vc ligar um farol no 25 Yamaha, não precisa de nada, é só ligar nos fios que ficam soltos para isso.

Vc colocou um retificador e ele está com problema.

Troca ele que resolverá seu problema.

Fim de papo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se está marcando 23V (ou qualquer outra tensão) DC no multímetro, é muito difícil o retificador estar com problema. Ele está fazendo exatamente o que tem que fazer: converter a corrente alternada em corrente contínua.

E realmente, se a intenção for só ligar um farol no motor pra acender enquanto o motor estiver funcionando, pode-se desprezar o retificador e ligar a lâmpada direto na corrente alternada. Só não pode ligar uma lâmpada mais potente que o magneto (no caso, 72W), senão quem vai queimar é o próprio magneto e não vai ficar nada barato pra arrumar.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, vou discordar dos "experts" acima.

Para vc ligar um farol no 25 Yamaha, não precisa de nada, é só ligar nos fios que ficam soltos para isso.

Vc colocou um retificador e ele está com problema.

Troca ele que resolverá seu problema.

Fim de papo.

Caro amigo AlexAdvo, concordo com voce se for ligar so o farol, mas no caso citado o magneto deve alimentar a bateria em virtude da partida eletrica do motor.

Compartilhar este post

Link para o post

Se está marcando 23V (ou qualquer outra tensão) DC no multímetro, é muito difícil o retificador estar com problema. Ele está fazendo exatamente o que tem que fazer: converter a corrente alternada em corrente contínua.

E realmente, se a intenção for só ligar um farol no motor pra acender enquanto o motor estiver funcionando, pode-se desprezar o retificador e ligar a lâmpada direto na corrente alternada. Só não pode ligar uma lâmpada mais potente que o magneto (no caso, 72W), senão quem vai queimar é o próprio magneto e não vai ficar nada barato pra arrumar.

Concordo...

Compartilhar este post

Link para o post

Não Tem conversa.

Vcs já tiveram motor com partida elétrica? Esqueçam automóveis.

O retificador tem que parar nos 14V. COMO TODO MOTOR DE POPA, que carrega bateria.

Se tivesse com os cabos desconectados, ou com mau contato já tinha queimado o retificador.

Se tá mandando 23 tá errado. Podem teorizar o que quiserem.

Agora, se foi feito uma GAMBIARRA para colocar o retificador, aí já é outro papo.

Fábio, o negócio é TROCAR O RETIFICADOR.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso