Ir para conteúdo

Marcio Lellis se apresentando


Posts Recomendados

A pesca tem sido o principal objeto do meu interesse e do meu lazer nos últimos dois anos. No entanto, nunca paguei e pretendo nunca pagar as pousadas de pesca, ao menos as muito caras. Tenho levado meu filho de 9 anos em todas elas e logo estarei levando também meu outro filho de 7. Isso ficaria sempre acima dos 1.000,00 Reais por dia de pesca, que não seria viável.

Assim, usei o que seria 10 dias de pescaria em pousadas de pesca e fui me virando em Motor, barco e carreta.

Comprei o motor de popa em Manaus, fiz os rios Demene e Aracá , em Barcelos por 3 dias e ao final embarquei meu motor em um barco de carga para Santarém. Em julho passado fiz os quase 4 mil km entre São Paulo e Santarém-PA para ir busca-lo e, é claro, fui pescando pelo caminho da volta. Passamos pelo Teles Pires e seus pescamos nos seus afluentes.

Como muitos, os tucunas nas artificiais tem toda a minha preferencia.

Além do custo, extremamente alto, penso que me agrada mais o fato de eu ser o autor das minhas próprias pescarias.

Me atrai mais ir para um rio, com as informações de que eu disponho, pilotando meu próprio barco e não pegar nenhum peixe do que ser levado por alguém que está “prestando um serviço”, ou seja, que me enxerga apenas como um cliente.

Me vejo de forma um tanto quanto infantilizada ao ir para o Rio com um Guia de pesca, que me guiará até um ponto que ele conhece, que me dirá que isca eu devo usar, e o que devo fazer. Ou seja, toda a interpretação da paisagem, das condições atmosféricas, todo o conhecimento do comportamento das espécies ficam por conta do guia. Aos pescadores-pagadores resta repetir os movimentos ensinados.

Tenho, também neste período, acessando a site de pesca e comprando as revistas do setor. No entanto, as informações que eu encontro são as de um mundo da pesca completamente mercantilizado. As reportagens quase exclusivamente, restringem-se às pousadas de pesca. É bastante comum, inclusive, as reportagens começarem com “.. atendendo ao convite do proprietário da pousada..”

Nos fóruns também parece haver várias pessoas indicando pousadas e guias e pouca informação sobre o acesso, sobre os rios, época do ano, sobre o que poderemos encontrar por lá.

Assim, aqui no TURMA DO BIGUÁ pretendo reunir informações valiosas de rios, espécies, comportamentos, que nos levem à sermos mais protagonistas de nossas viagens, mais autores de nossas pescarias. Ao longo do tempo, pretendo também, neste fórum, postar as informações e meus parcos saberes acumulados com as experiências que eu vivi.

Abraço

Marcio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja Bem vindo !

::bemvindo:: ::bemvindo:: ::bemvindo::

Não se esqueça de postar seu avatar e criar uma assinatura personalizada !

Abaixo o endereçamento de tutoriais que poderão ser úteis...

viewforum.php?f=70

Qualquer necessidade, mande-me uma MP ( Mensagem Privada ),

ou entre em contato com um dos moderadores...

Apareça mais e poste sempre !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Márcio...seja muito bem vindo.

Permita-me discordar um pouco de vc, ou melhor, mostrar um ponto de vista diferente do seu.

Inicialmente gostaria de dizer q invejo a sua coragem em enfrentar tamanhos desafios e confesso q já fiz algumas loucuras semelhantes...hehee....mas o tempo me fez ver o "outro lado da moeda"... e qual seria?!?! O da falta de tempo para aproveitar tanta coisa/pescaria legal q temos neste País.

Fico tentando fazer as contas aqui para ver o quão "mais barato" foi esta viagem sua de Santarém pra SP, passando pelo Teles Pires...hehee...Se vc fala em aventura, em gostar de viajar, respeito totalmente o seu ponto de vista...mas isso aí não é aproveitar uma pescaria (na minha opinião).

Vc comprou um motor de popa, rodou milhares de Km, e sou de falar q gastou mais do q em um pacote de pesca. Detalhe, quantos dias vc precisou para fazer tamanha aventura!??! Lembre-se q muitos amigos pescadores não dispõe de tamanha disponibilidade de tempo assim.

Vejo vc reclamando das revistas de pesca...e eu tb sou um reclamão nato, mas como eles irão se manter sem fazer propagandas??? Se vc fosse o diretor da revista, qual a primeira ordem q daria para o setor comercial / marketing??? Uma coisa posso te dizer....Eu jamais "abriria/lançaria" uma revista de pesca...Viver da pesca neste País é morrer de fome e reclamação. Já pensou nisso???

Só para vc ter uma idéia do tanto q nós somos reclamões, vc viu o lançamento da Fish TV, né?!?! Pois é...essa TV é algo único, é algo gigantesco, é algo maluco...mas vc acredita q na primeira semana de lançamento do canal eu vi comentários no sentido de q a TV deveria abortar assunto "X", assunto "Y" ou "Z"?!?! Ou seja, o pescador não tinha nada e reclamava....e, quanto criam algo fantástico, reclamam tb. surtei::

Vc tb fala dos guias e das pousadas caras....Mas eu vejo uma pessoa normal investindo mais de milhão numa estrutura para tirar dali o seu sustento. Sim, eles são pessoas normais como eu e vc...Pergunto: quantos anos serão gastos para tirar tal investimento?!?! Sou de te responder q muitos jamais conseguirão tirar o investimento de lá.

Do outro lado temos os pescadores profissionais q matam tudo...e, é justamente da pesca esportiva, do pesque-e-solte, que surge lá na pousada q vc se recusa a frequentar, q parte a idéia de que este guia tem muito mais a ganhar com o peixe vivo ao morto.

Eu tb pensei muitos anos como vc....Hoje tento prestigiar toda e qualquer pousada, toda e qualquer loja, todo e qualquer guia....

Eu tb já fui daquele q insistia em levar minha própria bebida pra pousada...até q um dia meu irmão me disse: "Rapaz, deixa o cara ganhar um pouquinho tb, sem ele nós teríamos q ficar acampados."...E num é q é verdade!??! Ou melhor, passei a gastar menos. Antes, tinha q comprar gelo, isopor, e um monte de cerveja/água/refri q sobrava no final da pescaria...Hoje, prefiro pagar alguns reais/centavos a mais pra pousada a perder dinheiro com gelo e bebidas q acabam voltando pra casa.

Sobre os guias, onde vc diz se sentir "infantilizado", como disse acima, o guia está na água todos os dias, e muitos, há anos naquele lugar....Pq eu deveria perder meu pouco tempo disponível para aprender o q ele aprendeu em uma vida?!?! Chamo isso de otimização de tempo, prazer e resultado...afinal, estou lá pra pescar. Quem arremessa sou eu, quem ferra sou eu, embarca sou eu...O guia é apenas "um guia".

Vc mesmo disse q os fóruns são "mercantilizados" e não fornecem informações de acesso....e são justamente estas informações q fazem vc não "perder seu tempo", indo pescar em Barcelos no mês de Junho...ou pescar no Araguaia em dezembro, ou isso ou aquilo....na verdade, na minha opinião, toda e qualquer informação é sim, sempre muito bem vinda. Aprender com as experiências alheias pode ser uma virtude e tanto.

Bem....já disse muito blá-blá-blá...hehee...sinta-se em casa. ::bemvindo::

Aguardamos as suas dicas sobre estes lugares q já passou...E poste algumas fotos tb....quem sabe não me aventuro numa destas?!?!

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...