Ir para conteúdo

Que peixe é esse?


Posts Recomendados

Galera, queria saber que peixe é esse da foto abaixo.

Imagem Postada

Fui a um acampamento no mês passado em uma fazenda que fica na região do Lago Oeste, entre o Poço Azul e Brazlândia, em um córrego daquela região que não sei o nome. Chegando na fazenda onde a galera estava acampada, um pessoal tinha ido pescar e pegaram uns peixes que eles falam que é Pirapitinga, mas acredito que não seja. Eles têm uma aparência de uma mistura de Lambari com Dourado, mas bem puxado para o verde do Lambari. Esses da foto medem em torno de 25 cm e na fazenda eles capturam sempre em torno desse tamanho. A captura é feita com minhocas mas na maioria das vezes o resultado é melhor com pedaços de peixes. Outro detalhe é que são bem agressivos quando fisgados.

Eu estou querendo depois dá um pulo lá e tentar capturar alguns, daí a ajuda da galera pra saber qual o peixe e forma melhor de pegá-los.

O córrego é pequeno e cheio de corredeiras. O pessoal pegou também umas cachorras de uns 20 cm e soltaram. Será que lá tem umas maiores? Porque o córrego é tão pequeno que fico a pensar se tem mesmo umas grandes escondidas por lá.

Vejam a foto do córrego.

Imagem Postada

Será que uns Jigs podem trazer bons resultados?

Valeu galera. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser um piau...

Como eles foram limpos antes da foto, fica um pouco difícil ter certeza, mas o rabo é parecido...

Um abraço a todos!

Com certeza não são piaus, a boca e BEM diferente. E com certeza não são pirapitingas, pirapitingas parecem com um pacu caranha.

Na verdade aposto que são TABARANAS, da família do dourado... chegam a 2/3 kg no máximo, mas como esse rio e bem pequeno e raso ai devem estar só os filhotes...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madeira,

estava no hotel fazenda cujo o nome é Barra do Dia e é um patrocinador do site http://www.DOCERRADO.com quando avistei um imenso cardume.

Conversando com o proprietário da fazenda ele afirmou que o nome é PIRAPITINGA, fiquei curioso e fui pesquisar e convidou para que na próxima visita a fazenda eu levasse minha tralha para fisgar os danados e a única condição do dono era a soltura dos peixes capturados.

Foto no poço:

Imagem Postada

Na pesquisa que fiz descobri mesmo que se trata da PIRAPITINGA, possui o nome cientifico de Brycon carpophagus (Bacias Amazônica e do Prata) e Brycon opalinus (Bacia Amazônica), vivem em rios de águas rápidas e frias, alimentando-se de insetos, pequenos peixes, frutos e sementes.

Depois deste estudo parti para a fazenda onde carreguei um equipamento leve: Linhas 10 a 14Lb, anzóis de haste longa nº 4 a 8 e um castorzinho para dar segurança pois a mandíbula dele lembra bem a de um dourado.

E como falou este peixe com um equipamento leve é um tesão de fisga-lo pois o peixe é brigador.

Lembrando que o tamanho dele pode medir até 35Cm de comprimento e pesar 1,5Kg.

Quando voltar la e acho que será em breve lhe aviso parapassarmos o dia la, o local é muito bacana, possui 3 cachoeiras, bar perto da piscina e tem as PIRAPITINGAS.

Mais sobre a fazenda:

http://www.docerrado.com/loc_go_barra.htm

Te aviso cabra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São pirapitingas, alguma espécie do gigante genero Brycon. Acho q já vi alguma materia antiga do Giovani , ou alguem de Brasilia, pescando elas no fly.

Entao Bruca, existem essas duas pirapitingas a da familia das matrinchas e a pirapitinga que é tipo uma caranha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São pirapitingas, alguma espécie do gigante genero Brycon. Acho q já vi alguma materia antiga do Giovani , ou alguem de Brasilia, pescando elas no fly.

Entao Bruca, existem essas duas pirapitingas a da familia das matrinchas e a pirapitinga que é tipo uma caranha.

Pode crer! Eu só conhecia a Pirapitinga da família das caranhas...

VLW!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o maneiro é quando tu mergulha em um poço como esse la da fazenda, os peixes curiosos saem acompanhando.

So pra ter ideia o tamanho do poço:

Imagem Postada

Isca boa para estes peixes é milho de latinha mesmo, ate porque eles são curiosos e quem pesca de Fly se da muito bem porque ele tem uma ação igual a de piaba, exemplo disso é so dar uma cuspida na água o cardume ataca.

Madeira sabe o nome desse riozinho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To com o Thiago. Deve ser um peixe do gênero Brycon, o mesmo das matrinxãs, piraputanga, vermelha, piracanjuba e pirapitinga do sul (tem mais de 30 espécies).

Na bacia amazônica, eles chamam de pirapitinga o Piaractus brachypomus, que é bem parecida com o pacu do Pantanal, e que no Araguaia leva o nome de caranha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São pirapitingas, alguma espécie do gigante genero Brycon. Acho q já vi alguma materia antiga do Giovani , ou alguem de Brasilia, pescando elas no fly.

Entao Bruca, existem essas duas pirapitingas a da familia das matrinchas e a pirapitinga que é tipo uma caranha.

Como citei na resposta:Nome cientifico de Brycon carpophagus (Bacias Amazônica e do Prata) e Brycon opalinus (Bacia Amazônica), vivem em rios de águas rápidas e frias, alimentando-se de insetos, pequenos peixes, frutos e sementes.

Existe também uma que é a Pirapitinga do Sul... essa nunca vi.

Sem + rodeios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madeira sabe o nome desse riozinho?

Flávio, não sei o nome, mas a fazenda fica mais ou menos uns 10km após uma entrada de terra quase em frente ao posto fiscal. Direção contrária da Fazenda Barra do Dia, que também conheço e é show.

A estrutura do rio é semelhante a essa da foto que vc postou. Também dá pra ver elas nadando em cardume. É show.

Ah se eu tivesse um equipamento de Fly :lol: :lol: :wink: Tenho certeza que elas entrariam numa boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tabarana (Salminus hilarii) tem o rabo vermelho com uma faixa preta, semelhante ao dourado de água doce... :mrgreen:

Enquanto o piau (ou piapara; Leporinus sp) tem o rabo amarelo e com o mesmo formato dos peixes mostrados, razão da minha confusão... :wink:

Quanto a pirapitinga (Brycon sp), ainda não tive o prazer de pescá-la... :cry:

Ainda em tempo, quase tudo que é peixe entra em um jig... 8)

Sempre que der para usar, é uma grande opção! :P

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Madeira, blz? Cara, acho um jig bem pequeno possa funcionar sim. Mas não deixe de experimentar um sabiki, acredito que vai ser fatal. Leve uns três tamanhos: 16, 12 e 8. É bem baratinho, na Feira do Paraguai está entre R$4 a R$6,00.

Obrigado Michel.

Acabei de ir na Feira do Paraguai e comprei os Sabiki nº 08 e 14 para fazer um teste. Eles realmente parecem uma mosca de fly e acho que vão sair bem.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Fera ja peguei desse peixe na região do rio da Prata em minas gerais perto de Ituiutaba, nós aqui chamamos de pirapitinga, é um peixe super esportivo, acho q pego com fly dev ser espetacular. É uma pena q cada vez mais eh dificil encontrar esse peixe 1Kg, mas eu ja tive o prazer d pegar uma e vi exemplares um pouco maior.

Sua carne, para mim eh a melhor, ele parece q tem molho de tomate na região dorçal dela bem mais do que Pracanjuba, e piraputanga.

Obs: Muita gente aqui na região chama esse peixe de tabarana, mas quem ja pegou tabarana sab q esse peixe não é tabarana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obs: Muita gente aqui na região chama esse peixe de tabarana, mas quem ja pegou tabarana sab q esse peixe não é tabarana.

Dessa eu não sabia!

Acho que essa é a razão para a confusão anterior sobre este peixe se parecer com uma tabarana ou não...

Por isso que é um bom costume associar o nome científico ao nome vulgar do peixe!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Pessoal,

São pirapitingas mesmo. O rio aonde elas foram pescadas se chama rio da palma, pesco ali naquele ponto da foto desde 1996. No fly e no material UL são espetaculares! Nunca vi maiores que 35-40 cm por lá.... nem as cachorras citadas pelos amigos do Madeira. A pescaria é muito bacana. andando pelo leito do rio e arremessando as iscas nos pontos de água rápida e remansos antes de corredeiras.

E lá tem umas traíras MUITO grandes também...

Kalius, não são piracanjubas, até por que a piracanjuba não é endêmica da nossa região. São realmente parecidas nas fotos, mas as diferenças "ao vivo" são marcantes.

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

São pirapitingas mesmo. O rio aonde elas foram pescadas se chama rio da palma, pesco ali naquele ponto da foto desde 1996. No fly e no material UL são espetaculares! Nunca vi maiores que 35-40 cm por lá.... nem as cachorras citadas pelos amigos do Madeira. A pescaria é muito bacana. andando pelo leito do rio e arremessando as iscas nos pontos de água rápida e remansos antes de corredeiras.

E lá tem umas traíras MUITO grandes também...

Kalius, não são piracanjubas, até por que a piracanjuba não é endêmica da nossa região. São realmente parecidas nas fotos, mas as diferenças "ao vivo" são marcantes.

Abraços a todos!

E ai Léo...

pescador o engraçado que aqui no "Rio Piracanjuba" realmente chamam este peixe pelo tal.MAs obrigado pela explicação amigo, grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

São pirapitingas mesmo. O rio aonde elas foram pescadas se chama rio da palma, pesco ali naquele ponto da foto desde 1996. No fly e no material UL são espetaculares! Nunca vi maiores que 35-40 cm por lá.... nem as cachorras citadas pelos amigos do Madeira. A pescaria é muito bacana. andando pelo leito do rio e arremessando as iscas nos pontos de água rápida e remansos antes de corredeiras.

E lá tem umas traíras MUITO grandes também...

Kalius, não são piracanjubas, até por que a piracanjuba não é endêmica da nossa região. São realmente parecidas nas fotos, mas as diferenças "ao vivo" são marcantes.

Abraços a todos!

Háá, e sempre achei que pirapitingas eram umas mais aredondadas que pegamos no araguaia,vou achar uma foto e mandar p vcs, tipo da familia dos pacús............Que dúvida agora uai kkkkkkkkkk..........

vão esclarecendo aí.......

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...