Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Cícero do Val

ROLAMENTOS DO REBOQUE - MANUTENÇÃO

Posts Recomendados

Essa é muito boa idéia.

Será que algum dos nossos amigos pescadores, que é mecanico, poderia postar aqui como se faz a manutenção desse ítem nas carretinhas?

Melhor ainda com uma série de fotos passo a passo como já o fizeram os pescadores que postaram como instalar motor de arranque, como trocar o hélice, bomba d'água etc.

Fica aqui a sugestão.

Um abraço e feliz ano novo a todos aquí do fórum.

Delfino ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::fisherman ::fishing

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho como regra minha todo inicio de ano levar a carreta para uma revisão - balancear os pneus, dar uma olhada nos rolamentos, revisar as lanternas

o balanceamento é quase que obrigatório pois as carretas geralmente ficam muito tempo paradas e consequentemente os pneus podem sofrer deformações parados em uma só posição

nessa revisão, pedindo, o pessoal ja dá um trato nos rolamentos - é bem barato ou até "gratis" se vc for conhecido da loja.

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Esta semana vou levantar a carreta p revisar os rolamentos, se tiver que trocar, já troco, pois são relativamente baratos, pelo transtorno que podem causar se estourarem em uma estrada ::medo::

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Pessoal,

As rodas e eixo de minha carreta são de Gol. O que fiz:

Retirei as rodas, em seguida retirei a coifazinha para ter acesso à porca de fixação do tambor ao eixo. Retirei o grampo que trava a porca e em seguida a porca. Dai para frente é só desmontar, limpar, verificar se não há roletes trincados ou quebrados. Após a limpeza é colocar graxa e montar novamente. Não é nenhum bicho de sete cabeças.

Eu fiz pela primeira vez e agora em diante, farei sempre que necessário.

Abraço a todos.

Imagem PostadaImagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Pessoal,

As rodas e eixo de minha carreta são de Gol. O que fiz:

Retirei as rodas, em seguida retirei a coifazinha para ter acesso à porca de fixação do tambor ao eixo. Retirei o grampo que trava a porca e em seguida a porca. Dai para frente é só desmontar, limpar, verificar se não há roletes trincados ou quebrados. Após a limpeza é colocar graxa e montar novamente. Não é nenhum bicho de sete cabeças.

Eu fiz pela primeira vez e agora em diante, farei sempre que necessário.

Abraço a todos.

Valeu Heron pela dica. joia::: joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho como regra minha todo inicio de ano levar a carreta para uma revisão - balancear os pneus, dar uma olhada nos rolamentos, revisar as lanternas

o balanceamento é quase que obrigatório pois as carretas geralmente ficam muito tempo paradas e consequentemente os pneus podem sofrer deformações parados em uma só posição

nessa revisão, pedindo, o pessoal ja dá um trato nos rolamentos - é bem barato ou até "gratis" se vc for conhecido da loja.

Imagem Postada

Beleza Mario.

Não tinha pensado no balanceamento.

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

essa semana comprei lubrificador para engraxar os rolamentos sem ter que desmontar tudo. ainda nao fiz o teste, mas pra quem gosta de praticidade, aparentemente, ajudam bastante.

http://www.jet.com.br/juninhopesca/deta ... to=1223586

Moisés,

Sua sugestão é excelente, porém, penso que a inspeção visual é primordial, considerando que as rodas são colocadas em contato com a água com uma certa frequência, possivelmente detritos, areia, etc e isto pode causar deficiência na lubrificação, tendo como consequência a trinca ou quebra de algum rolete do rolamento.

E tem mais, para quem tem um tempo disponível, esta é uma oportunidade de se dedicar à um hobby e claro, apreciando uma "loira gelada" e um tira-gosto..rsrsrs É igual à limpar e lubrificar carretilhas e molinetes.. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem quer por a mão na massa eu digo o seguinte:

Verifique qual o tipo do cubo da roda, se é padrão GM/Volks ou Ford.

Muitas carretas são do padrão Gol, aí é só ir na auto peça e pedir o Kit traseiro, vem com o rolamento, cupilha e retentor.

O retentor deve sempre ser trocado, até mais que o rolamento, pois é ele que impede a entrada de sujeira no rolamento.

Outra coisa que faço é passar cola 3M na tampa do cubo, assim evita que entre água.

Não economize na graxa. Use as de rolamento, pois tem as graxas de PINO que são bem mais baratas.

Para quem possue as tampas com bico de engraxadeira, JAMAIS injete graxa em excesso esperando ela extravasar por trás do retentor, isso o desloca e compromete a vedação.

Compartilhar este post

Link para o post

Não perco tempo analisando o estado dos rolamentos. Uma vez por ano (não uso em água salgada) mando fazer uma revisão completa na carreta: elétrica, rolamentos e todas as porcas e parafusos. Mando trocar os rolamentos e retentores direto pois é muito barato comparado no prejuízo que pode causar.

Compartilhar este post

Link para o post

Não perco tempo analisando o estado dos rolamentos. Uma vez por ano (não uso em água salgada) mando fazer uma revisão completa na carreta: elétrica, rolamentos e todas as porcas e parafusos. Mando trocar os rolamentos e retentores direto pois é muito barato comparado no prejuízo que pode causar.

ja travei rolamento na estrada uma vez ... nunca mais quiz economizar em manutenção

deu um trabalho e uma perda de tempo absurda

Compartilhar este post

Link para o post

ja travei rolamento na estrada uma vez ... nunca mais quiz economizar em manutenção

deu um trabalho e uma perda de tempo absurda

E deu sorte da roda não sair e correr o risco de atingir alguém ou um carro. :amigo:

Não se esqueçam de verificar/trocar os parafusos que prendem a munheca. Eles sofrem desgaste e fadiga de material,

CUIDADO!!! joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Heron,

a melecada que faz pra trocar o rolamento não tem nem como segurar uma tulipa, rsrsrsrs,

mas a manutenção é fundamental, ou se paga para alguem fazer ou se aprende a trocar (e quando for necessário, nao fica passando sufoco na estrada).

quando existe algum rolete fora da sede, o mecânico nao precisa nem desmontar o conjunto pra saber que tem algo errado no cubo de roda. só em balançar o pneu, já existe folga excessiva e é nítida a necessidade da substituição do rolamento.

tenho 2 reboques, 1 que vai pro mar e outro que so entra em agua doce. o do mar, reviso os rolamentos a cada 3 ou 4 meses, e o do rio, todo começo de ano, jogo o macaco hidráulico embaixo do eixo e faço a revisão.

para reboque que entra em agua salgada, so deve ser usado parafusos de inox, que apesar de se tornar "enferrujável" em contato com o aço carbono, é o que mais mantem suas características de resistencia mecânica. no barco que so entra em agua doce, uma lavada e borrifada de WD-40 da vida, é suficiente para manter afastada a corrosão. o unico lugar que apareceu corrosão no reboque do rio, é onde o cachorro la de casa mijava. mau::

é importantissimo, mesmo que tenha feito a revisão a pouco tempo, que se carregue junto com as tralhas, 1 ou 2 conjuntos novos (a depender da distancia que será percorrida), na caixa de ferramenta.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe informar como engraxar os cubos das carretas Fortcar que vem com graxeiro automático? É só encher aquele graxeiro com graxa de sabão de lítio ou tem que fazer outra coisa?

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe informar como engraxar os cubos das carretas Fortcar que vem com graxeiro automático? É só encher aquele graxeiro com graxa de sabão de lítio ou tem que fazer outra coisa?

como vc viu acima a grande maioria do pessoal leva em um auto cento ou mecânico uma vez por ano e manda desmontar confere os rolamentos engraxa e monta novamente

só colocar graxa não vai resolver se os rolamentos estiverem com problema

e caso vc não tenha uma graxeira vc vai ter que mandar fazer isso em algum lugar

Compartilhar este post

Link para o post

Heron,

a melecada que faz pra trocar o rolamento não tem nem como segurar uma tulipa, rsrsrsrs,

mas a manutenção é fundamental, ou se paga para alguem fazer ou se aprende a trocar (e quando for necessário, nao fica passando sufoco na estrada).

quando existe algum rolete fora da sede, o mecânico nao precisa nem desmontar o conjunto pra saber que tem algo errado no cubo de roda. só em balançar o pneu, já existe folga excessiva e é nítida a necessidade da substituição do rolamento.

tenho 2 reboques, 1 que vai pro mar e outro que so entra em agua doce. o do mar, reviso os rolamentos a cada 3 ou 4 meses, e o do rio, todo começo de ano, jogo o macaco hidráulico embaixo do eixo e faço a revisão.

para reboque que entra em agua salgada, so deve ser usado parafusos de inox, que apesar de se tornar "enferrujável" em contato com o aço carbono, é o que mais mantem suas características de resistencia mecânica. no barco que so entra em agua doce, uma lavada e borrifada de WD-40 da vida, é suficiente para manter afastada a corrosão. o unico lugar que apareceu corrosão no reboque do rio, é onde o cachorro la de casa mijava. mau::

é importantissimo, mesmo que tenha feito a revisão a pouco tempo, que se carregue junto com as tralhas, 1 ou 2 conjuntos novos (a depender da distancia que será percorrida), na caixa de ferramenta.

Moisés,

Não tem meleca não. rsrsrs É só espelhar no comportamento dos mecânicos de fórmula 1 que dá para fazer com pouca sujeira.. rssrsrs Agora, a tulipa pode sujar, só não pode é esquentar a cerveja. Hehehehe

Quanto ao cachorro “carimbar” as rodas da carreta, faça como eu, tenha somente fêmeas em casa e estará tudo resolvido. Rssrss.

Falando sério, o importante é que o tópico gerou uma série de informações, onde acredito que será de grande valia no enriquecimento do conhecimento. Quanto à tomada de decisão de como e quando fazer, dentro do espírito democrático, caberá à cada um definir a melhor forma, respeitando claro, suas decisões dentro daquilo que lhe for conveniente em termos financeiros e de vontade própria.

Eu, particularmente gosto de fazer algumas tarefas em casa. Sempre busco informações técnicas e em seguida “vou à luta”. Hoje mesmo, fiz uma limpeza e substituir o líquido de arrefecimento de minha caminhonete Hilux. Troquei também o óleo do motor, filtro de ar, óleo, diesel, lubrifiquei as cruzetas do cardam principal e do 4x4. Ela está prontinha para pegar estrada.. rsrsrs

Bom, é isso ai.. hehehehe

Abraços!!

Heron

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a observação do amigo Moisés é pertinente, mesmo praqueles que sempre fazem a revizão em oficina, é bom saber como trocar, no caso de vc não ter suporte por perto. e sempre ter um kit rolamento/retentor/cupilha na traia. Ja passei por um aborrecimento, de perder 8 horas na estrada por conta disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal o melhor cubo de roda para carreta de barco e o cubo do Fiat c/ rolamento, ele e brindado e nunca vai te deixar na estrada porque mesmo depois que ele estraga vc ainda anda muito e o detale custa o mesmo preço do kit de roda traseiro do gol este ai que vcs estão trocando uma vez por ano, para trocar pelo do fiat vc precisa mexer na ponta do eixo coisa rapida e facil, ai e so alegria, eu pessoalmente vivia trocando os rolamentos de minha carreta mudei acabou meu poblema e tem mais o do Fiat não sai a roda, olha pessoal vendo auto peças e é raridade trocar cubo de roda do Fiat ja o kit de roda traseiro do gol vendo o dia todo e meu carro e Gol.......rs

Espero ter ajudado, abraços a todos

Zé Carlão

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso