Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Heron Domingues

Como evitar enrosco de hélice em rede de pesca?

Posts Recomendados

Olá Pessoal,

Tenho navegado na represa de Três Maria, região de Felixlândia e como principiante em navegação, estou apreensivo e muito preocupado com a quantidade de boias sustentando redes de pesca. Minha dúvida e; a que altura estas redes são colocadas e o que fazer para evitas o famoso enrosco de hélice nas redes?

Desde já agradeço se alguém puder passar alguma orientação.

Abraços

Heron

Imagem PostadaImagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma pequena quantidade de linha pode entrar no cubo do hélice e estourar o retentor, verfique sempre, inclusive tirando o hélice, isto vale tb p o elétrico. Caso vc pesque de espera com o barco apoitado, deixe sempre o motor engatado, pois se a linha da carretilha entrar no hélice rodando com a correnteza, aí sim a coisa é brava

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pequena quantidade de linha pode entrar no cubo do hélice e estourar o retentor, verfique sempre, inclusive tirando o hélice, isto vale tb p o elétrico. Caso vc pesque de espera com o barco apoitado, deixe sempre o motor engatado, pois se a linha da carretilha entrar no hélice rodando com a correnteza, aí sim a coisa é brava

Caro Lamana,

Se entendi bem suas explicações, minha preocupação mesmo é com as redes e não linhas de pesca. Não sei qual é a altura em que elas são mantidas em relação à lamina de água do lago. Tenho o receio de passar entre as boias e a rabeta pegar uma dessas redes. Enfim, tenho feito desvios e até então tem dado certo, mas o receio sempre fica à tona.

Valeu pelos comentários.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem jeito de evitar, só desviar, se possível, já peguei umas cabeludas heim, mas nada que uma boa faca não resolva...kkkkk

Nesse caso, continuo com os desvios, esperando não pegar nenhuma cabeludas.. rsrsrs.. Mas a vontade mesmo é passar a faca antes de ocorrer o enrosco.. sair cortando tudo que encontrar.. heheheheh rsrsrsrs

Grato pelo comentário.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

É uma questão delicada, lembre-se que tem pescador profissional que tem permissão p usar rede, infelizmente, e o cara estará dentro da lei. Já vi muita briga em rio por causa disto, inclusive com arma. Não vale a pena estragar seu dia de pesca :amigo:

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho em minha canoa um canivete e um alicate de corte afiadíssimos, especializados no corte de redes.

Corto todas as que encontro, e se tenho como, levo pra praia e queimo.

No mais é como o Lamana falou, tomar cuidados para evitar danos ao motor.

Um abraço e boas pescarias. Naonao:: Naonao:: Naonao::

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que entendi da pergunta o caso é qual a profundidade que uma rede é colocada e se é suficiente para passar com o barco.

Geralmente as redes são colocadas bem no fundo do rio e possuem somente duas boias de sinalização pro pescador achá-las, então não tem risco.

Pode ser que vc tenha visto um ESPINHEL. Este tem várias bóias ( Pet), intercalando uma linha suspensa, mas não é uma rede. Se for isso, basta vc passar no meio de duas boias pois elas fazem um arco no fundo, mas como sempre, cuidado! Passe mais devagar e se ver a linha desengate o motor pra ele não puxar a linha na hélice.

PS: Pense como o profissional. Será que iria deixar a rede de forma que um motor a estragasse?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que entendi da pergunta o caso é qual a profundidade que uma rede é colocada e se é suficiente para passar com o barco.

Geralmente as redes são colocadas bem no fundo do rio e possuem somente duas boias de sinalização pro pescador achá-las, então não tem risco.

Pode ser que vc tenha visto um ESPINHEL. Este tem várias bóias ( Pet), intercalando uma linha suspensa, mas não é uma rede. Se for isso, basta vc passar no meio de duas boias pois elas fazem um arco no fundo, mas como sempre, cuidado! Passe mais devagar e se ver a linha desengate o motor pra ele não puxar a linha na hélice.

PS: Pense como o profissional. Será que iria deixar a rede de forma que um motor a estragasse?

Delfino,

É como o Lamana disse; é complicado cortar rede sem que esta tenha enroscado no hélice. É arrumar confusão com pescadores, porém, cada um sabe o que deve fazer e acredito que dependerá também o humor da pessoa no momento. Mas que dá vontade de sair cortando as redes, ahhh isso dá.. rsrsrsrs

De qualquer forma, grato pelos comentários.

Rodrigo,

Era justamente esta minha dúvida, quanto à altura das redes em relação à passagem do motor sobre elas. Agora ficou claro.

Grato pelas explicações.

Abraços a todos

Heron

Compartilhar este post

Link para o post

Pesco constantemente na região de Felixlandia e sempre vejo muita boia de rede na represa.

Tem duas situações:se a rede for de pescador profissional não tem perigo,é so passar ao lado das boias.O perigo está nas redes colocadas por amador ,essas sim não tem nemhuma sinalização e normalmente estão muito proximo da superfice e próximo as margens.

Por falar em rede desde o inicio da piracema ainda não vi um policial da florestal na região.O que adianta proibir se não fiscalizam!

Cadê a policia-será, que estão todos de férias

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que aprendi é que devemos sempre andar com o motor destravado pois se bater em rede ou toco não haverá risco de peder o controle da embarcação e manter sempre um velocidade baixa nos lugares onde tem muita rede e pauleira, ah, sem esquecer o colete salva-vidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Pesco constantemente na região de Felixlandia e sempre vejo muita boia de rede na represa.

Tem duas situações:se a rede for de pescador profissional não tem perigo,é so passar ao lado das boias.O perigo está nas redes colocadas por amador ,essas sim não tem nemhuma sinalização e normalmente estão muito proximo da superfice e próximo as margens.

Por falar em rede desde o inicio da piracema ainda não vi um policial da florestal na região.O que adianta proibir se não fiscalizam!

Cadê a policia-será, que estão todos de férias

A polícia não faz milagre da multiplicação, o culpado pela não fiscalização é o governo, que elegemos e colocamos lá em cima. Por isso voto nulo nas eleições.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal!

Tenho pescado na região de Três Marias e quanto às redes, não tem altura certa e às vezes nem bóias visíveis. Naonao::

As redes instaladas de pescadores profissionais, como disse nosso companheiro acima, são as menos problemáticas.

Agora infelizmente a única opção que temos é dentro do possível, ter muita atenção, pois já encontrei redes a +- 20cm da linha d'água, quase impossível de enxergá-las. diabo::

Outra coisa, o melhor a ser feito caso encontremos redes é desviarmos e, se enroscar, cortá-la para liberar o hélice, pois estamos naquele momento, praticando nosso hobby e ao contrário, estes pescadores que instalam as malditas redes fora de medida e consequentemente sem sinalização, na maioria das vezes são de uma ignorância total. bang::

Então pessoal; boas pescarias, muita atenção e sempre que possível denuncie! ::tudo::

Um dia alguém nos ouvirá! palmas::

Compartilhar este post

Link para o post

amigao,essa rede no meio da represa nao pega no motor,é so vc nao passar colado da boia,e tmb nao atrapalha nossa pescaria esportiva de tucunare,ela é pra pegar curimbas e outros peixe,agora na regiao de felixlandia,vilagio,lagoa do meio,tem muita rede na beirada,essas sim pode pegar no motor e atrapalha a nossa pescaria,faz igual eu faço:

DÁ um assuvio,se nao aparecer ninguem,arranca ela e bota fogo,so assim os proficionais vao aprender,pq eles agora deram para colocar na beirada e pegar grande qntidade de tucunares.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso