Ir para conteúdo

COM OU SEM LIDER?


Marcelo sjc

Posts Recomendados

Marcelo, eu só uso líder em pescarias onde as estruturas estão muito evidentes, ou seja, quendo a chance de o peixe ir para a pauleira é alta, senão, prefiro não "criar" mais um ponto de rico: A EMENDA das linhas.

Então só uso o líder de fluor pros cavalões em determinadas situações, para pescarias pequenas, snap direto no multi mesmo. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo,

A utilização de linhas de multifilamento com líderes de "mono" são recomendadas sempre ! A despeito das "dificuldades" no "fazer o nó" ( e isso é um fato inquestionável ), tudo se resume a "treinamento" ! Quanto mais treinado na prática de "fazer o nó", menos "problema" em executá-lo ! :wink:

A base da explicação ( já mencionada pelo Halieuta ) é a questão da abrasão da linha de mono "visa vis" a de multi ! Além de melhor "invisibilidade" ( principalmente através do uso de fluorcarbono ), elas aguentam muito mais os "enroscos" e "pontas de pedra", quase sempre FATAIS quando as iscas estão ligadas diretamente ao multifilamento ! :shock:

Já na linha do que disse o Xandego, em pescarias de peixes "não tão vigorosos" ( ou melhor, naquelas em que há possibilidade de controlar a retirada de linha e/ou enrosco ), a "preguiça" impede de preparar e usar o líder, mas técnicamente, ele é bastante recomendado ! 8)

Uma grande questão nesse "", é a diferença de diâmetro ( e dureza - no fluorcarbono, ainda maior ), que dificulta o manejo e aperto das linhas entre si, daí recomendar que procure usar no líder, mesmo de mono comum, linhas de diâmetros mais finos ( procure-os entre as linhas usadas para líderes em pesca de mar ), que diminuem essas questões de "compatibilidade" ! :twisted:

É claro que estamos falando de "recomendações técnicas", o que não significa que não usá-las irá comprometer a pescaria ! Não é isso, mas apenas como é que deveria ser... a escolha naturalmente é do pescador SEMPRE !

Boa sorte ! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Para quem costuma usar linha de multfilamento seria necessario usar um lider?

Penso que não pela resistencia da propria linha mas acho que facilitaria o trabalho da artificial sem contar na invisibilidade da linha, mas qual lider usar?

Da mesma forma que nosso maninho e parceirão Edsinho, p/ tucunarés uso multifilamento puro, pois não acho nenhum pouco necessário p/ pesca desse peixe, tendo em vista que o tucunaré não é um peixe tão arisco e manhoso como o bass e o robalo.

Porém a multifilamento quando exposta a pedreiras arrebenta com facilidade.

Sobre trabalho de iscas artificiais, dependendo da isca (tipo sputinick, 7mr, 28mr etc), as linhas de mono/nylon sairiam melhor que as multi. Por outro lado as linhas multi vão muito bem com alguns tipos de iscas, como zaras e helices. Respostas rápidas ao menor toque e fisgadas precisas! :twisted:

abração

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:arrow: Leandro,

Concordo com tudo que disse, embora existam momentos em que é necessário substituir a isca de superfície por uma de meia água ( normalmente após aquele rebojão... ) e aí, SEM LÍDER, volta a questão da "linha na pedra", e aí, adeus... :cry:

Por conta dessas coisas, é que acho que devemos ( sempre ) trabalhar com os líderes, até porque não prejudica em nada... O problema ( sempre ) são os nós ! Mas isso já é um outro assunto... ( já postado ! ) :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso leader porque no local onde pesco tem muita tranqueira onde os Tucunas procuram abrigo!!!

A multi não é resistente a abrasão, então uso um leader entre 0,50 cm e 01 metro de linha mono mesmo entre 0,40mm e 0,47mm!!!

Não precisa de mais que isso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:arrow: Leandro,

Concordo com tudo que disse, embora existam momentos em que é necessário substituir a isca de superfície por uma de meia água ( normalmente após aquele rebojão... ) e aí, SEM LÍDER, volta a questão da "linha na pedra", e aí, adeus... :cry:

Por conta dessas coisas, é que acho que devemos ( sempre ) trabalhar com os líderes, até porque não prejudica em nada... O problema ( sempre ) são os nós ! Mas isso já é um outro assunto... ( já postado ! ) :wink:

Kid, nas represas que pesco 99% da minha vida, dificilmente vc acha uma pedreira com risco da linha raspar....muito raro.

Tirando a pedreira qualquer outro obstaculo que tiver, a linha multi "tóra" no meio....rsrsrs....vem pau vem tudo junto...kkkkkk

Sobre as iscas de 1/2 agua é o seguinte. Certemante a 1/2 agua bem como as twitchbait, vão "trabalhar" mesmo usando pura multi. Agora a extremidade da performance daquele modelo de isca é mais facilmente alcançado usando linhas de nylon, ou seja, um pouco mais elásticas.

Respeito sua posição, porém continuo afirmando: Não acho que sempre devemos trabalhar com leader se não tiver o porque de usa-lo. Além do que se for um nó um pouquinho mais volumoso, vai atrapalhar a entrada no devanado da carreta, com o passar do tempo vai desalinando os passadores, e por consequência enfraquecendo o próprio nó. :wink:

Agora QUANDO vou pescar robalos por exemplo, faço SIM uso do leader de fluor, por alguns motivos: peixe manhoso, cracas pregadas nas galhadas pra todo lado, e pela própria resistência a abrasão do material.

Da mesma forma a galera do Bass, ou seja, ou o cara tá usando um leader transparente, ou está usando pura linha de fluorobarcon de 8 ou 10lbs. :D

abçssss

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:arrow: Leandro,

Continuamos sintonizados e concordando com a maior parte das afirmativas feitas !

O "meu problema" é que não costumo pescar em represas, e aí o "bicho pega"... !

Lá para os lados de Barcelos, o cenário é diferente... embora reconheça que tudo possa ser uma questão de hábito ( e/ou preferência ). O Fabrício na sua última viagem ( tá postado ), sequer usou snaps, quanto mais líderes, mas a contrapartida foi somente usar iscas de hélice e woodchoppers... Mas com multi de 65 / 80 lb, o líder fica meio sem sentido...

Estou ( na verdade ) bem curioso com o esquema da "soldagem"... Faz a união de multi com mono ? Funciona como, "derretendo" e depois "se fundindo" ? Não afeta as características e resistência original das linhas, criando um ponto frágil ? :shock:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:arrow: Leandro,

Continuamos sintonizados e concordando com a maior parte das afirmativas feitas !

O "meu problema" é que não costumo pescar em represas, e aí o "bicho pega"... !

Lá para os lados de Barcelos, o cenário é diferente... embora reconheça que tudo possa ser uma questão de hábito ( e/ou preferência ). O Fabrício na sua última viagem ( tá postado ), sequer usou snaps, quanto mais líderes, mas a contrapartida foi somente usar iscas de hélice e woodchoppers... Mas com multi de 65 / 80 lb, o líder fica meio sem sentido...

Estou ( na verdade ) bem curioso com o esquema da "soldagem"... Faz a união de multi com mono ? Funciona como, "derretendo" e depois "se fundindo" ? Não afeta as características e resistência original das linhas, criando um ponto frágil ? :shock:

Kid um dia quando eu tiver um pouquinho mais de tempo ($$$$) ainda vou p/ os lados de Barcelos....rsrs

A soldagem na verdade não chega a derreter as duas linhas e virar apenas uma, na verdade é uma fundição muito mais perfeita e resistente que as colagens normais. Se a soldagem for bem feita, os cortes das pontas restantes serem bem feitos, como manda o figurino, fica simplesmente perfeito e super resistente!! Lembrando que não tem o minimo de incomodo quando o ponto de colagem passa pelos passadores, ponteira etc....

Tem um amigo pescador de robalos que usa Cola CCM (vamos chamar de cola pra ficar mais facil ok) e faz leaders bem grandes, tipo 10 metros. Ele usa esse leader durante varios meses e vai cortando os pedaços que por ventura puirem. E mesmo usando a colagem por muito tempo nunca perde a resistência. Eu quando usava leader colado, de 2 em 2 pescarias refasia tudo novamente...mas nem precisa.

Vamos falando.....

abraço

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...