Ir para conteúdo

O que fazer com Chuva e Raios na pescaria:::?????


Posts Recomendados

Pessoal, gostaria de dividir com vcs a seguinte situação.

Vc esta no barco com o companheiro e o piloteiro, pinchando direto.

De repente o tempo muda, começa uma chuva fortissima e raios...raios..muitos raios em cima.

Está distante da pousada......!!!

Que vcs fazem?

Ficam no barco ?

Vai para o meio do mato?

Fica no barco debaixo de alguma arvore?

acho essa informação importantissima para nós pescadores.

Então vamos dividir as experiencias.

Abçrs moçada

Adalberto ( magrão)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Magrão,

Lembrar que :

1. arrow:: Normalmente os botes usados são de alumínio...

2. arrow:: Áreas de pesca são - via de regra - em espaço aberto...

3. arrow:: Pontas de vara são pontos de indução elétrica...

4. arrow:: Por que se arriscar ??

Pescar com trovoada, não gera problema, MAS COM RAIO, é procurar logo um abrigo em solo firme...

Ficar abaixo de árvores (desde que não seja a mais alta na região) é uma opção ou alternativa !

Sair da água é obrigação, até pela condutividade da eletricidade nesse meio !

Rezar para passar logo é sempre bom, até porque depois da chuva, costuma dar peixe... ::fishing :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

joia:::

Magrão,

Lembrar que :

1. arrow:: Normalmente os botes usados são de alumínio...

2. arrow:: Áreas de pesca são - via de regra - em espaço aberto...

3. arrow:: Pontas de vara são pontos de indução elétrica...

4. arrow:: Por que se arriscar ??

Pescar com trovoada, não gera problema, MAS COM RAIO, é procurar logo um abrigo em solo firme...

Ficar abaixo de árvores (desde que não seja a mais alta na região) é uma opção ou alternativa !

Sair da água é obrigação, até pela condutividade da eletricidade nesse meio !

Rezar para passar logo é sempre bom, até porque depois da chuva, costuma dar peixe... ::fishing :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bleza Kid, obrigado pela participação, considero que podemos orientar muita gente a respeito.

abçrs

Magrão,

Lembrar que :

1. arrow:: Normalmente os botes usados são de alumínio...

2. arrow:: Áreas de pesca são - via de regra - em espaço aberto...

3. arrow:: Pontas de vara são pontos de indução elétrica...

4. arrow:: Por que se arriscar ??

Pescar com trovoada, não gera problema, MAS COM RAIO, é procurar logo um abrigo em solo firme...

Ficar abaixo de árvores (desde que não seja a mais alta na região) é uma opção ou alternativa !

Sair da água é obrigação, até pela condutividade da eletricidade nesse meio !

Rezar para passar logo é sempre bom, até porque depois da chuva, costuma dar peixe... ::fishing :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando Braga

Mensagens: 2192

Localização: Caraguatatuba - SP

Registrado em: 05/02/2010 09:39

Vale a pena ler este tópico ... tem muito ali ... muito além do título, e que esclarece bastante a questão.

viewtopic.php?f=72&t=27541&hilit=raios

"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...

FERNANDO, muito obrigado.

Eu não pesco com chuva e raios nem a pau.....

normalmente eu me escondo debaixo de alguns galhos de arvores, proximos aos barrancos. Não sei se é correto, enfim, vamos ver as respostas dos amigos.

abrls

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saio do barco, procuro um lugar totalmente aberto, sem árvores, no meio do pasto, com uma boa capa de chuva!!!

Já fiz várias vezes isso em furnas e tres marias, já vi raios caindo bem proximo, mas nunca tive problemas.

Léo, eu acho que essa não é uma boa opção Naonao:: , e vou falar o porquê:

Em lugares muito abertos como pastos, campo de futebol, etc... O raio cai no ponto mais alto, certo? E se você estiver ali, com certeza você será o ponto mais alto do local joia::: , teoricamente você seria o pára raios lacou::

O ideal é seguir os conselhos do kid, e nunca ser o ponto mais alto no lugar onde você esteja ::tudo::

Abraço :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha gente, eu sou tambem da mesma opinião do Tiago .. . .. . .. . . .. . .mas vou acompanhar esse topico e ficar esperto e atento aos comentarios. Semana passada passei um aperto danado aqui na represa de Redenção da Serra com raios estouroando em cima da gente. subimos no barranco e ficamos no meio do mato...kkkkk se foi certo ou não eu não sei.....

Saio do barco, procuro um lugar totalmente aberto, sem árvores, no meio do pasto, com uma boa capa de chuva!!!

Já fiz várias vezes isso em furnas e tres marias, já vi raios caindo bem proximo, mas nunca tive problemas.

Léo, eu acho que essa não é uma boa opção Naonao:: , e vou falar o porquê:

Em lugares muito abertos como pastos, campo de futebol, etc... O raio cai no ponto mais alto, certo? E se você estiver ali, com certeza você será o ponto mais alto do local joia::: , teoricamente você seria o pára raios lacou::

O ideal é seguir os conselhos do kid, e nunca ser o ponto mais alto no lugar onde você esteja ::tudo::

Abraço :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse final de semana em Redenção da Serra , uns amigos passaram apuros...

Temporal apareceu de repente..........raios para todo lado.

Se esconderam na beira do barranco debaixo de algumas pequenas arvores e REZARAM BASTANTE..

Só de ouvir eles falarem já deu arrepio...

Abçrs a todos amigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Eu sou fã de programas de sobrevivência como o "A prova de tudo" que passa na Discovery Channel com o Bear Grylls....tem também aquele do "Casal Selvagem" e um outro onde um dos caras só anda descalço (acho que se chama Desafio em Dose Dupla).

Em um deles, não lembro qual e nem era sobre pescaria, a dica era procurar um local longe de árvores e ficar agachado (isso é importante) esperando a chuva e os raios passarem. Eu li aí pra cima que alguém sugeriu isso e outros disseram que não é o correto, mas estou relatando aqui o que eu vi no programa (talvez nessa dica aí pra cima faltou dizer que tem que ficar o mais abaixado possível (deitado se possível)). Não quer dizer que essa dica esteja correta, mas é o que eu vi. Creio que ficar dentro do barco no rio também não seja uma boa idéia pois seria como ficar de "pára-raio" no meio do rio.

Há uns 40 dias atrás isso aconteceu comigo no rio Paraná. Saímos da água e seguimos essa dica. Só não deitamos porque ficar deitado na chuva é f.....mas ficamos sentados no chão longe das árvores cobertos por uma lona até passar a tempestade.

Emerson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu saio do barco e procuro um lugar aberto, tomar chuva é melhor do que levar um raio na cabeça rsss

é só observar os animais, nenhum animal fica em campo aberto com raios e tempestade, vão para o abrigo de matas ou construções caso hajam, claro que vc não pode ficar é embaixo da única árvore exposta, se houver várias é só não ficar próximo da mais alta, essa pode ser o para-raios. Frio::

pra quem já acampou sabe, vc nunca arma sua barraca no campo aberto, sempre na mata ou o mais próximo dela, caso haja raios ela vai atrai-los para as copas mais altas. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Caros amigos!

 

A lei da física que rege a atração dos raios se chama de - PODER DA PONTAS. Segundo este princípio, o excesso de carga elétrica em um corpo condutor é distribuído por sua superfície externa e se concentra nas regiões pontiagudas, em outras palavras, se estamos em pé   num barco no meio do rio nosso corpo estará agindo segundo o principio do para-raio e tende a atrair os raios para si.

 

É devido a esse princípio que se recomenda, em dias de tempestade, a não permanência embaixo de árvores isoladas ou em  regiões descampadas ( por ex no meio do rio), porque a árvore e o corpo humano atuam como pontas em relação à superfície do solo, atraindo os raios. Se estiver em um local sem proteção  é recomendado ficar abaixado, com os braços e pernas bem juntos, em forma de esfera, evitando que seu corpo funcione como uma ponta.

 

Abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que acho estranho é que apesar de todos requisitos, Barco de Alumínio+Vara pesca de Carbono+ Meio do Rio, eu nunca fiquei sabendo de nenhum acidente dessa maneira, isso que tem milhares de pescadores que convivem com isso dia a dia, sim já soube de pescadores que pescavam na Praia ou de barranco e foram eletrocutados, mas dentro de barco de alumínio nunca. Sempre arma um temporal eu vazo logo mas as vezes pegamos no meio do rio e o jeito é rezar. Alguém já soube de algum acidente dessa maneira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei sabendo ano passado no Amazonas , lá no Rio Alegria, atravez do meu piloteiro que algumas turmas antes da minha pegaram uma tempestade com raio.

Nem deu tempo , um raio caiu em cima do barco, pegou e derreteu a vara de pesca de um dos ocupantes, o cara desmaiou mas não aconteceu nada de mais grave.

 

Se é verdade ou mentira não sei dizer, estou repassando informações do piloteiro.

 

Abçrs a todos amigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei sabendo ano passado no Amazonas , lá no Rio Alegria, atravez do meu piloteiro que algumas turmas antes da minha pegaram uma tempestade com raio.

Nem deu tempo , um raio caiu em cima do barco, pegou e derreteu a vara de pesca de um dos ocupantes, o cara desmaiou mas não aconteceu nada de mais grave.

 

Se é verdade ou mentira não sei dizer, estou repassando informações do piloteiro.

 

Abçrs a todos amigos

Boas noites Povo...

 

Magrão, isso é verdade sim, se não me engano ele se chama Fábio e é de Brasília... Ele é do grupo TUCUNAS DA SERRA...

 

Abração,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Silvio, então temos que tomar cuidado , mesmo ........

 

Ainda continuo na duvida: se estou no barco e de repente começa a chover forte?  

 

Melhor caminho é entrar no mato e ficar abaixadinho????

 

 

Abçrs a todos amigos 

 

 

Boas noites Povo...

 

Magrão, isso é verdade sim, se não me engano ele se chama Fábio e é de Brasília... Ele é do grupo TUCUNAS DA SERRA...

 

Abração,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro conto um fato que aconteceu com um tio.

 

Ele pescava com seu SOGRO (não era a sogra)kkkk se fosse iria fazer a dança dos raios kkkkkkkkk

 

Quando pegaram a tempestade, foram com o barco para o barranco. Só que até chegarem estavam molhados e com muito frio.

Meu tio se abrigou na margem com uma espécie de "lona" e o sogro entrou na água pois a temperatura era mais alta que de seu corpo que a manteve aquecido.

Caiu um raio próximo a eles e para a sorte do sogro meu tio estava por perto, pois dentro da água uma parte da descarga o atingiu.

Ele ficou inconsciente e sua língua enrrolou. Para sua sorte foi ajudado e tudo acabou bem.

 

Segundo o que já procurei pelo assunto, quando a descarga "raio" cai na água, o mesmo tende a dissipar pela superfície.

Mesmo quando a tempestade está no horizonte +- 15Km de distância ele pode te atingir (não é só quando estamos dentro da tempestade).

Então procuro fazer o seguinte:

Não fico em baixo de arvores mesmo tendo no local tamanhos diferentes, pois o raio não olha para a arvore e diz: ai vou eu.

Temos que levar em conta que depende de inúmeros fatores para a direção do raio, como umidade do ar, partículas de poeira.......só então que ele encontra seu condutor com menor resistência e vai.

 

Hoje faço o seguinte:

 

Procuro um local "aberto" 50m  de árvores, pego algo que seja isolante como um tapete emborrachado do barco, fico abaixado sobre ele  e não exponho braços e pernas para formarem pontas.

 

Se tiver oportunidade de entrar em um automóvel, o faça - é o local mais seguro, porém lembre-se de fechar os vidros e não encostar em partes metálicas do mesmo.

 

Quero opiniões dos amigos para uma melhor segurança!

 

medo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...