Ir para conteúdo

O trabalho das iscas Originais é o mesmo das Junior ?


Beto Caranha

Posts Recomendados

Sempre utilizei as iscas artificiais em seu tamanho Junior por nunca ter tido a oportunidade de encarar os GRANDES predadores, por isso pergunto: Quem sabe trabalhar um Spook Jr, uma Lelé, um Baby Torpedo, etc vai saber trabalhar uma Super Spook , uma Grande Twich Bait ( Pervesa, Tan Tan, etc) ou mesmo uma grande isca de hélice?

Outro dia estava pensando na possibilidade de fazer uma viagem para a Amazônia, peguei uma Super Spook - Heddon e fui treinar uns arremessos, lá pelo quinto arremesso meu braço já estava doendo e quase que tenho uma tendinite.... :D rsrsrsr Imagino o que é enfrentar um dia de pesca arremessando as grandes iscas de hélice... O "cabra" tem que ser bravo!

Respondam aí, tem muita diferença no trabalho dos diferentes modelos ( Original e Jr) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, a principal diferença é esta mesma que tú já constatou, o peso para arremesso e a força imposta para o trabalho que terminam por exigir muito mais do pescador.

No fly então, em locais com grandes peixes, como o Xingú, onde se usa equipos 8 ou 9 o dia todo, no final do dia o ombro pede arrego mesmo... rsrsrsrsrssssssssssss :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Beto,

Bom tê-lo por aqui ! E a "apresentação" de que é fera nos prateados da Baía de Todos os Santos ? Tem gente que não lhe conhece... ! :twisted:

A questão da utilização das iscas maiores e mais pesadas é basicamente isso que já foi dito ! O trabalho é similar, e o esforço para fazê-lo também ! O que pega mesmo ( e como... ) é a questão do "ombro"... :evil:

Como disse o Halieuta ( e lembrou bem ! ), não se usam iscas grandes de forma ininterrupta ( salvo pelos mais fominhas - entenda-se Fabrício & Cia ), até porque as grandes de hélice são verdadeiros instrumentos de tortura depois do 10º arremesso sucessivo ( isso no início da pescaria, porque no final... ). A alternância com iscas e equipamentos mais reduzidos ( e com risco ) minimiza a questão ! Aí aparece o "problema" de usar iscas menores ( mais leves ) com tralhas mais "consistentes" ! :roll:

Encontrei uma saída para isso, que me resolveu ( quase que definitivamente ) a questão ! Passei a usar varas de ação médium, mantendo as características de ponta dura e "blank" preferencialmente com ação extra-fast ! Isso significou ( no meu caso ) ter mais flexibilidade para o lançamento das iscas menores ( e mais leves ) sem perda da qualidade ( e resistencia ) do equipamento utilizado, lembrando sempre que o conjunto precisa ( nesse caso ) ser composto com linhas de multifilamento ! Antes que me esqueça, estou falando de pescarias amazônicas, em torno de peixes de boca dura como o tucuna, trairão e por aí vai... :wink:

Outra dica importante, mas que é difícil de ser seguida ( reconheço ) é tentar se disciplinar na escolha dos lançamentos ( não me refiro a quantidade e sim a qualidade / esforço ). Não insista demais numa isca "cansativa", salvo se ela já tenha se revelado como adequada para o local ! Preserve seus braços ( isso tem que ser uma fixação constante - SEMPRE ), pois eles estarão expostos a movimentos repetitivos intensos por vários dias, e se não estiverem bem treinados, vão apresentar fadiga, e lhe impedir de aproveitar o melhor da pescaria ( normalmente do meio para o final, quando estará colocando as iscas no ponto desejado ! ). Usar material mais leve no início é uma forma "inteligente" de preservar e preparar o "braço / ombro" para dias mais "difíceis"... :twisted: :P :shock:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Um up no tópico para ver se alguém mais se manifesta.

"Outro dia estava pensando na possibilidade de fazer uma viagem para a Amazônia..."

Essa possibilidade se concretizou e agora estou em busca de dicas e informações em geral...

Desde já agradeço

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto já fiz alguns arremessos com iscas pesadas também. Tenho algumas no tamanho original e de vez em quando eu coloco elas para nadar, dependendo do local. Quanto ao trabalho (movimento da isca) é muito semelhante às iscas pequenas, rapidinho vc se adapta ao zig zag das grandes, porém é aquilo que todos estão falando, a força que vc tem que dispender para trabalhar a isca é muito maior, e com equipamento leve fica muito ruim de se trabalhar elas...

Como o Bigão falou, se vc conseguir balancear um material especialmente para trabalhar as iscas grandes, aí a coisa é diferente, pois vc vai estar "dividindo" a força com o equipamento, ou seja, ele vai te ajudar a trabalhar as iscas grandes com menor esforço possível... wink

É isso. Eu por exemplo não consigo trabalhar um dia inteiro iscas grandes com meu equipo de 17 - 20 libras... acho que um de 25 libras seria ideal...

Abraço.!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto

O trabalho com iscas maiores é exatamente igual as menores,porem são bastante mais cansativas, e com a vantagem de sendo mais pesadas os arremessos são mais certeiros.

Para minimizar um pouco o melhor é usar equipamentos muito leves mas com a mesma libragem, e a noite um dorflex ou outro relaxante muscular qualquer!!!

Dicas sobre a Amazonia o melhor caminho é perguntar para o MESTRE FABRICIO pois ele sabe tudo, e é o mais antenado no assunto!!!!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a galera já disse tudo...

Só tenho a acresentar que eu costumo tentar dar os toques com o maior intervalo que seja capaz de manter a isca em movimento o tempo todo (ou a maior parte dele). Isso serve pra deixar a isca o mais lenta possível (geralmente, a isca mais lenta favorece às ações), e também dá um descanso a mais pro braço porque o intervalo entre as puxadas aumenta.

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, já disseram tudo, mas como já tive algumas experiências por lá vou responder dessa forma: Nessa época de olimpíadas, imagina um cara que vai correr a maratona em uma olimpíada, ele vai dar tudo e mais um pouco pra correr dignamente a maratona. E lá é assim também

Não sei de onde, nem como, mas a gente consegue ficar o dia inteiro arremessando aquelas iscas enormes porque sabe que a qualquer momento pode entar um Açú, daqueles que fazem vc ficar com tremedeira nas pernas. Iscas de hélice grandes são sacanagem, cansa muito. Muitas iscas a gente acaba arremessando com as duas mãos.

Estar como equipamento adequado ajuda a otimizar a pescaria,mas quando tudo acaba, as dores e o cansaço parecer ser inevitáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto já fiz alguns arremessos com iscas pesadas também. Tenho algumas no tamanho original e de vez em quando eu coloco elas para nadar, dependendo do local. Quanto ao trabalho (movimento da isca) é muito semelhante às iscas pequenas, rapidinho vc se adapta ao zig zag das grandes, porém é aquilo que todos estão falando, a força que vc tem que dispender para trabalhar a isca é muito maior, e com equipamento leve fica muito ruim de se trabalhar elas...

Como o Bigão falou, se vc conseguir balancear um material especialmente para trabalhar as iscas grandes, aí a coisa é diferente, pois vc vai estar "dividindo" a força com o equipamento, ou seja, ele vai te ajudar a trabalhar as iscas grandes com menor esforço possível... wink

É isso. Eu por exemplo não consigo trabalhar um dia inteiro iscas grandes com meu equipo de 17 - 20 libras... acho que um de 25 libras seria ideal...

Abraço.!

Beto,

Como meu amigo Bruca citou, eu trabalho iscas maiores com varas de 25 Lb e tamanho 6´, eu gosto de varas com cabo curto, porém varas com maior "empunhadura" facilitam o arremesso e "cansam menos"...

Espero ter ajudado,

Abraço e bom treino ai.. ::evil::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois eu já testei tudo q é tipo de isca aqui no pesqueiro. rs...

O trabalho é basicamente o mesmo, mas o esforço com certeza é maior.

Betão...

Eu pretendo trabalhar as 'bitelonas' somente do 3º dia da pescaria em diante . Trairão, Super Spock, high roller, amazon ripper...

No começo pretendo pinchar somente as ''médias'', Tsunami(aicás), jumping minnow T20, He Dog, perversas, birutas 110, X-rap 12 no máximo.

Dps que acertar alguns bocudos nos 3 primeiros dias, passo para as ''bitelonas'' pra valer!!...Trairão, Super Spock, high roller, amazon ripper, etc...

Dessa forma creio q darei conta de pinchar durante 5 dias de pesca. rs...

Se o bicho pegar com as dores no corpo, mando logo um 'Voltaren' a cada dia. hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois eu já testei tudo q é tipo de isca aqui no pesqueiro. rs...

O trabalho é basicamente o mesmo, mas o esforço com certeza é maior.

Betão...

Eu pretendo trabalhar as 'bitelonas' somente do 3º dia da pescaria em diante . Trairão, Super Spock, high roller, amazon ripper...

No começo pretendo pinchar somente as ''médias'', Tsunami(aicás), jumping minnow T20, He Dog, perversas, birutas 110, X-rap 12 no máximo.

Dps que acertar alguns bocudos nos 3 primeiros dias, passo para as ''bitelonas'' ...Trairão, Super Spock, high roller, amazon ripper, etc...

Dessa forma creio q darei conta de pinchar durante 5 dias de pesca. rs...

Se o bicho pegar com as dores no corpo, mando logo um 'Voltaren' a cada dia. hehe

Boa idéia Dino. Acho que isso seria o mais correto. O problema é conseguir segurar a ansiedade...

Por exemplo:

Eu paro aqui em casa fico olhando pro equipamento e imaginando qual será a primeira isca que irei usar... Pode?

olha só: Vou levar 3 conjuntos. 2 de 25lbs e 1 de 20lbs.

Pretendo colocar em um uma rip roller daquelas novas 5'5' (menores), no outro uma Dr. Spock Kv, e no de 20 uma X-rap 12 ou uma Pervesa.

Zaras menores, eu vou levar skitter walk 11 e mirrolure top dog. Não sei se consigo começar usando "calibre fino"... o que vc acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zaras menores, eu vou levar skitter walk 11 e mirrolure top dog. Não sei se consigo começar usando "calibre fino"... o que vc acha?

As iscas citadas considero tops!

Tbm acho q será dificil eu começar com as de baixo calibre. rs...

Mas é minha estratégia inicial... pode ser q ao chegar lá, eu começe de cara nas 'bitelonas' e não pare de pinchar as brutas do começo ao fim da pescaria. Sabe lá né manu!! medo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

::evil:: Bom dia Beto Andrade. Você abordou um assunto interessante, que é o trabalho das grandes iscas. Realmente, tudo o que o pessoal mencionou tem que ser levado em conta.

A minha primeira experiência na Amazônia foi com as grandes Rip Roller. No segundo dia não conseguia trabalhar nem os Popers. O ombro bichou, os dedos incharam e o pulso travou.

É uma questão de preparo físico e força. A vantagem que eu tive é que podia observar o pessoal fera trabalhando as iscas e ia pegando os macetes, as vezes mais lento, as vezes um pouco mais forte. Para descansar usava as grandes da Heddon. Agora, ver o Marlon ou o Lance Calero e o Fabrício Biguá trabalharem uma Rip Roller é algo de animal, é coisa de preparo físico e longos anos de prática.

Outra coisa que pude observar foi a libragem das varas. Tem que ser acima de 25 libras. Com uma Amazon Tucuna de 35 libras, muitas vezes eu arrastava a isca de lado e a vara fazia o trabalho de força.

Mas, cada um tem um estilo diferente e sempre funciona. Em 09 de outubro vou jogar uma isca lá em Sta Isabel do Rio Negro e já estou preparando os braços.

Um abraço, João Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...