Ir para conteúdo

Balbina/maio


Posts Recomendados

Pessoal, duas semanas atrás estive no AM a trabalho, e no domingo rolou uma folga. FOmos então pescar no lago de Balbina.

Antes de nos deslocarmos para o lago, passamos pelo porto da CEASA, voltando de Manaquiri. O porto é um dos três principais desembarques pesqueiros de Manaus. Abaixo, pescadores desembarcando jaraquis:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Detalhe: no porto, eram vendidos por R$10,00 cada 50 jaraquis.

O maior peixe de todos foi "pego" no Centro de Atendimento ao Tusista que a AmazonasTur mantém em Presidente Figueiredo (já pensou??)

Imagem Postada

Nossa hospedagem no lago - Ilha do Jeff

Imagem Postada

Uma árvore viva no meio do paliteiro infinito que é Balbina

Imagem Postada

A dulpa (?????):

Imagem Postada

Essa aí foi o seguinte: navegávamos em direção a ilha, e chovia. O gerente da pousada foi na proa, mas não tinha capa de chuva. Como o barco tinha capota, estávamos embaixo dela, então emprestei minha capa para ele. Quando a velocidade do barco aumentou ao acharmos um "canal" no meio dos paliteiros, comecei a molhar, então improvisei esta capa. Lógico, foi motivo de foto... Da para reconhecer o nariz???

Balbina está muito ruim de peixe. Aliás, tem muito, mas apenas pequenos. Um amigo do INPA - Ibama/Manaus publicou um trabalho comprovando que o tucunaré açu não suporta nem mesmo taxas moderadas de mortalidade por pesca. Isso faz com que os indivíduos grandes rapidamente desapareçam (e lá a pressão, tanto comercial quanto amadora é absurda). Foi exatamente o que vimos: pegamos cerca de 35 peixes no dia, 33 com menos de um quilo (cardumes). Apenas dois mereceram fotos:

O maior:

Imagem Postada

E um todo "borrado":

Imagem Postada

http://farm3.static.flickr.com/2096/2530518149_f9f3dde975.jpg

http://farm4.static.flickr.com/3253/2530524791_f2358eb6d8.jpg

Na semana anterior à que nós fomos, o Zenezir gravou um programa no mesmo local, e pegou um peixe de 4,5kg. Pena que só passa no Amazonsat.

Isso aí pessoal, abraços a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show hein Michel,

Um dia arrumo um emprego desses...rs...estava ontem no Formoso do Tocantins..rs

Mas fui a trabalho e muita correria...não deu nem para ver os lagos...rs

Legal demais as fotos e o maior então...rs

Abraço e boas pescarias...vamos marcar aquela no Corumbá IV...tô combinando com o Joelson...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Fala Michel! beleza?

Ando meio sumido do forum...

Agora em junho devo ir a Manaus a trabalho, de 22 a 26... estava pensando em embarcar na sexta dia 19 e voltar no domingo dia 28 ou segunda 29, já que tenho um irmão que mora em Manaus...

To pensando em dar uma esticada até Balbina ou Uatumã para uma pescaria de um ou dois dias no máximo.

Você poderia me passar algumas dicas, preços, etc...

Ja entrei em contato com o pessoal da Vicanas e com uma empresa de turismo, a Fontur...

Vocês alugaram carro?

Qualquer informação ajuda

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Michel, agora me conta, Balbina já virou pesque pague???

Pois quem acompanha seus relatos já estava se acostumando!!!

Brincadeiras a parte, é triste ver um lago que já foi sinonimo de grandes tucunares estar definhando!!!

Bela aventura e valeu por compartilhar a experiência!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...