Ir para conteúdo

Ajuda - Estão comercializando a Piraiba e o Pirarucu(+foto)


Posts Recomendados

Boa tarde amigos!

Atualmente em visita a cidade de Piracicaba interior de SP, vi os restaurantes da famosa rua do porto vendendo peixes que são proibidos retirar da natureza. São eles o filhote ou piraiba e o pirarucu. Em uma conversa com um dos donos desses restaurantes, muito mal educado por sinal, perguntei ao mesmo se o peixe viria de algum criatório, e o mesmo ja alterado me disse que os peixes dele vem dos rios do norte do MT, ou seja, locais em que é proibido a pesca. Questionei sobre a proibição, e ele disse que sempre tem o jeitinho de trazer. Ora eu viajo 2000km para fazer uma pescaria em familia e não posso trazer 1 peixe sequer para consumo, e esses donos de restaurantes trazem aos montes e ainda cobram um preço exorbitante pelo peixe. Gostaria da ajuda dos amigos fazendo a denuncia aos principais orgãos também.

Fotos do local no post abaixo nessa pagina.

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo!!!

Fico indignado com muitas coisas que acontecem aqui na minha região.

E este caso que o Sr, citou, é apenas um. Estao acabando com os peixes grande dessa região em questão.

Denuncia eu ja fiz muitas, diretamente que o fiscal da SEMA da região, porém é só ele p fiscalizar muitos pontos, e com isso se torna muito dificil pegar os bandidos. E sem contar que o pessoal que pesca esses peixes são malandros e sempre dão um jeito de desviar por outros caminhos.

Grande abço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos sempre que denunciar mesmo que a principio pareça ineficaz. Os orgãos fiscalizadores tem poucos fiscais entao fazem o que tiver maior demanda. Nossa funcao deve ser sempre denunciar pois se tiver muitas denuncias sobre um determinado assunto e/ou regiao tenho certeza que haverá uma ação e interesse da fiscalização de resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu agradeço a resposta e ajuda dos amigos, sózinho não temos muita chance, agora se fizermos muitas denuncias do mesmo caso pode haver algum interesse da parte dos fiscais. Sim eu fiz a denuncia nos sites do ibama e da sema no canal de denuncias, tambem denunciei num posto do ibama aqui onde moro na região de Campinas.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma revolta danada isso dai..........P.Q.P.

Como o colega fala. A gente pesca e solta, tentando preservar e para um futuro melhor.

E tem esses matadores miseraveis que acabam com tudo

Nelson, manda ai o nome do Restaurante para gente detonar esses caras( não sei se é possivel e permitido pelo forum).

Vamos fazendo nossa parte pois Deus esta de olho.....em tudo.

abrçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adalberto Magrão (ex-58),

arrow:: Não há nada que impeça qualquer alusão (positiva ou negativa) à Restaurantes e assemelhados...

arrow:: Temos inclusive uma Seção de APROVADOS & DESAPROVADOS ::link2:: viewforum.php?f=5 que pode ser usado por todos com esse tipo de finalidade ! bang::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigos.

Estarei voltando la essa semana e verei os nomes dos restaurantes, pois são no minimo uns 5 ou 6 que vendem o peixe na beira do rio Piracicaba. Eles fizeram um tablado na beira do rio, encheram de mesas(cercando toda a beira do rio, que é proibido) e colocaram muitas churrasqueiras, voce chega la e ve os peixes ja prontos em cima da grelha. Recebi em resposta ao e-mail que enviei à sema e ibama, um pedido para completar os dados da denuncia exatamente com o nome dos locais e endereço com mais exatidão, então em breve providenciarei.

Seguem algumas fotos que achei dos locais:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Tristeza não?

Aproveitando, em minha visita em Piracicaba, o rio estava cheio, agua barrenta e muito limpo(sem poluição), havia muitos cardumes subindo o rio principalmente de corimbatas, que pulavam muito em grande quantidade. Tambem vi algumas açoes de dourados, provavelmente atacando esses curimbas. Certeza de boas pescarias esse ano por la.

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nelson, apenas a respeito dos tablados na beira do rio, quando fui morar em Piracicaba (94/95), já existiam esses tablados na rua do porto, da mesma maneira que são hoje; não se trata de uma ocupação irregular feita recentemente. Alias, cabe notar, aquela área da rua do porto inteira é ocupada por seres humanos não a anos ou decadas, mas a seculos, a cidade de Piracicaba foi fundada na área as margens do rio Piracicaba (vide casa do povoador, marco da cidade).

Em resumo, aquela é uma área urbana histórica, de ocupação consolidada.

Com relação aos peixes servidos, isso já são outros quinhentos, se tiver algo ilegal que eles respondam por isso, mas acho muito estranho restaurantes que funcionam a pelo menos uns 20 anos estarem cometendo crimes ambientais continuamente e ainda assim continuarem abertos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Fava;

Concordo com vc a respeito dos tablados, porem segundo eu saiba é lei não poder fechar a beira de um rio, e nehuma construção a menos de 50mts da margem, se estão la é pq a prefeitura ou os orgãos publicos não tomaram uma atitude até agora, porem ja estão tomando, tem varias placas nas casa antigas onde se le: "Prioridade de retirada n1", ou seja, logo acho que vão desocupar esses locais.

Em relação aos peixes, até onde eu saiba também(me corrija se eu estiver errado), é proibido a retirada da piraiba da natureza por ser um peixe em risco de extinsão. Nas fotos acima, aquelas "rodas de peixe" são feitas com a píraiba. Segundo o próprio dono me disse em off, elas vem de rios do norte do Mato Grosso, de uma forma que "dá-se um jeito".

Já li algo sobre reprodução da piraiba em cativeiro, mais nada de concreto achei até agora. Isso reforça a idéia de que elas vem de um rio concorda?

Abraços

Editado:

Pesquisando, achei esta citação de um biólogo:

"Sobre a Píraiba: É importante lembrar que somente a pesca esportiva é permitida (capturar e soltar). Nos Estados de MT, GO e TO, sua pesca é proibida por Portaria do IBAMA e a multa para quem for flagrado transportando o peixe ou partes, é altíssima, portanto, para o bem de seus filhos, devolvam o peixe aos rios! Kennedy/Biólogo/ICMBio/(62)8543-1043. Abçs."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Fava;

Concordo com vc a respeito dos tablados, porem segundo eu saiba é lei não poder fechar a beira de um rio, e nehuma construção a menos de 50mts da margem, se estão la é pq a prefeitura ou os orgãos publicos não tomaram uma atitude até agora, porem ja estão tomando, tem varias placas nas casa antigas onde se le: "Prioridade de retirada n1", ou seja, logo acho que vão desocupar esses locais.

Em relação aos peixes, até onde eu saiba também(me corrija se eu estiver errado), é proibido a retirada da piraiba da natureza por ser um peixe em risco de extinsão. Nas fotos acima, aquelas "rodas de peixe" são feitas com a píraiba. Segundo o próprio dono me disse em off, elas vem de rios do norte do Mato Grosso, de uma forma que "dá-se um jeito".

Já li algo sobre reprodução da piraiba em cativeiro, mais nada de concreto achei até agora. Isso reforça a idéia de que elas vem de um rio concorda?

Abraços

Editado:

Pesquisando, achei esta citação de um biólogo:

"Sobre a Píraiba: É importante lembrar que somente a pesca esportiva é permitida (capturar e soltar). Nos Estados de MT, GO e TO, sua pesca é proibida por Portaria do IBAMA e a multa para quem for flagrado transportando o peixe ou partes, é altíssima, portanto, para o bem de seus filhos, devolvam o peixe aos rios! Kennedy/Biólogo/ICMBio/(62)8543-1043. Abçs."

Fala Nelson,

Sobre a Rua Porto em si, só quis comentar que se trata de uma área urbana, e alem de urbana, aquelas casas beira rio da vilinha são tombadas como patrimonio histórico da cidade, não é um local que se enquadra na lei de proteção a rios e mananciais. Alias banco o advogado do coisa ruim só porque aquele lugar me traz recordações otimas da época em que vivi em Pira, nos finais de semana era um dos pontos de encontro da cidade, todo mundo ia na rua do porto para comer, ou andar no calçadão, ou mesmo apenas para tomar uma cervejnha na beira do rio.

Agora, sobre os peixes, se for piraiba mesmo, eles devem responder por isso, sem duvida!

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...