Ir para conteúdo

Chine Walk - Dúvida


Posts Recomendados

Amigos, gostaria de compartilhar uma dúvida com vocês.

É sabido que os barcos tipo bass boat, quando em alta velocidade, ficam sujeitos ao efeito Chine Walk, que nada mais é do que um balanço lateral causado pela pouca área de apoio em contato com a água e agravado por esta área ter o V bem reduzido.

Fiquei pensando em alguma solução e queria compartilhar com vocês, mesmo correndo o risco de estar escrevendo uma barbaridade e que me achem um perfeito idiota.

Jamais vi um barco desses com flaps, porque?

Será que esse agregado não daria a sustentação que falta em altas velocidades. Se afirmativo, ainda que perdesse algumas milhas de final, essa não seria compensada pela maior estabilidade e com isso se poderia navegar a uma velocidade final também maior?

Ainda no campo das elucubrações (da onde tirei isso), a exemplo das pranchas de surf, um par de quilhas dispostas no fundo e na popa do casco também não poderia minimizar esse efeito?

Cito um par de quilhas por achar que uma central poderia gerar uma indesejável turbulência antes do hélice e diminuir sua eficácia.

Por enquanto é isso. doeu:: doeu:: doeu::

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante questionamento.

Posso tbm estar falando besteira, mas acho que neste mundo de altíssima performance, uma ou duas milhas a menos na velocidade final deve ser o motivo de não usar flaps.

Se a vontade fosse navegação estável e não top speed, não usariam sequer jack plate para erguer o motor e tirar a placa anti cavitaÇao da água, já que ela tbm ajuda a esabilizar.

O que vc acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é aí que entra a dúvida. Vou tentar me explicar com números absolutamente aleatórios.

1- Um bass alcança 80 milhas com muito chine e 70 milhas "liso".

2- Os flaps roubariam 5% do desempenho mas andaria liso.

3- Com flaps se poderia andar a 75 milhas com conforto e segurança.

Acho que estou lendo muito e navegando pouco. rsrsrs

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Walther Blz?!...eu nao tenho bass e entendo pouco....mas quando estava procurando um flap que vi em um barco na internet...me deparei com assuntos semelhantes ao que postou aqui,.....no entanto era em fóruns americanos....e o assunto era os flaps CHAMADO de SMART TABS...salvo engano tinha um skeeter usando um desses justamente para sanar o tal chine walk...

me recordo que neste fórum aqui se procurar por smart tabs bass...vão encontrar muita coisa...e a maioria informando que melhoraram o desempenho do barco: http://forums.iboats.com/boat-topics-qu ... 66741.html

eis o site dos smart tabs:

http://www.nauticusinc.com/

COMPLEMENTANDO TEM UM OUTRO MOBSTER TABS: http://www.nauticusinc.com/mobster_tabs.htm

"igned for performance bass boats 17' - 22' with 90 to 250hp motors

Steal the hole with Nauticus Mobster Tabs! Why mess with switches that you constantly have to adjust. Mobster tabs are fully automatic and will adjust to how you expect your boat to perform automatically!

Faster hole shot and more top speed

Eliminate chine walk and porpoising

Improve economy

Noticeable overall performance increase, GUARANTEED!

um abraço...parabens pelo topico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No inicio pensamos em diminuir a velocidade para ter melhor controle mas isso é normal.

Distribuição de peso interna e tempo de pilotagem é tudo que precisa.

Imagina uma carga dentro de um caminhão, se for mau distribuída a condução se torna perigosa....

O chine depois será igual a trocar marcha de um carro, natural e sem pensar.

Tenho certeza que todos realmente podem conduzir um barco e precisa dedicar o seu tempo também pra isso.

Vá um dia para água somente para navegar.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Uma dúvida, o bass está planando a uma velocidade de 55 MPH, liso, e de súbito puxa para bombordo, seria chine?

 

A puxada é forte, mas facilmente controlável, e acontece em grandes intervalos.

 

Rodrigo..isso não é normal.

O Chine é um "balanço"...e o seu problema é outro.

A sua direção está com folga???

É hidráulica ou mecânica?!?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo barco q tenha V-Pad da chine walk existe meios de diminuir mais de acabar nao e qdo se acostuma a controlar o chine nao importa a velocidade,  q o barco vai parecer q esta estavel sem problema nenhum, entao fora alguns ajustes em fundo do barco que minimiza e aumenta a performance nada pode fazer, qualquer acessorio tira a velocidade final do barco, nao aconclho colocar nada q e dinheiro jogado fora o negocio e aprender com alguem q saiba controlar o barco q aos poucos o barco fica na mao.

 

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

ptz eu estou levando uma surra do meu bass pessoal tenho um quest 268 com 175 etec helice racker 2 passo 26 nossa chega a 60 62 comeca aff eu preciso aprender a lidar com o temido chine walk mais tenho certeza que como o Alex prime falou e disse só pondo o barco na agua e treinando 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, Adriano, Luis e Marco....hehee...Não se preocupem meus amigos...é assim mesmo.

 

No começo vcs sentirão medo, afinal, a velocidade ainda incomoda, o balanço do barco apavora e por aí vai...mas é assim mesmo.

 

Controlar o Chine é como andar de bicicleta...Apenas praticando é q vc aprenderá a controlá-lo...Controlou?!?! Pronto...a coisa é automática.

 

Neste começo, tente ver a pilotagem de alguém mais experiente...Isso antecipará umas 10h de pilotagem sozinho...hehee...

 

Deixa eu tentar dar uma dica meio q esdrúxula pra ver se ajuda um pouco.

 

- Quando o barco começar a balançar,  comece a fazer uma longa curva com o barco. Sim, forçando o bico do barco para um dos lados a tendência é diminuir o chine.

 

- Imagine um pêndulo lá no bico do barco balançando de um lado para o outro...Visualizaram?!?! Pois é...cabe ao piloto fazer este pêndulo parar de balançar. Concordam q quanto mais forte for o balanço mais difícil será fazê-lo parar?!?! Com o chine é a mesma coisa. Com o barco em baixa velocidade o pêndulo está parado e, a medida q ele sai da água, este pêndulo começa a se mexer....Então, tente anular este balanço. Sigam a dica do Alex, tentem "encantoar" o pêndulo quando ele chega no ponto máximo do movimento (seja na esquerda ou direita, não importa)...mas quando ele balança para um lado, pára, e vai começar a balançar para o outro....tente não deixar ele voltar. Quando ele parar, forçe o bico do barco para ele continuar parado lá no canto.

Façam isso em uma grande área aberta...Assim vcs farão longas curvas...Mas isso vai ajudar bastante.

 

E no mais...vão praticando... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

valeu fabricio, este fds naveguei apenas 93 km com meu barcomarcados em gps,  kkk, ja consegui melhorar bastante estavamos em treis tanque cheio as duas cx termica com peso(cerv,agua, comida etc) percebi que ficou melhor para navegar conseguir bater 65,7 mas tinha muita acelerador ainda para apertar rs, so que a 65 sobrando motor apertava a coisa ficava feia , rs mais com 3 pescarias ja consegui subir 16 milhs/h acho que tive um bom progresso vou ficar bom nisso ainda vcs vao ver kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...