Ir para conteúdo

Galinhos e Gumaré RN (5 a 7/01/13) Expedição mangues do RN


Posts Recomendados

A convite do parceiro Nilton Mattos de Natal RN, Eu da PB e o Marcos Queque de PE demos início a uma Expedição para conhecer todos os mangues do litoral do RN, desde a praia do sagi no extremo sul do litoral Norte na divisa RN/PB até a praia de Tibau do Norte no extremo norte do estado na divisa RN/CE, ao longo desse ano iremos em expedições a cada uma das cidades do litoral do RN e tentarmos mapear novos pesqueiros promissores para a pesca esportiva.

Nossa primeira investida foi na cidade de Galinhos que fica em uma península de difícil acesso a 166 quilômetros de Natal. O jeito mais rápido de chegar é por barco a partir de uma praia próxima, Pratagil, em uma travessia de 20 minutos. A dificuldade do acesso de Galinhos deixa o local praticamente intocado, com salinas naturais formando pirâmides e as praias como a do Farol, um dos poucos pontos onde é possível encontrar traços de civilização.

Devido a dificuldade de se chegar a Galinhos, nos hospedamos na vizinha cidade de Guamaré. Tendo a origem de seu nome pela junção das palavras água-maré, por estar localizada às margens das marés dos rios Aratuá e Miassaba, e foi nesses dois rios que iniciamos nossa aventura em busca de desbravarmos alguns mangues do RN.

A nossa intenção era de pescarmos 4 dias, e o primeiro dia nos mostrou que estávamos no caminho certo, lá encontramos um mangue com águas cristalinas e pouco visitado, nos deparamos com grandes cardumes de pequenos robalos que nos encheu de esperanças, era uma coisa incomum vermos tantos robalos em determinadas galhadas, nenhum muito grande, acho que por causa da maior velocidade dos peixes menores, não tivemos êxitos em capturar grandes exemplares, mesmo assim foi muito legal os duelos com os vorazes robalos, além de vermelhas, caranhas, bicudas e acho que um badejo que é da família dos meros, me corrijam por favor se estiver errado.

O fato lamentável é que mesmo tendo escolhido aquela que seria a melhor época para irmos a esses locais, nos deparamos com uma situação que não prevíamos para esse período de verão, VENTOS FORTES, mesmo sabendo que lá existe um enorme parque Eólico o que caracteriza que a região tem como predominância os ventos fortes, mais nesse período esperávamos que os ventos cessassem um pouco e nos dessem uma trégua, o que infelizmente não ocorreu, até conseguimos pescar até umas 10 da manhã, só que depois disso ficou impossível de continuarmos com nossa pescaria, além do mais precisaríamos passar pela boca da barra para entrarmos em outros canais onde os ventos tem sua maior velocidade, aumentando as ondas e tornando a navegação com nosso barco muito perigoso, e para piorar nossa situação o motor do barco do nosso amigo Queque abriu folga nos embucha mentos e perdeu sensivelmente potencia, o que nos deixaria numa situação de risco para navegarmos em águas agitadas da boca da barra.

No Segundo dia para evitarmos passarmos pela boca da barra de Guamaré e irmos até a vizinha Galinhos, resolvemos rebocar o barco pela estrada e descermos no porto e então irmos até os mangues que fica do lado da península, só que novamente os ventos fortes e a fadiga do motor nos deixou numa situação desagradável, o que nos obrigou mais uma vez a encerrarmos nossa pescaria por volta das 10 da manhã, e resolvemos então retornarmos até a Barra de Cunhaú onde lá estava o barco do Nilton e pescarmos lá no terceiro dia, mais novamente os ventos fortes do final de semana nos obrigou a adiarmos nossas investidas nos mangues, deixando para março uma nova expedição se assim o clima permitir.

Fiz um relato com algumas imagens dessa nossa primeira Adventura em busca de novos pesqueiros nos mangues do RN, apesar de não ficarmos os 4 dias como previstos, vimos que o potencial é enorme, e em março faremos a 2ª expedição em busca dos melhores pesqueiros dos mangues do RN.

Quero agradecer ao Nilton Mattos e ao Marcos Queque pela companhia nesses 3 dias, e que possamos estarmos juntos novamente em outras expedições.

Grande abraço a todos.

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=1E4P2y-Gs8E

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...