Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Fábio Alves

MOTOR PEQUENO, MELHOR 2T ou 4T ???

Posts Recomendados

Bom dia rapaziada.

Preciso comprar um motor entre 15 e 25 HP, exclusivo para pescaria e exclusivo para rios de água doce.

Estou em dúvida entre 2 Tempos ou 4 Tempos.

Gostaria de saber se os companheiros poderiam me auxiliar, expondo os benefícios de cada sistema, os prós e os contras, a partir, é claro, de sua experiência ou gosto pessoal. Isso muito me ajudaria.

Desde já, agradeço a todos. Um abraço e fiquem com Deus.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu irira de 02 tempos mesmo , mais barato e manutençao mais facil.......no caso mercury sea pro 25 ou suzuki 30 hp

Tem questões que colocam a gente pra pensar, tipo a economia, silêncio e ausência da fumaça nos 4T, porém as suas observações tornam o 2T mais interessante.

Obrigado Aristides.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem contar o peso... Carregar um 4T nas costas não é uma tarefa das mais fáceis.

2T na cabeça.

O tamanho e peso do 4T realmente assusta um pouco.

Obrigado Walther.

Alguém saberia me informar com relação a velocidade, qual deles levaria vantagem?

Compartilhar este post

Link para o post

Fábio, vamos partir para a REALIDADE e não pelas cojecturas.

De qual motor estamos falando? 15 hp 2T mercury ou yamaha? 15 4T, de qual marca? 25 2T ? 25 4T?

Coloque pra mim motores marcas e potencias, que daí fica uma coisa REAL, e não TEORIA que estão te falando.

Depois eu complemento as respostas com base nos motores que vc tem em vista.

Compartilhar este post

Link para o post

Não importa se será Mercury ou Yamaha, se terá 15 ou 25 hps, os motores 2 tempos SEMPRE serão mais baratos, mais leves e com manutenção mais simples que o seu equivalente 4 tempos.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Walther, ocorre que não é somente esta a duvida do cidadão, dai a saber REALMENTE quais motores ele tem em mente.

Quando se começa a falar em CONSUMO e DESEMPENHO, temos que ser mais espeçificos.

Tanto é que somente agora eu entrei para responder.

Se for no geral, tbm posso dizer que os 4T SEMPRE serão MAIS ECONOMICOS que os 2T carburados, tanto em consumo própriamente dito como no CUSTO, já que os 2T não utilizam APENAS GASOLINA.

Ex: 20 lts de gasolina a 2,50 = 50,00 para o 4T; 20 lts de gasolina a 2,50 = 50,00 + 400 ml de óleo 2T = 10,00 custo do tanque de 2T 60,00.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro amigo

voce tem que ver quanto tempo voce vai usar durante o ano pra saber o que vale a pena

se for usar muito e for ficar montado eu iria de 4t

se for um uso eventual ou vai desmontar ele toda vez em que for pescar eu iria de 2t

conforme voce disse acima que e pra pescar em rio, e a facilidade em colocar o motor no barco??

como e ??

ai e que voce vai vendo o que melhor te agrada e facilita sua comodidade

ja tive amigos que tiveram 4t. acharam o maximo, ate a gasolina ficar velha e entupir os bicos, e dai não adianta ,

são bicos novos

eu particularmente prefiro os 2t, por ser mais baratos e ter assistencia aqui em minha terra

os 4t so a 400km e como ando 1 final de semana por mes acho que esta de bom tamanho

um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Para motores pequenos (15 ou 25hp) em barcos de pesca para lazer, os 2T ainda são imbatíveis quanto ao custo na ponta do lápis.

Só como comparação (menores preços no mercado livre):

Yamaha 15hp 2T: R$5.700

Yamaha 20hp 4T: R$9.100

Diferença de R$3.400, ou quase 60% a mais.

Não vamos nem levar em consideração o custo de manutenção dos dois motores (mais alto no 4T), só o gasto com combustível/óleo:

Segundo o site da yamaha-náutica, o 15hp 2T consome 7,3L/h e o 20hp 4T 6,8L/h (em rotação máxima).

Para navegar 100 horas em aceleração máxima, você gastaria:

15hp - 730 litros de gasolina e 18 litros de óleo 2T (730 x R$2,85 = R$2.080,50 + 18 X R$20,00 = R$360): R$2.440,50

20hp - 680 litros de gasolina, 1 litro de óleo para o motor e 1 filtro de óleo (680 x 2,85 = R$R$1.938 + R$20,00 + R$40,00): R$1.998,00

Em 100 horas de navegação você economiza R$442,50 com o motor 4 tempos. Ou seja, você precisaria navegar mais de 700 horas pra empatar a diferença do custo de aquisição dos dois motores.

Vou falar por mim: pra navegar 700 horas, eu levaria sabe quanto tempo? numa pescaria na Serra da Mesa eu navego em média 2 horas por dia. Pesco em média 4 dias quando vou lá, mas vou arrendondar pra 10 horas de navegação. Se eu for 6 vezes por ano, seriam 60 horas/ano.

Eu levaria mais de 11 anos pra compensar essa diferença.

Claro que os cálculos foram bem grosseiros, sem levar em consideração diversos detalhes, mas dá pra ter uma noção.

Compartilhar este post

Link para o post

Fábio, vamos partir para a REALIDADE e não pelas cojecturas.

De qual motor estamos falando? 15 hp 2T mercury ou yamaha? 15 4T, de qual marca? 25 2T ? 25 4T?

Coloque pra mim motores marcas e potencias, que daí fica uma coisa REAL, e não TEORIA que estão te falando.

Depois eu complemento as respostas com base nos motores que vc tem em vista.

Olá Alex. Bom, deixe-me tentar deixar clara a situação. Eu e meu irmão estamos com 2 barcos e apenas um motor (Yamaha 25 2T). Definimos hoje que iremos comprar um motor 15, pra ser diferente do 1° e navegar melhor em rios pequenos, com muito pau.

Referente aos motores 4 Tempos, estou seriamente desistindo, tendo em vista os comentários apresentados e as pesquizas que andei fazendo. Me parece que todas as opções de 4T seriam mais pesados, menor arrancada, menor velocidade, manutenção mais complexa e bem mais caros. O valor daria até pra comprar um 25 2T. Além disso, descobri que não é bom carregar o 4T deitado e é assim que preciso fazer.

De qualquer forma ainda gostaria de saber a opinião dos amigos em outro quesito, porque ainda não definimos qual marca comprar. A assistência que temos mais à disposição aqui é a Yamaha, porém se eu souber que Mercury ou Suzuki desenvolvem mais velocidade, posso optar por um deles, mesmo que o valor seja maior. Talvez abra outro tópico para ajudar a definir.

A questão da economia de combustível não preocupa tanto, porque pesco apenas 4 ou 5 vezes no ano. Se for mais veloz, pode beber um pouco mais que não me importo.

Desde já agradeço sua atenção. Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro amigo

voce tem que ver quanto tempo voce vai usar durante o ano pra saber o que vale a pena

se for usar muito e for ficar montado eu iria de 4t

se for um uso eventual ou vai desmontar ele toda vez em que for pescar eu iria de 2t

conforme voce disse acima que e pra pescar em rio, e a facilidade em colocar o motor no barco??

como e ??

ai e que voce vai vendo o que melhor te agrada e facilita sua comodidade

ja tive amigos que tiveram 4t. acharam o maximo, ate a gasolina ficar velha e entupir os bicos, e dai não adianta ,

são bicos novos

eu particularmente prefiro os 2t, por ser mais baratos e ter assistencia aqui em minha terra

os 4t so a 400km e como ando 1 final de semana por mes acho que esta de bom tamanho

um abraço

Tem razão Cassio. Estou optando mesmo pelo 15 2T, só falta definir a marca.

Obrigadão.

Compartilhar este post

Link para o post

Para motores pequenos (15 ou 25hp) em barcos de pesca para lazer, os 2T ainda são imbatíveis quanto ao custo na ponta do lápis.

Só como comparação (menores preços no mercado livre):

Yamaha 15hp 2T: R$5.700

Yamaha 20hp 4T: R$9.100

Diferença de R$3.400, ou quase 60% a mais.

Não vamos nem levar em consideração o custo de manutenção dos dois motores (mais alto no 4T), só o gasto com combustível/óleo:

Segundo o site da yamaha-náutica, o 15hp 2T consome 7,3L/h e o 20hp 4T 6,8L/h (em rotação máxima).

Para navegar 100 horas em aceleração máxima, você gastaria:

15hp - 730 litros de gasolina e 18 litros de óleo 2T (730 x R$2,85 = R$2.080,50 + 18 X R$20,00 = R$360): R$2.440,50

20hp - 680 litros de gasolina, 1 litro de óleo para o motor e 1 filtro de óleo (680 x 2,85 = R$R$1.938 + R$20,00 + R$40,00): R$1.998,00

Em 100 horas de navegação você economiza R$442,50 com o motor 4 tempos. Ou seja, você precisaria navegar mais de 700 horas pra empatar a diferença do custo de aquisição dos dois motores.

Vou falar por mim: pra navegar 700 horas, eu levaria sabe quanto tempo? numa pescaria na Serra da Mesa eu navego em média 2 horas por dia. Pesco em média 4 dias quando vou lá, mas vou arrendondar pra 10 horas de navegação. Se eu for 6 vezes por ano, seriam 60 horas/ano.

Eu levaria mais de 11 anos pra compensar essa diferença.

Claro que os cálculos foram bem grosseiros, sem levar em consideração diversos detalhes, mas dá pra ter uma noção.

Dá pra ter uma "certeza" mesmo Tiago, eu também pesco pouco e, sendo assim, o consumo não serve de base. Fico com um 15 2T mesmo, agora vou verificar os detalhes para definir a marca.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Motor 4T menor que 50hp não compensa isso é fato, são mais pesados, andam menos, são mais caros, possui um pós venda ruim e manutenção dificil. Compre só se for por sonho ou gosto mesmo. Agora em se tratando de 15hp 2T o Mercury super é imbativel em consumo e desempenho, porem como vc já tem um 25hp e quer um motor menor pensaria muito no Yamaha mesmo, ele é menor, 5kg mais leve, mais silencioso e melhor para operar do que o Mercury Super.

Compartilhar este post

Link para o post

Motor 4T menor que 50hp não compensa isso é fato, são mais pesados, andam menos, são mais caros, possui um pós venda ruim e manutenção dificil. Compre só se for por sonho ou gosto mesmo. Agora em se tratando de 15hp 2T o Mercury super é imbativel em consumo e desempenho, porem como vc já tem um 25hp e quer um motor menor pensaria muito no Yamaha mesmo, ele é menor, 5kg mais leve, mais silencioso e melhor para operar do que o Mercury Super.

Guto, qual a diferença entre "operar" o Yamaha e o Mercury. Desculpe, mas fiquei boiando.

Estou interessado no Mercury, pelo desempenho. Você acha ele muito barulhento? Chega a incomodar?

Agradeço o apoio.

Compartilhar este post

Link para o post

Fabio o Yamaha funciona mais redondo, o Mercury Super pipoca mais em marcha lenta, o Yamaha é mais silencioso não que o Mercury seja barulhento. O Yamaha tem cambio no manche o do Super é igual os 25hp. O Super é um motor mais Bruto e robusto. Eu escolheria o Yamaha só pelo fato de ter outro 25hp, mas se vc quer desempenho vai de Super mesmo. Outro motor show pra andar em aguas rasas, muito prático e leve é o Mercury Americano. Mas tendo ambos vc será bem servido.

Compartilhar este post

Link para o post

Em se tratando de 2T os 2 motores são muito bons

O Yamaha é um pouco menor e um pouco mais fraco (pouca coisa)

O Super um pouco mais pesado e um pouco mais potente 18 HP

O super é geralmente mais barato

Somando melhor preço e melhor desempenho a escolha fica mais perto do Super do que do Yamaha

Eu compraria o Super sem medo de ser feliz ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

Fabio o Yamaha funciona mais redondo, o Mercury Super pipoca mais em marcha lenta, o Yamaha é mais silencioso não que o Mercury seja barulhento. O Yamaha tem cambio no manche o do Super é igual os 25hp. O Super é um motor mais Bruto e robusto. Eu escolheria o Yamaha só pelo fato de ter outro 25hp, mas se vc quer desempenho vai de Super mesmo. Outro motor show pra andar em aguas rasas, muito prático e leve é o Mercury Americano. Mas tendo ambos vc será bem servido.

O câmbio na lateral do motor realmente não é uma boa, mas mesmo assim estou mais interessado no Mercury, pelo desempenho. Esse Mercury Americano eu não conheço, vou pesquisar.

Valeu Guto.

Compartilhar este post

Link para o post

Em se tratando de 2T os 2 motores são muito bons

O Yamaha é um pouco menor e um pouco mais fraco (pouca coisa)

O Super um pouco mais pesado e um pouco mais potente 18 HP

O super é geralmente mais barato

Somando melhor preço e melhor desempenho a escolha fica mais perto do Super do que do Yamaha

Eu compraria o Super sem medo de ser feliz ::tudo::

Mário, estou praticamente decidido a comprar um Mercury. Não é tão pesado quanto o 25 e anda mais do que o 15. Parece perfeito. Já vou iniciar uma busca por cotações e também verificar onde existe assistência autorizada mais próxima, para o caso de alguma manutenção.

Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Fabio... quando decidir se vai ser 2 ou tempos, tenho os 2 Yamaha ok, faço preço muito bom!!!Abraços a todos, Alex e Walter, Voces são o maximo! abraço

Ok, vou entrar em contato com você para cotar. Agradeço a atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu recomendo que vc compre com o Chicão.

É PONTA FIRME E PARCEIRO.

Ps: Depois que amaciar, vc manda um email pra ele, que ele tem um "segredinho" Pra fazer seu 15 super andar ainda mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu recomendo que vc compre com o Chicão.

É PONTA FIRME E PARCEIRO.

Ps: Depois que amaciar, vc manda um email pra ele, que ele tem um "segredinho" Pra fazer seu 15 super andar ainda mais.

Hehehehe, ok Alex, obrigado pela dica. Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso