Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Valter Faé

HÉLICE DE MOTOR DE POPA

Posts Recomendados

CAROS AMIGOS, GOSTARIA DE ALGUMA ORIENTAÇÃO QUANTO AO USO DE HÉLICE DE AÇO NOS MOTERES DE POPA, SE FAZ ALGUMA DIFERENÇA NO DESEMPENHO, CONSUMO, DURABILIDADE, ETC

SEI QUE EXISTE UMA RELAÇÃO ENTRE O "DIÂMETRO", "PASSE" DO HÉLICE COM A VELOCIDADE E/OU FORÇA DO MOTOR, PORÉM UM COLEGA SUGERIU TROCAR O HÉLICE ORIGINAL POR UM DE AÇO INOX, ALEGANDO QUE MELHORA MUITO O DESEMPENHO DO MOTOR. SE ALGUÉM TIVER INFORAÇÕES A RESPEITO, FICO AGRADECIDO.

ABRAÇOS

VÁLTER FÁE

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Valter...eu acabei de lidar com uma situação igual a sua...eu precisava de um hélice de reserva...o original é muito caro, no meu caso. Todas as informações eram desencontradas. Obtive uma informação no Kalinautica, onde afirmaram que "...para motores pequenos não adianta mudar o hpelice pois não faz diferença em termos de melhora...".

Lá no seu Rachid me informaram que eu corro sério risco se usar um helice fora de especificações. Se o diâmetro for menor o motor acelera demais e não produz resultado, Se for maior o motor aquece.

Resumindo: comprei um paralelo dentro das especificações para não correr nenhum risco.

Voltando à sua dúvida. Eu, pessoalmente, não acredito que um hélice de aço inox, com as mesmas especificações do original, produza alguma diferença. O que ele pode não ter percebido foi um melhor rendimento em função de uma outra causa, como por exemplo, 2 pessoas ao invés de 3, no barco. Um isapor cheio na ida, um tanque de gasolina cheio na ida.

Se você tiver a oportunidade de verificar isso pessoalmente, é só observar a velocidade do barco, pelo GPS, na ida, quando está cheio e com vento, e na volta, com tanque baixo, isopor vazio, sem vento, e você vai perceber um melhor rendimento no desempenho do motor.

Mas, se você tiver algum dado que possa tirar as dúvidas passa aí prá gente.

Compartilhar este post

Link para o post

Xará, o fato do hélice ser de Inox auxilia apenas no caso de uso no mar pois não oxida. Em termos de rendimento o que importa sim é o diametro e o passo que tem que ficar dentro do estabelecido pelo fabricante, de acordo com o tipo e peso do seu barco.

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

ola amigos, por experiencia propria, a helice de inox da muita diferença sim, tanto em velocidade final, quanto consumo. tenho uma luna 180ss com 90yamaha, aumentei o passo de 17 para 18 e material aluminio para inox. o aluminio por ser um metal mais "mole", quando forçado trabalha, mudando o passo da helice, ja o inox que eh um metal duro, mantem o passo independente a força que o motor esta fazendo. antes a lancha dava 38mph, agora chega a 43 44. diferença grande.

tenho um amigo de pesca que tem uma marajo 19 machine com um 150 evinrude fitch, e ele fez o msmo teste. resultado foi de 53mph para quase 60, isso com uma pessoa em cima e tanque cheio. sendo que para acertar o passo da helice, o motor nao pode passar do giro maximo indicado pelo fabricante.

alguns dizem que inox tem o seguinte contra: se tu bater em um pau ou uma pedra, corre o risco de danificar o eixo do motor, devido a resistencia dela, ja a de aluminio quebra com menor risco de danos. cabe a cada um decidir pelo seu tipo de uso e custo x beneficio, sendo que com 1 de inox compra 3 de aluminio aioseuhaosiueh

grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post

ola amigos, por experiencia propria, a helice de inox da muita diferença sim, tanto em velocidade final, quanto consumo. tenho uma luna 180ss com 90yamaha, aumentei o passo de 17 para 18 e material aluminio para inox. o aluminio por ser um metal mais "mole", quando forçado trabalha, mudando o passo da helice, ja o inox que eh um metal duro, mantem o passo independente a força que o motor esta fazendo. antes a lancha dava 38mph, agora chega a 43 44. diferença grande.

tenho um amigo de pesca que tem uma marajo 19 machine com um 150 evinrude fitch, e ele fez o msmo teste. resultado foi de 53mph para quase 60, isso com uma pessoa em cima e tanque cheio. sendo que para acertar o passo da helice, o motor nao pode passar do giro maximo indicado pelo fabricante.

alguns dizem que inox tem o seguinte contra: se tu bater em um pau ou uma pedra, corre o risco de danificar o eixo do motor, devido a resistencia dela, ja a de aluminio quebra com menor risco de danos. cabe a cada um decidir pelo seu tipo de uso e custo x beneficio, sendo que com 1 de inox compra 3 de aluminio aioseuhaosiueh

grande abraço

...diante de fatos eu não posso comentar nada. A experiência aquí falou mais alto, portanto, cada um decide diante dos riscos citados.

Compartilhar este post

Link para o post

CAROS AMIGOS, GOSTARIA DE ALGUMA ORIENTAÇÃO QUANTO AO USO DE HÉLICE DE AÇO NOS MOTERES DE POPA, SE FAZ ALGUMA DIFERENÇA NO DESEMPENHO, CONSUMO, DURABILIDADE, ETC

SEI QUE EXISTE UMA RELAÇÃO ENTRE O "DIÂMETRO", "PASSE" DO HÉLICE COM A VELOCIDADE E/OU FORÇA DO MOTOR, PORÉM UM COLEGA SUGERIU TROCAR O HÉLICE ORIGINAL POR UM DE AÇO INOX, ALEGANDO QUE MELHORA MUITO O DESEMPENHO DO MOTOR. SE ALGUÉM TIVER INFORAÇÕES A RESPEITO, FICO AGRADECIDO.

ABRAÇOS

VÁLTER FÁE

Valter espero que ajude a todos, achei um video explicativo no youtube sobre o passo da helice, muito bom.

vai ai o link

grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post

grande abraço

Exatamente isto, a hélice de inox deforma menos que a de alumínio e, por isto, dá um rendimento melhor.

Em contrapartida, aumenta a chance de danos ao sistema de engrenagens/transmissão em caso de batidas em pedras e outros.

Tenho um 258 e troquei para alumínio, mas não me deu o mesmo rendimento. Por isto, voltei a utilizar hélice de inox. Inclusive, facilita muito a arrancada e navegabilidade dos Quest 258.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tenho um motor mercury 4 tempos 60HP, estou precisando substituir a elice, sei que as originais tem um anel de borracha interno, que serve para amortecer o impacto contra galhos ou pedras, as paralelas também possuem esse dispositivo de segurança?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso