Ir para conteúdo

Bass Boat x Descargas elétricas(Raios)


Posts Recomendados

Lendo uma matéria sobre os perigos dos raios nas pescarias, prevenção e cuidados que devemos tomar para evitar acidentes com as descargas elétricas, me surgiu uma dúvida. Nela o autor cita que, além das próprias varas, aparelhos eletrônicos podem ajudar a atrair os raios e deu o exemplo de um celular.

A Minha dúvida é a seguinte: se um celular pode atrair descargas elétricas, um bass boat que é equipado com o que a de mais moderno em aparelhos náuticos como GPS, sonar e outros tantos aparelhos eletrônicos, pode ser considerado um local mais perigoso de se estar em meio a uma tempestade com raios?

Nunca tive noticias de nenhum bass boat que sofreu acidentes desse tipo, mas se alguém leu a reportagem completa, eles escrevem sobre alguns casos de morte em situações "parecidas" com que os pescadores passam, incluindo pessoas que foram atingidas dentro de embarcações.

O site da revista não disponibiliza a matéria completa, mas tem um link sobre o assunto:

http://revistapescaecompanhia.uol.com.br/fique-por-dentro/noticias/fuja-do-raio/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, não vejo qualquer explicação lógica pela qual um bass boat seria mais ou menos suscetível a um raio do que qualquer outro barco, lancha ou canoa de qualquer tipo...

e outra coisa: celulares ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos não "atraem" raios. Esse é mais um mito que nunca se comprovou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Turma..faz tempo q saí da escola...mas lembro muito bem do tal do "poder das pontas"...Então, se vc está dentro de um barco, seja de alumínio, madeira, fibra ou isopor....hehee...abaixe-se dentro dele...e evite ficar com sua vara de pesca levantada...hehee..

...mas assim como foi dito, aparelhos eletrônicos em nada interferem na "recepção/atração" de raios. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Vou passar a minha opinião sobre o assunto , sou Engenheiro de Telecomunicações e tenho um certo conhecimento sobre o assunto relacionado a raios/dispositivos de proteção de descargas atmosféricas e sistemas de aterramento .

Li a matéria da revista citada e algumas partes da matéria são verdadeiros mitos.

Vamos lá,vou tentar explicar da forma mais resumida possível:

Para entender melhor o fenômeno das descargas atmosféricas precisamos saber basicamente os conceitos da Rigidez Dielétrica,Centelha elétrica e Poder das Pontas.

Durante a formação de uma tempestade ocorre uma separação de cargas elétricas, sendo que as nuvens geralmente mais baixas ficam eletrizadas negativamente e as nuvens mais altas se eletrizam positivamente.

Portanto é formado um campo elétrico entre as nuvens mais baixas e mais altas. As nuvens mais baixas carregadas negativamente induz na superfície terrestre uma carga positiva , criando um campo elétrico entre elas.

À medida que as cargas elétricas vão aumentando nas nuvens a intensidade destes campos vão aumentando até ultrapassar o valor da rigidez dielétrica do ar, portanto o ar se torna um condutor e uma GIGANTE centelha elétrica é formada que chamamos de relâmpagos.Os relâmpagos normalmente saltam de uma nuvem para outra ou de uma nuvem para a Terra.

Os raios são descargas elétricas em contato com a terra e ao contrário do que muitos pensam os raios podem subir também dependendo da diferença de potencial que é formada apesar de ser um fenômeno mais raro.

O Poder das Pontas é um fenômeno relacionado com o conceito de rigidez dielétrica e pode ser explicado de forma simples: "Quando existe um condutor eletrizado a carga tende a se acumular nas regiões pontiagudas por isso o campo elétrico próximo às pontas do condutor é muito mais intenso que nas proximidades das regiões mais planas".

Baseado nisso dou o seguinte conselho para os amigos pescadores, em dias de fortes tempestades NÃO se abriguem em campos abertos, lugares mais altos( como topo de morros e copa de árvores) e parem de pinchar na hora a ponta da vara servirá como um captor ou para-raio e a probabilidade de vc ser atingido será muito maior do que se vc ficar deitado no barco ou na terra, o ideal e procurar matas com diferentes alturas de árvores e se esconder até o fim da tempestade, árvores isoladas podem servir como proteção parcial mas se atingidas vc poderá receber parte da descarga elétrica.

É aconselhável que em condições de fortes tempestades com a presença de raios e relâmpagos vc encoste a sua embarcação em uma margem, desligue todos os dispositivos e sistemas elétricos e se possível retire parte ou completamente o barco da água, como temos barcos com cascos de alumino e fibra cada um irá se comportar de uma forma ao receber uma descarga atmosférica.

Uma coisa eu posso afirmar o acúmulo da eletricidade atmosférica pode chegar a níves ASSUSTADORES na grandeza de 15 a 20 milhões de volts com uma corrente média de 10.000 ampéres e isso seria suficiente para estorricar todos os dispositivos e sistemas elétricos instalados em qualquer embarcação assim como o casco e motor se atingidos direta ou indiretamente por um raio, o ideal é que todos os barcos tivessem (SPDA) sistema de proteção contra descargas atmosféricas KKKKK , mas como não ainda chegamos nesta evolução não vamos facilitar.

Sobre o celular e outros equipamentos eletrônicos que possuímos nas embarcações ser um condutor de raios é um VERDADEIRO MITO, o único perigo que o celular pode representar em condições como estas , será na condição de uma forte tempestade e vc estiver em um lugar desabrigado e for atingido por um raio e naquele exato momento vc estiver falando no celular com o aparelho encostado na orelha , o celular como um bom condutor de eletricidade em contato com a pele assim como qualquer outro condutor aumenta o risco da corrente elétrica se espalhar por todo o corpo podendo causar danos irreversíveis nos órgãos internos, mas de forma alguma os equipamentos eletrônicos irão atrair raios, se vc for atingido por um raio não será o "celular " o culpado diabo::

Mesmo perigo ocorre para telefones fixos que são interligados através de fios condutores.

A probabilidade de um raio cair em vc é a mesma que vc ganhar na loteria KKKKK rindo3:: , mas como sempre tem alguém que ganha não vamos brincar.

Espero ter ajudado. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Marcondes,beleza?...

Ontem mesmo retornarmos mais cedo porque além da chuva começaram os relâmpagos. O medo falou mais alto. Foram bem esclarecedoras suas explicações! Mas gostaria de saber qual o risco de durante a tempestade encostarmos o barco e ficarmos dentro d'água.

Obrigado!

Luizao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Marcondes,beleza?...

Ontem mesmo retornarmos mais cedo porque além da chuva começaram os relâmpagos. O medo falou mais alto. Foram bem esclarecedoras suas explicações! Mas gostaria de saber qual o risco de durante a tempestade encostarmos o barco e ficarmos dentro d'água.

Obrigado!

Luizao

Grande Luizão,

Tudo bem por aqui meu amigo e como anda os treinos por aí ?

É isso aí não podemos brincar em situações como essas.

Vamos lá, em situações de raios e relâmpagos definitivamente vc estará mais seguro na terra do que na água, não que as águas atraem mais os raios , mas pela melhor condução da corrente elétrica na presença da água se comparado com o solo.

O que provoca o fluxo de uma corrente elétrica e a diferença de potencial que existe nas partes de seu corpo ,mas somente o valor do potencial elétrico em si não é um perigo (ex: um passarinho pousado na fase de um fio de alta tensão).

Quando uma descarga atmosférica atinge a água ( nos casos de mar a situação é ainda pior pela excelente condutividade da água salgada) , a corrente é injetada na água e há grande elevação de potencial no ponto de incidência onde a corrente está concentrada. As pessoas que estiverem próximos desse ponto correm sério risco, já que a distribuição de potenciais na região é capaz de submeter o corpo da vítima a correntes intensas que podem causar paradas cardíacas e respiratórias.

Mas na medida que se afasta do ponto de incidência a densidade de corrente diminui muito rapidamente (com o quadrado da distância) da mesma forma o potencial elétrico diminui.

Daí vc me pergunta , então os peixes serão todos eletrocutados por estarem na água certo ? Errado , existem algumas explicações físicas que justificam este fato por exemplo ( a corrente elétrica sempre percorre o menor caminho, a diferença de potencial dos peixes não são suficientes para gerar o fluxo da corrente e não são atingidos e que as descargas elétricas só se dissipam na superfície da água).

Há alguns estudos que compravam que um ser humano submerso há 2 m de profundidade da superfície da água não será afetado se estiver próximo de um ponto de incidência do raio ( no caso de mergulhadores por exemplo).

Resumindo tudo isso te dou o seguinte conselho meu amigo ao ouvir os primeiros sinais de trovões procure chegar até a margem mais próxima ou mais segura, desça do barco e procure o melhor abrigo possível ( entrar dentro de um carro, entrar dentro de uma mata, abrigos como grutas, grotas fechadas, vales, desfiladeiros e depressões no solo para os casos de situações em pescarias são os mais bem vindos nesta hora , na pior das hipóteses fica agachado no chão com as pernas fechadas e a mão sobre a cabeça até passar os raios que na maioria das vezes são rápidos.

Não fique deitado no chão pois será a posição de maior vulnerabilidade para uma descarga elétrica te atingir.

Espero não ter complicado mais joia:::

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 1 mês depois...

palmas:: show de explicação, já tive problemas com raios, por sorte estávamos fora da água, barco na carreta, mas estávamos molhados e mesmo o raio ...concluo eu ....que não foi diretamente sobre nós tomamos um super choque e um p.... Susto!!! :choquei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

palmas:: show de explicação, já tive problemas com raios, por sorte estávamos fora da água, barco na carreta, mas estávamos molhados e mesmo o raio ...concluo eu ....que não foi diretamente sobre nós tomamos um super choque e um p.... Susto!!! :choquei:

Valeu Bruno,

Se foi só um choque acertou na Quadra então KKKKK.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

palmas:: show de explicação, já tive problemas com raios, por sorte estávamos fora da água, barco na carreta, mas estávamos molhados e mesmo o raio ...concluo eu ....que não foi diretamente sobre nós tomamos um super choque e um p.... Susto!!! :choquei:

O fato de estar molhado já salvou a vida de algumas pessoas que receberam a descarga, porque a roupa molhada tem maior condutividade, fazendo com que a energia passe por ela, ao invés de passar pelo corpo. Seria como um mini Faraday.

Bem , foi oque eu entendi num documentário. tchau::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...