Ir para conteúdo

Sera que tá bom para os tucunares??


Posts Recomendados

Galera, estarei indo para serrea da mesa em julho, entre o dia 13 e 18 de julho, e gostaria de saber se meu material vai dar para o gasto no que dizem ser o paraiso da pesca esportiva. Então vai lá:

Varas entre 17 e 20 LB;

Linhas 0,20 milímetros e de 30 Lb;

carretilhas: Cítica 201 e GTO Tornament;

Iscas, aí que está o problema:

Lele;

Tan tan;

flat 70;

fatal;

bom bom;

Kv Dr. Spok Jr;

Kv Dr. Spock Jr Stick;

borboleta Stick;

magic stick;

rattlin da rapala;

jigs variados

o que me falam destas iscas galera?? abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rodrigo! Bem vamos então...

Achei a linha muito fina, até mesmo se for multifilamento. Se você for usar multifilamento (mais indicado) use acima 0,25 até 0,32 mm fica bom. Se for usar monofilamento use de 0,35 mm linha de qualidade.

Quanto as iscas, das que você descreveu eu levaria somente (Kv Dr. Spok Jr e Kv Dr. Spock Jr Stick) as outras eu não curto...

Levaria no lugar das outras umas INNA 90 da Marine sports modelo novo (PRO TEAM), leve 2 jumping minow Rebel (prata e cor osso), Viper da MS, Zetta da MS, Flash minow, e a Papa black.

Não leve flat 70 e ratlin da rapala, quanto aos jigs, compre uns com pena de ganso, os de cabelo de boneca apesar de mais resistentes não são tão atraentes.

Bom "gosto é gosto"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Rodrigo...Bom, lá vai minha opinião:

Como já disseram, linha de 30 lb é pouco lá...Principalmente para pescar em galhada, paliteiro...É ruim de tirar um grande!

Sobre as iscas de superfície, pode insistir nas Spock junior e e spock stick, borboleta stick e magic stick (se for o 90). Todas matadeiras para lá. Se for adicionar algo nessa lista, eu sugeriria fire-stick, sticknina e joão pepino (o original é mais caro, tem o tucuna bait da moro-deconto e o da KV, todos excelentes - semana passada peguei muito com o da KV prata, que é super barato).

Não deixe de levar uma isca de hélice. Para peixes acasalando é fatal. Eu gosto das bicudas (90 e 110) e tucuna bait turbo, ou rapala skitter prop( mais caro esse).

Da sua lista, acho a tan tan uma das mais eficientes...Errática, vem na meia água, não falha... Só coloque uma garatéia mais forte. Se você gostar de pescar na meia água, esse é o tipo de isca que tem que ter mais de uma. Além da tan tan, biruta 90 (Moro-deconto) e Zagaia (zagaia-Hi-lures) também vão muito bem.

Lele, flat 70, fatal e bombom, acho pequenas para lá.

O ratlin também é eficiente quando o peixe refuga outras iscas.

Os jigs são os mais eficientes quando o peixe refuga outra iscas (to com o Bruca, não gosto de jigs com cabelo de boneca)...

Por último, se voce gostar de pesca na meia água, não deixe de levar iscas de barbela curta, de 9 e 11 cm.

Espero ter ajudado, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Rodrigo...!!

Cara, o Bruca e o Michel falaram tudo... agora sobre a linha de 30 lbs.. pode parecer fina, porém, só pesco na serra da mesa com linha de 30 lbs da power pro....mês passado inclusive tive que usar o Freio DNC (Dedão na Carretel), para freiar uns marrucos que sairam...e a linha aguentou de boa e só perdi uma vez um peixe por conta disso... mas isso é preferência minha, lá gosto de grandes emoções. !!! heheheheh :twisted:

Agora para vc não perder viagem por conta de linha, até por que parecer ser sua primeira vez lá... use linhas entre 40 lbs e 50 lbs...mais que isso é exagero... eventualemente vc poderá perder algum peixe ou outro...mas sempre olhe as condições da linha...sempre retire a parte "poída"..

Sobre iscas a galera falou tudo... !!!!!

Abração e sucesso na sua pescaria!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

galera, desculpa a falta de experiência mas gostaria de saber o trabalho que a biruta desenvolve para a pesca do tucunaré.

como devo trabalhar e em que parte da água ela atua?? sub-superfície ou meia água??

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

::evil:: Amigo Rodrigo. Estou aquí a observar as respostas de cada um. É interessante como as caractrísticas individuais variam de pescador para pescador. Mês passado estivemos lá em Serra da Messa. Como sempre, a pescaria de superfície não é moleza prá ninguém.

ahh:: Somente no final da tarde é que os bocudos deram mais atenção prá gente. Todas as iscas têm eficiência própria, dependendo da disposição do pescador, do manejo que ele dispensa a cada uma.

fome:: Meu maior tucuna foi no Ratlilin. O maior do Fabiano foi no Macetão médio (branco), só para se ter uma idéia.

Leve todas as iscas que você gosta e veja o resultado. smile::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

::evil:: Amigo Rodrigo. Estou aquí a observar as respostas de cada um. É interessante como as caractrísticas individuais variam de pescador para pescador. Mês passado estivemos lá em Serra da Messa. Como sempre, a pescaria de superfície não é moleza prá ninguém.

ahh:: Somente no final da tarde é que os bocudos deram mais atenção prá gente. Todas as iscas têm eficiência própria, dependendo da disposição do pescador, do manejo que ele dispensa a cada uma.

fome:: Meu maior tucuna foi no Ratlilin. O maior do Fabiano foi no Macetão médio (branco), só para se ter uma idéia.

Leve todas as iscas que você gosta e veja o resultado. smile::

fala Biguá. estarei lá dia 14 de julho, bem cedo, na pousada do Germano, se Deus quiser, realizando minha primeira pesca de Tucunas da vida. Nunca peguei um tucuna na vida, vc acredita??

vamos pescar até dia 17 de julho. se estiver por lá poderia aparecer para dar umas dicas, acredito que para marinheiro de primeira vigem não vai sr moleza pegar peixes por lá né??

o que vc me diz??

tem algum conselho para um marinheiro de primeira viagem??

pesco muito por aqui, mas geralmente traíras e robalos.

aguardo ajudas de profissionais, tanto vc quanto todos os outros colegas do site.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Rodrigo,

A isca Biruta ( Moro ), tem um trabalho errático de sub-superfície !

Trabalhe-a com velocidades alternadas, com paradinhas e toques de ponta de vara ! wink

arrow:: Olha ela aí... Imagem Postada

valeu Kid, já até comprei a biruta, cor ossoentre outras várias. agora já estou com meu quite Serra da Mesa todo pronto. espero não passar raiva. Valeu pela dica, e me fala a Z-90 trabalha como zara né?? comprei mas não testei ainda..

abraços e até

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Eu ainda colocaria uma firestick nessa sua caixinha...rs (na minha opinião por ordem de preferência: osso; osso com dorso rosa; prateada com dorso azul e barriga verde). É uma isca de superfície, pode trabalhá-la como stick e zara, pode alternar também uma "popada forte", paradinha e depois o trabalho stick/zara...apesar de não ser muito fácil de trabalhar, tem um ratlin muito efetivo e consegue levantar bem os peixes...uso muito com a trairão em dias com um pouco de vento e quero insistir na superfície...

Quanto as linhas multifilamento de pelo menos 0,25 mm até 0,29 mm que tenho usado regularmente (a libragem varia de acordo com a marca); as marcas que tenho mais utilizado são triumph, power pro, spider wire stealth.

OBS: não utilizo leader de fluorcarbono. Snap direto na multi. No caso de iscas de hélice é bom o snap ter um girador (compre snaps de qualidade para não se arrepender depois - te indico Capella e CCM).

Isso são apenas opiniões pessoais..

Abraço e espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Eu ainda colocaria uma firestick nessa sua caixinha...rs (na minha opinião por ordem de preferência: osso; osso com dorso rosa; prateada com dorso azul e barriga verde). É uma isca de superfície, pode trabalhá-la como stick e zara, pode alternar também uma "popada forte", paradinha e depois o trabalho stick/zara...apesar de não ser muito fácil de trabalhar, tem um ratlin muito efetivo e consegue levantar bem os peixes...uso muito com a trairão em dias com um pouco de vento e quero insistir na superfície...

Quanto as linhas multifilamento de pelo menos 0,25 mm até 0,29 mm que tenho usado regularmente (a libragem varia de acordo com a marca); as marcas que tenho mais utilizado são triumph, power pro, spider wire stealth.

OBS: não utilizo leader de fluorcarbono. Snap direto na multi. No caso de iscas de hélice é bom o snap ter um girador (compre snaps de qualidade para não se arrepender depois - te indico Capella e CCM).

Isso são apenas opiniões pessoais..

Abraço e espero ter ajudado

amigão, se vc não se importar gostaria que vc me desse as dicas de como trabalhar a firestick... já comprei, osso com cabeça vermelha...

como devo trabalha-la?? dá para falar um passo a passo para mim?? é que nunca usei esta isca e vou estreiá-la na serra da mesa, já viu né

se der fico agradecido

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Eu ainda colocaria uma firestick nessa sua caixinha...rs (na minha opinião por ordem de preferência: osso; osso com dorso rosa; prateada com dorso azul e barriga verde). É uma isca de superfície, pode trabalhá-la como stick e zara, pode alternar também uma "popada forte", paradinha e depois o trabalho stick/zara...apesar de não ser muito fácil de trabalhar, tem um ratlin muito efetivo e consegue levantar bem os peixes...uso muito com a trairão em dias com um pouco de vento e quero insistir na superfície...

Quanto as linhas multifilamento de pelo menos 0,25 mm até 0,29 mm que tenho usado regularmente (a libragem varia de acordo com a marca); as marcas que tenho mais utilizado são triumph, power pro, spider wire stealth.

OBS: não utilizo leader de fluorcarbono. Snap direto na multi. No caso de iscas de hélice é bom o snap ter um girador (compre snaps de qualidade para não se arrepender depois - te indico Capella e CCM).

Isso são apenas opiniões pessoais..

Abraço e espero ter ajudado

amigão, se vc não se importar gostaria que vc me desse as dicas de como trabalhar a firestick... já comprei, osso com cabeça vermelha...

como devo trabalha-la?? dá para falar um passo a passo para mim?? é que nunca usei esta isca e vou estreiá-la na serra da mesa, já viu né

se der fico agradecido

abraços

Tenho 01 isca dessas e com carretilha mais lenta (caso da Citica) fica mais fácil o trabalho dela como Zara!!! (no caso da GTO atrapalha por causa da velocidade de recolhimento de 7.1:1, tendo em vista que a Firestick é um stick mais lento!!!)

O trabalho de Stick para essa isca pode ser alternado entre mais lento com toques e esperando a isca voltar ou um pouco mais rápido!!! (nesse último caso acho que funciona melhor para Tucunas!!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, eu tenho uma dica boa para você então!

Converse bastante com seu guia de pesca. Pergunte sobre iscas, cores, trabalhos de cada uma...Tenha nele um parceiro em sua pescaria.

Existem guias e guias... Os do Germano no geral são bons. Então, tente "tirar" dele o máximo que puder, afinal o sucesso dele como guia é fazer você pegar peixes (e muitos!) e se divertir.

Abraços e boa sorte por lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Eu ainda colocaria uma firestick nessa sua caixinha...rs (na minha opinião por ordem de preferência: osso; osso com dorso rosa; prateada com dorso azul e barriga verde). É uma isca de superfície, pode trabalhá-la como stick e zara, pode alternar também uma "popada forte", paradinha e depois o trabalho stick/zara...apesar de não ser muito fácil de trabalhar, tem um ratlin muito efetivo e consegue levantar bem os peixes...uso muito com a trairão em dias com um pouco de vento e quero insistir na superfície...

Quanto as linhas multifilamento de pelo menos 0,25 mm até 0,29 mm que tenho usado regularmente (a libragem varia de acordo com a marca); as marcas que tenho mais utilizado são triumph, power pro, spider wire stealth.

OBS: não utilizo leader de fluorcarbono. Snap direto na multi. No caso de iscas de hélice é bom o snap ter um girador (compre snaps de qualidade para não se arrepender depois - te indico Capella e CCM).

Isso são apenas opiniões pessoais..

Abraço e espero ter ajudado

amigão, se vc não se importar gostaria que vc me desse as dicas de como trabalhar a firestick... já comprei, osso com cabeça vermelha...

como devo trabalha-la?? dá para falar um passo a passo para mim?? é que nunca usei esta isca e vou estreiá-la na serra da mesa, já viu né

se der fico agradecido

abraços

Tenho 01 isca dessas e com carretilha mais lenta (caso da Citica) fica mais fácil o trabalho dela como Zara!!! (no caso da GTO atrapalha por causa da velocidade de recolhimento de 7.1:1, tendo em vista que a Firestick é um stick mais lento!!!)

O trabalho de Stick para essa isca pode ser alternado entre mais lento com toques e esperando a isca voltar ou um pouco mais rápido!!! (nesse último caso acho que funciona melhor para Tucunas!!!)

Cada um tem um modo de trabalho que se identifica melhor e se sente mais confortável ao trabalhar uma isca...eu gosto de trabalhá-la com toques de ponta de vara curtos e bem rápidos, fazendo um trabalho de zara rápido....em alguns momentos dou uma estickada e ela dá uma mergulhada pequena...muitas vezes eles pegam nesse momento...

Mas vc tem que ver o modo que vc mais vai se adaptar ao trabalho da isca, pois alguns tem maior facilidade em alguns tipos de isca que outros...a dica do Michel é muito boa, pois os guias conhecem a região, o comportamento dos peixes e qual o modo que eles estão "pegando" naquele dia!!

Converse bastante e tente extrair o máximo de informações possíveis do seu guia!

Abraço e boas pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada um tem um modo de trabalho que se identifica melhor e se sente mais confortável ao trabalhar uma isca...eu gosto de trabalhá-la com toques de ponta de vara curtos e bem rápidos, fazendo um trabalho de zara rápido....em alguns momentos dou uma estickada e ela dá uma mergulhada pequena...muitas vezes eles pegam nesse momento...

Mas vc tem que ver o modo que vc mais vai se adaptar ao trabalho da isca, pois alguns tem maior facilidade em alguns tipos de isca que outros...a dica do Michel é muito boa, pois os guias conhecem a região, o comportamento dos peixes e qual o modo que eles estão "pegando" naquele dia!!

Converse bastante e tente extrair o máximo de informações possíveis do seu guia!

Abraço e boas pescarias

fala Nilton, valeu pela dica da Firestick cara, mas posso te contar uma coisa?? Isquinha complicada de trabalhar viu, não agradei muito dela não?? Na GTO eu não consegui trabalhar por nada, o recolhimento 7:1 me atrapalhou, consegui trabalhar um pouco com ela na Cítica, mas ainda assim meio meia boca, vou ter que treinar muito para chegar na serra da mesa e utilizá-la...

será que sou só eu que tenho dificudades com ela??

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo,

Comprei essa isca já faz algum tempo, logo depois que comecei a usá-la até desanimei, difícil de trabalhar e não entrava nenhum peixe (muito provavelmente por estar trabalhando a isca de modo errado); depois que peguei o "jeito" daí foi só alegria, mas mesmo assim, é uma isca pra ser utilizada naqueles dias que não "estamos com preguiça" entende....pois o trabalho é cansativo, mas muito eficiente...como te disse anteriormente utilizo muito qdo o peixe tá no fundo e em situações de vento onde quero continuar pescando na superfície, o mesmo pensamento utilizo com a trairão (Imakatsu).

Quanto as carretilhas uso hoje como conjunto titular uma scorpion MG com uma varinha intergreen graphite hercules 5´3" 8-17 Lb, mas uso também com uma zillion (7.1:1) e fenwick hmx 5´3" 17 Lb...a questão da velocidade da carretilha é apenas vc se acostumar....

Abraço e boas pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Primeira vez nos tucunas? Não erre!

Use papa black branca e branca com cabeça vermelha. Para trabalhar, até pegar o jeito, simplesmente lance e puxe! A isca trabalha de per si! Se não tiver nenhuma batida (muito difícil), alterne puxadas rápidas com paradas bruscas. Nas paradas, vc verá que a papa black vai boiar. Dê pequenos toques na vara e verá o quanto a isca nada bem.

Aliás, em todas as iscas que tentar, lance bem perto do barco (até 5 ou 10 metros) e vá tentando trabalhos diferentes em todas as iscas! Assim vc logo, logo aprenderá o nado de cada uma e saberá como trabalhar ao longe.

Lá no Germano (estive lá há cerca de 3 semanas), vc encontrará iscas a R$ 15,00 cada. A melhor que te indico para superfície é a bicuda, da Deconto. Comigo, foi tiro-e-queda a isca preta-fosca de hélice.

Também tive muito resultado com o Dr. Spock Jr e, principalmente (olha que principalmente mesmo) com a popper stick da borboleta. Foi com ela que fisguei o maior amarelo de minha história: 55 cm e pouco mais de 4 kg.

Veja:

Imagem Postada

mestre::

Tô charmoso, não?!?!?!? :gorfei:

Pra mim, as iscas que não podem faltar:

1. Papa black branca (a número 1 mesmo, em qualquer pescaria - inclusive, farei um relato sobre minha experiência em Luís Alves com esta isca);

2. Papa black branca com cabeça vermelha/laranja;

3. Stick borboleta branca com cabeça vermelha da borboleta (nunca pode faltar em nenhuma caixa);

4. Popper stick branca com cabeça vermelha da borboleta;

5. Bicuda-hélice da Deconto.

É isso.

Boa sorte na pescaria.

Forte abraço,

Wellington . . .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...