Ir para conteúdo

Melhores rios para fisgar grandes Jaús, alguém indica?


Posts Recomendados

Fala galera, blz.

Fiz duas pescarias no Araguaia 2012, 2013, com minha turma e foi sucesso nas duas: Pirararas e Piraíbas, o Araguaia dispensa comentários, como diz o amigo Miron Júnior: não faia.

Dizem que no Araguaia tem Jaú também mas é dificil de pegar, também se eles caçarem na área das pirararas vão morrer de fome pq as danadas de la são terriveis.

Andei pesquisando alguns rios e pousadas: já vi que o melhor pra se pescar o tal Jaú é o Teles Pires, vi que é tudo de bom mas o custo é bem alto, tipo 850 a 900 pilas por dia, deve ser bom demais lá, ou o fato da Hidroelétrica estar caminhando a passos largos por lá esta pesando nos preços.

Na região do Alto e Médio Xingu fiz algumas pesquisa e percebi que o Rio Kuluene é bem falado, só que nesse caso a coisa se inverte: preços bem acessiveis porém muitos são os relatos de matança de peixes, e alguns pescadores citam que pra se pegar peixes de escama é bom mas no caso dos bagrões perde feio pro Araguaia.

Rio Apa e outros daquela região também observei falta de fiscalização, inclusive aqui na minha região em SP, na minha cidade mesmo temos grupos de pesca que vão pro Rio Apa e matam tudo o que aparece, Jaú de 10 kg dourado de 5 Kg e por ai vai, pescaria pra mata a fome, é triste lá o Jaú ta morrendo no berço.

Bom quem tiver alguma informação e puder me ajudar a pescar os grandes Jaús, fico agradecido.

Um abraço a todos, Marcelo - Equipe Avançar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começando a responder por 2 rios que vc citou ... são muitos rios ...

1. Araguaia

- na parte do Araguaia que vc pescou, os jaús são raros. O único de peguei foi em frente a Luiz Alves à noite e tinha cerca de 25 ... centímetros ... brinco com isto sempre ...

- mais abaixo, o Araguaia corre bem diferente: pedrais quilométricos e corredeiras com nomes de cachoeiras ... cito 2 locais diferenciados:

- Cachoeira de Itaipava, divisa TO/PA, município de Piçarra-PA; muita pedra

Tem um torneio anual no mês de julho ... dura 2 dias com pesca de tucunarés e jaús;

Acesso de avião até Araguaína-TO; de lá, de carro com asfalto até o Pontão e mais cerca de 30 km de terra;

Tinha uma pousada lá quando eu fui; é bom ir de caminhonete aberta e levar de tudo + combustível (no Pontão tem).

- Pega jaú em qq época do ano, mas no verão é que é o bicho

- Xambioá/TO/São Geraldo/PA

- Asfalto até lá - é caminho pra Marabá

- Estrutura rústica; tem a pousada do Edinho que arruma tudo pra vc, quartos com ar condicionado e, até há 3 anos, um restaurante 5 estrelas - acredite, nunca comi uma moqueca capixaba ou portuguesa ou um filé de jaú tão bom quanto de lá;

- o bicho lá é a Cahoeira de Santa Isabel, a 60 km de barco descendo o rio; acredite, são 60km de pedrais enormes, inclusive o trecho mais profundo do Rio Araguaia;

- lá, sempre com guia que conheça muito bem a região; são muitas cachoeiras

- tem muita pesca tradicional, em que não se pratica o pesque-e-solte e têm tb colônia de pescadores; há muita pesca predatória; ainda assim, nunca vi lugar melhor pros jaús; linhas mais de 1,00 simplesmente desconsideradas e arrebentadas na primeira corrida (lógico que as pedras ajudam);

2. Rio Apa

- Procure na internet por "Pescador de Jaú"; muito organizado e lá só pesque-e-solte com anzol sem farpa ...

Ufa ... depois continuo ...

Abração,

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começando a responder por 2 rios que vc citou ... são muitos rios ...

1. Araguaia

- na parte do Araguaia que vc pescou, os jaús são raros. O único de peguei foi em frente a Luiz Alves à noite e tinha cerca de 25 ... centímetros ... brinco com isto sempre ...

- mais abaixo, o Araguaia corre bem diferente: pedrais quilométricos e corredeiras com nomes de cachoeiras ... cito 2 locais diferenciados:

- Cachoeira de Itaipava, divisa TO/PA, município de Piçarra-PA; muita pedra

Tem um torneio anual no mês de julho ... dura 2 dias com pesca de tucunarés e jaús;

Acesso de avião até Araguaína-TO; de lá, de carro com asfalto até o Pontão e mais cerca de 30 km de terra;

Tinha uma pousada lá quando eu fui; é bom ir de caminhonete aberta e levar de tudo + combustível (no Pontão tem).

- Pega jaú em qq época do ano, mas no verão é que é o bicho

- Xambioá/TO/São Geraldo/PA

- Asfalto até lá - é caminho pra Marabá

- Estrutura rústica; tem a pousada do Edinho que arruma tudo pra vc, quartos com ar condicionado e, até há 3 anos, um restaurante 5 estrelas - acredite, nunca comi uma moqueca capixaba ou portuguesa ou um filé de jaú tão bom quanto de lá;

- o bicho lá é a Cahoeira de Santa Isabel, a 60 km de barco descendo o rio; acredite, são 60km de pedrais enormes, inclusive o trecho mais profundo do Rio Araguaia;

- lá, sempre com guia que conheça muito bem a região; são muitas cachoeiras

- tem muita pesca tradicional, em que não se pratica o pesque-e-solte e têm tb colônia de pescadores; há muita pesca predatória; ainda assim, nunca vi lugar melhor pros jaús; linhas mais de 1,00 simplesmente desconsideradas e arrebentadas na primeira corrida (lógico que as pedras ajudam);

2. Rio Apa

- Procure na internet por "Pescador de Jaú"; muito organizado e lá só pesque-e-solte com anzol sem farpa ...

Ufa ... depois continuo ...

Abração,

Wellington ...

Obrigado mesmo, muita informação Jaú gosta de pedra mesmo.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo procure o mario gonda e pergunte para ele da pescaria que fizeram no pantanal , o claudio que aparece no video estava pescando jau e teve jau que eles não conseguiram tirar e nem ver a cara do peixe . Acha que o gonda pode explicar melhor aonde eles foram..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais dois ...

Rio Miranda-MS ...

Pega jaú sempre, mas, sujou a água e o rio encheu corre, porque os jaús amarelos dão show ...

Melhor local? Com rio cheio nunca vi lugar ruim ... claro que em locais mais fundos se pegam os maiores ...

Um local: barranco vermelho ... após o Betione a meio caminho do Chapena ... aliás, na boca do Betione, tem um jaú que já vi fisgado 4 vezes, e nunca via a cara, e não é um local muito fundo ...

Rio Aquidauana-MS

Esse é o melhor lugar, em quantidade, que já pesquei grandes jaús ...

Embora a predação com tarrafas e anzois de galho seja grande, há fazendas que não permitem a entrada de desconhecidos ... evite os condomínios onde até os galhos têm uma placa de madeira identificando uma chácara e o dono-só este pode amarrar anzol de galho ali ...

Um lugar ... abaixo da cidade de Rochedo ... não me lembro o nome da Fazenda ... saíamos de Campo Grande na sexta á tarde e, antes da noite, já fisgáramos pelo menos um jaú grande cada um ... o rio é estreito ... cê pesca do barranco (da pedra mesmo) e bate braço com a criança (nunca cortei linha, mas vi meu parceiro cortar) ...

Cara, no Pantanal Sul, qualquer rio pega jaú ... alguns mais, outros menos ... até em rios bem menores eles aparecem ...

No Rio Paraguai já pegamos muitos, embora nenhum tão grande ... lá tem os gigantes ... tem um local abaixo de Porto Murtinho e acima do Rio Apa que nunca pesquei, mas sempre tive muita vontade ... um local chamado Barranco Branco ...

Bem, depois continuo ...

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...