Ir para conteúdo

Rio Araguaia


Posts Recomendados

Ola amigos pescadores,

tenho uma pescaria marcada para o dia 01/05/13 ao dia 05/05/13 no famoso RIO ARAGUAIA, ficarei na cidade de aruanã- GO , e gostaria de saber como a pescaria é praticada nesta época, quais peixes mais pegam, tanto na modalidade de baitcasting como na de isca viva, toda ajuda será necessária joia:::

Abraços e boas pescarias

::fisherman ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala xará, tudo joia? Olha, eu sou apaixonado no Araguaia, mas pesco na região de Luiz Alves - GO, uns 200-250 km abaixo de Aruanã. Mas, conversando com uns amigos que já foram nos dois locais, eles disseram que a pesca nesses locais não é muito diferente.

Maio normalmente é o início da seca no Araguaia, época em que os cardumes se juntam e descem o rio, então não é incomum encontrar imensos cardumes de apapás, cacharas (que no Araguaia não crescem muito), piaus, curimbas etc.

Vou abaixo lhe indicar os equipamentos de minha preferência. Eu uso três tralhas diferentes:

- Leve: Composta por vara de até 15 lbs, molinete ou carretilha preenchidos com 100 mts de linha monofilamento de, no máximo, 0,30 mm, chumbos leves e anzóis Maruseigo 16 ou similar. Uso para a pesca de piaus, mandubés, mandis, piranhas (neste caso, com empate de aço) e peixes de couro de pequeno porte em geral, enquanto estamos apoitados em busca dos gigantes de couro ::fisherman

- Média: Varas de 10-20 lbs, podendo-se usar até 25 lbs, carretilhas abastecidas com 100 mts monofilamento de até 0,40 mm (se quiser pode-se usar o multifilamento, principalmente para a pesca com iscas artificiais, neste caso eu usaria algo com resistência em torno de 25 lbs e líder de mono ou flourcarbono de 0,60 mm). Para a pesca com iscas vivas visando-se a captura de cachorras, corvinas, barbados, cacharas etc, pode-se usar anzóis J-Hook 4/0 até 7/0, dependendo da situação, e chumbos de acordo com a correnteza do local. Excepcionalmente para as douradas, não usa-se chumbo, e tenho preferência por anzóis mais finos como o Wide Gap (aquele de robalo). Eu não tive oportunidade de muito com iscas artificiais, mas no pouco tempo que pesquei, tive boas ações de tucunarés e aruanãs nas Inna's 70 e 90 da Marine Sports, além de colheres e spinners que sejam bem brilhantes. Zaras e poppers de até 9 cm também dão bons resultados. Dependendo da situação, é bom usar empates de aço, pois as piranhas podem atacar a isca e levá-la embora facilmente :gorfei:

- Pesada: Esta é a pesca que a maioria dos linguiceiros procura, e também a minha preferida. As varas devem ter resistência superior a 50 lbs, podendo passar das 100 lbs. Se você busca pirararas ou um eventual jaú, uma carretilha com capacidade para 150 mts de linha 0,80 mm, eu acredito que seja suficiente. Mas, caso queira se arriscar atrás de uma piraiba, carretilhas com capacidade para 200 mts ou mais de linha 0,90 mm seria mais indicada. Alguns pescadores preferem modelos sem o devanador (guia de linha). eu ficaria com a segunda opção, já que uma carretilha maior poderia ser usada tanto na pesca de pirararas e jaús quanto de piraíbas. Os anzóis mais usados variam entre 9/0 e 12/0, dependendo do tamanho da isca, sempre com um empate de aço de no mínimo 120 lbs com girador (evitar os modelos cromados e muito brilhantes), para evitar o corte da linha pelas piranhas durante a briga. Chumbos variam de acordo com a correnteza do local.

OBS: Uma linha que aprendi a utilizar no Araguaia com os guias de pesca é a Dayama Max Force, uma monofilamento barata, resistente à abrasão e muito forte. Utilizo as bitolas de 0,29 mm , 0,37 mm e 0,92 mm , respectivamente para as tralhas leve, média e pesada.

Espero que tenha ajudado joia:::

Abraços :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A respeito das tralhas o nosso amigo Pedro Paulo disse tudo, tambem uso mais ou menos os mesmos conjuntos. Esse ano de 2013 a cheia chegou atrasada, essa semana agora que passou tive noticias que o rio chegou quase na rua de luis alves, em outros anos o araguaia ja começava a encher em novembro/dezembro, coisa que não aconteceu esse ano. Seguindo esse "atraso", eu estou com a pescaria marcada pra dia 20/05 esperando chegar la e ainda achar os grandes cardumes de cacharas perto de luis alves. Boa pescaria para voce e não esqueça de passar as dicas e fazer o relato ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A respeito das tralhas o nosso amigo Pedro Paulo disse tudo, tambem uso mais ou menos os mesmos conjuntos. Esse ano de 2013 a cheia chegou atrasada, essa semana agora que passou tive noticias que o rio chegou quase na rua de luis alves, em outros anos o araguaia ja começava a encher em novembro/dezembro, coisa que não aconteceu esse ano. Seguindo esse "atraso", eu estou com a pescaria marcada pra dia 20/05 esperando chegar la e ainda achar os grandes cardumes de cacharas perto de luis alves. Boa pescaria para voce e não esqueça de passar as dicas e fazer o relato ok.

Ae Nelson, também fiquei sabendo disso, que a cheia demorou mais. Mas falei com o Tatinha e ele me disse que o rio encheu rápido demais e capaz que vai secar rápido demais. A propósito, se eu não me engano, você pescou com o Tatinha ano passado né? Vai ser com ele esse ano denovo? Se sim, você vai pegar ele bem depois que a gente sair de Luiz Alves :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Ah, e estou aguardando tanto o seu relato quanto o do amigo Pedro ::tudo::

Abraços :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A respeito das tralhas o nosso amigo Pedro Paulo disse tudo, tambem uso mais ou menos os mesmos conjuntos. Esse ano de 2013 a cheia chegou atrasada, essa semana agora que passou tive noticias que o rio chegou quase na rua de luis alves, em outros anos o araguaia ja começava a encher em novembro/dezembro, coisa que não aconteceu esse ano. Seguindo esse "atraso", eu estou com a pescaria marcada pra dia 20/05 esperando chegar la e ainda achar os grandes cardumes de cacharas perto de luis alves. Boa pescaria para voce e não esqueça de passar as dicas e fazer o relato ok.

Ae Nelson, também fiquei sabendo disso, que a cheia demorou mais. Mas falei com o Tatinha e ele me disse que o rio encheu rápido demais e capaz que vai secar rápido demais. A propósito, se eu não me engano, você pescou com o Tatinha ano passado né? Vai ser com ele esse ano denovo? Se sim, você vai pegar ele bem depois que a gente sair de Luiz Alves :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Ah, e estou aguardando tanto o seu relato quanto o do amigo Pedro ::tudo::

Abraços :amigo:

Opa boa noite Pedro!

Sim o ano passado pesquei com ele e esse ano vou tb, vou estar la na semana do dia 20. Certeza que vamos pegar bons peixes, e alias, quando sair de la deixe uma cerveja paga pra nós ok? :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso ai que o Pedro Paulo falou.

E tambem é bem bacana voce pescar douradas com pequenos poppers e zaras..

Maas particularmente, nao dedico mt tempo pra isso, como vou só uma ou duas vezes por ano no araguaia, dedico meu tempo aos peixes de couro.

Mas ai vai do seu gosto.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso ai que o Pedro Paulo falou.

E tambem é bem bacana voce pescar douradas com pequenos poppers e zaras..

Maas particularmente, nao dedico mt tempo pra isso, como vou só uma ou duas vezes por ano no araguaia, dedico meu tempo aos peixes de couro.

Mas ai vai do seu gosto.

abraços

Fala xará, você vai aparecer nas bandas de Luiz Alves esse ano? Que época?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa boa noite Pedro!

Sim o ano passado pesquei com ele e esse ano vou tb, vou estar la na semana do dia 20. Certeza que vamos pegar bons peixes, e alias, quando sair de la deixe uma cerveja paga pra nós ok? :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Abraços

Pode deixar, vou pagar uma cerva para ti e ainda deixar uns brindes rindo3::

Abraços :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Companheirinho, em aruanã não tem mto guia de pesca bom não, mas tem um que todo mundo daqui de Goiás indica.

eu nunca pesquei com ele, mas conheço pessoas que ja pescaram e gostaram.

Talvez é uma boa entrar em contato com ele eim...

www.jurandirpescador.com.br

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...