Ir para conteúdo

Nós


Popper

Posts Recomendados

:arrow: Leandro,

Sou do tempo das monos, onde a "cola líder" é que dava as cartas... Nunca me adaptei bem a elas, possivelmente por descrença pessoal, não pela viabilidade do produto ( ainda oriunda da fase de ter que aguardar 12 / 24 h de tempo para a colagem "se firmar" ). Preferia mesmo os nós de sangue ! Outra alternativa era usar linhas de menor diâmetro e maior resistência ( já existentes no mercado americano ). Depois do lançamento das linhas multi, abdquei definitivamente das monos ! Uso apenas "pedaços" como líder, e sempre com nós ! Por mais que consiga sistematízar o tamanho ( volume ) do nó, sempre há o "desgaste" ( mais emocional que verdadeiro ) de que o processo vá atrapalhar o lançamento ! Em contrapartida, as ponteiras de hoje, talvez pelo aprimoramento de construção das varas, tem se reduzido ( em diâmetro ) em busca de maior leveza, acompanhenado a esportividade dos equipamentos ! Também isso termina por "estrangular" a passagem do "", fazendo com o líder usado seja cada vez "menor", ficando o ( muitas vezes ) fora dos passadores... É claro que sempre se "busca" um jeito de aprimoramento, embora não se deixe de pescar ( e/ou praguejar ), principalmente quando algo acontece e é preciso "refazer" o esquema em plena pescaria ( quase sempre quando o bruto está comendo... ). Vi no seu depoimento inicial, e posso ter me enganado na compreensão, que haveria uma forma de aplicar a cola ( "solda" ) diretamente na junção da linha multi com o líder mono ! Pelo andar das coisas que foram postas, já fiquei confuso, e agora definitivamente "enrolado" ( quase como um nó palomar - simples e eficiente... ). Já vi que o assunto é controverso, e aguardarei pelos próximos "capítulos", até para ver se haverá "luz" no final desses posicionamentos... ( no problems )

:arrow: Moacyr

Não tenho qualquer dúvida de seus conhecimentos de química, minucioso como é nas questões que trata, mas me parece que estamos falando de "coisas diferentes" ( e me perdôe se estiver - mais uma vez - interpretando errado ). Existe um procedimento de "pingar" uma gota de cola sobre o dado, consolidando ( em tese ) o esforço gerado pelo aperto nas linhas envolvidas ! O processo que o Leandro se refere, como ele já frizou, é o de substituição do pela cola, necessitando para isso, um pequeno gabarito ( normalmente de madeira ou plástico ) que faz com que as duas linhas a serem unidas, permaneçam imobilizadas pelo período em que a cola ( ou "solda" ) esteja fazendo sua ação de "fundição" dos componenetes das linhas. O resultado final é um pequeno trecho ( o que foi exposto a colagem no gabarito ) com um diâmetro maior, mas muito inferior a qualquerque se pretenda dar ! Esse processo no caso de mono com mono ( líder mais espesso ou resistente que a linha normal ) funciona bastante bem ! A questão é fazer com que isso aconteça na "fusão" de um ponta multi com um líder mono...

Não quero me estender mais, pois me parece que já estou me repetindo dentro de algo que parece ser o óbvio ! Espero ter contribuído em algo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera... só agora que fui assitir algums vídeos do Site da Gigaline...

Puts grila demorar 9 minutos para fazer uma tal de nó SF.... tenho esse saco não. principalmente na hora de pescar. prefiro não usar líder e fazer o famoso nó de Sangue direto no Snap e sair Pinchando.....

Dependendo do Lugar. 9 minutos são mais do que suficiente para pegar ums 10 tucunas. TUDO DUBLÊ. hehehhehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro,

Agradeço-lhe pelo posicionamento ! Não tinha ( ou tenho ) qualquer intenção de polemizar o tema, que - como você deve ter percebido - não é de minha compreensão e/ou uso ! Manterei meu atual "status", ou seja, usando nós !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá...

Já que o tema é nó... alguem tem alguma sugestão pra amarrar a linha em vara de banbu ou telescópica. (pergunta de vara verde, né? mas fazer o que. Um dia a gente tem que começar.)

Um grande abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá...

Já que o tema é nó... alguem tem alguma sugestão pra amarrar a linha em vara de banbu ou telescópica. (pergunta de vara verde, né? mas fazer o que. Um dia a gente tem que começar.)

Um grande abraço a todos

Como me é natural discordar, :roll: eu discordo de você... Só pergunta aquele que não está satisfeito com o que já sabe! Quem quer melhorar... Sempre é bom discutir estes assuntos porque o conhecimento partilhado e discutido sempre acaba multiplicado!

Sobre o nó; eu acho que a grande dica é que ele tenha 2 voltas na ponta da vara, e que seja reforçado com nós adicionais sobre ele próprio (assim, qualquer nó serve); que seja o nó simples, mas que ele seja dado sobre o nó já feito porque ele irá somar sua pressão à do nó já feito. Uma variação interessante do nó simples é o nó do cirurgião; é só dar 3 ou 4 voltas no primeiro nó (ele torce sobre si mesmo quando feito assim, deixe que ele faça isso), e repetir sempre com 1 volta a menos até que só reste o nó simples (quando for apertar esse nó, sempre deixe a linha mestra "receber" o nó esticada).

Para a vara de bambú, é recomendável deixar uma ponta grande para ir enrolando sobre o resto da vara e amarrar do seu meio para o pé da vara; pois se a vara quebrar, você não perde o peixe.

Minha sugestão é o nó trilene: http://www.webpesca.com.br/materiais_te ... asp?ART=21

; mas não precisa dar aquelas voltas todas do desenho (o que pode se tornar uma dificuldade na execução deste nó) se você o reforçar adequadamente com o nó do cirurgião.

Um abraço! :) E quem sabe alguém apresente um nó mais adequado, que eu passe a usar também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Grande Samuel !

Vejam só ! A apresentação tá meio "mixuruca" para quem aparece com um avatar desses, postado na estréia ! Tenho certeza de que a mesma vai ser devidamente preparada e postada com outras considerações que não as de nó, até porque não é aqui que as pessoas se apresentam, né "Samuca" ?? :P :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eita, eu nao me apresentei ainda nao eh??? deixa eu chegar em casa hoje vou fazer um historico bacana. Eu leio muito o forum, mas escrevo pouco. Todos os dias dou uma olhada nas novidades e mensagens trocadas. Mas vou passar a escrever mais. Afinal, estou com viagem marcada para NOV/2007 -Amazonas e quero postar fotos por aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu só pesco com multifilamento hoje em dia e com lider de fluor carbono.O nó que utilizo é o albrigth só que sempre 20 voltas e queimo as pontas.Quando pescava com mono utilizava o mesmo nó com 12 voltas tambem queimando as pontas, ou com cola que da um acabamento muito bom.

Abraços

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...