Ir para conteúdo

Colocar linha de quantas Lb?


Willian Sumiya

Posts Recomendados

Boa Noite pessoal! Estou com umas dúvidas, quanto a Lb da linha o conjunto é uma carretilha que diz que comporta 110 m de linha 0,37 mm e a vara é de 8 á 17 Lbs, para que fique um conjunto equilibrado terei que usar uma linha com + ou - 13 Lbs(média de acordo com o que li na internet), certo ou errado?

Se eu for colocar uma linha "multifilamento" de 13 Lbs vai dar + ou - 0,16 mm, consequentemente pra mim encher o carretel vai ser linha que só, é isso mesmo? ou tem algum outro modo que posso fazer e que o conjunto não fique desequilibrado?

A dúvida é colocar linha monofilamento de quantas Lbs e multifilamento de quantas Lbs?

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu pitaco ...

este link pode lhe ajudar, mas leia várias vezes, pois desmistifica vários conceitos e num primeiro momento, a gente estranha.

Eu pelo menos, lí várias vezes para entender e aceitar.

http://www.naclinho.com/EscolhaLinha.html

Vale a pena. O Naclinho entende muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu pitaco ...

este link pode lhe ajudar, mas leia várias vezes, pois desmistifica vários conceitos e num primeiro momento, a gente estranha.

Eu pelo menos, lí várias vezes para entender e aceitar.

http://www.naclinho.com/EscolhaLinha.html

Vale a pena. O Naclinho entende muito.

Ok! Fernando muito obrigado! Já tinha visto aqui e acho que estava fazendo as contas erradas seila:: kkk...,

mas vou dar mais umas lidas lá para entender mais!

::thanks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Willian,

arrow:: O material passado pelo Fernando é muito esclarecedor !

arrow:: Apenas como complemento, e seguindo os comentários sobre a relação entre os diâmetros das multi x mono, lembre-se que a tendência hoje é buscar (cada vez mais) um conjunto + leve e mais esportivo, daí a busca de conjuntos que armazenem linhas de menor diâmetro (como sempre acontece com as linhas de multi).

arrow:: O inconveniente de usá-las está apenas no seu custo (superior ao das monos), mas que a médio prazo se ajusta, pois elas tem uma maior durabilidade.

arrow:: Por experiência pessoal, coloco uma linha adequada no carretel, e após algumas pescarias, simplesmente inverto as pontas, passando a linha que estava no fundo do carretel (nunca usada) para a frente, guardando no fundo a que vinha sendo usada...

arrow:: Outro esquema também (em função do custo) é fazer uma "cama" (base) de linha de mono no fundo do carretel (veja para que fique bem justo) e depois fazer uma emenda com o pedaço de multi que for utilizar... (sempre acho essa relação de benefício x custo pequena, e opto em encher todo o carretel com a mesma linha...)

arrow:: Por fim, e sem perder o foco, lembre-se que se o equipamento está sendo projetado para trabalhar com linha de mono de 20 lb, haverá um desbalanceamento natural se o diâmetro da multifilamento adequado fizer com que a linha passe a ter uma resistência de 50lb ! Todo o esforço maior acontecerá na vara (não projetada para tanto) e no próprio molinete ou carretilha que estiver usando...

arrow:: Pense nisso quando for optar e/ou escolher o que vai usar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Willian,

arrow:: O material passado pelo Fernando é muito esclarecedor !

arrow:: Apenas como complemento, e seguindo os comentários sobre a relação entre os diâmetros das multi x mono, lembre-se que a tendência hoje é buscar (cada vez mais) um conjunto + leve e mais esportivo, daí a busca de conjuntos que armazenem linhas de menor diâmetro (como sempre acontece com as linhas de multi).

arrow:: O inconveniente de usá-las está apenas no seu custo (superior ao das monos), mas que a médio prazo se ajusta, pois elas tem uma maior durabilidade.

arrow:: Por experiência pessoal, coloco uma linha adequada no carretel, e após algumas pescarias, simplesmente inverto as pontas, passando a linha que estava no fundo do carretel (nunca usada) para a frente, guardando no fundo a que vinha sendo usada...

arrow:: Outro esquema também (em função do custo) é fazer uma "cama" (base) de linha de mono no fundo do carretel (veja para que fique bem justo) e depois fazer uma emenda com o pedaço de multi que for utilizar... (sempre acho essa relação de benefício x custo pequena, e opto em encher todo o carretel com a mesma linha...)

arrow:: Por fim, e sem perder o foco, lembre-se que se o equipamento está sendo projetado para trabalhar com linha de mono de 20 lb, haverá um desbalanceamento natural se o diâmetro da multifilamento adequado fizer com que a linha passe a ter uma resistência de 50lb ! Todo o esforço maior acontecerá na vara (não projetada para tanto) e no próprio molinete ou carretilha que estiver usando...

arrow:: Pense nisso quando for optar e/ou escolher o que vai usar...

Opá Kid, Beleza meu conterrâneo?! kkk... Dicas anotadas! Valeu Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Nossa pessoal me ajudou muito, sempre tive essa duvida, pois cada vez que ia pescar percebia que os outros pescadores usavam sempre linhas para 30 e 35 Lbs para uma vara 12lbs e nunca entendia, mas nao tinha coragem de perguntar pelo fato que achava que era duvida de iniciante, mas pude perceber que não era só minha, muito obrigado pela iniciativa Willian, e obrigado pelo link Fernando Braga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bobagem, qualquer linha pode ser usada em qualquer vara ...

daí, obviamente, vai da pratica do pescador , nao da pra "enfiar a mao" numa vara de 17 libras com linha 65 .... nem da pra lançar uma isca gigante, numa vara 30 libras, com linha 10 libras ...

de resto, da pra por qq linha ...

mas, claro, eu disse " bobagem", mas as dicas do Kid estao certissimas ... palmas::

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que depende muito do tipo de pesca, tanto os peixes pretendidos como o próprio local. Pescar tucunaré-açu com linha entre 15~20lb acho arriscado, pros tucunas do sudeste pode ser suficiente, mas prefiro 30lb por segurança. Já pros dourados argentinos tem que ser linha fina, coisa de 20lb, parece loucura mas é o que a pesca por lá exige, pois se faz corrico e é preciso grandes profundidades da isca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem lembrado pelo Glitz, faço a mesma menção.

Me balizo pelas explicações do link do Naclinho: varas 8-17 lb são idealizadas para trabalhar linhas entre 0,20 e 0,35 mm. As multi com esta bitola, giram perto de 25 e 50 lb. Sem problema.

O Glitz lembou bem: em algumas situações ou tecnicas, usa-se linhas mais finas ou grossas de acordo com a situação. Nas minhas pescarias na SM já vi muita linha multi 50 lb serem arrebentadas por bocudos na galhada: nesta situação de peixe grande e muita galhada, procuro usar linhas mais grossas, preferencia por 4 fios.

Muito bom o link do Naclinho. Parabéns a ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bobagem, qualquer linha pode ser usada em qualquer vara ...

daí, obviamente, vai da pratica do pescador , nao da pra "enfiar a mao" numa vara de 17 libras com linha 65 .... nem da pra lançar uma isca gigante, numa vara 30 libras, com linha 10 libras ...

de resto, da pra por qq linha ...

mas, claro, eu disse " bobagem", mas as dicas do Kid estao certissimas ... palmas::

abs

Não é bem assim, pois quando se fala em linha ideal, pensamos em uma linha que, juntamente com o restante do conjunto de pesca (molinete, vara, isca, etc), nos possibilite obter do equipamento o máximo em esportividade, conforto, durabilidade, resistência e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, respeitando todas as opiniões, vá com uma linha em torno de 0,30 mm de multifilamento ... arremessa e trabalha qualquer isca e te dá segurança pra brigar com o peixe ... ainda mais se vc usar qualquer tipo de nó ... diminui para menos da metade, isto mesmo, os nós diminuem para menos da metade da resistência da linha ... aí se vc usar uma linha 0,20 mm, de 15 lb, após o nó, cai para 7,5 lb ou menos ...

Depois de muitas tentativas, estacionei na Sufix 832 0,33 mm ... no paquímetro, marca 0,31 mm ...

Pra evitar os nós, leia o tópico do Eloy Fonseca sobre e como fazer um snap sem nó ... é a panaceia das multifilamento ...

É isso.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...