Ir para conteúdo

Samba, Tamba, é tudo aqui!!!


Posts Recomendados

Carnaval é sinônimo de muita festa para a maioria das pessoas, mas para alguns pescadores é mais uma oportunidade de ir atrás do tão sonhado troféu.

O planejamento da pescaria vem com sua devida antecedência. E foi assim que recebi, semanas atrás, a mensagem de um amigo dizendo que estaria de passagem pela minha cidade em tal festejo, e o mesmo me perguntava sobre as possibilidades de uma pescaria... Como o tempo estava muito instável nas ultimas semanas, optei em não deixá-lo muito esperançoso, mas o avisei que trouxesse suas tralhas.

Seu objetivo eram os robalos, visto que ainda não tivera um prateado relutante em sua linha. Por isso trazia consigo a curiosidade, o desejo, a gana em ferrar o famoso rei do mangue!!!

Refém das intempéries, deixei uma segunda opção “na espera”, pescar em um sitio de um amigo caso não fosse possível ir para o mangue.

A semana toda seguiu com chuva, e a noite que antecedeu sua chegada, mais parecia uma premissa do dilúvio, resultando em condições adversas a pesca no mangue.

O jeito seria passar para o plano B...

A sorte parecia estar do nosso lado, o dia amanhece sem chuva e ameaçando um solzinho, minha casa ficava uma rua de onde ele havia se hospedado, rua que tem um posto de gasolina na esquina e um mercado bem em frente, então atrasos por desencontros, compra de mantimentos e combustível não haveriam...

Porem houveram... (risos)

Passado os inusitados contra-tempos, entramos no carro e pegamos a estrada.

Já no sitio, digo ao Thierry que nos lagos haviam traíras, tilápias e redondos (pacus e tambaquis) com peso que variam de 8kg a 20kg, porem os últimos só capturados com iscas naturais.

A algum tempo sem pescar, o Thierry já foi direto matar a saudade com os plug’s...

Eu fiquei com minha esposa preparando o equipamento dela, fazendo uma massa para pescar e dando algumas dicas para as capturas. Era a primeira vez que ela ia a este sitio comigo e me dissera que queria, e muito, pegar um “peixão”.

Massa pronta, tralha preparada, era chegada a nossa hora de iniciar a pescaria...

Demos uma cevada com ração e foi o suficiente para um espetáculo de bocadas famintas surgirem na superfície...

“... Hoje o dia vai dar bom...” Pensei.

Mas há uns oito ou dez anos que os peixes deste lago são apenas para a pesca esportiva (pesque e solte), com isso eles já estão muito mais do que espertos quando o assunto é evitar um anzol.... (risos)

Sempre usei desta tática com grandes resultados, cevar e jogar a isca no meio, porem os “malandros” aprenderam a evitar iscas com boia e a não descer pro fundo visto que a ração boia... o que vem tornando as pescarias cada vez mais difíceis.

Avisei a Mísula que não seria fácil ferrar um redondo destes. Mas ela determinada do jeito que é, me disse não tem problema, eu espero o tempo que for...

Ainda admirando aquele frenesi pela ração escuto um grito vindo do outro lago...

“... Uhooo!!!! Pego, pego!!!! ...”

Já peguei a maquina e me mandei conferir.

E com isso o Thierry abre a contagem do dia...

Imagem Postada

Fiquei ali de prosa com ele e ele me disse que havia tido outras ações... mas que só aquela que saiu pra foto. Me animei um pouco e fui montar meu equipamento de bait.

Dei alguns arremessos porem sem êxito. Troquei de lago e tive uma ação na superfície, mas nada de fisgá-la. Ansioso que estava em ver a amada com seu troféu, voltei a sentar do lado dela para lhe fazer companhia, visto que ela estava realmente determinada a pegar um peixão daqueles. O Thierry seguia tendo ações porem elas relutavam em não sair na foto. As horas seguiram e resolvemos fazer uma parada para comermos algo, até porque a chuva que começou a cair nos correu da beira do lago... (risos)

Passada a chuva a Misula resolve ir atras das dentuças, arruma seu equipamento e vai pescar, Thierry e eu seguimos conversando, falando sobre iscas, equipamentos, pescarias e afins.

Minha esposa já havia desistido das dentuças e voltado a montar a tralha para os redondos, o tempo voa quando a prosa é boa...(risos) foi onde disse pro Thierry:

“... Borá pescar mais um pouco? ...”

Eu fui mais uma vez tentar as dentuças na superfície mas não tive êxito.

Então voltei a fazer companhia para minha esposa.

Já o parceiro seguia tentando as dentuças. E bem que fez, foi recompensado no fim da tarde com uma bonita traíra.

Imagem Postada

A estas alturas já não sabia mais o que fazer para fisgar um daqueles redondos e ver a esposa brigando com um peixão e possível troféu de sua vida.

Então o Thierry diz que pra ele já estava de bom tamanho a pescaria e estava por nós a decisão de que horas iríamos. Já descrente, olho para minha esposa e digo:

“... Mor, só mais dez minutos e vamos. Ta bem? ...”

Ela com uma expressão que misturava tristeza e frustração responde:

“... Ta beeeeem... ...”

Tento cevar mais uma vez, os peixes sobem novamente.O dono do sitio para sacanear a gente joga uma goiaba inteira dentro da água gritando, se falta pescador não precisa de peixe... (risos)

Pra minha surpresa os peixes não se assustam e minutos depois um tambaqui vem e engole a goiaba inteira que havia ficado boiando na flor da água.

EUREKAAAAAAA!!!!!!

Essa era a “deixa”!!!!!!!

Corremos na goiabeira e pegamos quatro goiabas, cortamos três ao meio e jogamos dentro da água, junto a ração. Pegamos a quarta goiaba e fisgamos metade no anzol.

Arremessamos em meio a todo aquele frenesi e todas as esperanças foram renovadas. Agora os três assistiam a tudo, olhos fixos na goiaba iscada.E assim surge uma boca comendo a ração ao redor da goiaba, e uma outra boca que pega a goiaba ao lado da nossa, adrenalina a mil, mas ainda não era nossa vez...

E segundos depois uma boca emerge e pega nossa isca!!!

Gritaria, molinete cantando, correria atras do passaguá, tudo que um peixe daqueles demanda!!!

A Mísula briga por alguns minutos e cansa os braços me pedindo ajuda, olho pro lado e pergunto:

“... Tu já pegou um peixão destes pia? ...”

“... Não ...” Ele me respondeu.

“... Então pega a vara e ajuda a tirar esse peixe daí... (risos) ...”

O trabalho em equipe deu resultado!!!!

O maior tambaqui já pescado ali!!! Peso estimado de 25Kg.

A dupla e seu troféu!!!!

Imagem Postada

Imagem Postada

Depois de um peixe destes todos se animaram e resolveram alongar a pescaria... (risos)

Sentados em outro lado o Thierry olha pra mim e fala:

“... Cara, preciso te confessar algo. Eu duvidei de ti quando tu disse que pescava estes peixões com esse teu conjuntinho!!!! Achei que era lorota de pescador...(risos)

E foi única e exclusivamente por estar ali, vendo e assistindo a tudo, que acredito que tu tirou esse peixe neste teu conjunto!!! Inacreditável!!!! ...”

O conjunto a que ele se refere é o que minha esposa usa. Uma vara de 15Lbs de 1,20m, ação media, com um molinete Abu Garcia 501 ALB, Power Pro 10Lbs, Flúor 0,52mm e um snap de arame fino que compro aqui nos camelos... (risos)

Sem mais ações resolvemos encerrar a pescaria.

Pra não dizer que não peguei nada, me restou pegar uma perereca que coaxava perto de onde pescávamos... Afinal, gosto mais de pegar perereca do que peixe!!!! (risos)

Imagem Postada

Eu terminei o dia zerado, sem peixe!!! Mas com uma satisfação e um orgulho que peixe nenhum teria me trazido!!!!

Pra mim foi uma baita pescaria. Vi minha esposa pegar o maior peixe da vida dela, bater o recorde do pesqueiro, proporcionar ao amigo a oportunidade de brigar com um peixe que ate então ele nunca tivera na linha, sem contar no laço de amizade que só se estreitou ainda mais.

Fico por aqui sem peixe, mas com uma alegria de 25Kg !!! (risos)

Um grande abraço e boas pescarias a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que monstruosidade esse tamba! Parabéns

Chega um momento das nossas vidas que a felicidade está em ver as realizações das pessoas ao nosso redor

Parabéns pelo relato

abs

Obrigado Neco...

Começo a achar que estou chegando nessa fase. Foram muitas as vezes que me satisfiz em ver a realizações, das mais diversas possíveis, de amigos.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...