Ir para conteúdo

Barcelos 02 a 10 de Fev 2013


Posts Recomendados

Adoro ler os relatos da Amazonia aqui no fórum e em cada um deles fico imaginando a situação que cada um vivenciou neste paraiso fantástico em busca dos grandes Açus. Escrevo este relato no sentido de contribuir neste fórum que na minha opinião contém o melhor conteúdo sobre a região do Rio Negro.

A história desta pescaria tinha tudo para dar errado desde o inicio. Era pra ter ocorrido em Fevereiro do ano passado. Tinhamos um grupo que estava praticamente fechado e que iria pescar com o Tucuna Amazon, mas a situação das cheias fez com que desistissemos e o Maicon nos deixou completamente a vontade para decidirmos se iamos pescar assim mesmo, reembolsar ou remarcar. Alguns pediram o reembolso, eu e Marcelo decidimos remarcar para Fevereiro de 2013. Em dezembro de 2013, o Marcelo me disse que por motivos pessoais nao iria poder manter a data, foi uma decisao dificil mas resolvi seguir em frente. Não sabia mais com quem iria pescar e o Maicon ficou de resolver o restante dos membros do grupo.

No fim de Janeiro, proximo a data da pescaria, ouvi rumores de que os rios estavam muito secos, fato que pudemos comprovar ao sobrevoar Barcelos, os bancos de areia gigantescos apareciam lá do alto. Em paralelo as chuvas caiam quase que diariamente, são os contrastes surpreendentes dessa região.

Chegamos eu, Maicon e Felão no aviao da Trip. Aqui começa o sucesso da nossa viagem. Na chegada do aeroporto fomos recebidos pelo Juninho, grande amigo do Maicon. Os dois são pessoas fantásticas, icones da pesca esportiva e acima de tudo pessoas simples e que são apaixonados pela pesca como todos nós deste fórum.

No hotel Cidade em Barcelos ainda cumprimentamos a Rosa, esposa do Juninho e comecei a conhecer o Felão, grande sujeito! Fomos para o barco Tucuna, aguardando a chegado do Silvinho e do Sr Celso para completar nosso grupo, pois eles estavam vindo em um aviao fretado. Felão ainda comentou que o "Seu Cerso", era uma incrivel pessoa que com seus 70 anos botava muito jovem no chinelo, além de ser muito engraçado.

Com a chegada deles, estavamos agora aguardando os mantimentos para embarcar e iniciar a viagem. Acreditem ou não, fomos parados por uma embarcação da Capitania dos Portos que inspecionaram o barco e verificaram a documentação. Perdemos um bom tempo nisso, mas fomos liberados para prosseguir. Vejam a importância de estarem com um operador credenciado e em situação legal, pois isso poderia impedir a viagem, imaginem essa situação!

Da esquerda para a direita, capitao Oliveira, Felão, Juninho e Maicon

Imagem Postada

Fizemos então uma reuniao onde o Maicon deu duas opões: pescar no Demeni, mas ter que acampar por causa do nivel baixo do rio ou subir para onde os outros grandes barcos estavam indo. Na minha maluquice falei com o Maicon que arriscaria o acampamento, mas caso a minha alergia me impossibilitasse eu desceria de volta para o barco grande. Ele solidariamente, disse que não, que se acontecesse qualquer coisa, ou se alguém do grupo quisesse voltar, todos nós voltaríamos. O grupo concordou então ir acampar, o Felão também não estava muito confortável com a idéia :gorfei:

Na primeira tarde pescamos por poucas horas, e fisguei 10 peixes , sendo 9 deles na hélice, pensei que no fim das contas esta seria uma semana pra hélices, ledo engando...

No dia seguinte ainda ficamos nesta regiao, pescaria de médio para fraca com exemplares de 3, 4 e 5Kg.

No próximo dia subimos de voadeira varias horas rio acima, passando por 3 baixios em que quase nao era possivel passar, muito baixo mesmo! A voiadeira de apoio subiu depois e nos encontraria em um ponto, demorou 7 horas pra eles chegarem quando já estávamos quase a ponto de ir atrás deles, pois estavam com todos os mantimentos, barracas, lonas, gasolina e bebidas para o nosso acampamento. Esta primeira tarde foi fraca de peixes e ao voltarmos para o local do acampamento a lona e as barracas ja estavam armadas. Faltava encher os 3 colchoes de ar e armar as 2 redes.

Imagem Postada

ACAMPAR

Pra mim a maior das minhas aventuras, pois sou muito alérgico a picadas de insetos e outras coisas que me causam dermatite. Tomei uns comprimidos e vamos que vamos. Quem conhece aquela regiao sabe que tem muito pium, ainda bem que tinha poucos nessa época, mas ainda assim tinha. Eles picam sem que a gente perceba e depois só se vê uns pontinhos de sangue brotando que coçam horas depois. E parece que nós alergicos os atraimos, pois fui picado por formigas no pescoço, mutucas no rosto, pium e pernilongo na mão e perna. Choveu quase todos os dias e tinhamos levado roupas apenas pra mais um dia, a idéia era passar 2 noites acampando, acabamos passando 3 por insistência mesmo, já que estávamos com roupas molhadas e elas não secavam. O Felão estava louco pra voltar rsrsrsrsrs. Riamos todas as noites com as piadas dele e ele "reclamando" que tinha sido enganado, que o pacote dizia que tinha ar-condicionado, quartos com banheiro, cama, etc :gorfei: Ele e o Seu Cerso brincavam o tempo todo e nos faziam rir demais.

Banheiro era a mata mesmo, banho era no rio, café da manhã era no chão (mas ainda assim, muito bom), o jantar era preparado por uma cozinheira que acampou com a gente e era muito bem preparado, dormiamos mal por não estarmos acostumados a dormir em barracas e redes, sinfonia de roncos :gorfei: e ainda tinha a questão de que por ingerirmos muito liquido o tempo todo, sentiamos o efeito colateral a noite! :gorfei: Mas enfrentavamos tudo isso com muito bom humor.

frente do acampamento

Imagem Postada

fundos do acampamento

Imagem Postada

local do banho

Imagem Postada

Cafe da manha

Imagem Postada

O Maicon e Seu Cerso tentavam assustar o Felao falando das onças. :gorfei: Interessante é que achavamos as pegadas delas em varios pontos que paravamos pra varar as lagoas e nos locais de almoço. No ultimo dia ouvimos uma delas esturrar na margem oposta do nosso acampamento.

Imagem Postada

Carcaça que encontramos perto das pegadas da onça

Imagem Postada

Pra chegarmos as lagoas de tão secas que estavam, onde era um pequeno rio, via-se um vasto banco de areia e um filete com 3 centimetros de água. Ou seja, os lagos estavam praticamente isolados. Perdiamos bastante tempo tentando chegar nesses lagos o que também era uma aventura. Arrastávamos barco, andávamos pelos filetes d'agua (encontramos algumas arraias descendo por eles) por mais de 1Km.

Imagem Postada

Imagem Postada

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSCN0724_zpsa5f47ae2.jpg

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSC08651_zps7492e34f.jpg

A pior parte ficou com os piloteiros, em um dia que eles tiveram que carregar 2 barcos de aluminio por mais de 500m nas costas e depois remar o dia inteiro. Admiro demais estes profissionais que conhecem demais aquela região, alem de terem força e resistencia sobre-humanas. Nesse dia eram 4 pessoas em um barco e 5 no outro, pois mostrou-se cansativo demais carregar os 3 barcos pra dentro do lago, além de demorado demais.

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSCN0759_zps960aabec.jpg

A setinha indica uns pontinhos brancos que eram de onde os piloteiros tinham que iniciar a caminhada até esta parte de onde tirei a foto.

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSCN0760_zps152d0f34.jpg

Teve um dia destes, que os jigs se mostraram muito eficientes. Neste dia meu parceiro pegou um Açu de 8.5Kg. Depois de algum tempo ele arremessou o jig e enroscou, e fomos atrás pra tirar o enrosco, enquanto isso dei um ultimo arremesso e fisguei um peixe que não parecia grande coisa, mas veio em direção ao barco tentando afrouxar a linha. Rapidamente recolhi pra nao dar folga quando ele passou pela proa do barco e comecei a sentir o peso, era um peixe grande pelo peso na linha, mas sem idéia de peso, a carretilha começou a cantar sem parar 1,2,3 e a 4a corrida até que depois disso consigo recuperar um pouco de linha, mas a carretilha começa a cantar varias vezes a cada recolhida. Finalmente o peixe se entrega e o vemos na superficie da agua, falei deve ter uns 9Kg, o piloteiro corre pra pegar o peixe e levanta a cabeça dele pra fora d'agua, e diz que deve ter mais de 10! Ele o pega e mede no seu boga grip generico e grita, "Passa dos 11Kg!!!!", sonhava com um peixe de 2 digitos e pra ter certeza de que passei dos 10 medi com o boga grip original, pesou 23lb! danca::

Nessa hora fiquei meio tonto e atônito, pensando em todas as minhas viagens e esforço pra chegar nesse momento inesquecivel! Tiramos algumas fotos rapidamente (nem as verifiquei, pois estava preocupado com a saude do gigante) e liberamos o Açuzão!

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSCN0713_zps86f251f1.jpg

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSCN0716_zpsfbab81b8.jpg

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSCN0720_zps708816a6.jpg

Paramos para almoçar e voltamos a tarde, onde o Silvinho captura um Açu de 9Kg e depois eu consigo um de 7Kg. Detalhe é que o Silvio nunca pescou de artificial e esta era sua primeira viagem para a Amazonia.

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSCN0724_zpsa5f47ae2.jpg

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSCN0730_zps176e8a0b.jpg

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSCN0737_zpse6fcdffd.jpg

Nos outros dias os jigs já nao mostraram produtividade e achar a isca mais produtiva estava bastante dificil, insisti na helice e jumping minnow e esta ultima se mostrou mais eficiente, pegamos varios peixes na faixa de 3 a 5.5Kg e varias trairas. Escolher a isca certa se tornou um pesadelo, porque além desse fator tinha a questão da insistência. No dia em que peguei o maior açu, os outros dois barcos tinham passado pelo ponto e nós já tinhamos rodado umas 3 vezes naquele mesmo ponto.

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSCN0698_zps5613b3c0.jpg

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSC08533_zps3abe4564.jpg

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSCN0768_zps41a3de06.jpg

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSCN0781_zps72068a21.jpg

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSCN0743_zps662872c1.jpg

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSC08518_zps6cc253ea.jpg

Teve um dos dias que nem almoçamos, pelo tempo que perdemos para varar para o lago. Comemos um sashimi de borboleta fresquinho no shoyu, limão e cebola.

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSC08572_zps7adb0723.jpg

Almoço com farinha

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSC08669_zps513cf480.jpg

Um dos muitos Jacarés que vimos. Este chegou bem perto.

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSCN0769_zps472e0044.jpg

Ultimo dia voltamos para o barco Tucuna e vimos a praia do luau, a natureza nos brindou com essa paisagem.

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSCN0798_zps00afa82a.jpg

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSCN0801_zpsc729f231.jpg

http://i1121.photobucket.com/albums/l514/faleaki/aDSCN0800_zps8130c567.jpg

Agradeço primeiramente a Deus por nos proporcionar uma boa pescaria, um grupo fantástico e um retorno sem acidentes para as nossas casas. Agradeço ao Maicon e a equipe do Tucuna Amazon que nos proporcionou todos os recursos e não mediu esforços para nos deixarem o mais confortáveis possivel. E também aos novos amigos Maicon, Seu Cerso, Silvinho e Felão que foram companheiros nesta inesquecivel viagem que no fim deu tudo certo!

Equipamentos:

Vara 5'6" Custom by Marco, carretilha Quantum Exo 7.3 com linha Power Pro 65lb

Vara 6' Intergreen carretilha Team Daiwa Type R 7.3 com linha Power Pro 65lb

Iscas utilizadas:

Caribean Lures 7" Pavon com helice da high roller, Popper Chug bug, T20 osso, jigheads de bucktail

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 64
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Oi André, foi a primeira vez que estive neste barco, gostei muito e a equipe é fantástica mesmo. Pelo que pude perceber o Maicon tem um cuidado bastante grande em prestar um bom atendimento. Boas pescarias! joia:::

Alexandre que bela pescaria... este barco e o comandante Oliveira são sensacionais..... Ano que vem estaremos novamente a bordo com Tucuna Boat!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João,

Fiquei pasmo tb, a cabeça dele era desproporcional ao corpo. Essa pescaria foi inesquecivel. Obrigado pelo incentivo!

Grande abraço!

doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: como diz o Juninho, S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L!!!!!!!!!!!!

fiquei pasmo com esse açu de 23lb, gigantesco! Que aventura em, deve ter sido inesquecível, PARABÉNS Alexandre! Belas fotos! SHOW!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Eduardo,

Tive o privilégio de estar acompanhado de pessoas sensacionais, o que elevava muito o astral. As fotos não revelam mas a situação não estava muito fácil, nos últimos dias o Oliveira percebeu que o rio estava subindo e rápido. Mas o negócio lá é batalhar muito pelo peixe.

Grande abraço,

Alexandre,

Sem palavras para comentar essa aventura e a captura desse belíssimo peixe! Acredito que nunca esquecerás essa experiência de vida.

Deu inveja! Branca, mas deu...

Forte abraço,

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Junior! Sim é o Dan mesmo! Ele sorri o tempo todo. joia:::

Parabéns pelo relato e pela pescarias... lindos peixes!!!! na foto dos piloteiros tem um que se chama... DAN ????? acho que é ele!!! todos estão de costa!!!! carregando o barco!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xará,

Sensacional!!!

Gosto demais deste esqueminha aventura! ::tudo::

O açuzão foi O OURO!! mestre:: mestre::

Parabéns mesmo! Grande feito, peixe pra lembrar para o resto da vida.

Agora a pintura deste aqui é qualquer coisa de se fazer uma quadro...

Imagem Postada

palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Amigo Alexandre

Realmente foi uma aventura e tanto, o seu relato mostrou exatamente, fiquei lendo e imaginando os momentos, chegando a arrepiar....a noite no acampamento, os batuques, a sifônia de ronco, o banheiro no mato (estagio 1,2 e k)..kkkkkkkkkkkkkkkkkk e pra fechar a ultima noite o esturro da onça, fazendo que o Silvinho nem saísse da barraca para ir no banheiro de madrugada...kkkkkkkkkkkk :gorfei: :gorfei: :gorfei: e o Felão fazer as necessidades no estagio 0..kkkkkkkkkkkkkkkk.... simplesmente D+

Os peixes então, que alegria...fiquei muito mas muito feliz mesmo com seu recorde pessoal...mas uma vez parabéns meu amigo

Grande abraço e que se Deus quiser venham muitas mais pescarias como essa.

Maicon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Amigo Alexandre

Realmente foi uma aventura e tanto, o seu relato mostrou exatamente, fiquei lendo e imaginando os momentos, chegando a arrepiar....a noite no acampamento, os batuques, a sifônia de ronco, o banheiro no mato (estagio 1,2 e k)..kkkkkkkkkkkkkkkkkk e pra fechar a ultima noite o esturro da onça, fazendo que o Silvinho nem saísse da barraca para ir no banheiro de madrugada...kkkkkkkkkkkk :gorfei: :gorfei: :gorfei: e o Felão fazer as necessidades no estagio 0..kkkkkkkkkkkkkkkk.... simplesmente D+

Os peixes então, que alegria...fiquei muito mas muito feliz mesmo com seu recorde pessoal...mas uma vez parabéns meu amigo

Grande abraço e que se Deus quiser venham muitas mais pescarias como essa.

Maicon

Maicon,

Aproveito também para te parabenizar cara. O índice de satisfação com os serviços de teu barco estão em um nível impressionante.

Parabéns mesmo pelo trabalho. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ricardo!

Concordo plenamente com você, simplesmente acho fantásticos os relatos daqui sobre a Amazonia e fico sempre esperando aparecer um novo pra ler e sonhar com aquele lugar.

Obrigado e um grande abraço

Oi Alexandre,

Como voce disse, quando a gente le uma relato, sonha o momento. Todo relato me transporto para a pescaria. Parabens pela pescaria, fotos e peixes.

Abrx

Ricardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Xandego!

Verdade, esse tucuna aí acho que foi o mais bonito mesmo, achei muito bacana as manchinhas perto da cauda quase chegando no ocelo. joia:::

Obrigado e abraços

Xará,

Sensacional!!!

Gosto demais deste esqueminha aventura! ::tudo::

O açuzão foi O OURO!! mestre:: mestre::

Parabéns mesmo! Grande feito, peixe pra lembrar para o resto da vida.

Agora a pintura deste aqui é qualquer coisa de se fazer uma quadro...

Imagem Postada

palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande amigo Maicon!

Essa onça vai ficar pra história kkkkkkkkk Agora uma privada com descarga realmente é a invenção do século, coisa que eu antes não me dava conta. :gorfei:

Fiquei muito feliz com essa viagem e com os companheiros pois era risada o tempo todo, até de madrugada! kkkkkkkkkk E te agradeço muito mesmo com todos os cuidados e atendimento impecável do Tucuna Amazon! joia:::

Que venham muitas pescarias pra nós todos se Deus quiser e que protejam aquele lugar pois é o lugar mais fantástico da Terra.

Forte abraço!

Grande Amigo Alexandre

Realmente foi uma aventura e tanto, o seu relato mostrou exatamente, fiquei lendo e imaginando os momentos, chegando a arrepiar....a noite no acampamento, os batuques, a sifônia de ronco, o banheiro no mato (estagio 1,2 e k)..kkkkkkkkkkkkkkkkkk e pra fechar a ultima noite o esturro da onça, fazendo que o Silvinho nem saísse da barraca para ir no banheiro de madrugada...kkkkkkkkkkkk :gorfei: :gorfei: :gorfei: e o Felão fazer as necessidades no estagio 0..kkkkkkkkkkkkkkkk.... simplesmente D+

Os peixes então, que alegria...fiquei muito mas muito feliz mesmo com seu recorde pessoal...mas uma vez parabéns meu amigo

Grande abraço e que se Deus quiser venham muitas mais pescarias como essa.

Maicon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João,

Realmente acampar é uma experiência fantástica, o contato com a natureza é muito forte. Mas como diz aquela piada da onça e do par de tênis, melhor dormir de tênis e na barraca ou rede do meio do acampamento :gorfei: :gorfei:

Grande abraço

Como citou nosso amigo Xande, é algo para guardarmos para sempre em nossa memoria, show de relato belos peixes é muito legal acampar, viver um pouco as coisas belas na natureza. Parabéns a todos.

ABRAÇOS.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...