Ir para conteúdo

Manutençao de Rolamentos Ceramicos... Ajuda


Posts Recomendados

fala galera, ha algum tempo comprei tres rolamentos ceramicos para a minha black window, mas antes de começar a usar eles, quero garantir um pouco de conhecimento sobre os mesmos para evitar que o mal uso, os privem de sua maxima capacidade... sao rolamentos com esferas ceramicas, da boca bearings...

As duvidas sao, eles trabalham a seco?? eu posso lubrifica-los? limpar com WD-40 a cada pescaria??

abraço pessoal, espero que possam me ajudar! joia::: joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala galera, ha algum tempo comprei tres rolamentos ceramicos para a minha black window, mas antes de começar a usar eles, quero garantir um pouco de conhecimento sobre os mesmos para evitar que o mal uso, os privem de sua maxima capacidade... sao rolamentos com esferas ceramicas, da boca bearings...

As duvidas sao, eles trabalham a seco?? eu posso lubrifica-los? limpar com WD-40 a cada pescaria??

abraço pessoal, espero que possam me ajudar! joia::: joia::: joia:::

Fala Ricardo, pode utilizá-los a seco sim, esses rolamentos são menos exigentes em relação a manutenção!

Eu não colocaria WD 40, tenho um ABEC 7 na minha carretilha, é muito bom!

Qualquer excesso de óleo nesses rolamentos e você perderá velocidade no giro dos mesmos ::nada:: , vai por mim!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado amigo, mas sera que eu limpo eles como de vez quando?? nao sei como tratar a corrosao de um rolamento desses, só trato ele no oleo fino??

Manutenção periódica normal, principalmente se for pescar em água salgada, o óleo tem que ser bem fino e em mínima quantidade.

Faça alguns testes de arremesso em sua casa mesmo, primeiramente utilize-os sem óleo, depois coloque 1 "gotinha de óleo fino" e veja a diferença, ao contrário dos rolamentos comuns que necessitam de óleo, esses cerãmicos ficam mais travados com a presença de óleo.

Por isso nos meus NÃO coloco óleo, somente lavo e seco depois de utilizá-los em água salgada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

show amigo, ja que a receita esta funcionando para voce, vou lhe acompanhar nesta "barca" , vou manter sempre com as manutençoes necessarias, sempre lavando com agua doce, e de mes em mes, abro e dou uma limpada com Liquido de Isqueiro e se necessario aplico o oleo, vamos ver, creio eu que seja mais toleravel a erros do que o todo de metal, pois o meu, limpava com um generico do WD-40, um la da Bond, que acabou estorando meu rolamento e só o deixava mais lento... abraçao!! muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado amigo, mas sera que eu limpo eles como de vez quando?? nao sei como tratar a corrosao de um rolamento desses, só trato ele no oleo fino??

Ricardo os rolamentos são cerâmicos, ou seja, não há a ocorrência de corrosão...

Pelo que li no site da BOCA ele é sim indicado para se utilizar a seco, 0 de óleo...

Eu não usaria WD40 de forma alguma...

Se eles sujarem por algum motivo, é limpar com querosene, benzina ou fluído de isqueiro... deixar secar bem e já pode ser usado novamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho rolamentos ceramicos ABEC7 do Boca Bearings e comprei junto o óleo que eles vendem também... Aí lubrifiquei com 1 gota e pronto... Mas, pode usar a seco também.. Por isso não estou tão preocupado para renovar a lubrificação..

Só pesco em água doce.. aqui..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Sobre os rolamentos cerâmicos, não é necessário lubrificá-los, mas eu particularmente acho bom lubrificar com uma gota de óleo bem fino.

Li em forum gringo na net que um representante da Boca Bearings disse que lubrificar os rolamentos cerâmicos podem diminuir sua velocidade em alguns casos, mas aumentam a vida útil do mesmo.

Funciona normalmente sem lubrificação, vai ter uma ótima vida útil pois ele foi feito para funcionar bem sem o óleo, mas com o óleo sua vida útil será ainda maior.

Colocando um oléo bem fino creio que a diferença na performance vai ser quase nula, e também diminuirá um suposto barulho característico dos rolamentos cerâmicos na hora do arremesso, que algumas pessoas não gostam.

Se pescar em água salgada, um oléo muito recomendado pelos gringos se chama CorrosionX/ReelX. Além de ser um oléo fino, oferece uma ótima proteção contra corrosão.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

muito obrigado galera, agora to esperando para instalar os rolamentos, ancioso, pois os meus estao fazendo muito barulho e dificultando a longa distancia no arremesso!!! entao, vou comprar um oleo e liquido de isqueiro para nao prejudicar o funcionamento e durabilidade do mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...