Ir para conteúdo

Primeira pescaria no Rio Araguaia


Posts Recomendados

Amigos,

Este é meu primeiro post e estou muito feliz por conhecer uma família apaixonada pelo privilégio de desfrutar da arte da pesca, que tenho como presente concedido por Deus.

Sou um apaixonado, faço minhas pescarias aqui em Minas Gerais no Rio São Francisco "véio Chico" como é carinhosamente chamado pelos moradores locais e na represa de Furnas. Capturamos tradicionalmente o pacú-caranha, o piau-três-pintas e a "piapara amarela".

Temos uma turma formada e estamos pensando em ir na segunda semana de Maio ao Rio Araguia realizar nossa primeira pescaria em busca dos gigantes.

Como será nossa primeira aventura neste rio, tenho muitas dúvidas e gostaria de contar com os nobres amigos na tentativa amenizar a diferença no placar entre peixe e o pescador. :)

- Estamos em busca de ação com as piraíbas e pirararas, entretanto quais os outros peixes podemos ter ação esportiva?

- Temos que resolver uma questão importante: Devemos ir para Luiz Alves ou Fio Velasco? Alguns colegas dizem que não existe diferença entre estes pontos, ou seja, em ambos os locais podemos encontrar os cardumes.

- Um outro fator importante seria a possibilidade de ter disponibilidade de sinal de celular no rio. Sabem dizer se há sinal em alguns pontos do rio? Qual a melhor operadora na região? Isso é importante pois pra mim é complicado ficar sem contato com a empresa em alguns horários do dia.

- Para os amigos, quais são as iscas perferidas para pegar os gigantes e os menores?

- Qual o material adequado? Varas, Linha, Anzol. Minhas carretilhas são Okuma.

Tenho muita coisa para aprender, mais não quero deixar minha lista de perguntas grande de mais por hora.

Saudações,

Júlio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Julio,

Já faz algum tempo que estive no belíssimo Araguaia (um dos mais belos rios brasileiros), mas vamos ver o que consigo agregar as perguntas que fez :

1. Pescaria de Piraíba e Pirarara é por conta do procedimento destinado a esses grandes bagres, e por assim ser, salvo por algum atrevimento de barbados, mandubés, e/ou assemelhados, serão iscas de espera desses brutos. Maio costumava ser época de rio ainda cheio, com direito (se tiverem sorte) a subida de cardumes...

2. Luis Alves vai lhe oferecer uma melhor estrutura hoteleira, e eventualmente alternativas de piloteiros & botes adequados. Na verdade, essas providências devem ser vistas com antecedência, até por conta da grande demanda nessa época. O peixe (cardumes) está no rio, de modo que neste período com o enfoque desejado, diria que Luis Alves seria uma boa opção (talvez melhor que a outra). Mas é bom escutar os que estão sempre por lá (e tem bastante gente que frequenta o FTB)

3. Sinal de celular com pescaria me parece ser algo "incompatível", salvo por passar/saber notícias de casa. Esse esquema de ficar conectado ao "escritório" é ruim... (mas pelo visto, tem gente que não consegue "cortar" esse elo). Já foi dito que há sinal em Luis Alves. Precisa ver de que operadora, pois nem sempre são de todas elas...

4. Iscas por lá são as conhecidas "branquinhas" ou seja, aquelas que numa tarrafada, o piloteiro enche uma lata. Isso é algo que não deve lhes trazer qualquer preocupação. Há uma abundância de iscas no Araguaia, e os peixes (pequenos e/ou grandes) pegam muito bem neles, assim como as incontáveis piranhas, que não dão folga... Para a captura das Piraíbas e/ou Pirararas, é bastante comum os piloteiros usarem de isca meia piranha (se esta for "graúda" - preferencialmente a parte da cabeça) ou mesmo a piranha inteira... Eles (piloteiros) saberão o que usar...

5. Tralhas - Isso também varia de gosto ! A única coisa que é necessário é um conjunto que tenha bastante reserva de linha e um bom freio para segurar o "bruto", quando este estiver engatado ! Comprimento de linha de até 200 m é suficiente para acompanhar o arranque do bitelo ! Via de regra usa-se monofilamento por conta de aguentar melhor os enroscos (que sempre existem). Resistência de 0,80 mm é suficiente. Vara de 6' com boa flexibilidade para trabalhar o peixe e resistência de até 80 lb (sempre pesquei com 60lb, pois quem segura é o freio). Carretilha ou molinete compatível a essas especificações é recomendado (Okuma está bem). Empates de aço flexível com anzol 10/0 (Mustad serve) para os grandes peixes. Na boca de qualquer bagre ele entra e lhe possibilita uma boa fisgada.

arrow:: Já dá para elaborar alguma coisa sobre essas observações !

arrow:: Pesquise informações do que está disponível pela internet, pois o planejamento já faz parte da pescaria.

arrow:: Claro que estaremos lhe ajudando onde achar necessário ! Fique a vontade ! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, a galera falará quase tudo procê ...

A única operadora que pega lá é a Vivo ... com um bom celular, já tive bom sinal e falei dentro da mata perto do Lagoão, sem problemas ... fica a uns 50 km de LA ...

Fio Velasco não sei ...

Uso há 7 anos uma Okuma CV 55L ... entram 200 m de linha Maxforce 0,92 ...

Comprei recentemente e não testei um molinete Marine Sports Thunnus ... Drag de 30 kg!

Linha - Maxforce - uso 0,92 mm na Okuma e em uma Penn 345 ... no molinete, tô com 200 m de linha Maxforce 0,66 mm - linha 0,80 dá mais segurança - ah! Não adianta linha cara - piranha corta mesmo ... Ah! Já usei e me diverti bastante um molinete Daiwa BG 60 ...

Vara, a que vc gostar mais - tenho 2 Century triforce 120 lb há uma pá de anos e, mesmo que eu não seja nada cuidadoso, tão firmes e fortes ... tenho e uso muito duas varas Pesca Brasil maciças, de 60 e 80 lbs ... a maior pirarara que eu já tirei, com estimados 500 kg, doeu:: doeu:: foi com a de 60 lbs ...

Compro pronto encastou de 200 lb e uso anzois 10 ou 12/0 ... uso os Marine Sports mesmo ... nunca abriram (pegaram peixe) ...

Chumbada não precisa ser tão pesada (não tem grandes corredeiras) e é provável que vcs pesquem soltando a isca ao lado do barco e o piloteiro toca pra cima - pra tentar evitar um do milhões de botos ... são um saco ... meu sonho é pegar um, trazer até o barco ou a praia, e dar-lhe uma caprichada sessão de lapadas no lombo ...

Por agora, chega, aff ...

Abração e seja bem vindo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gde Julio, sinal de celular é meio complicado, mas em LA é mais fácil onde eu vou não tem sinal, graças a deus, :gorfei: :gorfei: que é no Bandeirantes, agora para ter sucesso na pescaria de gdes de couro (pirarara e piraiba) o mais importante é o guia e os bons são complicados para essa época, contratei no ano passado para pescar em junho desse ano, e a minha 1º opção de guia não tinha mais data para 2013, então o local se é LA ou Fio velasco é de menos o importante é o guia ou vc entra em contato com a pousada Asa Branca ou na Beira Rio para ver se tem vaga para data que vc quer!!!

::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Luis Alves você terá várias opções de hospedagens e guias.

Sendo que o pessoal do Só Piraíbas tem feito a diferença por lá.

Em Fio Velasco recomendo Pousada Asa Branca, pra mim a melhor opção da região, all inclusive, sem dor de cabeça. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Luis Alves você terá várias opções de hospedagens e guias.

Sendo que o pessoal do Só Piraíbas tem feito a diferença por lá.

Em Fio Velasco recomendo Pousada Asa Branca, pra mim a melhor opção da região, all inclusive, sem dor de cabeça. ::tudo::

Isso ai maninho... Falou tudo..

Um abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Agradeço a todos os amigos pela ajuda. Sem dúvida o sucesso desta futura pescaria será dedicada a todos vocês.

Ainda me restam algumas dúvidas, como não havendo ação com os "gigantes de couro" quais os outros peixes podemos garimpar?

Não estou encontrando a linha Max Force 0,92mm na internet para comprar, alguém pode ajudar?

Saudações,

Júlio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem a 0,85 mm, mas tá caro - http://www.reidapesca.com.br/detalhes.a ... dProd=1646

Aqui tem a 0,92 mm, mas não conheço a loja e tá mmmuuuiiitttooo caro -

http://aventura.balim.com.br/pesca/linh ... 092mm-100m

Aqui tem a 0,85 mm, mas tá caro - http://www.vixpesca.com.br/detalhes.asp ... IdProd=345 (tem outras bitolas tb)

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Agradeço a todos os amigos pela ajuda. Sem dúvida o sucesso desta futura pescaria será dedicada a todos vocês.

Ainda me restam algumas dúvidas, como não havendo ação com os "gigantes de couro" quais os outros peixes podemos garimpar?

Não estou encontrando a linha Max Force 0,92mm na internet para comprar, alguém pode ajudar?

Saudações,

Júlio.

Boa noite amigo.

Essa linha 0.92 da maxforce eu comprei la em LA mesmo, num mercadinho que vende. Barato por sinal. E realmente ela é muito boa.

Quanto aos outros peixes existem muitas possibilidades, tais como pequenos bagres(cachara, barbado, mandubé) e peixes de escama(Aruana, tucunaré, pacus, corvinas, cachorras e um muito especial a Dourada ou Sardinhão, peixe muito esportivo e bom de pescar)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Obrigado a todos pelos esclarecimentos.

Persiste uma grande expectativa em nosso primeiro encontro com os "pesos pesados" deste rio que a muito tempo faz parte de meus sonhos. Meu parceiro, amigo e irmão o mestre Emerson está tão ansioso quanto eu.

Sem dúvidas vê-lo embarcar um gigante irá me deixar muito feliz.

Caro Julio, pesco no Araguaia a mais de 25 anos, não conheço lugar melhor,

Espero um dia estar aqui relatando meus 25 anos de experiência assim como o nobre amigo. Desejo a você uma ótima pescaria.

Amigos, podemos encontrar tambaqui no Araguaia? Quais as iscas preferidas do pacú?

Saudações,

Júlio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, acredito que o inicio do planejamento para uma pescaria deste porte no rio araguaia comece necessariamente pela contratação de um piloteiro, isso sim é o primeiro passo e essencial, pois o sucesso de sua empreitada depende muito do profissional que vc contrata, em questão de equipamentos para os peixes tradicionais do araguaia, o Apapá ( dourada ), bicuda, cachara, barbado, mandunbé, curvinas, cachorras, caranha, bargadae tambem as inseparaveis piranhas caju, eu sempre uso material leve e mais esportivo, tipo uma linha monofilamento 0,35,,0,40 mm, uma carretilha perfil baixo, e uma vara tipo 8 a 17 libras, agora se vc for atras dos grandes de couro, pirarara e piraiba ai a historio é outra,,eu utilizo uma carretilha Penn 345, uma vara Piraiba de 150 lbs, linha maxi- force 0,92 , e o principal muitoooo braço pra grande briga e o trabalho do piloteiro nessa hora é essencial,,se vc precisar de alguma dica de piloteiro, hospedagen estou a disposição para quaisquer informação que necessitar, nao se esqueça tambem de levar bastante protetor solar, repelente, chapeu, muita agua pra se hidratar, precisando de alguma dica estamos a disposição, eu estou indo com minha turma nao primeira semana do mes de maio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me esqueci de um detalhe muito importante que precisa tambem,, leve uma boa maquina fotografica , filmadora pois foi promulgada a lei da cota zero de transporte no estado de goias,, peixe vc so vai poder consumir lá na beira do rio, levar pra casa agora so fotos e videos de recordação pra mostrar para os amigos e familiares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Quanto mais post's tenho oportunidade de ler mais me sinto o "júnior" da turma, tendo muito (mais muito mesmo) para aprender sobre a arte.

Amigo, acredito que o inicio do planejamento para uma pescaria deste porte no rio araguaia comece necessariamente pela contratação de um piloteiro, isso sim é o primeiro passo e essencia

Ebim, concordo com o amigo e já estamos tentando a contratação de um "técnico" para nossa equipe. Confesso que não é uma tarefa fácil, visto que os mesmos já estão com contratados. :)

De qualquer forma, gosto muito de aprender sobre os hábitos dos peixes e das iscas preferênciais de cada espécie. Talvez este hábito tenho sido acentuado pela frequência de pesca no rio São Francisco. :)

Agradeço a todos pela ajuda e espero contar sempre com todos.

Saudações,

Júlio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Este é meu primeiro post e estou muito feliz por conhecer uma família apaixonada pelo privilégio de desfrutar da arte da pesca, que tenho como presente concedido por Deus.

Sou um apaixonado, faço minhas pescarias aqui em Minas Gerais no Rio São Francisco "véio Chico" como é carinhosamente chamado pelos moradores locais e na represa de Furnas. Capturamos tradicionalmente o pacú-caranha, o piau-três-pintas e a "piapara amarela".

Temos uma turma formada e estamos pensando em ir na segunda semana de Maio ao Rio Araguia realizar nossa primeira pescaria em busca dos gigantes.

Como será nossa primeira aventura neste rio, tenho muitas dúvidas e gostaria de contar com os nobres amigos na tentativa amenizar a diferença no placar entre peixe e o pescador. :)

- Estamos em busca de ação com as piraíbas e pirararas, entretanto quais os outros peixes podemos ter ação esportiva?

- Temos que resolver uma questão importante: Devemos ir para Luiz Alves ou Fio Velasco? Alguns colegas dizem que não existe diferença entre estes pontos, ou seja, em ambos os locais podemos encontrar os cardumes.

- Um outro fator importante seria a possibilidade de ter disponibilidade de sinal de celular no rio. Sabem dizer se há sinal em alguns pontos do rio? Qual a melhor operadora na região? Isso é importante pois pra mim é complicado ficar sem contato com a empresa em alguns horários do dia.

- Para os amigos, quais são as iscas perferidas para pegar os gigantes e os menores?

- Qual o material adequado? Varas, Linha, Anzol. Minhas carretilhas são Okuma.

Tenho muita coisa para aprender, mais não quero deixar minha lista de perguntas grande de mais por hora.

Saudações,

Júlio.

Julio, bom dia.

Ja fechou sua pescaria?

O pessoal ja respondeu quase todas suas duvidas, mas vai aqui minha ajuda:

Fio Velasco e La são muito proximos mesmo, mas existem diferença entre eles.

So pesquei na região da Pousada Asa Branca na epoca de julho, este ano estou indo em Abril em LA e tb na Asa Branca para tirar a duvida. hehehe

Pelo que me informaram na epoca de Abril/Maio o melhor ponto é Fio Velasco, tanto é que um amigo esta la agora e em 3 dias tirou 4 pirabibas. Em Junho/Julho Luiz Alves é mais indicado mas tem o problema dos acampamentos nas praias do Araguaia.

Sinal de celular so da Vivo e olhe la.

As icas são os peixes locais, o guia te indicara o melhor. Mas não exagere no tamanho da isca.

Material para os de couro depende do foco:

pirarara: vara 80Lbs e carretilha/molinete com capacidade entre 150 e 200 m de linha 0,90mm (a linha mais grossa por conta das estruturas onde a pirarara gosta de estar) e um freio bom, algo entre 22Lbs e 33 Lbs.

Piraiba: vara 80/120Lbs é suficiente, carretilha com capacidade entre 200 e 300m de linha 0,90mm, com as mesma especificação de freio da pirarara.

ex carretilhas: okuma Catalina, Shimano Tekota 800, Shimano Tyrnos 20/30/50, Penn Squall 40/50/60, Penn 345GT2, Penn Phatom 40/60.

ex molinetes: Okuma Salina II 16000, Penn Spinfisher V 8500/9500/10500, Daiwa BG 90.

O anzol que o pessoal usa por la é o 12/0, o da Marine Sport aguenta o tranco mas o Mustad certamente da mais segurança.

O anzol depende do tamanho da isca que for usar, como dito acima, um 10/0 ja aguenta o tranco.

Espero ter ajudado.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...