Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
ACustodio

Carregar bateria pelo Motor de Popa - compensa?

Posts Recomendados

Um amigo instalou um mecanismo no motor de popa dele que, enquanto ta rodando, dá carga na bateria do motor elétrico. Funcional, mas visualmente ficou feio demais. Dois fios saindo pendurados do motor, entrando na bateria, que por sua vez tem também os 2 rabichos do elétrico conectados. Uma muvuca só. Mas, funciona, eu sou meio chato :-)

Penso em montar um esqueminha desses, tenho um Mercury Super 15, barco tb novinho (conjunto comprado do amigo cadu, aki do forum, alguns conhecem)

algum eletricista ou curioso já montou esse mecanismo? recomenda?

Att

André

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi André.

Sou chato também e recomendo. Tenho no meu sea pro um retificador ligado num plug fixo no motor e um cabo duplo encapado separado que quando quero usar é só plugar no motor e conectar na bateria, esse cabo não precisa ser grosso. Fica legal se fizer com capricho.

joia::: joia::: joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que ver se compensa, a corrente que o estator do 15 irá fornecer a bateria é pequena, e o consumo de um motor elétrico é grande. Penso que se tiver que dar carga, não vale a pena legal::

Compartilhar este post

Link para o post

em média, entre uma parada num ponto e outro, navegamos uns 15, 20 minutos.

Mas, já chegamos a navegar 40 min direto. Não sei equacionar isso, mas talvez ajude alguma coisa pros experts.

Cícero, seria pedir muito voce fotografar o mecanismo pra gente dar uma olhada?

Abraços e obrigado

André

Compartilhar este post

Link para o post

A verdade é que não vai carregar completamente a bateria vai sim ajudar em dias onde voce exija bastante do motor elétrico como por exemplo em dias de vento e se não tiver vento não precisa carregar todos os dias a bateria.

Na minha opinião ajuda bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

em média, entre uma parada num ponto e outro, navegamos uns 15, 20 minutos.

Mas, já chegamos a navegar 40 min direto. Não sei equacionar isso, mas talvez ajude alguma coisa pros experts.

Cícero, seria pedir muito voce fotografar o mecanismo pra gente dar uma olhada?

Abraços e obrigado

André

Fotografo sim, só que vai demorar um pouquinho porque o motor está na revisão em outra cidade e só vou buscá-lo daqui a 15 dias.

Compartilhar este post

Link para o post

acredito nem ser necessario carregar completamente, uma vez que ela não zera toda com 1 dia d pescaria

mas não seria o caso de nesses poucos minutos rodando dar uma carga nela? ou causaria efeito contrario e a 'viciaria' por estar carregando ela, mesmo que por pouco tempo, e ela não estando totalmente descarregada?

aguardo as fotos, sem perssa, o dia que der é isso mesmo. obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião não compensa, o retificador manda no máximo 5amp/H em aceleração máxima, ou seja vc tem que andar 1h no talo pra mandar miseros 5amp pra sua bateria, pergunte pra qualquer mecanico eletricista. O retificador de corrente é uma pecinha que custa 50 conto, não é um alternador. A unica coisa que pode servir é se vc quiser ligar um farol na saída porém ficará igual de mobilete, variando a intensidade conforme a rotação do motor. Conheço muita gente colocou, até no meu motor veio de fábrica, e nunca mais usou, o efeito é praticamente psicológico, hehehehe. Ande com uma bateria leve de 60amp de reserva que é mais negócio.

Compartilhar este post

Link para o post

acredito nem ser necessario carregar completamente, uma vez que ela não zera toda com 1 dia d pescaria

mas não seria o caso de nesses poucos minutos rodando dar uma carga nela? ou causaria efeito contrario e a 'viciaria' por estar carregando ela, mesmo que por pouco tempo, e ela não estando totalmente descarregada?

aguardo as fotos, sem perssa, o dia que der é isso mesmo. obrigado pela ajuda.

Nosso amigo Alex já me poupou do tabalho.

A foto é essa aí.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

pelas argumentações dos colegas, bem como pelo calculo informado acima (contra números nã há argumentos) eu acabo que vou desistir disso.

E quanto a bateria, durante o dia d pescaria não da pra descarregar ela totalmente.

Dar carga nela toda noite, mesmo ela não tendo sido descarregada, causará vicio dessa bateria?

O ideal é mesmo andar com uma bateria carga full, de reserva, e ir 'secando' a titular pra depois trocar? meu barco é pequeno, 4.20 mts, qualquer tralha a mais compromete o espaço.

obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Baterias de chubo ácido não viciam, mas têm tensões mínimas e máximas de trabalho. Você deve prestar muita atenção para a voltagem nunca cair abaixo de 11V, pois nesse caso a bateria perderá sua capacidade de carga.

Da mesma forma, não pode deixar a carga passar muito dos 14,5V, pois a bateria ferverá e perderá água. Se for uma bateria selada, vai pro lixo rapidinho.

Resumindo: deixe sua bateria sempre carregada. Se possível, deixe carregando todas as noites da pescaria.

Compartilhar este post

Link para o post

A vida da bateria se mede em ciclos de carga e descarga.

Quanto mais vc descarregar a bateria, menos ela durará.

Pelo pouco investimento, eu acho que compensa vc colocar este carregador.

Ao contrário do que falaram acima, 6 a/h não é tão pouco assim.

Claro que se sua bateria estiver totalmente descarregada, vai ficar um tempão para recarregar, mas para manter a carga, dá perfeitamente.

Tudo depende do quanto vc descarrega ela.

Compartilhar este post

Link para o post

Qdo vou pescar tucunaré pra não passar raiva, levo no barco uma bateria de 110amp em bom estado que dura o dia inteiro fácil e deixo no rancho outra de 110 amp de reserva carregando num carregador de 5amp, assim cada dia uso uma e nunca fiquei na mão. Teve uma época que utilizava carregador de 15amp, mas acabei com 2 baterias a carga rápida não é aconselhável. Realmente 5amp por hora não é pouco como disse o Alex, mas para o motor mandar essa energia precisa estar em aceleração total, se vc tiver uma barco preparado com suporte de bateria na popa e canaletas pra passar os fios até o motor elétrico na proa e andar 4h por dia até concordo colocar, o retificador pode até ajudar mas akela fiarada espalhada no barco, bateria na popa molhando não curto muito não.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso