Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ronaldo Goiano

Posição do motor no trânsito.

Posts Recomendados

Gostaria de saber de vcs qual a melhor posição do motor,em relação ao casco e carreta,durante o transporte terrestre??

Acabei de adquirir uma marajó machine 2007,c/ apenas 50 hrs de uso...e o motor é um mercury 75.

Não sei se é melhor levá-lo levantado, ou apoiado no prolongamento da carreta rodoviária??

Meu percurso de casa p/ o rancho é de 90 kms...estrada boa!!

A dúvida é: levar sem o apoio, posso danificar a parte hidráulica do power trim ??

levar apoiado no prolongamento da carreta, posso desalinhar ou empenar o mesmo, ou ainda correr risco de estragar a rabeta do motor em um inesperado buraco do asfalto??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado,Sr. Volpine.A minha inexperiencia no fórum não me deixou encontrar essas informações sem incomodá-lo. Tenho todas informações que preciso aqui,e, um grande amigo pescador que é um excelente serralheiro!!!! Fechou!!! Um grande abraço e um ótimo fim de semana!!! Ronaldo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ronaldo, embora existam vários tópicos sobre o assunto já discutidos nesse fórum, como postou muito bem o Walther, no qual todos recomendam que se use o suporte, hoje eu liguei para um fabricante de carretas aqui da região, muito conhecido, conceituado e no ramo há mais de 20 anos para saber se ele tinha o suporte para eu colocar no meu conjunto. Para minha surpresa ele afirmou categoricamente que esse negócio de suporte "é fria" (palavras dele). Não estou aqui defendendo opinião nenhuma, mas ele disse que "é fria" porque, segundo ele, com o uso do suporte toda "pancada" que a carreta receber (ao passar em um buraco por exemplo), o impacto é todo transferido para a rabeta e causa danos ao motor (sei lá onde, nem imagino porque estou longe de ser mecânico).

Ele mesmo não fabrica e não recomenda o uso do suporte. Ele recomendou que o motor seja transportado na posição vertical (como manda qualquer manual) e calçado no próprio cavalete (do próprio motor).

Detalhe: ele não recomenda nem para motores pequenos (15 a 40HP) e nem para motores maiores, com trim, etc.

Como eu disse, não estou defendendo a opinião dele, mas confesso que voltei atrás e vou continuar levando meu motor da maneira que levo ele há 3 anos, ou seja, no cavalete do próprio motor e amarrando a rabeta com borracha de camara de ar de pneu de moto (para não balançar ou ficar "pulando"). Bem, no espelho de popa do meu barco eu nunca tive problema, mas já tive no motor. O problema que aconteceu comigo (inclusive foi arrumado essa semana), foi ter quebrado a bucha desse tal cavalete do motor, pois obviamente, é essa bucha que "leva a bucha", kkkkk, ou seja, é ela que absorve as pancadas.

Eu já passei em muito buraco e também já "pulei" umas lombadas (afinal, quem já não foi surpreendido por uma lombada sem sinalização não é mesmo?) e o fato de nunca ter acontecido nada no meu espelho de popa talvez seja porque meu barco tenha uma estrutura muito reforçada (é um BOTO 5500 da Fluvimar, profissional, realmente, muito reforçado - eu uso com um mercury 40HP 3 cil). Agora, para barcos desprovidos de reforço na popa, como mão francesas, etc. e tal, eu acho que a opção que tem no link viewtopic.php?f=74&t=13693 e é feito com amortecedor de moto é muito boa ::tudo:: .

Eu também não acho que a tal TORÇÃO do espelho de popa aconteça somente no transporte. Essa torção deve acontecer também na navegação, por exemplo quando se acelera rapidamente o motor ou quando se encosta no barranco e a rabeta pega no fundo do rio (com o motor na posição travada)...são coisas que acontecem até com os mais cuidadosos...principalmente depois de tomar umas oloko:: .

Então, na minha opinião, essas trincas que aparecem em barcos não é um problema exclusivamente causado pelo transporte ou navegação ou peso do motor, mas sim, dependem muito da estrutura do barco.

Emerson.

Compartilhar este post

Link para o post

existe um "calço" no próprio motor, que é usado para deixá-lo na posição "inclinado", sem que isso acarrete qualquer esforço para o power trim. logo acima do power trim, tem um pino com uma borracha vermelha (mercury). levante o motor e jogue-o para calçá-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

existe um "calço" no próprio motor, que é usado para deixá-lo na posição "inclinado", sem que isso acarrete qualquer esforço para o power trim. logo acima do power trim, tem um pino com uma borracha vermelha (mercury). levante o motor e jogue-o para calçá-lo.

Moisés, meu dois Mercury 40 3 Cil não tem esse trem vermelho não, explique sobre esse calço por favor, ou é só nos motores com trim automático?.

Compartilhar este post

Link para o post

nos motores de 50 hp pra cima tem.

Imagem Postada

PS.: esse motor da foto tá sendo vendido pelo forista Chicão aqui do FTB. Chicão, o motor tá bem conservado heyn.

em motor de 40 hp, só achei nessa foto

Imagem Postada.

parece que só os motores com power trim tem.

Compartilhar este post

Link para o post

Como vai, Emerson...obrigado por sua opinião...

Eu tenho dois barcos levefort: um marujo 500 clx c/ yamaha 40 2T 2002...que sempre transporto c/ o motor levantado!!!

Acabei de adquirir uma marajó machine 17 c/ motor 75 mercury elpto 2T 2007 e fui pescar apenas duas vezes nos dois últimos finais de semana!!

Eu tinha outra marajó 19 pés 1995 c/ yamaha 90 2T q eu também transportava c/ o motor totalmente levantado e inclinado p/a esquerda,sem nenhum problema q eu tivesse observado!!

O problema é que quando vou inclinar totalmente o motor nessa marajó,não consigo ,pois a capota foi colocada muito p/ trás e atrapalha,ficando o motor inclinado numa posição que eu imagino forçar mais!!!

Super fácil mudar a posição da capota...

Acho também q os barcos da levefort são bem reforçados, e agora, vc me deixou numa posição onde acho q vou preferir arriscar,sempre avaliando o espelho de popa,(confesso q eu nunca tinha feito isso),a transportar o barco c/ o motor totalmente inclinado,do q transferir o impacto direto p/ o motor em uma imprevisível lombada,por exemplo, se ele estiver apoiado na carreta!!

A não ser que meu serralheiro bole um sistema c/ amortecedores p/ amortecer durante o impacto e durante o retorno desse mesmo impacto!!!

Forte abraço Emerson...é bom alguém estimular a gente a pensar...obrigado. ::fisherman ::fisherman ::fisherman

Compartilhar este post

Link para o post

Como vai, Emerson...obrigado por sua opinião...

Eu tenho dois barcos levefort: um marujo 500 clx c/ yamaha 40 2T 2002...que sempre transporto c/ o motor levantado!!!

Acabei de adquirir uma marajó machine 17 c/ motor 75 mercury elpto 2T 2007 e fui pescar apenas duas vezes nos dois últimos finais de semana!!

Eu tinha outra marajó 19 pés 1995 c/ yamaha 90 2T q eu também transportava c/ o motor totalmente levantado e inclinado p/a esquerda,sem nenhum problema q eu tivesse observado!!

O problema é que quando vou inclinar totalmente o motor nessa marajó,não consigo ,pois a capota foi colocada muito p/ trás e atrapalha,ficando o motor inclinado numa posição que eu imagino forçar mais!!!

Super fácil mudar a posição da capota...

Acho também q os barcos da levefort são bem reforçados, e agora, vc me deixou numa posição onde acho q vou preferir arriscar,sempre avaliando o espelho de popa,(confesso q eu nunca tinha feito isso),a transportar o barco c/ o motor totalmente inclinado,do q transferir o impacto direto p/ o motor em uma imprevisível lombada,por exemplo, se ele estiver apoiado na carreta!!

A não ser que meu serralheiro bole um sistema c/ amortecedores p/ amortecer durante o impacto e durante o retorno desse mesmo impacto!!!

Forte abraço Emerson...é bom alguém estimular a gente a pensar...obrigado. ::fisherman ::fisherman ::fisherman

Beleza Ronaldo...tamo aqui pra isso mesmo....sempre se ajudando. Sobre o suporte, você viu aquele link que comentei onde os caras bolaram um suporte com amortecedor de moto? aquele eu acho que funcionaria bem (eu acho, mas não vou fazer pra mim).

Sobre aquela trava no motor mercury 40HP, no meu não tem (ele é 2009, 3 cil).

Emerson.

Compartilhar este post

Link para o post

Ronaldo,

pode ser que a trava seja localizada em outro ponto. mas acredito que todo motor que tenha power trim possui essa trava, para nao forçar o sistema hidráulico do conjunto do trim, quando não estiver sendo operado ou no deslocamento da embarcação em terra.

achei essa foto na net de um motor mercury 75 inclinado, so nao consigo identificar se é so com o trim ou com a trava.

Imagem Postada

Imagem Postada

no e-tec 90 hp, pex, é uma trava que fica do lado da rabeta do motor e nao no suporte, como no mercury 50.

Compartilhar este post

Link para o post

Moisés..."Garoto"...obrigado pela insistência...descobri onde fica a trava do meu mercury 75 elpto.

Fica do lado esquerdo e não tem o acabamento vermelho!!!

É só pressionar e girar...fugi do consultório e fui checar c/ calma!!!

Agora é só mudar a posição da capota!!!

Obrigado, amigo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

::tudo::

muitos de nós, e me incluo nessa lista, na vontade de colocar o motor pra funcionar e tomar rumo na pescaria, acaba não observando todos os recursos que temos em nossas máquinas.

Compartilhar este post

Link para o post

::tudo::

muitos de nós, e me incluo nessa lista, na vontade de colocar o motor pra funcionar e tomar rumo na pescaria, acaba não observando todos os recursos que temos em nossas máquinas.

O pior é que é a pura verdade!

Compartilhar este post

Link para o post

É isso aí Moisés e a vontade é tão grande q estou indo novamente p/ a represa...mas dessa vez a turma só vai p/ passear de barco e garrafear!!!

Abração,

Ronaldo

:gorfei: alegre:: praia::

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho um barco Levefort Marujo 500, com motor SeaPro e utilizo o suporte de apoio no pára-choque da carreta, sendo um amortecedor de moto fazendo a ligação entre o pára-choque e a rabeta do motor.

Meus percursos são geralmente feitos entre 220 a 300Km de asfalto e 15 a 20Km de estrada de chão. Até então, não observei nenhuma anomalia. Ah! Como a maioria, sempre acontece de sermos surpreendidos por algum quebra mola e também buracos na estrada de terra. Até então, tudo normal.

Abs a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Blz,Heron...poste as fotos p/ turma...talvez tenha alguma diferença...

Forte abraço...Ronaldo.

joia::: ::fisherman ::fishing

Ronaldo,

O meu funciona da mesma forma da foto no link abaixo. Só uma diferença no suporte de apoio na rabeta. O meu não tem a forma em "U" abraçando a rabeta por completo. Coloquei na ponta do amortecedor uma borracha em "V" para evitar danos na rabeta. (a mesma que usamos para apoiar o bico do barco na carreta, próximo à catraca de reboque). Para a fixação eu uso câmara de ar de bicicleta.

Para evitar que o motor fique "bailando" lateralmente, uso aquelas cordas elástica de motoqueiro, onde prendo na alça de içamento do barco (fixada na popa).

No momento, não tenho como tirar fotos, pois, em casa o motor fica fora do barco. Na próxima vez que o conjunto estiver montado, tiro as fotos e dou um jeito de postar aqui. Enquanto isso, as fotos do link abaixo tem uma forte semelhança com o meu dispositivo. Aliás, eu copiei deste link. Só mudei a forma de apoio da rabeta.

Link: http://turmadobigua.com.br/forum/viewto ... e+de+motor

Abraços!!

Heron

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal.Achei muito interessante este tópico, mesmo porque trata-se de proteção ao seu patrimônio, bem com, da nossa segurança e de outrem.Gostaria de tomar opiniões sobre a possibilidade de travamento do motor (MERCURY, 40HPS) quando em transporte rodoviário. Vou tentar anexar algumas fotos para terem maior noção do que estou tentando transmitir.Com o motor +ou - em 45 graus o Mercury dá a possibilidade de se efetuar o travamento utilizando-se um cano de plástico, cabo de vassoura, etc, com isto deixando de utilizar o sistema "trim". A minha indagação é: nessa forma de transporte não poderá causar danos aos suporte.Vejam fotos: Gratos pela atenção.Imagem PostadaImagem PostadaImagem PostadaImagem PostadaImagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Estou perplexo porque ninguém foi ler o manual de seu motores pra saber qual a recomendação do fabricante.

No meu, um mercury 90 2T, está ASSIM:

Recomendações:

1- Transportar em posição inclinada mais próxima da vertical

2- USAR sim ::tudo:: um suporte de apoio para rabeta. (Transom)

3- JAMAIS usar o Tilt/support (Bracinho, calço) para transporte, ele não foi feito pra isso. Naonao::

4- Engatar o motor para a hélice não ficar rodando.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Rodrigo: Obrigado pela atenção.O manual que acompanha o 40 hp- 3 cl, não faz menção no transporte em carreta.Li, sim, o manual e o mesmo não menciona nada à respeito do transporte rodoviário.Voce talvez não tenha se atentado pela minha indagação.Veja melhor as fotos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso