Ir para conteúdo

Vida útil de multifilamento


Marques

Posts Recomendados

Boa noite senhores,

1.: Qual o tempo de vida útil de linha multifilamento? Com que frequencia trocam a linha do carretel?

Pela minha experiência seria 3 anos após iniciar o uso.

Parece que depois de um tempo só tirando a parte mais cabeluda, que vai desfiando da linha, resolvo trocar de lado, i.e., inverto o carretel e o que era fundo passa a ser a ponta; o estranho é que me parece que não dura a mesma coisa, a linha começa a estourar nos trancos da cabeleira num intervalo de tempo menor que no início.

2.:Quando entendem que devem trocar a linha?

Recentemente, Power pro 30lb, não estourava nos trancos de jeito nenhum; depois de uns anos e na minha última pescaria, estourou 3 vezes e perdi uma isca excelente porque não flutuava. Pra mim será quando começar estourar nesses trancos, os senhores tem outro critério?

3.: Multi tem validade?

Explico que o que chamo de vida útil é contando após o uso, depois da linha exposta ao Sol, água de rio., etc. e validade seria a linha estragar ou ter uma vida útil menor por ter sido fabricada a muito tempo. Parece estúpido, mas em lojas de pesca a linha não fica muito tempo encostada na prateleira e é vendida logo, entretanto, quem poderia dizer seria quem comprou vários carretéis e notou se o último tem qualidade degradada.

Gostaria de saber da experiência dos colegas pescadores.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

I ai companheiro,

Acho tres anos muita coisa, troco com seis meses, pesco a cada 15 dias na média, a linha vai perdendo a cor, desfiando, estava usando 8 fios, voltei a Power Pro normal, da menos cabeleira, desfia menos, dura mais, já inverti a linha no carretel, não tive problema, mais acho que foi por causa do pouco tempo, talvez a linha com mais tempo por baixo, por conta da umidade, calor , etc, fique mas fragil, atualmente uso 0,23mm nunca perdi artificial nem peixe.

abçs

wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Estas perguntas são difíceis de responder pois existem inúmeros fatores envolvidos sendo os mais relevantes:

1- Frequência de uso (de quanto em quanto tempo pesca)

2- Marca da linha utilizada ( existem linhas com qualidades e tramas diferentes)

3- Peso das iscas utilizadas ( mesmo respeitando o casting da vara, iscas mais pesadas tem um atrito maior nos passadores e maior desgaste.)

4- Parametrôs físico químicos da água em que pesca ( água doce ou salgada, ácida ou alcalina e por aí vai)

5- Por se tratar de material "sintético", enquanto estão em sua embalagem original e nas prateleiras das lojas, duram por muitos anos se não tiverem contato com agentes externos como produtos de limpeza, monóxidos de carbono, etc...

Bem, é isso!!! ::tudo::

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Para linhas que pesco em agua salgada troco a cada 10 pescarias, já nas linhas de agua doce troco a cada um ano + ou -, levando em conta q na agua salgada pesco com iscas mais pessadas, em beira de costões então a linha desgasta muito, ja na agua doce pesco um Final de semana por mês ou 2, com iscas q raramente ultrapassam as 10gr. a linha q eu uso e a Power pro 30lb, mas ultimamente tenho usado a PP S8. Essa e a melhor compraração em esperiencia q posso fazer com as multi. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso eu também analiso mais pela aparência da linha... No caso da power pro que é a que mais uso ela vai perdendo a cor, fica mais macia, mais vai ficando com aparência velha... ai eu inverto ela.

Nessa brincadeira pelo meu uso, tem durado mais ou menos um ano mesmo cada carga de linha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso eu também analiso mais pela aparência da linha... No caso da power pro que é a que mais uso ela vai perdendo a cor, fica mais macia, mais vai ficando com aparência velha... ai eu inverto ela.

Nessa brincadeira pelo meu uso, tem durado mais ou menos um ano mesmo cada carga de linha...

Sempre deixo ela um pouco exposta ao sol, para dar uma secada antes de colocar na bolsa . ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Orra Schmidt, vc deve ser cientista smile:: , é só uma base, mais ou menos..., claro que vc está corretíssimo.

Eh, eu acho que não posso reclamar não, exigi muito além do tempo. Vou passar a fazer a troca junto com a lubrificalção total de fim de ano.

Grato pela colaboração de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...