Ir para conteúdo

Qual motivo leva o pescador a praticar a pesca esportiva?


Posts Recomendados

Um dos primeiros programas de pesca que assisti foi do Rubinho , achei simplesmente lindo a disputa Homem X Peixe. Em um desses programas após capturar um lindo Tucunaré disse que tinha vencido um adversário e não um inimigo e que ele merecia muito viver por ter sido tão guerreiro ,achei esta atitude muito acertada e quando comecei minhas pescarias com iscas artificiais percebi que a maior emoção realmente era vencer aquele duelo e não propriamente matar o " adversário ". ::tudo::

PS : Isso não significa que nunca matei um peixe para comer na beira do lago , agora quanto a encher uma caixa para levar consciência de cada um. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro e principal motivo para que eu pratique o pesque e solte é a satisfação de estar fazendo o que é certo (lição ensinada pelo pai). Explico:

-preservação, não apenas das espécies pescadas, mas do ecossistema como um todo.

-respeito, devolver com vida o peixe que lhe rendeu bons/ótimos/inesquecíveis momentos.

-poder ter a oportunidade de duelar com este peixe ainda maior, mais "velhaco" e que outras pessoas possam ter o prazer de fazer o mesmo, ou seja, garantir futuras pescarias com melhores "adversários".

*Melhores adversários entra na questão de não matar somente os pequenos. Os grandes também devem ser protegidos para propagarem seus excelentes genes.

Acho que abater exemplares para consumo no local da pescaria é válido, desde que sejam de porte médio e dentro da cota.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos primeiros programas de pesca que assisti foi do Rubinho , achei simplesmente lindo a disputa Homem X Peixe. Em um desses programas após capturar um lindo Tucunaré disse que tinha vencido um adversário e não um inimigo e que ele merecia muito viver por ter sido tão guerreiro ,achei esta atitude muito acertada e quando comecei minhas pescarias com iscas artificiais percebi que a maior emoção realmente era vencer aquele duelo e não propriamente matar o " adversário ". ::tudo::

PS : Isso não significa que nunca matei um peixe para comer na beira do lago , agora quanto a encher uma caixa para levar consciência de cada um. joia:::

showww joia::: falou pouco e acertadamente o que nos leva a esportividade e a soltura do peixe!!!!

mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos primeiros programas de pesca que assisti foi do Rubinho , achei simplesmente lindo a disputa Homem X Peixe. Em um desses programas após capturar um lindo Tucunaré disse que tinha vencido um adversário e não um inimigo e que ele merecia muito viver por ter sido tão guerreiro ,achei esta atitude muito acertada e quando comecei minhas pescarias com iscas artificiais percebi que a maior emoção realmente era vencer aquele duelo e não propriamente matar o " adversário ". ::tudo::

PS : Isso não significa que nunca matei um peixe para comer na beira do lago , agora quanto a encher uma caixa para levar consciência de cada um. joia:::

Bom é isso ai que o Edin falou , essa disputa é o que nos leva a pesca esportiva... palmas:: palmas:: palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!!!

Pratico a pesca desde os meus 5 anos, e ja vi muita coisa errada nesse tempo. Digo isso, pois ja vi meu Avô pegando piraibas de 120KG e matando, ja vi carreiras de cacharas, matrinxa, trairões " posando" para fotos. Participei de algumas pescarias destas e hj sei que estavamos completamente errados. Usavamos Anzol de galho, fisga, espinheis ( Bandido mesmo ).

Agora deixamos td isso p tras, e ja faz uns 15 anos que pescamos só no Bait. Mas isso não quer dizer que não abato nenhum peixe. Sempre trago peixe p casa ( qdo pega ), mas sempre estamos respeitando os limites de tamanho e cota ( os grandões também soltamos ). Tem dias em que soltamos todos, e tem dias que trazemos nossas cotas.

Estou falando a verdade aqui, sem me mascarar atras de um avatar, dizendo que sou 100% pesque e solte e na vdd abato peixe sim, como muitos fazem por ai.

Em resumo, considero a pesca esportiva a que solta todos os exemplares, quando digo TODOS, digo até os que iriam servir de almoço. Caso isso não aconteça, somos apenas pescadores AMADORES.

Esta é a minha humilde opinião.

Grande abçooo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!!!

Pratico a pesca desde os meus 5 anos, e ja vi muita coisa errada nesse tempo. Digo isso, pois ja vi meu Avô pegando piraibas de 120KG e matando, ja vi carreiras de cacharas, matrinxa, trairões " posando" para fotos. Participei de algumas pescarias destas e hj sei que estavamos completamente errados. Usavamos Anzol de galho, fisga, espinheis ( Bandido mesmo ).

Agora deixamos td isso p tras, e ja faz uns 15 anos que pescamos só no Bait. Mas isso não quer dizer que não abato nenhum peixe. Sempre trago peixe p casa ( qdo pega ), mas sempre estamos respeitando os limites de tamanho e cota ( os grandões também soltamos ). Tem dias em que soltamos todos, e tem dias que trazemos nossas cotas.

Estou falando a verdade aqui, sem me mascarar atras de um avatar, dizendo que sou 100% pesque e solte e na vdd abato peixe sim, como muitos fazem por ai.

Em resumo, considero a pesca esportiva a que solta todos os exemplares, quando digo TODOS, digo até os que iriam servir de almoço. Caso isso não aconteça, somos apenas pescadores AMADORES.

Esta é a minha humilde opinião.

Grande abçooo!!!

Bom dia pescador. Escreveu o que muitos não tem a coragem de falar. Temos que ser verdadeiros em tudo que fazemos. Abraço
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pesca plenamente esportiva chega a ser utópica e quase impossível. Digo isso porque é natural que durante a pesca, algum peixe morra em razão dos ferimentos e isso ultrapassaria o conceito de esporte. Nas primeiras olimpiadas , eram utilizadas pombas vivas para a modalidade de tiro. Hoje o esporte usa discos.

Acho que o conceito de pesca esportiva deva ser ampliado nesse sentido, podendo ser dizer esportista aquele que pesca prezando pelo mínimo dano ao meio ambiente; em sendo o dano evitável.

Usar a razoabilidade. Em um dia , em que se pegue 20 peixes, matar 1, talvez 2 para consumo PRÓPRIO.

Em um dia em que se pegue poucos peixes, soltar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Fabricião!

Editei um vídeo dias atrás, justamente mostrando o porque pesco. Não sou pescador 100% esportivo, faço questão dum sashimi ali no barco. Entretanto, não levo nenhum exemplar para casa.

Grande abraço!

Mario.

http-~~-//youtu.be/ohMoOytBXgk

Parabens pelo video Mario!!!

Ficou Showwww... palmas:: palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Fabricião!

Editei um vídeo dias atrás, justamente mostrando o porque pesco. Não sou pescador 100% esportivo, faço questão dum sashimi ali no barco. Entretanto, não levo nenhum exemplar para casa.

Grande abraço!

Mario.

http-~~-//youtu.be/ohMoOytBXgk

Que show de vídeo, já tinha assistido alguns videos seus no youtube, principalmente aqueles em que vc pesca trairas com iscas de superficie, me ajudou muito a trabalhar com as iscas de borracha (frog), agora antes de ferrar o peixe eu conto até dois. Hehe

Abraço joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!!!

Pratico a pesca desde os meus 5 anos, e ja vi muita coisa errada nesse tempo. Digo isso, pois ja vi meu Avô pegando piraibas de 120KG e matando, ja vi carreiras de cacharas, matrinxa, trairões " posando" para fotos. Participei de algumas pescarias destas e hj sei que estavamos completamente errados. Usavamos Anzol de galho, fisga, espinheis ( Bandido mesmo ).

Agora deixamos td isso p tras, e ja faz uns 15 anos que pescamos só no Bait. Mas isso não quer dizer que não abato nenhum peixe. Sempre trago peixe p casa ( qdo pega ), mas sempre estamos respeitando os limites de tamanho e cota ( os grandões também soltamos ). Tem dias em que soltamos todos, e tem dias que trazemos nossas cotas.

Estou falando a verdade aqui, sem me mascarar atras de um avatar, dizendo que sou 100% pesque e solte e na vdd abato peixe sim, como muitos fazem por ai.

Em resumo, considero a pesca esportiva a que solta todos os exemplares, quando digo TODOS, digo até os que iriam servir de almoço. Caso isso não aconteça, somos apenas pescadores AMADORES.

Esta é a minha humilde opinião.

Grande abçooo!!!

joia::: Isso mesmo Diogo, também trago peixe pra casa, respeitando cotas, tamanhos etc, não vejo nenhum mal nisso e não estou indo contra a legislação...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...