Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ibrahim

Yamaha 15, são mais frágeis? Procede esta informação?

Posts Recomendados

Pessoal, boa noite

Pretendo comprar um motor 15 Yamaha novo, porém em conversa com alguns mecânicos da região me afirmaram que o Yamaha 15 novo estão mais frágeis e dando mais problemas.

Pergunto aos amigos que entendem do assunto, esta informação procede?

Todos que puderem dar opinião agradeço, pois baseado nas informações dos colegas decidirei a compra de um yamaha 15.

Ibrahim

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não procede, o Yamaha 15hp a partir de 98 é o mesmo modelo que é vendido hj, não muda nada, são otimos motores,silenciosos, resistentes e leves porem os modelos anteriores a 98 são inquebráveis, são mais parrudos, não tem peças de plástico, na minha opinião foram os melhores 15hp já produzidos só ver o preço de um usado em bom estado, eu tenho Mariner Marathon japones que é o mesmo motor,está comigo desde 93 e nunca incomodou, além disso os antigos andavam mais e bebiam menos que os novos. Eu se fosse vc pensaria num Mercury Super pois alem de ser muto robusto, anda mais pois tem 18hp e bebe menos que o Yamaha além de custar um pouco menos, porém se vc quer continuar com o Yamaha fica tranquilo o motor é muito bom, o que acho errado nesse motor ele vir com hélice passo 11 oque na minha opinião é muito para um 15hp ainda mais nas condições que usamos, pra ter idéia o mu Mariner veio com passo 9 e deixa o Yamaha comendo poeira ainda mais com barco pesado. . Só por curiosidade o modelo antigo até 98 são iguais a esse: http://guaxupe.iizbrasil.com/motor-de-p ... -veiculos3

Compartilhar este post

Link para o post

Não procede, o Yamaha 15hp a partir de 98 é o mesmo modelo que é vendido hj, não muda nada, são otimos motores,silenciosos, resistentes e leves porem os modelos anteriores a 98 são inquebráveis, são mais parrudos, não tem peças de plástico, na minha opinião foram os melhores 15hp já produzidos só ver o preço de um usado em bom estado, eu tenho Mariner Marathon japones que é o mesmo motor,está comigo desde 93 e nunca incomodou, além disso os antigos andavam mais e bebiam menos que os novos. Eu se fosse vc pensaria num Mercury Super pois alem de ser muto robusto, anda mais pois tem 18hp e bebe menos que o Yamaha além de custar um pouco menos, porém se vc quer continuar com o Yamaha fica tranquilo o motor é muito bom, o que acho errado nesse motor ele vir com hélice passo 11 oque na minha opinião é muito para um 15hp ainda mais nas condições que usamos, pra ter idéia o mu Mariner veio com passo 9 e deixa o Yamaha comendo poeira ainda mais com barco pesado. . Só por curiosidade o modelo antigo até 98 são iguais a esse: http://guaxupe.iizbrasil.com/motor-de-p ... -veiculos3

Guto, boa tarde

Obrigado pela informação, bom saber que o Yamaha continua sendo um bom motor, tenho observado nos Foruns a maioria preferem o Mercury Super em vez do Yamaha e isso deve estar provocando um aumento nas vendas deste motor ,alguns mecânicos me afirmaram que o Mercury Super ja supera os Yamaha em vendas.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza já supera pelo menos aqui no sudeste, acho que na região Amazônica o Yamaha ainda é prevalente pois os são montados em Manaus. Eu compraria o Mercury sem duvida, ao não ser que os 5kg a mais atrapalhe vc pois ele pesa 41kg contra 36 do Yamaha.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu comprei um Super recentemente e estou muito satisfeito. Tenho um amigo que já está cogitando trocar o Yamaha por um Super também.

Vai de Super que não vai se arrepender.

Só por curiosidade, qual será a embarcação utilizada?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu comprei um Super recentemente e estou muito satisfeito. Tenho um amigo que já está cogitando trocar o Yamaha por um Super também.

Vai de Super que não vai se arrepender.

Só por curiosidade, qual será a embarcação utilizada?

Fabio, boa tarde

Valeu pela dica, vou usar num barco Sargo Mogi Mirim 5 metros borda alta e também em barcos alugados nas pousadas, ai a gente acha de 5 e de 6 metros.

Ibrahim

Compartilhar este post

Link para o post

O Sargo 500 com um 15 Super, pode colocar 350 kg nele que vai atingir tranqüilamente 35 km/h.

Se estiver leve na faixa de 200 kg, rio abaixo ele atingirá até 45 km/h.

Se der diferença, será para mais do que isso.

Compartilhar este post

Link para o post

O Sargo 500 com um 15 Super, pode colocar 350 kg nele que vai atingir tranqüilamente 35 km/h.

Se estiver leve na faixa de 200 kg, rio abaixo ele atingirá até 45 km/h.

Se der diferença, será para mais do que isso.

Fabio

Chega a 45 km/hora? Quanto chegaria um Yamaha?

Este motor anda bem.

Ibrahim

Compartilhar este post

Link para o post

Eu possuo um Levefort Squalus 500s dos antigos, os novos são mais largos, é identico ao Sargo 500, acho que 45km é muito, com meu Mariner 15hp o máximo que atingi em 2 pessoas(180kg) foi de 39km por hora, o Super se passado pra 18hp acho que no máximo uns 42km, no Sea Pro 25hp atingi 52km, provavelmente o Yamaha atingiria uns 37-38kmh, a diferença do Mercury Super pra um Yamaha gira em torno de 4 a 5km por hora.

Compartilhar este post

Link para o post

Ibrahim, te falar um pouco sobre os 3 motores:

Yamaha 15 hp: É um da minha coleção, modelo 2009, estavo usando ele em uma canoa apollus 500 levfort, na boa não vai de 15 yamaha se for andar com mais de 2 pessoas. Na minha canoa, se eu colocasse 3 pessoa a "merda do 15 yamaha" quase bebia água, resumindo é muito fraco de força e não anda nada. Hoje você ira pagar na faixa de 5800 no mesmo, não estou satisfeito com o meu, porém ele está aqui em casa encostado, usei apenas 4 vezes e deixei o mesmo de lado, se quiser posso até te vender o mesmo!

Mercury 15 hp super: Já é um motor um pouco melhor para força e desempenho, já possui um e não tenho mais o mesmo, porém agradei do motor, relembrando canoa leve, de 2 a 3 pescadores. No começo você ira passar raiva um pouquinho quando for dar partida no mesmo, principalmente pela manha, ele ira querer afogar e se afogar dará um trabalho pra funcionar o mesmo, mas isto é o de menos, os mecânicos vão te passar a manha e você ira superar isto facilmente. Este você ira pagar na faixa de 5700.

Mercury 25 hp SEA PRO: Agora sim estamos falando de um motor que eu estou satisfeito (não tão satisfeito pois estou montando um conjunto novo, um bass boat com motorização 115, hehehe). Este motor te indico 100%, tenho um e nunca tive decepções, anda bem, bom de força e sem contar que o meu 25 mercury está bebendo menos que o meu 15 yamaha. Este motor você ira pagar na faixa de 7750.

Portanto junte mais um pouco de grana e vá de 25 SEA PRO. Esqueci de falar o 25 é um pouco considerável mais pesado que os outros, mas mesmo assim vá logo de 25 e seja feliz.

Mecânica entre os mesmo pode se considerar que é o mesmo custo.

Compartilhar este post

Link para o post

Hugo acho que a escolha da potencia do motor vai muito da necessidade do pescador, logico se for navegar em grandes represas e grandes distancias o motor maior é melhor. Mas vejo meu exemplo, tenho 4 motores, o 25 SeaPRo ano passado usei 1 vez só enquanto que o meu 15hp está até quente aki na garagem, até meu 5hp uso mais que os outros. O 25hp seapro é um put@ motor mais não é facil carregar sozinho, enquanto que o 15 é tranquilo. Então veja a necessidade do motor grande, pois se arrepender é mais dificil vende-lo enquanto que o 15 vende igual pão quente.

Compartilhar este post

Link para o post

Ibrahim, não fiz o teste no Yamaha, mas ele não acompanha o Super na corrida, fica muito pra trás. Chega a ser humilhante.

Guto, a última vez que fui no rio, fiz testes utilizando o Squalux 600 da Superfort, que ficará por uns tempos em conjunto com o 15 Super. Os resultados no GPS mais chamativos foram:

360 kg a bordo ... 30 km/h subindo o rio e 35 descendo

210 kg a bordo ... 40 km/h subindo e 45 descendo

Eu notei que os melhores resultados foram com a carga mais traseira. Se ficar pesando na dianteira aumenta o arraste e perde velocidade.

Quanto à indicacação do amigo Hugo, tenho certeza que o Sea Pro é um equipamento excelente. Ainda não troquei meu Yamaha 25 por um, mas pretendo fazê-lo. Porém, no caso do Ibrahim, vale lembrar que o barco dele indica motorização máxima de 25 HP, e eu não aconselho ele utilizar um Sea Pro transformado em 30. Seria interessante se ele, a curto prazo, for trocar de embarcação. Nesse caso eu indico o Karib 600. Aí seria um super conjunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Fábio, talvez não seja aqui o lugar de falar dessa dúvida minha, pois foge um pouco do assunto abordado no tópico, mas vamos lá.

Interessante esses dados de velocidade que postou. Para efeito de comparação com um Mercury 25 Sea Pro.

Andei com esse mesmo barco, o Squalux 600 da Superfort, aliás um ótimo barco, com um Sea Pro.

Marquei no GPS Garmin Nuvi 1300 e deu na máxima por um custo espaço de tempo 47 Km/h. Na maior parte do tempo ficava em 44 Km/h. O peso da carga era de 200 Kg (2 pessoas + tanque).

Comparando com os dados do seu Super. Esse Sea Pro ta devagar demais, ainda que exista outros relatos aqui no fórum de amigos com o mesmo conjunto ou parecido que andam sempre na faixa dos 45 a 50 KM/h.

Aliás, testei o meu Sea Pro e o de um amigo com esse barco e a velocidade foi a mesma, média de 44 KM/h.

Uma dúvida ainda que tenho é com relação ao GPS que no meu caso sempre dá uma diferença de 9 Km/h a mais do que o velocímetro do carro, sendo assim, se a diferença persistir na água, e descontar 9 Km/h dos 44 Km/h, vai sobrar uns 35 Km/h de velocidade.

Por isso fica a dúvida, ou meu sea pro e o do amigo ta devagar demais, ou o GPS não marca direito ou esses Super 18HP andam demais mesmo.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Thiago qualquer velocimetro de carro marca até 5% a menos que o real, a 100km-h o carro está no máximo a 96km-h. É dificil ocorrer erro no gps. Ano passado fui ao pescar no Rio Grande estavamos em 2 barcos identicos estilo Squalus 6m, porem eu com meu SeaPro já passado pra 30hp e um Amigo com um Super já passado pra 18, ambos com 2 pescadores mais tralha, com 70% da aceleração eu acoampanhava o Super, liguei o GPS pra ver a diferença, o Super atingiu no máximo 40km-h enquanto que o Seapro 49km-h. Com o barco leve qualquer 15hp anda bem, mas coloque peso e fica bem pra trás do 25. Existem muitas variaveis, como tipo de barco, correnteza, vento e até altitude, em nivel do mar onde existe maior concentração de oxigenio a queima do combustivel é otimizada fazendo o motor andar mais. Primeiro veja se seu motor já está com 30hp, regule o trim corretamente, acredite com apenas 1 pino de mudança pode diminuir ou aumentar até 3 km-h e meça a velocidade num lago parado ou a favor da correnteza. Não existem milagres, na Serra da Mesa na utima pescarias os barcos eram tão pesados e largos que com 2 pescadores mais guia e tralha o máximo que conseguimos com um 40hp 3cil foi 43km-h.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Guto, boa tarde.

Essa da velocidade do carro não sabia não.

O meu já saiu da loja com os 30HP´s, regulei o trim nas posições para testar sendo que quanto mais pra cima mais o bicho anda, mas ai nao da pra arriscar porque a estabilidade fica prejudicada por demais. As ocasiões em que testei foram todas no rio tietê com água lisa e tambem com poucas marolas.

Na realidade, é um conjunto de fatores né, como disse, o ideal é encontrar o arranjo ideal.

Obs: Pesca sempre no rio grande? Fui uma vez ali na ponde te Colômbia, subi na boca do pardo, ooo lugarzinho pra pescar corvina, bão demaisssss.

Abraços

Thiago Rossi Pinto

Compartilhar este post

Link para o post

Ja pesquei muito lá, é bom mesmo pra curvina e dourado, mas ando desistindo do Grande sempre ia em vários lugares durante uns 15 anos, mas tá ruim demais de peixe de uns 3 anos pra cá, ultimamente prefiro gastar $$ e as folgas indo pro Araguaia, SM e Peixe . Mas pesco mais aki na minha cidade, tenho 2 ranchos na beira do Pardo, os barcos ja ficam na agua só levo o motor, tem semana que vou pescar 4x, por isso falei que uso muito mais o 5hp e o 15hp enquanto que o 25 tá parado. Aki foi a primeira represa do Sudeste onde foi introduzida a Curvina imagina as bitelas que já vi, tb sai bem piapara e outros. Qto ao lance de velocimetro é isso mesmo que ocorre, se mudar o Pneu dá erro tb, tenho uma F1000 4x4 que coloquei uns pneus maiores, e depois viajei, tomei um monte de multa, aí fui verificar pelo GPS que a 110km no velocimetro ela estava a 122km na real no GpS.

Compartilhar este post

Link para o post

Comparar o 15hp e 25hp Yamaha com o Super e Seapro acho injustiça pois esses são motores disfarçados de 18hp e 30hp por isso afirmo que o motor genuinamente 15hp e 25hp que mais andam ainda são os Suzuki. Um exemplo dessa injustiça por exemplo que fiz, foi um Mercury Super 18hp contra meu antigo Mercury 18hp XD que estou até tentando negociar com Chicão aki do forum, o Super ter 18hp e o 18XD, tb, porém com cabeça de força de 25hp acabei dando pau lascado num motor 20 anos mais novo de mesma potencia, e não é por isso que o Super é ruim.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Thiago. Realmente fugi um pouco do assunto abordado, me perdoem. Foi apenas empolgação pela satisfação com o Super. Se mais pessoas tiverem interesse em informar sobre desempenho, seria bom abrir outro tópico.

Mas, encerrando por aqui, gostaria de dizer que confio no resultado do GPS e também acredito que há fatores que possam beneficiar ou prejudicar o desempenho, como tão bem abordou o assunto o amigo Guto.

Fiquem com Deus e boas pescarias.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu possuo um Levefort Squalus 500s dos antigos, os novos são mais largos, é identico ao Sargo 500, acho que 45km é muito, com meu Mariner 15hp o máximo que atingi em 2 pessoas(180kg) foi de 39km por hora, o Super se passado pra 18hp acho que no máximo uns 42km, no Sea Pro 25hp atingi 52km, provavelmente o Yamaha atingiria uns 37-38kmh, a diferença do Mercury Super pra um Yamaha gira em torno de 4 a 5km por hora.

Guto,

A diferença é 4 a 5 muito bom. E com relação ao funcionamento, na hora da partida?

Tenho um 8HP yamaha e pescco com um 15 yamaha dos antigos de um amigo que não pilota dai eu sou o piloteiro, esses motores ficam até 2 meses sem funcionar quanto vai pra aguá é barter a fieira e pega na primeira.

Como é o Mercury com realação a isto? A partida é pesada?

Compartilhar este post

Link para o post

Yamaha 15 hp: É um da minha coleção, modelo 2009, estavo usando ele em uma canoa apollus 500 levfort, na boa não vai de 15 yamaha se for andar com mais de 2 pessoas. Na minha canoa, se eu colocasse 3 pessoa a "merda do 15 yamaha" quase bebia água, resumindo é muito fraco de força e não anda nada. Hoje você ira pagar na faixa de 5800 no mesmo, não estou satisfeito com o meu, porém ele está aqui em casa encostado, usei apenas 4 vezes e deixei o mesmo de lado, se quiser posso até te vender o mesmo!

Mercury 15 hp super: Já é um motor um pouco melhor para força e desempenho, já possui um e não tenho mais o mesmo, porém agradei do motor, relembrando canoa leve, de 2 a 3 pescadores. No começo você ira passar raiva um pouquinho quando for dar partida no mesmo, principalmente pela manha, ele ira querer afogar e se afogar dará um trabalho pra funcionar o mesmo, mas isto é o de menos, os mecânicos vão te passar a manha e você ira superar isto facilmente. Este você ira pagar na faixa de 5700.

Mercury 25 hp SEA PRO: Agora sim estamos falando de um motor que eu estou satisfeito (não tão satisfeito pois estou montando um conjunto novo, um bass boat com motorização 115, hehehe). Este motor te indico 100%, tenho um e nunca tive decepções, anda bem, bom de força e sem contar que o meu 25 mercury está bebendo menos que o meu 15 yamaha. Este motor você ira pagar na faixa de 7750.

Portanto junte mais um pouco de grana e vá de 25 SEA PRO. Esqueci de falar o 25 é um pouco considerável mais pesado que os outros, mas mesmo assim vá logo de 25 e seja feliz.

Hugo,

Valeu pelas dicas mas o 25 é muito peso to ficando velho..rsss, além disso na maioria das pescarias não vou a pontos muito longe do rancho e os barrancos são altos...rssss! Dificil de descer.

Por gentileza me explique melhor este fato do 15 Super ser difícil de pegar pela manha, se ele afogar terei muita dificuldade em funciona-lo novamente?

Minha experiencia com os Yamaha é bateu pegou.

grato

Ibrahim

Compartilhar este post

Link para o post

Hugo,

Valeu pelas dicas mas o 25 é muito peso to ficando velho..rsss, além disso na maioria das pescarias não vou a pontos muito longe do rancho e os barrancos são altos...rssss! Dificil de descer.

Por gentileza me explique melhor este fato do 15 Super ser difícil de pegar pela manha, se ele afogar terei muita dificuldade em funciona-lo novamente?

Minha experiencia com os Yamaha é bateu pegou.

grato

Ibrahim

A partida é mais pesada do que a do Yamaha, o grande problema do Super como o Seapro é que tem que pegar a manha pois eles afogam muito fácil, eu costumo qdo o motor estiver frio puxar o afogador e dar apenas UMA fieirada independente se ele funcionar ou não volte o afogador, se continuar fieirando com o afogador puxado tá feita a merda, aí se prepare pra puxar umas 25 vezes até desafogar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso