Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Pessoal, bom dia.

Recentemente o prof. Gusso postou um vídeo muito explicativo sobre a regulagem dos pitões e hélices das High Roller 5,5. Este vídeo está no You Tube sendo acessado por qualquer computador.

Como foi postado em outro fórum de pesca solicitei ao mestre Gusso para postá-lo aqui no FTB. Prontamente fui atendido pelo Gusso me disponibilizando esta verdadeira aula do mestre dos açús amazônicos.

Espero que gostem.

http-~~-//youtu.be/_w7fFmFFxq8

Dicas extras do Mestre Gusso

"Vão surgir alguma duvidas que você pode esclarecer se perguntarem, como:

-a massa epóxi é a pastosa poxipol, para quem vai colar o pitão, dificilmente solta, fica muito firme, mesmo pegando peixe.

- o ponto de referência para alinhar o pitão traseiro é exatamente o meio do pitão na saída da isca.

- O alicate é o odontológico de La rosa Zatty 109. "

Palavras do prof. Gusso

"Para quem pesca no Amazonas a iscas de hélices são muito usadas.

Particularmente gosto muito da isca RIP ROLLER 5.5, e só tenho pescado com ela na cor Hallowenn.

Fiz um resumo do que faço na isca antes de pescar, tenho obtido bons resultados.

Não vou entrar no mérito do uso de outras iscas e como os pescadores regulam suas iscas, gosto e experiência é pessoal.

As iscas de hélices exigem varas rápidas e a eficiência depende do trabalho que o pescador imprime na isca.

No amazonas, os açus podem estar pegando num trabalho mais lento ou mais rápido, mais longo ou mais curto, cabe ao pescador descobrir.

O essencial é o barulho dos metais da Rip Roller, que são muito chamativos para o açu.

A isca não pode patinar no seu trabalho, é melhor que a parte da cabeça da isca não afunde, seria ótimo que não girasse para não torcer a linha, mas mesmo com girador torce, umas mais outras menos.

O unico objetivo é ajudar os pescadores na regulagem desta hélice, o vídeo não é monetizado, se aparecer propaganda é porque a google coloca.

Um abraço a todos. "

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

:bompost: :bompost:

Bom dimais hein as dicas!!

Totalmente aprovada, bem explicada e detalhista.

Valeu mesmo em compartilhar conosco. ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns Andre por pedir ao Gusso e compartilhar conosco esse valioso vídeo.

Das pessoas que conheço o Gusso é para min o maior conhecedor dos Tucunarés amazonicos pois todo ano ele vai várias vezes pescar lá, é um grande pescador e sabe tudo de pesca, tem uma enorme experiência.

Parabéns prof. Gusso, show este vídeo.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente pessoal este vídeo do Gusso é top top topppp!!! Só temos que agradecer!!

Uma pergunta restante? Quem mostrou para o Mestre como ajustar iscas & onde e como achar o Amazona Acu? A pessoa não aprende este só.

Dívida é devida!

Realmente Irmãos, e realmente !

Naonao::

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente pessoal este vídeo do Gusso é top top topppp!!! Só temos que agradecer!!

Uma pergunta restante? Quem mostrou para o Mestre como ajustar iscas & onde e como achar o Amazona Acu? A pessoa não aprende este só.

Dívida é devida!

Fale sério WD... Agora crise de ciumes???

Se foi o Lance ou sei lá quem foi que ensinou o Gusso, o que tem isso? Ou melhor, o que você tem haver com isso?

Chega ser hilário.... :gorfei:

rindo2::

Queria era que você falasse mais sobre aqueles tempos de Amazon Fishing Adventures... Sobre o Don Cutter e etc... Do Philip e Rio Negro Lodge a gente sabe até um pouco... danca::

Vamos falar de Receita Federal, Marinha do Brasil e IBAMA. Também é muito mais interessante que falar do Gusso!(olha eu com ciumes agora!!! kkkkk)

Imagem Postada

Sai do armario, Serginho!

alegre::

Compartilhar este post

Link para o post

Dívida é devida!

Fale sério WD... Agora crise de ciumes???

Se foi o Lance ou sei lá quem foi que ensinou o Gusso, o que tem isso? Ou melhor, o que você tem haver com isso?

Chega ser hilário.... :gorfei:

rindo2::

Queria era que você falsse mais sobre aqueles tempos de Amazon Fishing Adventures... Sobre o Don Cutter e etc... Do Philip e Rio Negro Lodge a gente sabe até um pouco... danca::

Vamos falar de Receita Federal, Marinha do Brasil e IBAMA. Também é muito mais interessante que falar do Gusso!(olha eu com ciumes agora!!! kkkkk)

Imagem Postada

Sai do armario, Serginho!

alegre::

:gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

lacou:: lacou:: lacou:: lacou:: lacou::

O Gusso aprendeu com o Prof. Carlinhos. ::tudo::

O cara tá ganhando R$ 10.000,00/mês (fixo),não adianta nem correr atrás.......... doeu::

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Só tenho a agradecer ao Gusso por tudo o que tem feito para passar sua experiência aos demais.

Sempre que precisei uma ajuda dele, jamais negou uma resposta. Jamais fomos apresentados e nunca cobrou nada por isso.

Estou aprendendo e quem sabe um dia poderei passar algum conhecimento para um iniciante?? Só o tempo dirá e com certeza, farei isso com muito orgulho e lembrança de todos que me ajudaram.

O Gusso é assim... um cara simples demais, detalhista com o que faz, sempre está procurando aprender e sempre procurando novidades. Nunca negou uma informação técnica, muito pelo contrário, sempre fez questão de dividir.

Não nascemos sabendo de tudo. É óbvio que ele aprendeu com alguem ou com todos, fez testes, errou, acertou, perguntou e é assim que está afinando a pesca de açus.

Parabéns pelo post André. Nota 10 pra você.

Essa semana recebi meu alicate De La Rosa 109 Zatty. Barbadinha para regular hélice.

Volta Gusso e muito obrigado por tudo meu amigo.

Abração a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu faço a campanha ABAIXO OS CHATOS tem caboco que acha que é sacanagem minha ...

Viram aí?

Alguém apostaria que em um post deste jaez fosse aparecer um maluco com as chaves Allens tortas reclamando supostos direitos autorais pertencentes ao "TOSPERCARGERJA" "UM, DOIS TRÊS DE OLIVEIRA QUATRO"???

Fala sério ...

Ninguém merece ...

CHAMA O SÍNDICO ...

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu faço a campanha ABAIXO OS CHATOS tem caboco que acha que é sacanagem minha ...

Viram aí?

Alguém apostaria que em um post deste jaez fosse aparecer um maluco com as chaves Allens tortas reclamando supostos direitos autorais pertencentes ao "TOSPERCARGERJA" "UM, DOIS TRÊS DE OLIVEIRA QUATRO"???

Fala sério ...

Ninguém merece ...

CHAMA O SÍNDICO ...

Wellington parabéns... isso mesmo...

Mas penso que tens uns que além de se sentirem ofendidos, desprezados..... ainda querem aparecer mais que o Faustão!!!! :gorfei: :gorfei:

Este tópico foi criado com o único intuito de ajudar aos amigos pescadores... com vídeo, palavras, ensinamentos do mestre Gusso! Vamos dar méritos ao Gusso!!! Pois quem sabe sabe.. quem não sabe aprende (EU joia::: :amigo: )

Obrigado Gusso por autorizar a disponibilização deste excelente material aos pescadores de açús do FTB!!!! :amigo:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou um pouco além meu caro amigo Cabral, pra mim pouco importa quem descobriu, inventou, ensinou.

Como pode alguem se importar com isso quando alguem dispõe de seu tempo para fazer algo para compartilhar informaçao e ajudar os colegas, sem ganhar nada em troca.

Não foi o Bruca quem criou o nó SF, nem o Eloy auem inventou o Snap sem nó. Mas foi com seus vídeos que eu e tantas outras pessoas aprenderam a fazê-los. E isso já basta.

Eu já havia visto o video no caterva mas o fato de você compartilhar por aqui vai ajudar ainda mais pessoas.

Grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou um pouco além meu caro amigo Cabral, pra mim pouco importa quem descobriu, inventou, ensinou.

Como pode alguem se importar com isso quando alguem dispõe de seu tempo para fazer algo para compartilhar informaçao e ajudar os colegas, sem ganhar nada em troca.

Não foi o Bruca quem criou o nó SF, nem o Eloy auem inventou o Snap sem nó. Mas foi com seus vídeos que eu e tantas outras pessoas aprenderam a fazê-los. E isso já basta.

Eu já havia visto o video no caterva mas o fato de você compartilhar por aqui vai ajudar ainda mais pessoas.

Grande abraço

Opa valeu garotinho joia::: joia::: :amigo: :amigo:

Bom saber que o video foi e continua sendo tão útil para todos... ::thanks ::thanks

::thanks

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom esse video..... Para quem eh viciado em pesca, nem se fala.....

Chegou hoje meu alicate e ja to treinando a regulagem das helices. E dale cola epoxi no pitao!!!!!

Obrigado ao Andre e ao Gusso. Tomara que os topicos do FTB tenham esse intuito de acrescentar e compartilhar conhecimentos !!!!

Abrassss a todos :bompost: :bompost: :bompost: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

Na vida tudo que sabemos foi aprendido com alguém, e no meu caso aprendi muito e agradeço ao Gusso por disponibilizar conhecimentos que não tinha. Muitos no mundo da pesca aprendem e escondem dos outros, burro o ensinamento morre com ele. Por isso obrigado André pelo post e ao Gusso pelo aula detalhada dos conhecimentos hora adquiridos, e agora repassados. ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas para somar nesse tópico:

Sobre as hélices eu consegui alinhar, mas olha só....

Ainda não satisfeito, colequei uma a uma dentro de um aquário aqui em casa para ver o ponto de nível e a flutuabilidade delas...

Das 8 Rip 5.25, só três ficaram no nível correto. Eu dava um toquinho nelas para girarem para ver em que posição iriam ficar.. e sempre as tortas ficavam na mesma posição....

Olha as fotos:

A do meio estava sempre correta.. podia girar para qualquer lado que ela sempre ficava no nível.. olha as do lado...

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

As íscas estão fora do ponto de nível.. foram furadas completamente fora da linha da alma... Estão erradas.

Note que as pás das hélices atraz estão todas no mesmo nível..

Claro que botando a garatéia isso irá para o lugar, mas a ísca sempre irá girar..

Conforme o Gusso comentou, umas irão girar mais e outras menos... talvez a causa maior seja esse desalinhamento do pitão do meio.

Vou testar assim e depois refurar para vê no que dá.

Na sequencia posto os resultados.

Abraço para todos.

Gelson Petuco

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Gelson.

Interessante a sua experiência.Talvez a do meio esteja na posição correta justamente porque está escorada pelas outras.Vc inverteu as posições?

De qualquer maneira essa 5.5 vai sempre torcer muito mais que 6.25,isso é fato.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Gelson.

Interessante a sua experiência.Talvez a do meio esteja na posição correta justamente porque está escorada pelas outras.Vc inverteu as posições?

De qualquer maneira essa 5.5 vai sempre torcer muito mais que 6.25,isso é fato.

Abs.

Olá Celso,

Sim, fui colocando uma a uma no aquário e separando as corretas das erradas. Depois peguei uma correta, uma torta para esquerda e outra torta para a direita...

Eu batia nelas do jeito que fosse, sempre voltavam para essa posição. Eu só agrupei para poder bater as fotos.

Compartilhar este post

Link para o post

Gelson, como tu vais decidir onde furar para acertar numa tentativa?

Parabéns pelos testes!!!

Abs

Fala Barlem, barbadinha.. olha abaixo... hehehehehe e foi na primeira...

Obrigado meu velho... :amigo:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, resolvi refurar a hélice da cor osso e deu certo.

Olhem como ela era:

Imagem Postada

Removi o pitão do meio, coloquei no aquário... aí o pitão trazeiro e dianteiro ficaram num ângulo de 45 graus em relação ao nível d'agua.

Fui girando o pitão trazeiro junto com o pitão dianteiro até âmbos ficarem perpendicular com o nível d'agua, ou seja, formando um ângulo de 90 graus... continuava dando pequenos toques na ísca para ela girar... e sempre voltava para a mesma posição... ficando o pitão no mesmo ângulo em relação a água.

Após isso, amarrei uma linha multifilamento no pitão dianteiro e peguei o alinhamento com o pitão trazeiro... marquei com uma caneta o ponto de fixar o pitão do meio.

Só furei com o próprio pitão, botei na água e olhem o primeiro resultado.. de cara ficou assim... :

Imagem Postada

Imagem Postada

Olhem onde deu o pitão.. ficou na lateral da ísca original:

Imagem Postada

Antigo furo que irei tapar com resina:

Imagem Postada

Alinhamento dos 3 pitões:

Imagem Postada

Ainda não sei do resultado na água, mas não posso acreditar que a fixação original fique melhor que essa modificada conforme flutuabilidade e força gravitacional.

Pode girar.. como deve girar... mas não vai rodopiar feito pião...

Vamos ver.. logo posto os resultado dos testes.

Abraço a todos,

Gelson Petuco

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora