Ir para conteúdo

TUCUNARÉ AMARELO


Posts Recomendados

PESSOAL AS MINHAS PESCARIAS DE TUCUNARÉ SEMPRE FORAM NA REGIÃO SUDESTE, PORTANTO TUCUNAS

AMARELOS. TENHO REPARADO QUE PRATICAMENTE QUASE TODOS SÓ FALAM NOS AÇUS , É LÓGICO POR

SER O MAIOR E MAIS FAMOSO TROFEU, POREM PESCARIA ESPORTIVA ABRANGE UMA GAMA MUITO GRANDE

DE ESPÉCIMES E TAMANHOS.

COMO HÁ UM POUCO DE FALTA DE INFORMAÇÃO SOBRE OS AMARELOS, GOSTARIA IMENSAMENTE QUE OS

AMIGOS POSTASEM REFERENCIAS PESSOAIS SOBRE O ASSUNTO.

NÃO SOU PESCADOR ASSÍDUO DE TUCUNAS, O MAIOR QUE PEGUEI TINHA POUCO MAIS DE 2 KG, PORÉM

GOSTARIA DE FAZER ALGUMAS PERGUNTAS.

1- OS AMARELOS DA AMAZONIA CRESCEM MAIS DO QUE EM OUTROS LUGARES ?

2- OS AZUIS SÃO BEM MAIORES QUE OS AMARELOS ?

3- TENHO CONHECIMENTO E VIVI EXPERIENCIAS DA VORACIDADE DOS AMARELOS POIS FILHOTES POUCOS

CENTIMETROS MAIOR QUE A ISCA ARTIFICIAL ATACAM E SÃO FISGADOS, PERGUNTA TODOS SÃO ASSIM ?

4- EM MÉDIA UMA ESPÉCIE BRIGA MAIS QUE A OUTRA SENDO DO MESMO TAMANHO ?

OBRIGADO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Luis

1- Sobre os "amarelos" da amazonia é o seguinte, a amazonia é uma bacia hidrografica enorme com possivelmente dezenas de espécies chamadas popularmente de AMARELOS, entao fica meio dificil falar alguma coisa. Dentre esses chamados "amarelos" temos desde peixes que crescem pouco como o POPOCA , que acho que nao passam dos 2 kg, temos o PITANGA que ocorre no Araguaia e Tocantins e chega até aos 5 kg (raramente se ve um desses), no madeira e afluentes tb tem um muito parecido com o do Araguaia, mas nao sei se é a mesma especie, o amarelo de 3 marias, que nao sei de onde é nativo....enfim, existem dezenas de espécies que sao chamadas popularmente de amarelos.

2- Os azuis PROVAVELMENTE chegam até seus 7kg, mas os registros CONFIAVEIS mostram os maiores exemplares em torno de 4,5-5,0 kg. Em serra da mesa, onde temos os dois (azul e pitanga) raramente sai um amarelo com 1,5 kg e os azuis sao bem maiores.

3-Normal peixes do tamanho da isca atacarem e serem fisgados.

4-A amazonia é mAIS quente que os locais onde introduziram o tucuna e o metabolismo dos peixes tropicais depende muito da temperatura da agua, entao é razoavel supor que um tucunaré no rio negro, no xingu, no araguaia esta mais ativo, BOMBANDO, quando comparado a um tucuna de 3 marias, itumbiara etc. Ainda, em represas a água á parada, existem poucos predadores (botos, jacarés, peixes maiores)...enquanto que em ambientes naturais a vida é mais dura, o peixe tem que ralar mais pra sobreviver, se deslocar mais etc...entao pra mim por essas razoes os peixes de ambiente natural sao mais briguentos que os de represas.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VALEU TIAGO

SUA EXPLICAÇÃO FOI MUITO BOA, INCLUSIVE ABORDA A QUANTIDADE DIVERSIFICADA DE AMARELOS OU NÃO

QUE ESTÃO PRESENTES EM VARIAS BACIAS DO CENTRO PARA O NORTE, REALMENTE É CONFUSO.

QUANTO A MINHA PERGUNTA SOBRE QUEM BRIGA MAIS, É PORQUE NO MAR EXISTEM ESPÉCIES

DA MESMA FAMILA QUE NA MÉDIA UM TIPO BRIGA MAIS QUE OUTRO SENDO DO MESMO TAMANHO.

OBRIGADO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse amarelo é o Cichla Kelberi

Se quiser dar uma pesquisada, existem alguns artigos

Esse link da Universidade Federal de Viçosa tem um resumo que responde a alguma de suas perguntas

http://www.museudezoologia.ufv.br/bicho ... icao20.htm

No mais, vá buscando ler tóipcos no próprio fórum com a ferramenta de busca que vc vai se encher de informações... dê uma filtrada e compare com dados da literatura sobre a biologia da espécie

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é de juturnaiba sim, pelo q ouvi falar ele veio do mato grosso, mas não sei de nada, apenas boatos q ouvi. e pelo q vejo tem 2 qualidades na lagoa tbm, tem esse e tem um mais escuro q cresce menos q esses, apesar de ja ter pego exemplares bons dele tbm, mas os maiores são sempre dos mais amarelos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...