Ir para conteúdo

Dourados e Tucunarés do Rio Paranapanema - 10/03


Posts Recomendados

Final de semana chegando, e novamente vem aquela saudade da pescaria, aquela vontade de se aventurar pelos rios e travar uma batalhe com o peixe. Os compromissos profissionais não tem permitido fazer pescarias com um tempo maior do que apenas o domingo, mas sábado à tarde a pescaria já começa com o preparativo dos equipamentos....

Imagem Postada

Imagem Postada

no domingo pela madrugadinha eu e meu amigo Valmir Zampronio seguimos para a cidade de Diamante do Norte, aonde acessamos o Rio Paranapanema no trecho logo abaixo no sentido da corrente do rio da UHE de Rosana, local aonde seria o Palco da pescaria que imaginamos fazer, a já tradicional pescaria de Dourados, claro como sempre ... pesque e solte ::fish2

o dia começou muito bem com a captura de três exemplares do Rei do Rio em pouco mais de 30 minutos....

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

logo em seguida à terceira captura fomos abordados por uma equipe de fiscalização do IAP, que nos informou sobre a proibição da pesca ao Dourado nos Rios que banham o estado do Paraná, então indaguei que teria o conhecimento da lei, e que eu sou pescador esportivo e praticante do pesque e solte, e como a lei proíbe o abate, o transporte e a comercialização deste peixe e de outros 5 peixes naturais da bacia do prata como o Jaú, Jurupessem, Pintado , Piracamjuba e Jurupoca, e eu não estaria praticando nenhuma das ações acima proíbidas, eu estaria dentro da lei. Ocorre que o responsável pela fiscalização, extremamente educado, nos informou que a pesca mesmo que na modalidade pesca e solte estaria proíbida. Então resolvemos sair do rio, naquele trecho uma vez que não teríamos condições de pesca e seguimos para o lago formado pela UHE de Rosana, que pode ser acessado pelo alagamento do Rio do Corvo, entre as cidades de Diamante do Norte e Terra Rica.

Então neste ponto fizemos uma pescaria destinada aos tucunarés, aonde o destaque ficou para a isca flash da king fisher....

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/_MG_5894_zps6125ae74.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/_MG_5901_zps9bdf32b1.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/_MG_5906_zps0e2c8694.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/_MG_5913_zps02e854d5.jpg

E assim foi mais um dia de pescaria.... aguardando alguns minutos para fazer uma foto do entardecer....

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/_MG_5935_zps5999cf8a.jpg

Na segunda-feira chegando em Maringá , fiz uma consulta à ouvidoria do IAP, paa saber qual o entendimento correto da lei que proíbe a matança do Dourado em nosso estado, segue abaixo um trecho da consulta que fiz, e tendo a resposta, edito e publico abaixo da consulta.....

A consulta:

Atendimento: 10982/2013

Data: 11/03/2013 09:39

Status: Atribuido

Forma contato: Internet (portal)

Status: Atribuído para ERTOL/IAP (ERTOL/IAP)

Área: Meio Ambiente

Assunto: Informações ambientais

Natureza: Solicitação

Bom dia, sou um pescador esportivo à mais de 20 anos dedicados à pesca com iscas artificiais, e praticante do pesque e solte à pelo menos 10 anos. Fiquei muito feliz com a edição de uma lei que visa proteger espécies de peixes esportivos nos rios que banham nosso estado, em especial o Dourado, e por conta desta nova lei, preciso de um esclarecimento sobre o assunto. Neste final de semana estava pescando Dourados no Rio Paranapanema, na modalidade de pesque e solte, ou seja , não havia abate de peixes somente fotos de capturas e de solturas, quando fui abordado gentilmente pelos fiscais do Iap, que de maneira muito educada ( tenho que observar ) nos orientaram que mesmo a pratica do pesque e solte estaria proibida. Como sempre estive atento à legislação em vigor, para nunca faltar com minhas obrigações, e sabia da edição desta lei, indaguei sobre a questão, da lei mencionar que estaria proibido o abate, transporte e comercialização, então eu estaria em condições legais para praticar o pesque e solte!

Porém apesar de indagar sobre o assunto, a orientação permaneceu valendo e atendemos o pedido da fiscalização, mudamos o ponto de pesca do Rio, para o lago da UHE de Rosana, e fomos pescar tucunaré.

Porém relendo as matérias divulgadas pelo IAP, não consegui enxergar o amparo na lei para proibir o pesque e solte, por isso fui motivado à fazer esta consulta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom que conseguiu se divertir e preparar-se para mais uma semana

de compromissos. E além do que , pescar dourados e tucunas no mesmo dia

é algo maravilhoso. Parabéns !!!!

As fotos estão lindas , mas essa merece um destaque maior :

Imagem Postada

Ficarei no aguardo dos esclarecimentos da lei.

Abraços , Paulinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom que conseguiu se divertir e preparar-se para mais uma semana

de compromissos. E além do que , pescar dourados e tucunas no mesmo dia

é algo maravilhoso. Parabéns !!!!

As fotos estão lindas , mas essa merece um destaque maior :

Imagem Postada

Ficarei no aguardo dos esclarecimentos da lei.

Abraços , Paulinho.

Obrigado pelos comentários Paulinnho, TiWillian e Felipe Teixeira.... valeu mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...