Ir para conteúdo

Jornalista esculhamba o Nordeste e é alvo de indignação


Chrony Joseph

Posts Recomendados

Infelizmente continuam tratando o NE como a escória do Brasil.

Link para o artigo (é necessário cadastrar-se no site):

http://www.parana-online.com.br/noticias/colunista.php?op=ver&id=261434&caderno=12&colunista=171

O artigo de um jornalista paranaense, chamado Alex Gutemberg, na coluna Atmosfera da Nação, do Estado do Paraná, está causando revolta em alguns pernambucanos.

Mesmo correndo o risco de ser taxado de bairrista, como quando escrevi ontem a nota frisando o caso da novela Paraíso Tropical, estou publicando o texto e abrindo o debate.

O primeiro a mostrar indigação foi o superintendente geral da Fundação Gilbeto Freyre, Gilberto Freyre Neto, que recebeu o artigo de um amigo do Sul. Ele classificou a abordagem como arrogante.

A jornalista Leda Rivas, outra leitora atenta do ex-Blog do JC, também ficou indignada.

No artigo, o jornalista diz que o Nordeste brasileiro é um mundo à parte e que o Nordeste é uma civilização estranha, formada por miseráveis.

Também afirma que as cidades nordestinas são imundas e que o crime compensa. Diz que os nordestinos não têm noção de limpesa ou educação.

Considera o nordeste um mundo diferente, longe da globalização. No final, demonstrando superioridade, encerra dizendo que não sabe o que se passa na cabeça desse povo mal alimentado.

Leia o artigo logo abaixo e diga se o rapaz foi discriminatório e insolente contra o povo nordestino.

Caso queiram demonstrar sua admiração com o autor, o endereço eletrônico do jornalista é: alexgute@pron.com.br

Já o endereço eletrônico do jornal é: mussa@parana-online.com.br

Um Mundo que Parou no Tempo

Alex Gutemberg

Texto publicado no jornal O Estado do Paraná, em 11 de 02 de 2007

O Nordeste brasileiro é um mundo à parte. O que os portugueses fizeram com o povo da região, durante 4 séculos, foi criminoso. Usaram as índias. Ou melhor, estupraram as índias aos milhões e depois as pobres negras escravas.

Obviamente não assumiram as proles, pelo contrário, deixaram as coitadas grávidas, os maridos traídos na marra e ainda acabaram com as virgens indígenas, que não tinham a menor idéia do que estava se passando. O custo social disso tudo foi gigantesco. Todo brasileiro sofre até hoje.

Essa violência criminosa destruiu várias sociedades de tribos nordestinas, humilhou ainda mais as negras e os negros e gerou uma civilização estranha, de miseráveis, com poucas oportunidades, que influencia uma nação e não consegue se desenvolver por causa dessa contínua falta de assistência.

Eles estão mais sujeitos a doenças, aos problemas sociais e a violência do que o povo do Sul do Brasil. Não resistem.

Essas contínuas gerações de mamelucos e cafuzos, resultado de uma miscigenação desenfreada - e aqui um parêntese, não existe preconceito nesta afirmação, pois os brancos não podem nem viver perto de índios para não contaminá-los com nossas doenças esquisitas, quanto mais ter relações consangüíneas, sofre diariamente. Passa fome continuamente.

Eles têm seus direitos sociais e civis cassados pelas minorias brancas, pelos políticos e até mesmo por seus conterrâneos. O trabalho escravo persiste por todos os cantos.

O que se ouve de Salvador a São Luís são avisos constantes aos turistas, ou a quem tem a pele branca: cuidado, não saia com a máquina fotográfica. Não saia com esse tênis, não leve dinheiro para a rua. Cuidado na praia, os ladrões estão em todos os cantos.

A liberdade não existe entre eles. Existe sim o medo crônico, uns dos outros, às vezes de pessoas maltrapilhas e famintas, que podem ser bandidos ou apenas mendigos.

O povo nordestino vive num mundo à parte. As cidades são imundas, o crime compensa e a exploração por meia dúzia de coronéis em cima do retirante, do miserável é uma constante infinita. Eles não têm noção de limpeza, de educação, de respeito entre eles mesmos. São muito hospitaleiros.

O povo de uma maneira geral, trata bem o sulista. Entretanto, acham que o futuro da humanidade está nos Bolsas-Esmolas do Lula, que, certamente será o novo Padim Padre Cícero da região. Um santo.

Nesse mundo diferente, longe da globalização, até os ricos e mais letrados acreditam no Lula, no governo petista. Pior, sabe lá o que se passa na cabeça desse povo mal alimentado, para adorar seus políticos, como Inocêncio de Oliveira, Antônio Carlos Magalhães, José Sarney e clã, entre outros.

Para pensar no domingão

Cenas do cotidiano nordestino

Naa sexta-feira, 2 de fevereiro, por volta das três hora da tarde. no calçadão da praia Porto da Barra, em Salvador, os camelôs apresentavam seus produtos. Os turistas tiravam fotos da bela paisagem, e eu, andava à procura de um lugar para beber água.

De repente, um sujeito desceu da sua moto, deixou a bela moça na garupa, sacou o revólver, gritou para um tipo metido a capoeirista: não mexa mais com minha mulher. E bum bum, dois tiros, um na cabeça e outro no coração.

O povo se amontoou por uns instantes e depois foi todo mundo embora, nem deram muita atenção, para dizer a verdade. Não era com eles.

O assassino pegou a moto, a mulher o abraçou em tom de aprovação e saíram voando. No Nordeste é assim, cabra mexe com a mulher alheia, morre como animal, ali mesmo, horário comercial, na rua.

Em Fortaleza, no domingo dia 4 de fevereiro, uma senhora com sua filhinha saía da locadora de vídeo. Ao parar em frente ao seu carro importado alemão de primeira linha, a madame jogou na rua um pedaço de papel. Eu apanhei o lixo e entreguei a ela. E disse: a senhora deixou cair.

A surpresa veio quando ela disse: não, é lixo mesmo, eu joguei. Sem qualquer constrangimento.

Depois de um instante e com educação ela falou: desculpe, você tem razão, eu não deveria jogar na rua. Mas é que está tão suja, um a mais, outro a menos, não muda nada. É a imagem do Nordeste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Chrony, lamentável texto.

Digno de um pobre infeliz que nem mesmo tem mesmo tem competência para saber o quão perigoso e nocivo é um texto como este. :x

Muito obrigado pela informção trazida.

Leio este texto com pofunda tristeza por saber que ainda existe um pensamento deste em pleno 2007, isto pelo meu lado goiano. E leio com bastante revolta de não poder dar na cara de um cidadão deste, isto pelo meu sangue que é 100% Pernambucano. :evil: :evil: :x

Mas raivas e lamentações a parte, deixe este iludido e hipócrita viver a infeliz vida dele, pois tenho certeza de que quem vive para difamar um povo tão lindo, tão rico e adimirável, feliz não pode ser.

Abração Xande. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...