Ir para conteúdo

Amazônia - Temporada 2013-2014...


Posts Recomendados

Olá turma, td blz?

Bom, este ano vou conhecer o rio negro e estarei indo pela primeira vez a Barcelos... uma das pescaria que sempre sonhei, está chegando perto....

Vou na primeira semana de outubro.

Ai pergunto aos viciados e frequentadores do Negro, o que acham desta temporada? A maioria da turma que vai todo ano já está com as passagens compradas, e ai, o que estão imaginando desta temporada?

Sei que esta cedo, muita coisa ainda por acontecer, mas vamos lá....

Abraço e bom fim de semana!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 265
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Eu acho e espero pegar meu primeiro 2 dígitos pesando 30LB no mínimo!!!

Mas rezo todo o dia para não pegar um repiquete que já me deixará por satisfeito! rsrsrsr

Amazônia é assim brother Agente atira pensando em acertar na mosca, mas para acertar no alvo você precisa ainda contar com muitos fatores externos! Mais uma coisa eu lhe garanto depois do primeiro tiro você não vai querer parar mais de tentar acertar na mosca!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas,

O que o pessoal disse acima, está correto. Amazônia tem um forte fator externo na pescaria.

Mas como diria um grande amigo, é lá que mora o GRANDÃO.

Te diria, apenas, para reforçar o material. Vara, carretilha, linha, snap, iscas e garateias etc.

Não subestime a Amazônia! Mas cuidado, nada adianta trocar as garateias, se a isca perdeu o equilíbrio. Nada adianta levar uma vara de 30 lbs, se seu braço não aguenta trabalhar o dia todo com ela.

Você certamente vai ter duas ou três oportunidades de estar na ponta da linha com um tucuna GRANDÃO.

Aí, estando com o equipamento adequado, sua sorte aumenta muito de fotografá-lo.

Pesque o máximo.... isca fora d'água não pega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiro,

Amazonia é uma caixinha de surpresa...

As vezes vc não pega, na outra não pega, e na próxima não pega .. rsss :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Amazonia e tudo é dificil de se prever, já me dediquei horas, dias, meses, planejando e analisando grafico, medias históricas e etc.... enfim escolhemos uma semana (a semana do operador) e tentamos.

NA natureza ninguém manda...

Eu arriscaria final de setembro/inicio de outubro...

Tudo lá é muito dificil de se prever... uma dia esta top.... cai uma chuva e já era.... muda muito rapido...

Sou um aprendiz de amazonia tenho apenas 5 semanas, dessas acertei apenas uma, aquela que vc fala valeu a pena....

Curta o máximo sua aventura, não vá com muitas expectativas, não deixa a ansiedade te atrapalhar.

Se entrar um repiquete aproveite a natureza...

De qualquer forma... relaxe..

Boa sorte... e curta muito joia::: joia::: joia:::

Sabias palavras panga ... mandou bem ! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas,

A temporada atual criou muitas expectativas em muitos pescadores, visto que sempre que houve cheias recordes as pescarias foram boas demais. Mas essa temporada deixou a desejar para muitos. Na minha opinião quem arriscou as cabeceiras no inicio de temporada, acertou, e o restante fez pescarias boas e MUITOS se lascaram. Mas como todo ano, estou empolgado para a temporada que está para chegar, tanto que vou 2 vezes. Primeira semana de outubro e ultima de outubro, visto que na teoria, erra menos em Outubro, mas não significa nada. Pescaria boa é agendada com no máximo 1 semana de antecedência, em 2009, eu marquei em uma quinta-feira e no domingo estava lá, e pesquei tantos açus que peixes de 5 e 6kg eu nem embarcava. Mas quando isso vai acontecer de novo não sei. Agora o que temos que ter em mente é que o cenário RIO NEGRO e afluentes é tão lindo, que quando "tomamos na cabeça", o negócio é relaxar, manter a calma, cultivar as novas amizades que sempre fazemos em uma nova pescaria, e pensar que você já é um privilegiado por estar ali, mas desistir nunca, Hélice neles não importa o nível, eu não paro de pinchar nunca, é isca na água e muuuuuuiiiiiiiitoooooo trabalho, porque sempre acabamos tomando uma porrada aqui outra ali, e para quem busca os açus, é o que vale. Vai sem medo e relaxe, vc está indo ao paraíso da pesca. A Amazônia é um mistério, e um eterno aprendizado. Curta muito um dos lugares mais maravilhosos que Deus criou.

Boa Sorte. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, obrigado pelos comentários.

Mas é isto mesmo, irei tranquilo sem muito importar com peixes. A espectativa é em conhecer este paraiso.... peixe, o que vier é lucro!

Abri o tópico para ver o que os amigos falam... acompanhei a situação no ano passado, ano de muita cheia e as espectativas para a temporada eram as melhores. Vi que muitos não fizeram boa pescaria se falando de peixes.

Este ano já aconteceu um pouco diferente, com uma seca daquelas no começo do ano, se estendendo praticamente até meados de março... as chuvas atrasaram. E ai? Pode acontecer de atrasar para baixar novamente?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, obrigado pelos comentários.

Mas é isto mesmo, irei tranquilo sem muito importar com peixes. A espectativa é em conhecer este paraiso.... peixe, o que vier é lucro!

Abri o tópico para ver o que os amigos falam... acompanhei a situação no ano passado, ano de muita cheia e as espectativas para a temporada eram as melhores. Vi que muitos não fizeram boa pescaria se falando de peixes.

Este ano já aconteceu um pouco diferente, com uma seca daquelas no começo do ano, se estendendo praticamente até meados de março... as chuvas atrasaram. E ai? Pode acontecer de atrasar para baixar novamente?

Abraço!

Poder pode, pode tudo mas o certo nem Mãe Diná , nem Nostradamus Sabe!!!! Só Deus pai todo poderoso!

Reza um bocado!

Eu já comecei minhas orações desde Outubro quando fechei minha primeira turma para 2013!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas,

Minha primeira vez foi no carnaval deste ano(segundo os experientes não é a melhor época, só pude ir nesta data),e te falo que não foi das melhores, mas me diverti muito, vários borboletas(entramos em lagos que este parecia formiga no formigueiro, tinha muito) pegamos vários açus (os maiores não passaram de 5kg, 6 e 7 kg), mas valeu muito, pois o maior Tucunaré que eu havia pegado foi um azul de 2,5kg. Leve tralha para peixe de couro(isso se você gostar), no final da tarde próximo do escurecer tente pirarara(nossa turma pegou várias, uma próximo de 50kg) e filhotes (pegamos um de 11kg).

Tenho absoluta certeza que não irá se arrepender. Segue o relato de nossa pescaria:

viewtopic.php?f=4&t=29500

Boa pescaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Lucas!!!

Vá sem preoculpações, ai voçe se diverte mais.

Ano pssado, fiu para a minha primeira semana na Amazônia, e não peguei nenhum grande, o maior foi de uns 4KG. Nem por isso fiquei chateado.

O Lugar é perfeito, vc se encanta com td. O cheiro do lago, as paisagens, a cor da agua, enfim, td é diferente do que voçe imagina ver.

Este ano vou pela segunda vez, estou com a semana reservada, aério comprado, só falta algumas iscas. Preoculpação com o nível das aguas??? Não tenho nenhuma, afinal, se preoculpar não vai fazer as aguas baixarem. Kkkk...

vai ser do jeito que tem que ser, com repiquete, sem repiquete, com peixes grandes ou pequenos, o importante é estar la.

Quando voçê chegar la, vai entender oque todos falama por aqui.

Grande abçooo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fui a primeira vez ano passado, não foi como o esperado, mas como todos já disseram, só de estar lá é otimo!

O q eu te falo de verdade e é o q estou fazendo esse ano, é prestar atenção no preparo fisico, não adianta levar um caminhão de tralha, se não aguentar usa-las, quando chegou no 4º dia de pescaria eu já tava arregasado, no 6º já tava pedindo arrego, não é facil trabalhar helices, stick´s e zaras pesadas direto, sem preparo fisico então imposivel.

O q me divertiu muito nos dias de extremo cansaço, e fracos de tucunaré foi as traira, pedi pro barquei me levar em um ponto bom, ele me levou a um lugar com uns 20 ou 30 cm de agua, onde era a isca bater na agua e pegar uma traira, as vezes 2 na msm isca, e sempre vinha mais umas 6 atras da q estava presa... esse ano vou levar um conjuntinho de 12lb, caso não aguente mais pescar tucunas, vou me divertir com as trairas, pois o importate pra mim é estar lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Total expectativa neste ano, na temporada de 2011 foi boa, na de 2012 fracasso, rio muito cheio e as datas foram as mesmas de 2012 para 2011, pesquei de 07/09 a 13/09, este ano vou em meados de outubro. Acredito que pela expectativa inicial da grande cheia do ano passado todos esperavam também a maior pescaria de todos os tempos e acho que não foi bem assim para muito colegas.

Mas Amazanos é assim e o que vale mesmo é estar lá ::fishing ::fishing danca:: :gorfei: joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pescar na amazonia é uma loteria. a natureza nem sempre colabora com os pescadores. estou me referindo ao temido repiquete das aguas. aconteceu comigo e a pescaria foi uma porcaria. a empresa de turismo que contratei não soube orientar os pescadores para o repiquete. se isto acontecer, trabalhe as iscas bem devagar. no repiquete, o peixe só ataca se achar que a isca quer tomar posse do habitat dele.

independente do resultado da pescaria, curta o rio negro, curta a paisagem, curta os igarapes. a natureza é belíssima.

depois quando assistir programas de tv sobre pescaria no rio negro, voce vai sentir uma saudade danada.

boa pescaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

Como alguns companheiros relataram, já estive lá em varias epocas, aquele estado é complicado, mas se DEUS quiser terá uma ótima semana, vá preparado com equipamentos para aguentar os arrocho, amarra as carça companheiro que o sistema é bruto, os açus e pacas são muito nervosos!

Boa pescaria! ::tudo::

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas,

Não justifica repetir o que muitos já disseram nos tópicos anteriores...

Acrescento apenas uma "máxima" que deveria estar sempre com quem vai pescar na Amazônia :

arrow:: "Pegar peixe é apenas uma consequência da pescaria, já que BOM MESMO, é estar por lá !"

Há ocasiões onde a quantidade se faz presente, da mesma forma das ocasiões em que a qualidade é alcançada !

arrow:: Acertar na Amazônia é sempre algo difícil de ser previsto, de modo que aproveitar o que lhe for oferecido é o grande segredo a ser aprendido !

arrow:: Curta essa primeira vez, pois seu retorno (após isso) será uma consequência natural !

arrow:: Vá com uma turma legal, de gente que curta os detalhes, pois é disso que é feito o sucesso das pescarias.

arrow:: Boa sorte na altura das águas e distância dos "temidos repiquetes" !

Isso superado, será "correr para o abraço" !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Grande Lucas, cara pelos seus relatos e tudo que você posta aqui, dá pra ter certeza que você está mais do que preparado para arrebentar com os açus na amazônia, o resto é torcer para a natureza ajudar para não dar repiquetes e subidas de nível de água, e da tripulação (comandantes e guias) de te deixar frente a frente com os bocudos nos melhores points do rio negro e afluentes, fazendo uma correta leitura e previsão do comportamento dos rios.

Fui na primeira vez no ano passado, confesso que a pescaria superou minhas expectativas, eu estava com muito medo porque o pessoal que tinha indo antes que eu relatava pescaria difíceis e com muito repiquete, eu até tinha dado uma boa desanimada, mas na minha semana o negro estabilizou e o peixe comeu com força, pesquei praticamente apenas com superfície (rip e t20) e jig no rebojo, e meu irmão com rip e perversa (essa pega muito em quantidade)... Foi top! se o negócio estiver complicado nos tucunas tenha na tralha um equipo para peixes de couro, eu e meu irmão pegamos 6 piraíbas (filhote) 1 cachara 1 pirarara dentre esses, 3 entre 20-30kg e um troféu de 50-60kg, a adrenalina é forte nas corridas dos courões.

O segredo é conversar por mp e ler as postagens do pessoal mais experiente desse fórum, tire todas as dúvidas, aprenda tudo na teoria, vai ser muito importante na hora de pescar... leia e releia os tópicos mais importantes dos ''mestres'' aqui do fórum, os relatos, veja detalhe por detalhe, a turma do biguá é um acervo enorme e uma enciclopédia de informações para pescar na Amazônia, me ajudou muito, sem esse fórum tenho certeza que minha pescaria não teria sido um sucesso como foi!

Independente de tudo, só de navegar e passar os dias pescando naqueles lagos escondidos, praias, naquela natureza, com certeza já vale a pena, na primeira vez a ansiedade estava tensa, precisava pegar o troféus, mas isso já passou, caso eu vá essa temporada, vou mais tranquilo, sem peso na consciência, sabendo que só de ter a oportunidade de fazer uma pescaria dessas é uma dádiva! temos que agradecer a isso pois muitos queriam e sonham mas não podem como nós.

relembrando, essa foi minha pescaria:

viewtopic.php?f=4&t=27373

Valeu parceiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico.... Esse ano devido a faculdade não poderei ir na data que gostaria (outubro/novembro), mas estou tentanto achar uma vaga para janeiro... estou conversando e entrando em contato com o Leonardo e o Cláudio (barco Poraquê Solar), com o José Jorghe (Personal Fishing) e com o Marlúcio e sua turma que vão pescar no Angatu em janeiro 2014, e com o pessoal do Kalua, tomara que em alguma dessas dê certo para eu voltar pra lá nessa temporada...

AOS MAIS EXPERIENTES NO AMAZONAS, O QUE ME DIZEM DESSE MÊS (JANEIRO), DÁ PRA ARRISCAR? QUAL O HISTÓRICO DAS PESCARIAS REALIZADAS EM JANEIRO NOS ÚLTIMOS ANO NO AMAZONAS (BARCELOS)??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em janeiro ja fiz uma das minhas melhores pescarias( a tempos atras) rio seco .... E tb fiz uma das piores 2010 repiquete dos bravo onde eu ainda achei alguns peixes de ate 7,5 kg mas, meu irmão nao pegou nenhum acima de 3,5kg.

Mas ainda gosto de janeiro fora inicio de temporada ....apostaria mais do meio pro fim do mês.

Eu to vendo se darei conta $$$ de ir em janeiro... Kkkk

Grande abraço

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Lucas, cara pelos seus relatos e tudo que você posta aqui, dá pra ter certeza que você está mais do que preparado para arrebentar com os açus na amazônia, o resto é torcer para a natureza ajudar para não dar repiquetes e subidas de nível de água, e da tripulação (comandantes e guias) de te deixar frente a frente com os bocudos nos melhores points do rio negro e afluentes, fazendo uma correta leitura e previsão do comportamento dos rios.

Fui na primeira vez no ano passado, confesso que a pescaria superou minhas expectativas, eu estava com muito medo porque o pessoal que tinha indo antes que eu relatava pescaria difíceis e com muito repiquete, eu até tinha dado uma boa desanimada, mas na minha semana o negro estabilizou e o peixe comeu com força, pesquei praticamente apenas com superfície (rip e t20) e jig no rebojo, e meu irmão com rip e perversa (essa pega muito em quantidade)... Foi top! se o negócio estiver complicado nos tucunas tenha na tralha um equipo para peixes de couro, eu e meu irmão pegamos 6 piraíbas (filhote) 1 cachara 1 pirarara dentre esses, 3 entre 20-30kg e um troféu de 50-60kg, a adrenalina é forte nas corridas dos courões.

O segredo é conversar por mp e ler as postagens do pessoal mais experiente desse fórum, tire todas as dúvidas, aprenda tudo na teoria, vai ser muito importante na hora de pescar... leia e releia os tópicos mais importantes dos ''mestres'' aqui do fórum, os relatos, veja detalhe por detalhe, a turma do biguá é um acervo enorme e uma enciclopédia de informações para pescar na Amazônia, me ajudou muito, sem esse fórum tenho certeza que minha pescaria não teria sido um sucesso como foi!

Independente de tudo, só de navegar e passar os dias pescando naqueles lagos escondidos, praias, naquela natureza, com certeza já vale a pena, na primeira vez a ansiedade estava tensa, precisava pegar o troféus, mas isso já passou, caso eu vá essa temporada, vou mais tranquilo, sem peso na consciência, sabendo que só de ter a oportunidade de fazer uma pescaria dessas é uma dádiva! temos que agradecer a isso pois muitos queriam e sonham mas não podem como nós.

relembrando, essa foi minha pescaria:

viewtopic.php?f=4&t=27373

Valeu parceiro.

Amigão, valeu pelas dicas!

É como você disse, por mais que estamos preparados, primeira vez é ansiedade pura.

Tô ansioso para estar lá.... chegar a hora. Tô loco para desligar o celular por uma semana, desligar desse mundo loco que vivemos e curtir o Negrão. Ainda mais na companhia de bons amigos e meu irmão no barco.

O resto.. .o que vier é lucro.

Peixe grande sei que um ou outro pelo menos baterá, vamos ver se damos conta de tirar.... hehehe. Preparado estarei.

Vou levar tralha pra peixe de couro tbm, com certeza. Vi e reli seu relato algumas vezes, acertou a mão.

Sobre ir em Janeiro, moro na mesma cidade do Marlúcio e vários amigos estão indo nessa turma. Só não vou pq fechei em outubro já, ai pesa. Mas te digo uma coisa: vai ser TOP a turma que vai.... so isso ja valerá a pena.

Abraço João...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico.... Esse ano devido a faculdade não poderei ir na data que gostaria (outubro/novembro), mas estou tentanto achar uma vaga para janeiro... estou conversando e entrando em contato com o Leonardo e o Cláudio (barco Poraquê Solar), com o José Jorghe (Personal Fishing) e com o Marlúcio e sua turma que vão pescar no Angatu em janeiro 2014, e com o pessoal do Kalua, tomara que em alguma dessas dê certo para eu voltar pra lá nessa temporada...

AOS MAIS EXPERIENTES NO AMAZONAS, O QUE ME DIZEM DESSE MÊS (JANEIRO), DÁ PRA ARRISCAR? QUAL O HISTÓRICO DAS PESCARIAS REALIZADAS EM JANEIRO NOS ÚLTIMOS ANO NO AMAZONAS (BARCELOS)??

Olá João,

Que pena não poder ir em Outubro, mas vamos lá.

A temporada começa em Setembro e vai até meados de Fevereiro, agora depende muito do que se busca numa pescaria, porque tem 2 cenários. O primeiro é ir pescar sem esquentar com a qualidade, se engatar o bruto beleza, a outra é o pescador viciado, "eu" ! Esse tipo de pescador, quer o peixe grande, e em janeiro está bem seco e na teoria é bom, mas tem a questão da pressão de pesca que sem sombra de dúvida estará grande, minha sugestão é a seguinte: Numa temporada normal, jamais todos os afluentes farão pescarias excelentes durante setembro a fevereiro, então se o periodo é Janeiro, deve observar bem qual o Rio que durante a temporada está com a menor pressão de pescar, o que isso significa, que poucos acertaram a mão antes de janeiro, e fazer a tentativa, e se conseguir conferir sua cabeceira melhor ainda. Mas tudo isso é teoria, na hora pode mudar tudo. Em resumo, Janeiro dá pra acertar na cabeça.

Espero ter ajudado.

Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas,

Pesquei três vezes no Negro.

Na primeira, os pontos abaixo de Barcelos não eram os melhores, a tralha miúda não era adequada, não conhecia técnicas e não sabia que precisava estar preparado fisicamente. Ainda assim fui premiado com muitos borboletas, pacas e um açu de 6kg, o meu troféu até então. A turma fez a diferença.

Na segunda, a cheia nos pegou de cheio, já tinha a tralha indicada, mas nessa vez experimentei o esforço necessário para pescar naquelas situações, com as grandes hélices. Troquei meu recorde, mas nos últimos dias me doíam todos os dedos ao abrir a mão. Por isso ainda não estava pronto. O grupo fez a diferença.

Na terceira, mesmo com o rio cheio, perdi muito peixe grande, que se soltaram antes de serem embarcados. Fiquei ao mesmo tempo grato e impressionado com a minha sorte ou performance para atrair peixes, grandes e pequenos. Os amigos disseram que certamente o meu "dois dígitos" saltou na cara de dois barcos, uma imagem que não se perde na memória. Fotografei muitos e belos açus dos companheiros, que sabiam tudo sobre aquelas águas. Ouvi e observei-os o tempo todo, principalmente suas posturas ao arremessar e trabalhar a isca. Precisava aprimorar a técnica e cuidar da ansiedade. Os amigos fizeram toda a diferença.

Agora vamos na cabeceira da Temporada 2013-2014, no fim de agosto. Sei que devo revisar toda a tralha, que cuidar seriamente do condicionamento físico, que treinar o trabalho das hélices, que reler tópicos do Fabrício e outros experts sobre procedimentos e equipamentos. Mas, principalmente, estou indo com pessoas fantásticas, que querem estar lá. Sei que o time, outra vez, vai me dar a história de outra grande pescaria, independente das condições de pesca e dos peixes capturados.

Acompanho as opiniões acima e sugiro que não perca a oportunidade de observar e até fotografar o ambiente -- os amigos, a cor da água, as moitas de jará, praias, araras e os locais onde pegou e não pegou peixes --, isso vai lhe ajudar a lembrar de bons momentos por muito tempo e fazer com que queira voltar com mais vontade ainda, é uma cachaça.

Boa pescaria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mudança de planos, tive reuniao hoje com meu grupo de pesca, o pessoal da minha turma queria porque queria pescar antes, não em janeiro como estavámos agendando com o Poraquê,mas em setembro ou outubro, então consegui uma semana livre por aqui, de 22 a 29 de setembro, justamente na semana que achamos uma semana vaga para 4 pessoas (estamos em 4) para pescar no barco de Maicon Bianchi, no novo barco o ''Tucuninha'', é para 4 pessoas, só tem 2 quartos... com os guias orlando e Kelson... Então Lucas, vou pescar uma semana antes que você, torça para estar bom rsrsrs voltando da pescaria já te falo como foi!! abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...