Ir para conteúdo

Sugestão de Acerto Trick com Etec 90


Posts Recomendados

Olá, por acaso alguém tem ou conhece algum Trick antigo, com um Etec 90?

Estou trocando meu motor um yamaha 90 mais velhinho porem acertadíssimo por Etec 90 zero, como é um pouco mais pesado acredito que o acerto vai ser bem diferente.

Queria saber tipo, hélice, jack, altura ?

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Rodrigo. Tudo certo?

Na verdade eu gostaria de tirar uma dúvida contigo, pois estou pensando em montar um conjunto bem parecido com esse que você tem atualmente (trick + yamaha 90 2T). Acabamos de comprar um yamaha 90 e queremos trocar o casco atual (big fish 5514) por um trick ou X1.

Como está o desempenho do seu conjunto atualmente? Atinge qual velocidade?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo acredito que esta seja a melhor configuração para esse casco Old Trick e Yamaha 90HP 2t, porem quero um motor zero e mais moderno.

Consumo é complicado, nunca medi mas acelerou gastou, andou na boa até uns 4300rpm chega rápido e gasta até que razoável nunca medi mas acredito que varia de uns 20 a 40l hora dependendo do apetite.

Já consegui 55mph, se com o ETEC chegar a 50milhas vou ficar felizão!

Tem um vídeo aqui do meu barco http://turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=188&t=29586

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas, Rodrigo!

O consumo não será problema. Esse big fish veio com um Johnson 90hp que já não estava em seus melhores dias. Trocamos pelo yamaha 90 e o consumo melhorou demais, acredito que o trick vá consumir praticamente o mesmo que o big fish, então está ótimo.

A idéia é justamente ter um barco mais veloz. O big fish com o 90 não passa de 42m/h e pula igual boi brabo, não tem como andar por muito tempo no máximo. Então vamos colocar um 60hp nele e comprar um casco de fibra pro yamaha 90.

um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiago ...

eu ACHO, que o trick vai ficar mais economico do que o Big Fish ... eu nao sou mestre entendedor ... e tambem, CUSTEI A ACREDITAR que isso pudesse ser verdade ... mas, VENDO NA PRATICA, realmente, um casco dum trick é mais economico do que um um big fish ou coisa do tipo ...

veja so ...:

1 - o colega rodrigo, com casco antigo, e yamaha tbem ja antigo, atinge 55 milhas !!!! voce, nao passa de 42 com mesmo motor ...

2 - o peso desses 2 cascos, é MUITO parecido !!!

3 - a navegabilidade dum bass boat é N vezes superior ...

creio eu, q vcs vao navegar mais economico. ate por um simples motivo: pra vc andar , por exemplo, a 35 milhas no seu bigfissh, vc tem que quase enfiar o pe .... pra andar a 35 milhas nesse conjunto bass trick, vc vai estar andando pianinho ... faz MUITA diferenca !!!

esse fato me surpreendeu DEMAIS, no dia que botei lado a lado uma MArajo 19 e um Bass boat "medio" (nem grand nem trick) ... os 2 cascos com mesmo motor (um 115, nao lembro qual) ... o bass, apesar de um pouco mais pesado, tava andando MUITO mais rapido ... e bebendo MUITO menos ... fiquei besta !!! rsrssrsrsrs

e, aqui nos testes e postagens da turma .... os trick sempre ganham dos aluminios ... em veloc, e em consumo ... realmente, tenho que me render à tecnologia !!! rsrsssrr

hoje, penso eu .. : se for barquinho pequeno, ok compro um 5 metros com mercury 25 ou 40 ... mas, se for pensar em qualquer barco com volante e com motor parafusado no casco, vou partir pra bass boat trikizinho com certeza !!!

abs a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dr. Ficará um conjunto muito bom.

O ajuste será muito parecido com yamaha uma vez que tem praticamente a mesma relação de rabeta.

O hélice será de 20 a 22. Originais de fabrica. Se for algum trabalhado pode até 24.

Acredito de 50 milhas é obrigado vc andar, mas depende qual hélice irá usar na primeira ida pra aguá.

A altura do motor começaria em 6" abaixo do PAD e iria subindo, acredito que ficará bom em 5" abaixo.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela experiencia que tenho com um Quest 270 + optimax 115 seria:

Hélice 13/5 por 21 ou 22

Jack Bob's machine ou outro qualquer de 8 polegadas

Altura seria bem acima do Pad, os trick trabalham com o motor bem alto.

Imagem Postada

Abraços

Dr. Acima do PAD só se tiver uma rabeta de performance.

Faltaria água no motor.

Medimos o PAD em relação ao eixo que o hélice é fixado.

Endendeu!!!

Qualquer duvida me liga. 34-91198408

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Noticias boas... Ja nem lembro do motor antigo o Etec e um luxo...

Helice original 17, meu jack e de 4" motor instalado como sugerido pelo Dr. mais gente fina dos Bass Boat 6" abaixo do PAD.

Obtive 55,97mph com uns 35lts de gas, mais um amigo.

Achei muuuito bom isso com 5500rpm e trim quase no max fiquei com medo de faltar agua.

Abs e obrigado a todos nem sei se da e se vale a pena melhorar mas ja estou muito feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando um motor Evinrude 115 Di com um jack de 10 no Quest 270 e é bem acima do PAD.

E a rabeta acho que é original, mas a capitação de agua é bem baixa.

Desculpa aí galera só estava tentando ajudar.

Abraços

O dr. certeza que está confundindo alguma coisa.

O bassboat que navega com o motor mais alto é STROKER, já vi até 3,5" acima do PAD com pressão.

Medimos a altura do motor (eixo do hélice) em relação ao fundo do casco (meio e na extremidade do casco).

Pode medir que estará 5" ou mais abaixo.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Rodrigo, você manteve o hélice original ou fez mais algum teste?

E a altura do PAD, ficou nas 6" abaixo?

Pergunto tudo isso pois estou montando um Trick460 com Etec 90 e queria saber se você continuou a saga de ajustes???

Abraços,

Neto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Opa amigo fiz muitas mudanças, hehehehe.... Troquei o jack por um de 8pol e algumas hélices de inox testadas. Aquela velocidade informada lá em cima foi um engano da minha parte era ainda do meu antigo motor o Yamaha carburado que por sinal nunca mais consegui, ficou gravada no Sonar.

Testei já com esse jack de 8 um hélice 13x21 Solas e agora estou com uma Raker 13,5x20 tenho 49mph a 5200, desisti de investir pois pretendo em breve pegar um barco novo. Acredito que no meu caso o melhor dos mundos seria uma 19 mas não acho.

Boa sorte na sua empreitada e fique a vontade para perguntar.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa amigo fiz muitas mudanças, hehehehe.... Troquei o jack por um de 8pol e algumas hélices de inox testadas. Aquela velocidade informada lá em cima foi um engano da minha parte era ainda do meu antigo motor o Yamaha carburado que por sinal nunca mais consegui, ficou gravada no Sonar.

Testei já com esse jack de 8 um hélice 13x21 Solas e agora estou com uma Raker 13,5x20 tenho 49mph a 5200, desisti de investir pois pretendo em breve pegar um barco novo. Acredito que no meu caso o melhor dos mundos seria uma 19 mas não acho.

Boa sorte na sua empreitada e fique a vontade para perguntar.

Abs.

Rodrigo,

Estes hélices que você testou, você comprou ou emprestou de alguém para definir a compra depois com a que ficasse melhor?

E a altura do PAD ficou nas 6" abaixo?

Pode me indicar o caminho das pedras, pois acabei de buscar o barco em Curitiba e agora vale os ajustes...

Abraços,

Neto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...