Ir para conteúdo

Cota Zero - Peixes totalmente proibidos.


Posts Recomendados

Pessoal, como é de conhecimento de todos a Secretaria de Meio ambiente e Recursos Hídricos de Goiás editou a Instrução Normativa nº 02/2013, estabelecendo a cota zero para transporte de pescado em todo o Estado e em todas as Bacias particulares e que cortam o território goiano.

A instrução normativa libera porém o consumo, por pescador e por ato de fiscalização de 5kg, a ser feito nas margens do rio.

Porém, muito conveniente e feliz foi a IN em estabelecer que algumas espécies não podem ser consumidas nem mesmo no local da pescaria (nem no barranco, nem dentro do barco, nem na pousada), estando o pescador flagrado com um espécie dessa lista dentro do barco sujeito a multa e sanções pertinentes.

A lista delimita espécies das duas bacias que cortam o Estado, sendo elas:

BACIA DO PARANAÍBA:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

BACIA DO ARAGUAIA

Imagem Postada

Imagem Postada

https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/35012_522727671106523_1343982803_n.jpg

https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/603963_522727684439855_259576278_n.jpg

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/73145_522727687773188_1387396684_n.jpg

https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/69079_522727607773196_784619441_n.jpg

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/604011_522727637773193_1829792595_n.jpg

https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/562046_522727631106527_1174214506_n.jpg

Portanto, alerto a todos que observem essas listas e tenham em mente que tanto faz estar com um Pirarucu ou uma Bargada no barco que o FERRO bang:: mau:: mau:: vai ser o mesmo.

Outra questão trazida como novidade pela IN são os tamanhos máximos e mínimos para captura das espécies permitidas para abate e consumo no local.

Portanto, a todos que são de Goiás, ou que estiverem vindo pra cá, aconselho observar bem essas tabelas para evitar aborrecimentos.

A meu ponto de vista, essa IN trouxe uma revolução muito positiva para a pesca em Goiás e acredito que veremos seus frutos daqui 2 anos.

Tenho certeza que por mais que a fiscalização seja deficitária e não se tenha um controle absoluto sobre a pesca por aqui, só de ter um texto de lei favorável e restritivo, muitas pessoas que não querem dor de cabeça respeitarão e nossos estoques com certeza vão crescer.

Vencemos uma etapa de muitas, já que o avanço de cidades e o desmatamento também influenciam na quantidade de peixes de um rio.

Mas ao contrario de vários Estados da federação, estamos caminhando para um futuro mais promissor.

Agora em Goiás, Peixe não anda de carro nem morto!!!!

https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/535040_522699517776005_1906494996_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

A notícia foi muito bem recebida por quem pratica a pesca predatória que agora com menos gente no rio eles vão deitar e rolar.....

Abraços aos amigos pescadores.

Amestieri,

Estive por duas vezes no Araguaia neste julho e conversando daqui, dali, com donos de pousadas, guias autônomos, e um monte de comerciantes/amigos de Luis Alves, São Miguel do Araguaia, Fio Velasco...

POUSADAS CHEIAS, MUITO CHEIAS!! RESERVAS AUMENTARAM SIGNIFICATIVAMENTE PARA 2014 TAMBÉM!!

Péssima notícia para os praticantes da pesca predatória. :gorfei:

Aos que praguejaram a falta de turistas... MEUS SENTIMENTOS! E para o azar destes, está sendo senão a melhor, uma das melhores temporadas de piraíbas pegas em pesca esportiva nesta região do Araguaia, lógico que não é resultado ainda da nova IN, mas chama mais turistas ainda.

Vi a ambiental trabalhando dentro da água e fomos parados na estrada pela SEMARH ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A meu ponto de vista, essa IN trouxe uma revolução muito positiva para a pesca em Goiás e acredito que veremos seus frutos daqui 2 anos.

Tenho certeza que por mais que a fiscalização seja deficitária e não se tenha um controle absoluto sobre a pesca por aqui, só de ter um texto de lei favorável e restritivo, muitas pessoas que não querem dor de cabeça respeitarão e nossos estoques com certeza vão crescer.

::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Concordo plenamente com seu ponto de vista, melhor ter uma lei deficiente de fiscalização do que lei nenhuma! joia:::

Axo q ano q vem vou conhecer o Araguaia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A notícia foi muito bem recebida por quem pratica a pesca predatória que agora com menos gente no rio eles vão deitar e rolar.....

Abraços aos amigos pescadores.

Quem Te InformOu Isso? Araguaia Esse AnO Ta Bombando!!!

Tem Muito Guia/Pousadas Cheias Ate Julho De 2014

Cota Zero Aumento E Muito A Quantidade De Turistas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A notícia foi muito bem recebida por quem pratica a pesca predatória que agora com menos gente no rio eles vão deitar e rolar.....

Abraços aos amigos pescadores.

Quem Te InformOu Isso? Araguaia Esse AnO Ta Bombando!!!

Tem Muito Guia/Pousadas Cheias Ate Julho De 2014

Cota Zero Aumento E Muito A Quantidade De Turistas

Caroço, como que esta a pescaria no araguaia por estes dias??

Estou indo dia 03/08.

Abraçooss...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A notícia foi muito bem recebida por quem pratica a pesca predatória que agora com menos gente no rio eles vão deitar e rolar.....

Abraços aos amigos pescadores.

Quem Te InformOu Isso? Araguaia Esse AnO Ta Bombando!!!

Tem Muito Guia/Pousadas Cheias Ate Julho De 2014

Cota Zero Aumento E Muito A Quantidade De Turistas

Caroço, como que esta a pescaria no araguaia por estes dias??

Estou indo dia 03/08.

Abraçooss...

Diogo,

A temperatura aqui deu uma caída nestes últimos 15 dias, a água esfriou (para padrões Araguaia), o peixe deu uma diminuida no rítimo, mas rapidinho esquenta de novo.

Ainda assim, fizemos pescaria muito boa de tucunas. Vimos piraíbas pulando, mas estavam comendo pouco, talvez por esta queda de temperatura da água.

Acho que em 15 ou 20 dias os peixes vão ativar com força. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa voltei segunda de lá, realizei uma pescaria muito Top de Apapás, saiu apenas uma pirarara pequena e sem ação de piraíba, mas pesquei pouco fiquei mais no churrasco tomando cerveja com a familia e os amigos. O araguaia lotadoooo de gente, acho que nunca vi o araguaia lá na minha região com tanta gente, em julho desse jeito n tenho saco pra pescar!!!

Em agosto com certeza vai melhorar!!!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o bicho ta pegando, a fiscalização teve até helicoptero esse ano e parece que foi muita gente multada.

Tomara mesmo que os engraçadinhos que não pegam consciência que tem que respeitar sejam todos multados.

Outra coisa que eu sempre falo, é sobre o respeito de não abater espécies como a Bargada.

Ainda vejo gente matando esse peixe pra comer na beira do rio ou no acampamento, sendo que a espécie agora é de captura proibida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A notícia foi muito bem recebida por quem pratica a pesca predatória que agora com menos gente no rio eles vão deitar e rolar.....

Abraços aos amigos pescadores.

Amestieri,

Estive por duas vezes no Araguaia neste julho e conversando daqui, dali, com donos de pousadas, guias autônomos, e um monte de comerciantes/amigos de Luis Alves, São Miguel do Araguaia, Fio Velasco...

POUSADAS CHEIAS, MUITO CHEIAS!! RESERVAS AUMENTARAM SIGNIFICATIVAMENTE PARA 2014 TAMBÉM!!

Péssima notícia para os praticantes da pesca predatória. :gorfei:

Aos que praguejaram a falta de turistas... MEUS SENTIMENTOS! E para o azar destes, está sendo senão a melhor, uma das melhores temporadas de piraíbas pegas em pesca esportiva nesta região do Araguaia, lógico que não é resultado ainda da nova IN, mas chama mais turistas ainda.

Vi a ambiental trabalhando dentro da água e fomos parados na estrada pela SEMARH ::tudo::

Não é resultado da nova IN xande, mas é resultado da cota zero pra espécie que vigora desde 2003.

Se não fosse essa cota zero o araguaia não estaria tão cheio de turista em busca de pirarara e piraiba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A notícia foi muito bem recebida por quem pratica a pesca predatória que agora com menos gente no rio eles vão deitar e rolar.....

Abraços aos amigos pescadores.

Quem Te InformOu Isso? Araguaia Esse AnO Ta Bombando!!!

Tem Muito Guia/Pousadas Cheias Ate Julho De 2014

Cota Zero Aumento E Muito A Quantidade De Turistas

Caroço, como que esta a pescaria no araguaia por estes dias??

Estou indo dia 03/08.

Abraçooss...

Diogo,

A temperatura aqui deu uma caída nestes últimos 15 dias, a água esfriou (para padrões Araguaia), o peixe deu uma diminuida no rítimo, mas rapidinho esquenta de novo.

Ainda assim, fizemos pescaria muito boa de tucunas. Vimos piraíbas pulando, mas estavam comendo pouco, talvez por esta queda de temperatura da água.

Acho que em 15 ou 20 dias os peixes vão ativar com força. joia:::

Vale Xandego!!!

Uma pena ter esfriado. Vou dia 03/08. Pesco a partir do dia 05/08.

Tomara que os bichos voltem a comer. :O

Grande abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...