Ir para conteúdo

OS PEIXES EM TREIS MARIAS VÃO ACABAR


Posts Recomendados

Companheiros inicialmente lhes digo que atualmente aposentado tenho passado boa parte do meus dias as margens da represa de 3 Marias -Felixlandia- onde tenho um rancho.

E a cada dia mais assisto revoltado a matança indiscriminada da fauna aquatica de lá.Semana passada rodei de barco,porque pescar sem chance,as regiões do rio de Peixe com Paraopeba em Felixlandia ,Morada Nova e São José do Buritís e em todos esses lugares estavam infestados de redes malha 5 e 6 escondidas nos capins que beiram a agua para malhar filhotes de tucunares.

Quinta feira a tardinha fui checar uma denuncia que pescadores profissionais de Felixlandia estavam tarrafeando abaixo dos vertedoros da nova usina no rio Paraopeba-Usina do Retiro Novo-situada pouco acima da foz.

Pois bem o que vi foi de partir o coração:4 duplas de tarrafeiros logo após a barragem matando piranhas,curimbas,tucunares e mandi amarelo sob a vista dos vigias da usina.E foi muito peixe que mataram.

Companheiros estou dando esse brado para convida-los, convoca-los ,implorar aos pescadores que frequentam 3 Marias para começarmos imediatamente a unirmos para discutir,sugerir e lutar para por um limite nesse absurdo.

Vamos lá , vamos acordar e começar alguma mobilização que seja inicialmente através do FTB.

Estou nessa data mandando essas denuncias para o IBAMA,Policia do meio ambiente e IEF.

Resolvi partir para a luta e preciso da ajuda principalmente dos Mineiros.

Assinado por um pescador triste mas esperançoso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Rafael obrigado pela solidariedade .Na minha opinião abaixo assinado não vai alterar a situação.Penso que devemos por em pauta o assunto e que os companheiros se manifestem com ideias, sugestoes .Quem sabe alguem da turma não conheça um politico para abraçar essa causa.Ou talvez um jornalista para fazer uma materia impactante num orgão da imprensa mineira.Enfim uma mobilização da mineirada,principalmente dos que pescam em 3 Marias, que sabem muito bem sobre o que relatei e entretanto somente Londrina-PR, Campinas-SP e um de Diamantina se manifestaram.Lamentavel

Mas vou continuar lutando como o passarinho que vendo a floresta em chamas buscava agua no bico e jogava no fogo.

Ou seja por mais infima que seja a minha participação vou fazer minha parte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquei algumas vezes na represa de Três Marias, mais especificamente na cidade de Abaeté. Da primeira pescaria a última que fiz é notório como diminui a quantidade e tamanho dos peixes. Embora eu não tenha visto pessoalmente as redes e tarrafas (sempre pesquei de barranco), já ouvi vários relatos de outros pescadores.

A notícia é triste. Entre outras coisas acho que chamar a florestal na hora do ato seja uma forma eficiente de coibir o crime.

Também concordo com o uso da mídia. Talvez o jornal da cidade de Felixlândia seja um bom começo. Vou acompanhar seu post e ver o que os demais escrevem.

um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,não temos efetivo da policia de meio ambiente na cidade.O mais proximo que se tem para recorrer está na cidade de 3 Marias e raramente aparecem na região de Felixlandia.E sabe no que se preocupam em fazer qdo aparecem por lá:pedir a licença de pesca de quem está pescando de barranco e multar se não portar a mesma.Pois é,o pobre coitado que está ali distraindo em fisgar mandí , piauzinho é fiscalizado e os exterminadores.........?

Com relação a jornal a cidade não tem.Tem somente uma emissorinha de radio cuja onda não alcança mais de 20 Km.

Outra coisa :uma parcela consideravel da população tem carteira de pesca profissional, muitos sem exercer a profissão(barbeiro,motorista de taxi,vereador,comerciante).Por isso alguma articulação tem que vir de fora ao meu ver.

Enfim estou ciente de todas as falcatruas,so não sei como fazer alguma coisa para combate-las

SOCORRO ESTÃO ACABANDO COM OS PEIXES DE 3 MARIAS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Rafael obrigado pela solidariedade .Na minha opinião abaixo assinado não vai alterar a situação.Penso que devemos por em pauta o assunto e que os companheiros se manifestem com ideias, sugestoes .Quem sabe alguem da turma não conheça um politico para abraçar essa causa.Ou talvez um jornalista para fazer uma materia impactante num orgão da imprensa mineira.Enfim uma mobilização da mineirada,principalmente dos que pescam em 3 Marias, que sabem muito bem sobre o que relatei e entretanto somente Londrina-PR, Campinas-SP e um de Diamantina se manifestaram.Lamentavel

Mas vou continuar lutando como o passarinho que vendo a floresta em chamas buscava agua no bico e jogava no fogo.

Ou seja por mais infima que seja a minha participação vou fazer minha parte

Você tem razão Francis, vamos rezar para alguém de "Peso" abrace essa causa !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não só a represa sofre com a pesca predatória. Naonao:: No rio São Francisco, logo abaixo da represa é pior ainda!!! Suja a água eles colocam um redão rodando o rio que vai de margem a margem rebocando tuuuudo!!! É um barco atras do outro, cada um com uma medida de malha, limpando tudo que é peixe!!!!Eu ja ví barco que não dava pra ver o fundo, mal os bancos, de tanto peixe abatido. A tarrafa come solto, e quando a água está limpa é a noite inteira barcos com lampião e fisga, e de dia mergulhadores com arpão!!!

O peixe não tem escapartória!!!! Pescam com barquinhos de 5 metros e motor 40 hp, só para fugir da polícia!!!!

Infelizmente é uma realidade triste para nos Mineiros!!!!!!!!

E o governo a algum tempo fez um financiamento bem facilitado para que os "pescadores profissionais" pudecem comprar barco e motor, ajudando ainda mais esta vergonha da pesca predatória!!!

Esta realidade é vergonhosa!!!! Conada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha... A situação de 3 Marias realmente é absurda! E é nítida a diminuição dos peixes!!!!

Temos que fazer algo!

Já não bastavam as redes e etc nativos... Soube que migraram para região um nova espécie matadora. Dizem que por ande passam acabam com tudo! Não sobra nada, nem para contar história!

São os Attas matadoresdepeixes fdp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Leonardo , eu tbé assisti esse triste episodio de diversos barcos tarrafeando após o cabo de aço que delimita o acesso próximo ao vertedor da barragem.Agora vai você amador se aproximar deste local:logo aparecem vigilantes armados de carabinas para lhe escurraçar.Donde deduzo que tem pagamento de propina e aconchave entre pescadores profissionais e vigilancia .

Pergunto:não existiria entre os frequentadores do FTB algum oficial da PM de minas que pudesse encaminhar um dossie elaborado com a contribuição de todos nos,para o comandante da policia ambiental?Eu me proponho a coordenar a elaboração do mesmo.Não estamos pedindo nada mais do que se cumpra a lei.

Porque do jeito que está não pode continuar.Precisamos ir alem de reclamar e relatar esses absurdos.Precisamos nos mobilizar e tomar atitudes concretas.

VAMOS LÁ COMPANHEIROS ,VAMOS SAIR DA INERCIA ,POR A CACHOLA PRÁ PENSAR E SUGERI PROVIDENCIAS EFETIVAS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contato da PM de Meio Ambiente de MG.

Vou mandar um e-mail e ver no que dá.

• MINAS GERAIS

PMMG – CIA DE POLÍCIA MILITAR DE MEIO AMBIENTE - Efetivo: 157

Comandante: Cel. PM Armando Leonardo Linhares de Araújo Ferreira da Silva

Sub-comandante: SCMT Cap PM Walter Anselmo Simões Rocha

Endereço: Av. Jequitinhonha 700 - B. Vera Cruz – Belo Horizonte/MG - CEP: 30.285-130

Telefone: (031) 2123-1600 /2123-1601/ 2123-1605 - Fax: (031) 2123-1615

E-mail: 7ciameioambiente@gmail.com

Web site: www.pm.mg.gov.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Amigos ,retornei de 3 Marias nesse domingo esperançoso.Não sei se foi o e-mail que o companheiro Guilherme GB mandou para a policia de meio ambiente relatando nossas denuncias que já estejam surtindo efeito , mas o fato é que pegaram uns dos exterminadores da fauna da região.São os tais que estão tarrafeando nos vertedouros da nova barragem do Paraopeba-Retiro Novo.Me disseram que eram 3 e dois foram pegos;mais de 400 kg de peixe apreendididos,multa de R$6.000,00 e dois dias atrás das grades.

Guilherme GB, você que fez esse primeiro contato com os chapeludos poderia mandar mensagem de congratulação ao comandante e informa-lo que continuaremos com as denuncias.Poderia solicitar uma operação no trecho do paraobeba- rio de peixe na cidade de felixlandia ,onde os profissionais estão colondo uma quantidade imensa de rede com malha 04/05/06, sem placa de identificação ,para não serem multados.Não estão respeitando distancia mimima da margem,fechando grotas e nem distancias mininas de uma rede para outra.

Noticia de última hora :mais 2 tarrafeiros pegos no condominio Lago dos Cisnes:multa de R$600,00 para cada e material preso.

Beleza ,vamos incentivar a PM-MG a continuar e intensificar o cumprimento da lei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos ,retornei de 3 Marias nesse domingo esperançoso.Não sei se foi o e-mail que o companheiro Guilherme GB mandou para a policia de meio ambiente relatando nossas denuncias que já estejam surtindo efeito , mas o fato é que pegaram uns dos exterminadores da fauna da região.São os tais que estão tarrafeando nos vertedouros da nova barragem do Paraopeba-Retiro Novo.Me disseram que eram 3 e dois foram pegos;mais de 400 kg de peixe apreendididos,multa de R$6.000,00 e dois dias atrás das grades.

Guilherme GB, você que fez esse primeiro contato com os chapeludos poderia mandar mensagem de congratulação ao comandante e informa-lo que continuaremos com as denuncias.Poderia solicitar uma operação no trecho do paraobeba- rio de peixe na cidade de felixlandia ,onde os profissionais estão colondo uma quantidade imensa de rede com malha 04/05/06, sem placa de identificação ,para não serem multados.Não estão respeitando distancia mimima da margem,fechando grotas e nem distancias mininas de uma rede para outra.

Noticia de última hora :mais 2 tarrafeiros pegos no condominio Lago dos Cisnes:multa de R$600,00 para cada e material preso.

Beleza ,vamos incentivar a PM-MG a continuar e intensificar o cumprimento da lei.

palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além de nós do FTB, tem um camarada aqui mesmo do FTB que é joinha para ver isso, além de nós, claro.

Rapaz gente finíssima e empenhará nessa colaboração, dever do estado para cumprimento da lei e nosso para denúncias certificadas como essa. O rapaz é o Júlio/IEF, entrarei desde já em contato com ele e também com o diretor da pesca em MG, Marcelo Coutinho (IEF-MG), para que juntos, todos nós do FTB e desse Órgão venhamos a obter inda mais sucessos agora e doravante.

Júlio: memberlist.php?mode=viewprofile&u=6166

O Júlio não está com frequência no FTB devido a particularidades pessoais,mas,com certeza irá contribuir muito,também:

8655-1179 OI

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos ,retornei de 3 Marias nesse domingo esperançoso.Não sei se foi o e-mail que o companheiro Guilherme GB mandou para a policia de meio ambiente relatando nossas denuncias que já estejam surtindo efeito , mas o fato é que pegaram uns dos exterminadores da fauna da região.São os tais que estão tarrafeando nos vertedouros da nova barragem do Paraopeba-Retiro Novo.Me disseram que eram 3 e dois foram pegos;mais de 400 kg de peixe apreendididos,multa de R$6.000,00 e dois dias atrás das grades.

Guilherme GB, você que fez esse primeiro contato com os chapeludos poderia mandar mensagem de congratulação ao comandante e informa-lo que continuaremos com as denuncias.Poderia solicitar uma operação no trecho do paraobeba- rio de peixe na cidade de felixlandia ,onde os profissionais estão colondo uma quantidade imensa de rede com malha 04/05/06, sem placa de identificação ,para não serem multados.Não estão respeitando distancia mimima da margem,fechando grotas e nem distancias mininas de uma rede para outra.

Noticia de última hora :mais 2 tarrafeiros pegos no condominio Lago dos Cisnes:multa de R$600,00 para cada e material preso.

Beleza ,vamos incentivar a PM-MG a continuar e intensificar o cumprimento da lei.

Notícia do Mês, muito bom saber que algo está sendo feito!!!!!!!!!! joia::: joia::: joia::: Esse efetivo tem que continuar e fazer isso com frequência, não adianta ir só uma vez não, tomara que eles estejam empenhados na continuidade do mesmo !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...