Ir para conteúdo

CAIXA DA COZINHA DO ACAMPAMENTO


Posts Recomendados

Boa noite pessoal.

Estou em busca de uma caixa para meus materiais de cozinha usados no acampamento. Somando panelas, pratos, talheres e demais apetrechos chega a mais de 30 kg.

Aquelas feitas de madeira, vejo que sempre tem uma broca ou um cupim e acaba produzindo pó dentro da caixa. Não ficam limpas. Além disso, são pesadas e precisam de um cuidado maior com umidade.

Sendo assim, tenho pesquisado por caixas de plástico, na faixa de 100 a 130 litros, mas gostaria de saber a opinião dos amigos.

Desde já agradeço. Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Não sei a "litragem" dessas caixas de plástico de colocar laranja. Já viu alguma?

Usamos em nossas pescarias aqui, são vazadas e cabe uma grande quantidade de coisas, além disso, tem a alça pra carregar. Uma ou duas caixas vai caber tranquilamente os seus apetrechos. Vale a pena dar uma olhada.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Não sei a "litragem" dessas caixas de plástico de colocar laranja. Já viu alguma?

Usamos em nossas pescarias aqui, são vazadas e cabe uma grande quantidade de coisas, além disso, tem a alça pra carregar. Uma ou duas caixas vai caber tranquilamente os seus apetrechos. Vale a pena dar uma olhada.

Abraços.

Tb uso destas p tranquerada pesada da piapara; poita, corda, cevador, etç. São leves e higienicas, deve ser uma boa p cozinha, são baratas. Se não estiver enganado o vol é de 28l joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 kg, uau !!

Cozinha para quantas pessoas?

Minha tralha de pesca + toda tralha de cozinha não pesa isso.

Pesco de caiaque por isso tenho que ser minimalista, não me falta nada para assar carne fazer arroz para 3 pessoas. Tudo em uma única bolsa (Sumax grande) levo cozinha + acampamento + tralha de pesca.

No passado levava nesta bolsa até uma pequena panela de pressão (rss) que agora não uso mais.

30kg muuuuuito pesado heim! Vou fotografar minha cozinha e postar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bicho, é o seguinte.

Em meu longo e maravilhoso tempo de Pantanal, a gente comprava aquela caixa de isopor maior que tinha e fazia uma grade de Madeira para protege-la; inclusive colocávamos dobradiças na tampa e aquele olhal para cadeado na frente. Como usávamos ripas normalmente finas, ficava muito leve.

Não achei nenhuma foto, mas era o mais simples possível; fundo um pouco mais reforçado; usávamos ripas de descarte, tipo estrados de camas, restos de caixas do Ceasa, madeireiras etc.

Imagem Postada

Imagem Postada

Aqui em Brasília, usei uma daquelas caixas térmicas de alumínio bem grande; bem cara, mas imbatível.

Usei, pois mudei-me para um apertamento e nem te conto como tá minha tralha.

Imagem Postada

Imagem Postada

E hj?

Sempre usei caixas térmicas pelo excesso de calor dos locais onde pescava. Se tivesse onde colocar e como transportar, comprava outra de alumínio; se não, com um pouco menos, buscava uma destas em plástico rígido. A Pesca Brasil tem uma show de bola. Terceira opção, partiria novamente para a solução do Pantanal.

É isso.

Boa sorte.

Wellington …

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal.

Demorei um pouco para me pronunciar novamente, mas é que estava providenciando algumas fotos para mostrar o que tenho usado no momento.

Respondendo a pergunta do Winsley, temos feito nossas pescarias com 2 a 3 barcos, sendo 3 pessoas em cada barco. Somando + 1 cuca/ajudante, a tropa sempre está entre 7 e 10 pessoas no total. Por isso que as cozinhas da nossa turma tem bastante coisa. Mas eu estive pegando a caixa nos braços ontem e acho que não chega a pesar 30 kg. Talvez chegue a 20 kg.

Bom, vamos às fotos. Estive no Macro em Belém, no final de 2012 e comprei a caixa abaixo.

Imagem Postada

Ela é maior que aquelas comuns, que usam para transporte de legumes e frutas. Vejam a comparação.

Imagem Postada

Vejam o interior da gigante.

Imagem Postada

Então mandei encapar a caixa com um tipo de corvin. Notem que tem alças nas laterais reforçadas e o fechamento é por velcro. Essa parte do fechamento não ficou bom. Eu queria com zíper, mas o cabra que fez não tinha.

Imagem Postada

Abrindo a danada.

Imagem Postada

Totalmente aberta.

Imagem Postada

Retirando as tralhas. Eu deixo as tampas de panelas por cima, para não amassar.

Imagem Postada

Jogo com 1 frigideira grande, 5 panelas variadas + 1 panela de pressão + 1 canecão. Confesso que exagerei e são muitas. Devo eliminar 1 ou 2 panelas.

Imagem Postada

Tábua de carne, bandeja para tempero, garrafa e coador de café, talheres diversos, 12 pratos de vidro, recipientes para carne temperada, açúcar, café, farinha, etc., pilão, peneira e até um ralador de queijo.

Por favor não me zoem "muito". É tudo extremamente essencial... :gorfei: rindo3::

Imagem Postada

Bom, por enquanto eu vou usando essa, mas continuo em busca de algo que seja leve, não seja vazado e que tenha uma tampa mais adequada.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio, muito bacana o seu preparo. Tem uns pratos plásticos (não descartáveis) que são bem leves e práticos, além de resistentes.

Pois é Lamana, eu utilizei por muito tempo os pratos de plástico. Só que a faca corta todo o fundo dele e fica feio, encardido no corte, difícil de deixar limpo. Daí passei a utilizar os de vidro mesmo, tipo Duralex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio, realmente cozinhar para uma tropa dessa requer mesmo uma cozinha maior, ficou muito bacana esta sua heim, bem completa e esta capa ficou show.

Meu pai que era caminhoneiro cozinhava no caminhão e a traia de cozinha dele ele levava numa caixa dessas de mercado (a menor que está do lado dessa sua nova), mas a quantidade de pessoas a servir era bem menor também. Uma coisa que achava legal na traia do meu pai é que ele tinha uma lona (encerado) multiuso, ele usava para embalar (embrulhar) a caixa (com elásticos-corda que também serviam de estirante) e também usava como toldo/abrigo para a cozinha, fica a dica do encerado.

E o fogareiro e liquinho? São acomodados juntamente na caixa? A propósito, usa liquinho ou leva logo um bujão doméstico?

A minha é para até três pessoas (um barco com talvez até quatro pessoas), levo no caiaque/barco e onde estiver faço o almoço ou a janta, é muito prático e rápido, em 40 minutos monto, apronto a comida, lavo e guardo tudo novamente.

A bolsa com traia de pesca/acampamento/cozinha pesa 12,9kg (por enquanto, pois vou aliviar ainda mais), é esta aqui...

Imagem Postada

E comporta tudo que preciso para pescar de barco/caiaque/barranco sozinho ou com mais até dois companheiros de forma cômoda (pesca + acampamento + cozinha)...

Imagem Postada

Esta é a cozinha desmontada...

Imagem Postada

Cozinha montada ...

Imagem Postada

Os pratos são de inox, para evitar o problema que você citou de esfolar com a faca, diminuir o peso e evitar de quebrar.

Imagem Postada

Desculpe se talvez poluí o tópico com uma cozinha com 'perfil' diferente, mas fica a dica para turmas menores, pois a sua com certeza ficou excelente para uma quantidade de pessoas maior.

Um grande abraço, boas pescarias e boas refeições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Winsley palmas:: . Show de bola a sua tralha. Muito prático e compacto mesmo. Tive um amigo (já falecido) que carregava utensílios bem parecidos com estes seus, inclusive o liquinho. Penso em organizar algo assim para um retiro rápido.

Sobre o que perguntou, eu levo fogão industrial mesmo. Tenho um grande, inclusive com pés para ficar na altura certa e outro menorzinho, ambos com 2 bocas. O gás a gente leva um bujão de 8 kg, mais leve que o doméstico original (13 kg).

Tudo isso porque a gente sai de casa na madrugada da Quinta-feira e só retorna no Domingo, então levamos bastante coisa pra não ficar na mão.

Obrigado pela dica da lona. Gostaria de lhe dizer que (coincidência) meu pai também foi caminhoneiro, por 21 anos. A diferença é que nunca gostou de cozinhar. Até tentou uma vez, mas acho que não levava jeito pra coisa... :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio, muito bacana o seu preparo. Tem uns pratos plásticos (não descartáveis) que são bem leves e práticos, além de resistentes.

Pois é Lamana, eu utilizei por muito tempo os pratos de plástico. Só que a faca corta todo o fundo dele e fica feio, encardido no corte, difícil de deixar limpo. Daí passei a utilizar os de vidro mesmo, tipo Duralex.

Fábio, gostei da sua observação, não tinha notado isto, talvez pelo fato de usar pouco. Este Duralex que vc citou é o material ou a marca/modelo legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio, muito bacana o seu preparo. Tem uns pratos plásticos (não descartáveis) que são bem leves e práticos, além de resistentes.

Pois é Lamana, eu utilizei por muito tempo os pratos de plástico. Só que a faca corta todo o fundo dele e fica feio, encardido no corte, difícil de deixar limpo. Daí passei a utilizar os de vidro mesmo, tipo Duralex.

Fábio, gostei da sua observação, não tinha notado isto, talvez pelo fato de usar pouco. Este Duralex que vc citou é o material ou a marca/modelo legal::

O Duralex original é aquele prato fundo de vidro vermelho, quase inquebrável. Nunca mais vi um desses. Mas existem marcas (Astral, Santa Marina, etc.) que usam esse nome nos pratos transparentes, fabricados com vidro temperado. São igualmente fundos e bem resistentes. São os que estão na última foto das tralhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É importante dividirmos nossas experiências, para poder aprimorar cada vez mais nosso hobby. Que por sinal é coisa séria. ::fishing

Eu estava em busca de uma caixa de panelas maior, mas olhando a cozinha do Winsley, percebi que não preciso disso. Algo mais vedado e com uma tampa melhor, talvez sim. Maior que a atual, isso não.

Já percebi que consigo "enxugar" um pouco mais, retirando algumas peças repetidas ou de pouco uso, tornando mais leve e mais fácil para acomodar. Mesmo assim vai suprir a necessidade numa pescaria de até 10 pessoas.

Muito grato a todos. ::thanks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

A minha tem até nome:Clotilde kkkkk

Foi feita de compensado naval de 12mm que resiste bem a umidade e pintei com tinta automotiva por dentro e por fora aumentando a resistencia e salvando de cupins e brocas.As medidas sao 40 largura x 65 de comprimento e 50altura.Num canto fiz um quadradinho que cabem 1 litro de oleo,1 detergente e bucha,saleiro,pimenta,po de cafe e coador,acucar e adocante,alem de fosforos e paliteiro.Levos panelas desde grande pra fazer um frango caipira ate a pequenina de fritar ovo,sanduicheira,panela pressao,e 4 ferros com ganchos numa ponta que os uso espetados no chao pra encaixar a grelha de assar.Preso na tampa fica um fogao desses 2 bocas e alta pressao e 1 lampiao.Amanha posto fotos aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio, não encontrei os Duralex, então comprei os Marinex, me pareceram bons, vc já usou desta marca legal::

Marinex são da Santa Marina? Se for é um dos que encontramos por aqui. A outra marca chama-se Astral.

Estes dois não se comparam ao Duralex original, mas são estas que estamos usando no momento e já passaram no teste.

Veja só, a caixa de cozinha, geralmente vai no barco, embaixo da lona pra proteger da poeira e enfrenta muita trepidação caveira:: nas nossas estradas de terra, porém nunca quebrou nenhum dos pratos. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz...tem mais panela nessa traia do que na minha casa.....eheheheheh

Show de Traia Fábio, fiquei com vontade de comer um peixinho na beiro do rio agora....

Abx!!!!

Tem muita coisa mesmo... Mas, após esse post, fui em mais duas pescarias e acabei retirando algumas peças que deu pra perceber que não vão fazer tanta falta.

Ficou mais leve um pouco... hehehehehe rindo3:: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...