Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Enio Borba

Distância entre motor elétrico e bateria

Posts Recomendados

Olá pescadores,

Adquiri do Chicão da Pousonáutica, um Sea Pró com retificador de corrente. Aliás, tive o prazer de conhecer o Chicão pessoalmente, gente boa demais!

Minhas dúvidas:

1. Como a bateria vai ficar perto do motor de popa, por causa do retificador, a distância entre a bateria e o motor elétrico não vai ser muito grande? 4 ou 5 metros de fio não "atrapalham" a corrente elétrica?

2. Posso ligar o retificador e o motor elétrico juntos, na bateria? Ou é melhor manter o motor elétrico desconectado?

Agradeço as orientações.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Enio.

Meu caso é igual ao seu, tenho um Seapro com retificador. Voce pode ligar sim o motor elétrico e o retificador juntos na bateria e referente a distância não atrapalha em nada desde que o fio não seja fino, eu uso um cabo duplo 6mm que fixei na lateral do barco.

Espero ter ajudado.

::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

E isso mesmo que o amigo falou só mudaria o cabo duplo 6mm não e necessário se seu barco for de alumínio daí vc economiza um pouco porque esses cabos são caros. No meu caso a instalação elétrica já veio de fabrica vou tentar te explicar como foi feito perto do motor elétrico tem uma tomada que vem um fio positivo da bateria o feio negativo da tomada e ligado na lataria do barco. Na bateria eu ligo o positivo que vai para lâmpadas e tomada e o negativo da bateria foi ligado na lataria do barco também daí toda a parte de alumínio do barco faz o papel de negativo blz. No caso aqui o foi usado foi de 2,5mm nunca deu problema. Sempre uso o retificador e o motor elétrico ligado tudo junto

Compartilhar este post

Link para o post

Ênio, você tem duas opções:

Uma é levar com fio mais fino a carga do retificador até a bateria que ficará na proa, neste caso como a carga é bem pequena pode ser fio mais fino, 2,5mm já da conta tranquilo.

Outra opção é deixar a bateria na popa e levar carga par o eletrico na proa, eu estou usando assim, mas lhe recomendo fio mais forte, eu estou usando 10mm e desta forma pode colocar o motor na velocidade maxima por longo periodo que o cabo não esquenta.

Um detalhe importante que eu tenho feito é usar um conduíte ou espaguete reforçado para a passagem dos fios, por uma única razão que é evitar que este fio aperte ou esfole em alguma parte do barco de uma forma a perder a proteção isolante podendo fechar curto.

Abraço!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

E isso mesmo que o amigo falou só mudaria o cabo duplo 6mm não e necessário se seu barco for de alumínio daí vc economiza um pouco porque esses cabos são caros. No meu caso a instalação elétrica já veio de fabrica vou tentar te explicar como foi feito perto do motor elétrico tem uma tomada que vem um fio positivo da bateria o feio negativo da tomada e ligado na lataria do barco. Na bateria eu ligo o positivo que vai para lâmpadas e tomada e o negativo da bateria foi ligado na lataria do barco também daí toda a parte de alumínio do barco faz o papel de negativo blz. No caso aqui o foi usado foi de 2,5mm nunca deu problema. Sempre uso o retificador e o motor elétrico ligado tudo junto

Não entendo muito de eletricidade, estou encomendando um barco de fábrica e estou com essa dúvida da espessura do fio, achei interessante sua "solução". Não corre o risco de nenhum problema?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso