Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Enio Borba

Distância entre motor elétrico e bateria

Posts Recomendados

Olá pescadores,

Adquiri do Chicão da Pousonáutica, um Sea Pró com retificador de corrente. Aliás, tive o prazer de conhecer o Chicão pessoalmente, gente boa demais!

Minhas dúvidas:

1. Como a bateria vai ficar perto do motor de popa, por causa do retificador, a distância entre a bateria e o motor elétrico não vai ser muito grande? 4 ou 5 metros de fio não "atrapalham" a corrente elétrica?

2. Posso ligar o retificador e o motor elétrico juntos, na bateria? Ou é melhor manter o motor elétrico desconectado?

Agradeço as orientações.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Enio.

Meu caso é igual ao seu, tenho um Seapro com retificador. Voce pode ligar sim o motor elétrico e o retificador juntos na bateria e referente a distância não atrapalha em nada desde que o fio não seja fino, eu uso um cabo duplo 6mm que fixei na lateral do barco.

Espero ter ajudado.

::tudo::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E isso mesmo que o amigo falou só mudaria o cabo duplo 6mm não e necessário se seu barco for de alumínio daí vc economiza um pouco porque esses cabos são caros. No meu caso a instalação elétrica já veio de fabrica vou tentar te explicar como foi feito perto do motor elétrico tem uma tomada que vem um fio positivo da bateria o feio negativo da tomada e ligado na lataria do barco. Na bateria eu ligo o positivo que vai para lâmpadas e tomada e o negativo da bateria foi ligado na lataria do barco também daí toda a parte de alumínio do barco faz o papel de negativo blz. No caso aqui o foi usado foi de 2,5mm nunca deu problema. Sempre uso o retificador e o motor elétrico ligado tudo junto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ênio, você tem duas opções:

Uma é levar com fio mais fino a carga do retificador até a bateria que ficará na proa, neste caso como a carga é bem pequena pode ser fio mais fino, 2,5mm já da conta tranquilo.

Outra opção é deixar a bateria na popa e levar carga par o eletrico na proa, eu estou usando assim, mas lhe recomendo fio mais forte, eu estou usando 10mm e desta forma pode colocar o motor na velocidade maxima por longo periodo que o cabo não esquenta.

Um detalhe importante que eu tenho feito é usar um conduíte ou espaguete reforçado para a passagem dos fios, por uma única razão que é evitar que este fio aperte ou esfole em alguma parte do barco de uma forma a perder a proteção isolante podendo fechar curto.

Abraço!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E isso mesmo que o amigo falou só mudaria o cabo duplo 6mm não e necessário se seu barco for de alumínio daí vc economiza um pouco porque esses cabos são caros. No meu caso a instalação elétrica já veio de fabrica vou tentar te explicar como foi feito perto do motor elétrico tem uma tomada que vem um fio positivo da bateria o feio negativo da tomada e ligado na lataria do barco. Na bateria eu ligo o positivo que vai para lâmpadas e tomada e o negativo da bateria foi ligado na lataria do barco também daí toda a parte de alumínio do barco faz o papel de negativo blz. No caso aqui o foi usado foi de 2,5mm nunca deu problema. Sempre uso o retificador e o motor elétrico ligado tudo junto

Não entendo muito de eletricidade, estou encomendando um barco de fábrica e estou com essa dúvida da espessura do fio, achei interessante sua "solução". Não corre o risco de nenhum problema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×