Ir para conteúdo

Orçamento para Pescarias. Fazer ou não fazer?


Posts Recomendados

Olá amigos(as) pescadores(as),

Hoje quero falar com os amigos um assunto muito importante que as vezes passa desapercebido em nossas pescarias, o planejamento.

Na vontade por dar os primeiros pinchos e esperar aquele grande ataque, muitas vezes deixamos de lado coisas simples que podem em muito melhorar nossas pescarias e não dar lugar para aquele sentimento pós pescaria "gastei demais".

O planejamento é algo simples de fazer, mas nem sempre simples de seguir, para auxiliar o amigo pescador, disponibilizo para download a planilha que nós do Melhor da Pesca utilizamos para planejar nossas pescarias, mas lembre-se nenhuma planilha é milagrosa para você economizar na pescaria, no fim você e seus parceiros são os únicos responsáveis para segui-la.

Para facilitar criamos alguns agrupadores de despesas para efetuarmos a análise: Hospedagem, Pescaria e Alimentação, abaixo de cada um destes itens o amigo pode informar detalhado a descrição e o custo planejado(antes da execução), o custo real (valor realmente gasto) e a diferença entre eles será cálculado automaticamente, e nas primeiras linhas existe o espaço para informar a quantidade de pescadores e será efetuado o cálculo de rateio da pescaria entre essa quantidade de pescadores.

Para encerrar, a planilha é bem simples, mas pode em muito nos ajudar em nossas pescarias e a fazer a divisão dos valores de maneira justa. E a cada pescaria sempre tenha algum valor disponível para o caso de emergências, avise sempre um amigo ou familiar sobre onde você vai pescar e com que irá, nunca sabemos as necessidades que podem ocorrer.

Bom é isso ai amigos, deixem um comentário com sugestões para a planilha e relate como você planeja sua pescaria.

Abraços e até a próxima.

Planilha http://www.melhordapesca.com.br/downloads/orcpescas.xlsx

Materia original http://www.melhordapesca.com.br/index.php/artigos/dicas/158-planejamento-pescaria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal, muito bom Carlos. Cada dia estamos ficando mais organizados e mais "profissionais". esse tal do Excel é muito bom, uma ferramenta fantástica, também uso muito.

Grande abraço e parabéns pela iniciativa. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Carlos,

arrow:: Esse é um ponto da maior importância que precisa ser (SEMPRE) alvo de preocupação prévia a qualquer pescaria !

arrow:: Na verdade, para alguns (dentre os quais me incluo), fazer o planejamento, já é iniciar a pescaria...

arrow:: Há muito mais a ser agregado, embora essas coisas venham acontecer (com maior intensidade) de pescaria a pescaria.

arrow:: Mais do que a forma de registro (planilha excel é um bom começo), imaginar a possibilidade de "cobrir todos os pontos previsíveis" é um excelente meio de minimizar o insucesso para o imponderável, como são as questões da natureza e os repiquetes indesejados.

arrow:: Fora isso, quase tudo dá para ser previamente pensado... (já fui bom nisso...).

arrow:: Num outro momento posto um exemplo disso... (tudo na sua hora devida) ! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Carlos,

arrow:: Esse é um ponto da maior importância que precisa ser (SEMPRE) alvo de preocupação prévia a qualquer pescaria !

arrow:: Na verdade, para alguns (dentre os quais me incluo), fazer o planejamento, já é iniciar a pescaria...

arrow:: Há muito mais a ser agregado, embora essas coisas venham acontecer (com maior intensidade) de pescaria a pescaria.

arrow:: Mais do que a forma de registro (planilha excel é um bom começo), imaginar a possibilidade de "cobrir todos os pontos previsíveis" é um excelente meio de minimizar o insucesso para o imponderável, como são as questões da natureza e os repiquetes indesejados.

arrow:: Fora isso, quase tudo dá para ser previamente pensado... (já fui bom nisso...).

arrow:: Num outro momento posto um exemplo disso... (tudo na sua hora devida) ! :amigo:

Olá Kid, também me incluo nesses que fazem o planejamento, já fiz pescarias de sair na cara e na coragem... E tomei a descisão de não mais o fazer.

Mas sentar, planejar os detalhes é muito 10, acho que o financeiro da pescaria é um ponto bom para quem não planeja nada ainda começar.

Hoje com a facilidade que temos em relação a tecnologia conseguimos ter uma previsão boa do tempo e até mesmo de velocidade de vento, isso ajuda em muito a escolha de pontos de pesca, isso sem falar no auxilio do Google Maps e do Google Earth, e vamos planejando.

Tem muita coisa boa para fazer e como você disse, podemos começar muito antes a "pescaria" basta querermos.

Obrigado pelos comentários e aguardo o seu exemplo amigo.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, também sou do time que gosta de planejar, para minimizar as surpresas $$$, já aconteceu de ir em pescaria que um outro pescador estava promovendo para um lugar que eu não conhecia ainda, ele disse que gastaria uns R$ 350,00, no final foi 500,00, agora sempre faço o orçamento da pesca tentando incluir tudo, até o cafezinho na estrada kkkk, mas usava uma planilha beeem simples, obrigado por compartilhar a sua.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom tópico Carlos. joia:::

Acho que não é só o lado financeiro que importa,o sucesso da pescaria também está ligado a um bom planejamento. ::tudo::

Para o tipo de pescaria que tenho feito na Amazônia(acampamento),o planejamento é indispensável.

A primeira providência é medir as distâncias do rio alvo no Google Earth.Kilometragem definida,parto para a escolha do barco de alumínio e motor,eles determinarão o tempo para alcançar os pontos,o consumo e a capacidade de carga.Os quantitativos de gasolina,óleo,água potável,alimentos e etc. dependem dessa escolha.Nessas pescarias andamos até 1.200 km de voadeira,portanto,se não for tudo calculado no detalhe,vira uma roubada amazônica... :gorfei: :gorfei:Feito esse levantamento,passo para o orçamento da aventura. No meu caso específico,tenho que fazer a listagem de todos os ítens,até remo e facão é relacionado.Com uma semana de antecedência,esse check list é passado para o guia que se encarrega de tudo.Na hora de sair tudo é checado novamente.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia senhores,

É Alfredo é bem por ai mesmo, fazer o orçamento não garante que o financeiro estará tudo certo, mas com certeza minimiza os erros e os esquecimentos o que pode com certeza significar economia, mesmo que seja nas próximas pescarias.

Seu Celso o senhor tem razão, acedito que o financeiro é só uma ponta do planejamento da pescaria, acho também que é um boa maneira e digamos isca, para quem ainda não coloca no papel o planejamento da sua pescaria, hoje com os recursos disponíveis como o Google Earth e as previsões de tempo, dá para programar bem os deslocamentos, os pontos abrigados de vento e tudo mais. Essa modalidade de pescaria que o senhor realiza na Amazôzia então o planejamento criterioso que o senhor faz, com certeza é a diferença até mesmo em relação a segurança, já pensou navegar 1200 km e no km 500 no retorno de voadeira acaba o combustível? Meu Deus...

Se o senhor quiser falar um pouco sobre o seu planejamento acredito que auxiliará muitos e se me der permissão publico no http://www.melhordapesca.com.br também.

TiWillian no depois da pescaria da para ver aonde o planejamento falhou e corrigir nas próximas e claro deixar de maneira bem visível aos amigos e ratear o custo. rsrsrsrs

Cícero que bom que te ajudou meu amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia senhores,

Seu Celso o senhor tem razão, acedito que o financeiro é só uma ponta do planejamento da pescaria, acho também que é um boa maneira e digamos isca, para quem ainda não coloca no papel o planejamento da sua pescaria, hoje com os recursos disponíveis como o Google Earth e as previsões de tempo, dá para programar bem os deslocamentos, os pontos abrigados de vento e tudo mais. Essa modalidade de pescaria que o senhor realiza na Amazôzia então o planejamento criterioso que o senhor faz, com certeza é a diferença até mesmo em relação a segurança, já pensou navegar 1200 km e no km 500 no retorno de voadeira acaba o combustível? Meu Deus...

Se o senhor quiser falar um pouco sobre o seu planejamento acredito que auxiliará muitos e se me der permissão publico no http://www.melhordapesca.com.br também.

Opa Carlos.

Para com esse negócio de sr. rapaz...............SR. está no céu........ :gorfei:

Vou fazer um tópico sobre acampamento,fique livre para usá-lo como quiser.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...